Todos os anos, é muito importante que cada e-commerce se atente às principais datas comemorativas, já que elas costumam ser excelentes oportunidades para conseguir atrair mais clientes através de ofertas e promoções.

Além das mais conhecidas, como a Black Friday, a Cyber Monday, o Natal, o Dia dos Namorados e algumas outras, existem algumas que acabam não ganhando muita atenção, mas que podem ser excelentes oportunidades.

A partir disso, fizemos um guia para que você possa se planejar da melhor forma possível e não perder nenhuma data do calendário do e-commerce em 2021. Para conferir quais são elas, leia nosso guia até o final e baixe o calendário completo de forma totalmente gratuita que produzimos em parceria com o Olist.

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Dia da Saudade: 30 de janeiro

Essa data é utilizada principalmente para engajar clientes que tiveram contato com a sua empresa, mas não efetuaram a compra nas promoções de natal e de ano novo. Dessa forma, é interessante que você faça campanhas de marketing engajando principalmente esse público mais quente através do remarketing, mas também utilizando o e-mail marketing para se comunicar com os outros públicos frios.

Além disso, não se esqueça que as promoções são sempre bem vindas e você pode utilizar argumentos de vendas relacionados às promessas de ano novo que são feitas, como, “Comece o ano com o pé direito e compre o item X”, ou “cumpra a suas promessas de ano novo e compre seu planner para poder se programar”, entre outras.

Dia Do Consumidor: 15 de março

O Dia do Consumidor é muito importante para melhorar a relação com seus clientes, para essa data o principal foco são promoções e liquidações, com os principais produtos sendo Livros, Eletrodomésticos, Cosméticos e Perfumes. A data muitas vezes é iniciada pelo e-commerce no dia 11 de 2020, apesar da comemoração ser no dia 15.

Dia do Frete Grátis

Essa data ainda não tem um dia específico para o ano de 2021 e é muito comemorada pelos e-commerces no Brasil, para este período, o mais importante é fazer parcerias com empresas de logística e transportadoras para definir essa condição especial para certas regiões ou a partir de certos valores.

Dia das Mães: 09 de maio

Essa data é especial principalmente para itens do público feminino. Contudo, você pode aproveitar diversos produtos que estão relacionados a ele, como eletrônicos, pet, cosméticos , entre outros.

Para essa data é muito importante iniciar cerca de duas semanas antes as comunicações e divulgações relacionadas aos produtos e as promoções que serão comercializadas neste período.

Dia do Orgulho Nerd: 25 de maio

Esta data é muito esperada principalmente para o público que gosta de leitura, videogames e todos os itens que podem estar relacionados ao mundo geek. Dessa forma, é muito importante usar séries e filmes que estão em alta ou que são bastante conhecidos, como os filmes da Marvel, Star Wars, séries como Friends e outros mais conhecidos.

mercado geek

Dia dos Pais: 08 de Agosto

O dia dos Pais deve ser encarado da mesma forma que o Dia das Mães, criando campanhas criativas tanto para os pais que já possuem filhos mais velhos, quanto para aqueles que vão comemorar pela primeira vez essa data.

Dia do Cliente: 15 de setembro

O dia do Cliente pode ser encarado da mesma forma que o dia do consumidor, sendo o foco neste caso principalmente em campanhas de fidelização e ações de remarketing para os clientes que já interagiram com a marca.

Dia das Crianças: 12 de Outubro

Essa data é muito importante para as vendas de diversos nichos no segundo semestre do ano e pode ser utilizada tanto para as crianças, mas também para os pais, afinal, geralmente são eles que fazem as compras dos produtos infantis.

Portanto, é muito importante que você entenda quais são os desenhos infantis e personagens que estão fazendo sucesso naquele momento.

Dia dos Solteiros: 11 de Novembro

O Dia dos Solteiros é ideal para que os clientes comprem itens e produtos para si mesmo. Dessa forma, negociar bons preços com os fornecedores e ajustar a logística do e-commerce pode ser uma excelente opção para essa data.

No continente asiático, a data já roubou o posto da Black Friday com o maior faturamento nas vendas online.

Dia dos Solteiros China
Alibaba bateu um novo recorde no ano passado com um recorde de US$ 74 bilhões em faturamento

Black Friday: 26 de novembro

Essa data é uma das principais do e-commerce e no ano de 2020 vendeu R$ 4,02 bilhões, tendo uma alta de 25% em relação ao ano anterior, segundo dados da Ebit/Nielsen. Além disso, as categorias mais vendidas foram de eletrodomésticos, smartphones e eletrônicos. Dessa forma, essa é uma data que deve ser pensada desde o início do ano para o e-commerce.

Cyber Monday: 29 de Novembro

A Cyber Monday é marcada pelos descontos e liquidações de itens após a Black Fridays, sendo considerada basicamente uma queima de estoques dos e-commerces, dessa forma, utilizar o remarketing e engajar os consumidores que não compraram na Black Friday ou até mesmo aqueles que compraram determinados produtos e podem querer algum acessório é uma excelente opção.

Natal: 25 de Dezembro

O Natal é a principal data do mês de Dezembro para as datas e para o e-commerce, dessa forma, tematizar seu site, suas redes sociais e a comunicação da sua marca é muito importante, além de boas condições de fretes e prazos.

Com todas essas datas, é muito importante que você se programe antes e defina os prazos , a logística e todos os detalhes necessários para fazer boas campanhas de marketing e atrair mais clientes nestes períodos.

Agora que você já sabe quais são as principais datas do e-commerce em 2021, que tal se atualizar entre as tendências do comércio eletrônico deste ano e preparar suas estratégias para decolar suas vendas online? Além disso, não se esqueça de fazer o download completo do nosso calendário hein!

  1. Faça um planejamento das suas ações com antecedência, dessa forma, sua empresa conseguirá executar cada etapa com precisão;
  2. Dê bastante atenção à sua logística para que sua loja ofereça melhores condições de frete dentro de um prazo atrativo e excelente preço;
  3. Divulgue suas principais ofertas e crie campanhas de marketing digital para atingir seu público-alvo e converter mais clientes;
  4. Faça um controle efetivo do seu estoque para que seus clientes não fiquem frustrados;
  5. Por último, mas não menos importante, tenha o controle da sua margem de lucro para que seus descontos e campanhas não afetem o lucro do seu negócio.
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Vinicius Ribeiro

Vinicius Ribeiro

Gerente de Marketing no Magis5, mineiro apaixonado por inovação, tecnologia e transformação digital. Para falar com Vinícius, basta enviar um e-mail para vinicius.ribeiro@magis5.com.br