Vender na internet sozinho é algo complexo. Desde a criação da loja virtual, até o crescimento da demanda, são indispensáveis as ferramentas para e-commerce.

Para ganhar produtividade, é essencial que você consiga utiliza-las para gerenciar o seu e-commerce, aumentando sua performance.

Atualmente, já existem uma série de softwares que podem ser utilizados para auxiliar o seller em cada etapa do seu negócio.

Neste conteúdo, portanto, vamos mostrar as 7 ferramentas para e-commerce fundamentais para aumentar as suas vendas. Confere aqui se você já conhece todas elas!

Quais as 7 ferramentas para e-commerce?

Confira a lista das 7 ferramentas para e-commerce que fazem com que o seller aumente a produtividade do seu e-commerce, tenha uma gestão integrada e, consequentemente, consiga vender mais:

  1. Melhor Envio;
  2. Bling;
  3. iSET;
  4. Google Analytics + Hotjar;
  5. Magis5;
  6. Lett Digital;
  7. Conta Simples.

1. Melhor Envio

Com a ferramenta Melhor Envio, é possível economizar na gestão de seus fretes, pois ela permite cotar simultaneamente com diversas transportadoras e gerar envios com rastreio inteligente, tudo isso através de uma plataforma integrada.

Acaba sendo uma ótima opção para aqueles que querem trabalhar além dos correios.

Algumas das transportadoras que a Melhor Envio possui integração são:

  1. Jadlog;
  2. Azul Cargo Express;
  3. Latam Cargo;
  4. Amazon;
  5. Correios.

Além disso, ela possui integrações com ferramentas como:

  1. VTEX;
  2. Loja integrada;
  3. Nuvem Shop;
  4. Woocommerce;
  5. Tiny ERP;
  6. Entre várias outras.

Com tudo isso, você pode comparar os preços e prazos e escolher a transportadora que for ideal para você para aquela determinada demanda.

2. Bling

O Bling é um ERP ou sistema de gestão para micro e pequenas empresas que facilita a emissão de notas fiscais, boletos e permite a integração com as principais plataformas de ecommerce e marketplaces.

Ter um ERP é fundamental para ter uma boa gestão da sua empresa como um todo, principalmente para um controle financeiro, contábil e do estoque. Já falamos um pouco sobre as principais diferenças entre um ERP e um hub de integração aqui no nosso blog.

Além disso, ele facilita a emissão dos relatórios de estoque e o cadastro de fornecedores em seu sistema, permitindo também que sejam realizados o controle das compras e o gerenciamento de múltiplos depósitos.

O Bling é uma das ferramentas para e-commerce mais baratas e com o melhor custo-benefício para os vendedores de marketplace. A combinação de um ERP e um hub de integração pode acelerar suas vendas por meio de uma automação de processos e transparência na gestão.

diferença ERP e Hub

3. iSET

A iSET é uma plataforma que você possui todos os recursos para criar uma loja virtual do zero.

Ela permite com que seu site seja responsivo, ou seja, adaptado para diferentes tipos de dispositivos móveis e consegue fazer com que você possa integrar o seu e-commerce com os principais meios de pagamentos, fretes, ferramentas de aumento de conversão, entre outros.

O time da iSET fez um artigo aqui no nosso blog contando um pouco sobre o que considerar na hora de escolher uma plataforma de loja virtual.

4. Google Analytics + Hotjar

O Hotjar é uma das ferramentas para e-commerce mais utilizadas em sites de uma maneira geral. Com ele, é possível:

  1. Fazer pesquisas com o usuário em determinadas landing pages;
  2. Gerar mapas de calor (hotmaps) de onde o usuário está prestando atenção na sua página;
  3. Também, é possível gravar as ações dos usuários no seu site para entender como ele está interagindo.

A partir de tudo isso, você pode fazer testes A/B nas suas landing pages e fazer com que o usuário interaja cada vez mais com as partes que você acredita serem mais importantes na sua página de vendas.

Com o Hotjar, surgem várias possibilidades para conseguir aumentar a conversão das suas páginas de capturas e para entender o comportamento do usuário.

Atualmente, a ferramenta conta com uma versão gratuita que limita um determinado número de gravações, de visualização por páginas e de páginas visualizadas ao mesmo tempo. Contudo, existem também alguns planos onde você pode pagar para utilizar e vai ter mais possibilidades dentro da ferramenta.

E quanto ao Google Analytics?

O Google Analytics é basicamente um complemento ao Hotjar e está entre as ferramentas mais citadas, não só para lojas virtuais, mas para qualquer site ou empresa que queira ter uma boa presença online.

Isso se dá porque ele é uma ferramenta gratuita onde você consegue fazer uma infinidade de processos e entender o comportamento do visitante do seu site. Algumas das funcionalidades mais relevantes dele são:

  1. Você consegue rastrear como os visitantes chegam no seu site, se através do e-mail marketing que você enviou, da mídia paga do Google, do Facebook, ou da pesquisa orgânica no Google ou outro buscador.
  2. Você consegue ver qual o tempo médio que um visitante passa na sua página.
  3. Você pode criar uma página de vendas e analisar como o tráfego está chegando a ela, podendo entender em qual canal ou mídia faz mais sentido investir para gerar tráfego e vender mais.
  4. Muitas outras!

Para entender, de fato, seu funcionamento, é possível procurar por diversos cursos – muitos gratuitos – para desvendar as funcionalidades da ferramenta.

5. Magis5

O Magis5 é um hub de integração ideal para você gerenciar e vender nos principais marketplaces. Além disso, um dos principais benefícios é que você consegue automatizar sua operação ao utilizar essa ferramenta.

Alguma das principais funcionalidades dela são:

  1. Criação e gerenciamento de anúncios de produtos e kits em um único painel;
  2. Automatização da expedição do e-commerce. Assim, é possível gastar menos tempo com a operação e mais com a estratégia do negócio.
  3. Impressão conjunta de notas fiscais e etiquetas dos principais marketplace com apenas um clique, através de uma Impressora Zebra.
  4. Cadastrar múltiplos CNPJ em uma única conta e comandá-los por um dashboard unificado.
Texto ferramentas ecommerce 03

Os principais marketplaces que essa ferramenta integra são:

  • Mercado Livre;
  • Magalu;
  • B2W;
  • Via Varejo;
  • Shopee;
  • Amazon;
  • Madeira Madeira;
  • Entre outros.

6. Lett Digital

A Lett é uma empresa que possui uma série de funcionalidades de trade marketing digital que aproximam marcas e consumidores, tornando a jornada de compras mais fluída.

Ela funciona da seguinte forma:

  1. Com ela, as marcas fazem upload do conteúdo das páginas de produto na sua plataforma em insights;
  2. Os varejistas acessam o catálogo digital gratuito com essas páginas e publicam de maneira ágil as informações atualizadas no e-commerce;
  3. Com isso, as marcas e os varejistas possuem acesso a um dashboard com indicadores estratégicos, que permitem monitorar a qualidade do conteúdo no e-commerce;
  4. Essa estratégia torna os pontos de venda digitais perfeitos para o consumidores do e-commerce e você consegue ter acesso a várias informações e dashboards para melhorar sua tomada de decisão e aumentar sua conversão.

7. Conta Simples

A Conta Simples é uma ferramenta para e-commerce que permite com que você faça a gestão financeira da sua empresa de maneira simples e fácil, em um só lugar. 

Com ela você consegue gerenciar cartões, categorizar despesas, realizar transferências, tudo isso através da abertura de uma conta de maneira gratuita, sendo ideal para pequenas e médias empresas.

Cabe ressaltar ainda que ela segue todos os padrões e as exigências do banco central, garantindo segurança a todos os seus clientes, e possuindo uma conta PJ exclusiva para quem possui e-commerce.

Agora se sente mais seguro para adotar a melhor ferramenta para e-commerce?

Cada ferramenta para e-commerce garante uma experiência única e específica para cada fase do seu negócio. Está pronto para impulsionar seu crescimento em 2021? Então talvez seja hora de investir.

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nossos outros textos do blog para ter uma loja virtual de sucesso!

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Vitor Lima

Vitor Lima

Vitor é CEO do Magis5 e fundou a plataforma depois de ter problemas nas entregas dos seus pedidos nos marketplaces. Vitor é especialista em tecnologia, e-commerce e é apaixonado por inovação e startups