Você gostaria de ter a capacidade de ser mais de uma pessoa ou ter uma verba generosa para contratar mais funcionários para trabalhar em suas vendas on-line? 

Essa feitiçaria de se clonar não é tão necessária para multiplicar sua capacidade de trabalho. As ferramentas de automatização e integração nos marketplaces, os hubs, trazem os recursos certos para você melhorar sua produtividade.

Como dizia a Feiticeira (oi, anos 90): “Não é feitiçaria, é tecnologia”. 

imagem ilustrativa de automação
Automatizar gera mais tempo, produtividade e resultados

Os melhores hubs de integração ainda vão viabilizar um grande volume de trabalho sem que você precise ampliar tanto o seu quadro de funcionários. E as vantagens não param por aí. Os erros comuns por falha humana despencam, sua agilidade é multiplicada, o cliente percebe a melhoria e, como consequência, sua reputação melhora em marketplaces como Mercado Livre. 

Além disso, ter uma ferramenta de automatização no seu processo de expedição faz com que outros aspectos relacionados ao desempenho do negócio sejam impactados positivamente. Como é o caso de um bom posicionamento nos mecanismos de busca como Google.

O Magis5 possibilita esse diferencial através de uma plataforma intuitiva e que lhe dá mais oportunidades de implementar estratégias a seu negócio.

Neste artigo, você vai compreender como a automação e integração elevará seus resultados. Aprofundaremos os benefícios das plataformas e o que você deve levar em consideração para contratar a ferramenta mais adequada para te ajudar nas vendas em marketplaces

Pegue um caderninho e tome nota das informações essenciais para começar a usar esse recurso!

Menos trabalhoso, mais lucrativo

imagem ilustrativa de como as ferramentas podem impactar nos marketplaces
O impacto que as ferramentas podem causar nos marketplaces

Aumentar suas vendas nos marketplaces sem automatização e integração se torna uma tarefa inviável a cada vez que sua loja cresce mais.

Tudo começa com os cadastros nos marketplaces. Para estar em mais de uma plataforma, sem uma ferramenta para auxiliá-lo, você precisará entrar nos e-commerces de forma individual para cadastrar seus produtos.

Em cada uma das plataformas há regras específicas e você precisará optar por ficar em poucos marketplaces ou ter uma equipe bem grande para realizar essa tarefa caso não tenha uma ferramenta para lhe auxiliar em subir anúncios e gerenciar todas as outras tarefas.

Como escolher o melhor marketplace para começar a vender?

Com recursos de integração, você faz tudo em um mesmo lugar e quase simultaneamente. O valor investido em uma plataforma dessa é muito menor do que os custos para manter uma equipe. 

Esse exemplo mostra apenas uma das tarefas necessárias para vender nos marketplaces. Ainda precisamos nos preocupar com estoque, vendas, expedição, notas fiscais e etiqueta, entre outros pontos.

Ter um e-commerce exclusivo de sua marca é trabalhoso, assim como estar em múltiplos marketplaces sem ter ferramentas que te ajudem no processo, afinal, caso você opte por não estar presente em várias plataformas as suas possibilidades de aumentar suas vendas são reduzidas.

A boa notícia é que automatizar e integrar essas tarefas operacionais é mais simples do que parece e irá te economizar tempo.

Automatizar processos te ajudará com o algoritmo 

Você não leu errado, seller. A razão para o algoritmo te colocar a frente é que os marketplaces avaliam a eficiência do vendedor, inclusive antes do pedido chegar às mãos do cliente. 

Os algoritmos são capazes de avaliar a gestão interna do pedido, quanto mais rápido e sem falhas, mais à frente você aparecerá nas buscas. Por esse motivo, as notas fiscais, etiquetas e outros trâmites devem ser realizados com agilidade e precisão.

A automatização acelera bastante o processo e elimina muitos erros comuns quando o processo é manual. 

No Magis5, nós estudamos o algoritmo para que nossos clientes tenham mais chances que os concorrentes. De acordo com Cláudio Dias, CEO do Magis5, há clientes que só conseguem vender no Mercado Livre após aderir ao hub. Em média, quem usa a ferramenta de integração e automação, cresce cerca de 40%.

Nessa live nosso CEO explica mais sobre nossa ferramenta de automação: 

Conheça o faturador do Magis5

Como automatizar e integrar minhas vendas online da melhor forma?

Para tornar a gestão do seu marketplace mais profissional, você deve ter notado que é preciso de uma plataforma que faça a integração e automatização para você. 

Desenvolver recursos do zero ou depender somente de planilhas para ter controle de suas lojas não é um caminho indicado. É bastante trabalhoso, é preciso investir bastante dinheiro e tempo até que a plataforma fique otimizada, além da manutenção e atualização com recursos ideias para suas vendas.

No mercado já possui ferramentas para lhe ajudar a escalar seu negócio. Mas antes, ao pesquisar você pode ter visto que há ERPs, software que centraliza os processos de sua loja, e hubs. Continue sua leitura para esclarecer sobre como cada um atua.

ERP x Hub: qual é melhor para minha empresa? 

Hoje já temos ERPs com funções de hub e hubs com recursos de ERPs, porém, de maneira básica, um ERP é mais generalista, centraliza os processos e integra todos os departamentos da sua empresa. Existem, inclusive, ERPs para empresas que nem estão nos marketplaces.

Já os hubs nasceram para levar a gestão de vendas nos marketplaces a outro patamar ao fornecer integração, automatização e outros recursos tecnológicos que facilitam a vida do lojista e otimizam o seu tempo.

Um hub é desenvolvido para sanar os problemas e otimizar os processos de quem está nos marketplaces. Porém, muitos vendedores que têm uma grande demanda podem possuir tanto um ERP como um hub, ou migrar para um hub que tenha mais funcionalidades de gestão do seu negócio.

Para entender melhor leia mais em: Diferença entre Hub e ERP 

Quais funcionalidades são essenciais para minha loja?

Há hubs e ERPs mais e menos robustos, porém, independente de sua necessidade, há alguns recursos que você não pode ficar sem. Então, antes de fechar contrato, verifique se a plataforma tem as seguintes funcionalidades abaixo:

  1. Integração com os principais marketplaces do mercado; 
  2. Impressão de notas fiscais e etiquetas de forma automática; 
  3. Expedição automatizada;
  4. Controle de estoque;
  5. Romaneio de separação;

1 – Integração com os principais marketplaces do mercado 

imagem ilustrativa dos principais marketplaces do mercado
Integração dos principais marketplaces do mercado

Cadastrar seus produtos em múltiplos marketplaces é uma tarefa básica. Como já citado, não existe hub sem a possibilidade de integração com as plataformas de vendas, pois é um recurso essencial para otimizar o tempo do lojista.

É importante checar se a ferramenta está integrada nos principais marketplaces do mercado e se sua loja está alinhada para estar presente em cada um, o que dependerá de seu nicho. 

Quais os maiores marketplaces do Brasil?

2 – Impressão de notas fiscais e etiquetas de forma automática

ERPs e hubs devem ter a funcionalidade de você poder utilizar a impressão de notas fiscais e etiquetas de forma automatizada. 

Essa função vai economizar o seu tempo e acelerar o processo de outras tarefas para seu negócio, o que torna possível que você foque em mais estratégias de vendas, no seu relacionamento com seus fornecedores e outros parceiros de empreendimento, além de investir em áreas que aumentem o reconhecimento de sua marca como nas redes sociais.

Como uma funcionalidade comum em ERPs, ela é muito bem-vinda nos hubs, pois as notas fiscais são essenciais no andamento do processo de vendas nos marketplaces. 

O Magis5, por exemplo, emite a nota fiscal de maneira praticamente automatizada, são quatro vezes menos cliques do que nas outras plataformas. Além de gerar a NF, o cancelamento do documento é automático quando há devolução. A nota impressa também sai junto a etiqueta, funcionalidade até então exclusiva de nosso hub de automação. 

Além de tais benefícios, no hub do Magis5 você economiza uma média de 5 horas diárias que seriam gastas ao imprimir manualmente suas notas fiscais e etiquetas, o que é um tempo precioso para você, vendedor.

3 – Expedição automatizada 

Produtos com duplicidade, entregues em endereço errado, entre outros erros similares, são comuns para quem faz toda operação nos marketplaces de forma manual. Os melhores hubs e ERPs possuem essa função e otimizam este recurso de forma constante para ajudar o lojista. 

Mesmo se você tiver poucos pedidos ainda em sua loja, ter a função da expedição automatizada é um recurso essencial para que sua reputação nos marketplaces não abaixe e, como consequência, suas vendas não aumentem.

Ter prazos realistas e que sejam respeitados não fará que seu cliente crie expectativas e se frustre ao ver que demorou mais do que o combinado, mas caso você realize tudo manualmente, a possibilidade de cometer esses erros é alta, já que cada vez que sua loja crescer, mais demanda terá, e é necessário ter um controle de suas expedições.

O Magis5, sabe o quão essa etapa é crucial para o sucesso do seu negócio. O lojista acompanha tudo com ferramentas automatizadas, minimiza seus erros para conquistar cada vez mais clientes para sua loja e aumenta a reputação de sua marca.

Leia mais sobre o assunto: Como ter uma expedição no e-commerce mais rápida?

4- Controle de estoque

Se gerenciar um estoque é desafiador, imagina fazer o controle manual enquanto você está em múltiplos marketplaces e precisa que todos estejam alinhados para não ocorrer erros? 

Com as ferramentas certas você pode utilizar a padronização de seus produtos através do SKU, que, basicamente, é um código de identificação de suas mercadorias que utiliza de poucas letras e números para você ter melhor controle de entradas e saídas com um mecanismo de ERP ou hub.

Saiba mais e entenda melhor: SKU: qual o seu significado e a sua importância!

 Mesmo para vendedores que estão há pouco tempo no mercado, ter um controle de estoque integralizado e automatizado é um recurso para crescer o seu negócio, que com boas práticas terá um portfólio de produtos e variedade cada vez maior, o que necessitará de melhor gestão de estoque.

As melhores soluções para integração e automatização fazem esse controle de forma simples. À medida que as compras são realizadas, o estoque é gerenciado e atualizado automaticamente em seus anúncios, impedindo que você venda produtos que já não estão mais em seu estoque. 

5 – Romaneio de separação

Com ERPs e hubs de automatização e integração, você terá dados para checar se as suas mercadorias foram coletadas pela transportadora e ter um melhor gerenciamento de como e quanto de seus produtos foram despachados.

Dessa maneira, o vendedor tem a possibilidade de confirmar à  transportadora se seus pedidos foram coletados ou não, evitando possíveis erros e estresse ao ter o controle de seus dados.

Essa funcionalidade é importante para manter um bom relacionamento não somente com seu cliente ao receber o pedido como também na relação com sua transportadora.

Você não irá escalar seu negócio se seu hub não tiver essas funcionalidades, seller

imagem ilustrativa das funcionalidades de uma ferramenta de automação
Funcionalidades de uma ferramenta de automação

Os recursos anteriores não podem faltar na plataforma que você vai contratar, mas no Magis5 entendemos que há outras funções que, ao se automatizar, ajudam o seller a alavancar suas vendas, melhoram a reputação do vendedor e muito mais.

Em nosso hub há diversas funções diferenciadas, algumas exclusivas, então se você possui uma ferramenta de automatização e integração que não possui esses recursos, está na hora de reavaliar e conferir estas vantagens:

  1. Ferramenta para criar anúncios em um único lugar
  2. Montagem de kits para vender mais
  3. Gerenciar múltiplos CNPJs
  4. Integração com ERPs robustos do mercado

1 – Ferramenta para criar anúncios em um único lugar

Enviar os produtos para marketplaces em massa é básico, conseguir criar os anúncios dentro da plataforma é avançado. Essa integração torna tudo mais ágil e prático. 

No Magis5, você consegue entender as particularidades de cada marketplace e fazer os anúncios todos no hub, além de poder importar de maneira simples e rápida da plataforma para nossa ferramenta.

Com esses recursos em mãos, a sua taxa de aprovação tende a subir significativamente, pois em nosso hub mostramos possíveis pontos de reprovação para você corrigir antes de enviar aos marketplaces. Se, mesmo assim, seu anúncio é reprovado, o aviso também aparece na plataforma e facilita sua compreensão sobre qual foi o erro.

2 – Montagem de kits para vender mais

Outro grande diferencial é poder montar kits no painel do hub. Essa integração facilita o processo e ajuda a fomentar o cross selling, uma estratégia poderosa para elevar o ticket médio do seu cliente. 

Com kits você pode oferecer a seus clientes múltiplos produtos com preços diferenciados, e, dessa forma, aumenta seu leque de estratégias para rodar seu estoque de maneira mais ágil e aumentar suas vendas. 

imagem de um kit de produtos de sapato e bolsa
Montagem de kits é essencial para vender mais nos marketplaces

3 – Gerenciar múltiplos CNPJs 

O objetivo é sempre crescer, aumentar o seu faturamento e lucro, então, muitos sellers trabalham com diversas marcas nos marketplaces. Tê-los integrados no hub torna sua gestão muito mais rápida, prática e assertiva.

No Magis5, esse recurso está disponível sem custo extra por CNPJ e possibilita que suas ações sejam feitas de maneira otimizada, além de facilitar ainda mais o processo de emissão de notas fiscais e etiquetas, como dito nos tópicos anteriores. 

4 – Integração com ERPs robustos do mercado

Hubs, como o do Magis5, têm diversos recursos de ERPs. Porém, cada uma das ferramentas é direcionada a uma finalidade. Empresas muito grandes, em algum momento, vão precisar de um ERP para complementar todos seus processos

Eles vão contemplar a gestão de setores que influenciam no sucesso do seu negócio, mas não estão ligados, diretamente, à gestão no marketplace.

Dessa maneira, é essencial que o hub ofereça a possibilidade de integração com ERPs que possuem um grande market share no mercado, como o SAP e TOTVS, que são líderes no mercado com seus ERPs em médias e grandes empresas e possuem ferramentas que gerenciam desde sua produção até a entrega do produto a seu cliente.

Contudo, esses grandes ERPs do mercado, têm dificuldade na hora de emitir notas fiscais mais rápidas, e através do faturador do Magis5, o seller consegue não somente agilizar esse processo, como ter a opção de automatizar essa emissão, seja utilizando o recurso em uma loja específica, de modo híbrido, ou como preferir.

5 – Plataforma para você se tornar um especialista na automação e integração

Além de possuir um hub que tenha automação e integração para escalar sua loja, é preciso, além de tudo, se tornar um especialista ao utilizá-lo. Ter conhecimento das possibilidades da ferramenta para aumentar suas vendas é essencial.

Mas você conhece alguma plataforma que tenha um espaço educacional para treinar os seus sellers a se tornarem especialistas em seu hub de integração e automação? 

O Magis5 desenvolveu uma plataforma para tornar seus clientes especialistas em todas as funcionalidades disponíveis em nosso hub, deixando-os 100% capazes de utilizar as ferramentas sem a necessidade de alguém do time de suporte ou de CS para acompanhar seus processos.

Através do Magis University você entenderá por completo todos os recursos do hub e economiza ainda mais tempo para desenvolver suas estratégias e escalar seu negócio.

Nova plataforma educacional Magis5

Magis5: da automatização a gestão do seu negócio, o hub mais completo para os maiores vendedores de marketplaces

Magis5

Para ter cada vez mais estratégias para escalar seu negócio, você precisa economizar seu tempo com tarefas mais operacionais e automatizar seus processos.

O Magis5 sabe das suas dificuldades, lojista, e busca otimizar suas tarefas para que você foque em aumentar as vendas de seu negócio.

Assim como o atual maior vendedor da Amazon e o do Mercado Livre usam os recursos de automação e integração do Magis5. Nossos clientes colecionam cases de sucesso, como a Patrícia, da Ela Decora, que passou a vender 26 mil pedidos rapidamente e, por ano, chegou à marca de 60 mil vendas.

Entenda melhor: Com startup Magis5, loja virtual Ela Decora registra crescimento de 1.000% nas vendas online

Os sellers que integram seu negócio ao nosso hub conseguiram melhorar muito a qualidade de vida por liberarem tempo na agenda ao usar o Magis5 e poder priorizar o lazer ou até mesmo pensar em novas formas de vender seus produtos.

Para entender melhor como o Magis5 é uma excelente opção para automatizar diversas funções e realizar integrações, peça uma demonstração gratuita hoje mesmo!  

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Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br