Saber como fazer um pós-venda eficiente no seu e-commerce é sempre uma excelente estratégia para garantir bons negócios. 

Afinal, é a oportunidade ideal para estreitar os relacionamentos com os clientes e garantir uma jornada de compra incrível com a sua marca.

Assim, quando você aposta em um pós-venda eficiente, o cliente se sente mais seguro e fidelizado. Dessa forma, se torna um promotor do seu negócio, indicando o e-commerce aos amigos e familiares — que também sentem confiança e passam a comprar na sua loja.

Sendo assim, você vê a sua marca crescer, prosperar e, é claro, destacar-se da concorrência.

Então, que tal conferir algumas dicas de como fazer um pós-venda eficiente no e-commerce

Vem com a gente!

1. Mantenha o Cliente Atualizado com o Status da Compra

Se você quer promover um ótimo customer experience (CX) — experiência do cliente — precisa pensar em detalhes que fazem a diferença na hora da compra.

Um desses detalhes é com relação ao status de compra. Afinal, quando uma pessoa realiza uma compra on-line, sempre fica ansiosa para recebê-la, concorda?

Então, invista na automação dos processos, e se aproxime do cliente com algumas mensagens: 

  • Quando a compra foi concluída – com um agradecimento
  • Quando o produto foi separado
  • Quando a compra foi despachada
  • Enviar o rastreamento do pedido — para o cliente acompanhar onde a mercadoria está e quando vai chegar
  • Quando a compra foi entregue.

Esse tipo de comunicação próxima transmite mais segurança e mantém o cliente perto da sua marca. 

Assim, se por algum motivo a encomenda não chegar no prazo acordado, ele entrará em contato de forma imediata com a sua empresa. E isso permite que o cliente fale com você antes de sair reclamando do seu e-commerce nas redes sociais, por exemplo.

Afinal, por ter confiança na empresa, certamente vai querer entender o que aconteceu antes de manifestar opiniões negativas que podem prejudicar a imagem da sua empresa.

2. Não se Esqueça das Pesquisas de Satisfação

resultados pesquisa de satisfação no e-commerce

As pesquisas de satisfação são ótimas aliadas no processo de pós-vendas da sua empresa.

Coletar o feedback dos clientes é essencial para monitorar como foi o seu processo de compra. Então, enviar pesquisas de satisfação é uma alternativa inteligente para ouvir o que ele tem a dizer.

Dessa maneira, o cliente pode manifestar a sua opinião sobre como foi o atendimento, a logística, o produto e até mesmo a experiência no site. 

Portanto, ele pode expor os seus pensamentos, reclamações, sugestões e ideias sobre os mais variados assuntos que são importantes para o seu e-commerce decolar.

Vale ressaltar que esses dados são essenciais para você compreender o que está certo e o que precisa ser aperfeiçoado para mantê-lo fidelizado.

No pós-vendas, as pesquisas servem como um follow-up (ou acompanhamento). Assim, entrar em contato com o consumidor para conferir como foi o processo, é essencial para encontrar insights que podem ajudar na tomada de decisão estratégica.

3. Ofereça Promoções Exclusivas e Personalizadas

Outra ideia para manter o consumidor fidelizado, é oferecer promoções exclusivas no pós-vendas.

Cupons de desconto, frete grátis, brindes, presentes, e ofertas diferenciadas são algumas ideias para engajar os clientes e fazer com que eles continuem comprando no seu e-commerce.

Para isso, avalie o histórico de navegação e de pedidos do seu consumidor para criar ofertas personalizadas, que realmente façam sentido para ele. Além disso, mantenha-o atualizado com as novidades e lançamentos do seu e-commerce.

Todas essas ações contribuem para que o cliente se sinta feliz e satisfeito, pois percebe que a sua marca está sempre pensando em proporcionar-lhe uma experiência incrível.

Veja Também: Política De Frete Dos Marketplaces: Quanto Custa O Frete Grátis Nos 5 Maiores Canais De Venda Do Brasil?

4. Surpreenda o Cliente na Hora da Entrega do Produto

cliente feliz no pós-venda do e-commerce

O cliente efetua uma compra e fica aguardando ansiosamente a sua mercadoria. Porém, ele espera apenas receber o que comprou, certo?

Então, surpreender o cliente com algo a mais é uma alternativa inteligente para que ele se sinta motivado em continuar comprando na sua loja on-line.

Por isso, enviar um brinde, um presente, um cartão, amostras, cupons de desconto e personalizar a embalagem, são algumas estratégias interessantes para melhorar a experiência do cliente com a sua empresa.

5. Treine a sua Equipe para Promover uma Ótima Experiência

Oferecer o suporte necessário para que a equipe possa desempenhar o seu trabalho com eficiência é sempre importante.

O time de vendas precisa ter acesso à boas ferramentas de vendas e pós-vendas e, além disso, ter o conhecimento e habilidades necessárias para oferecer ao cliente uma ótima experiência de compra.

Portanto, não hesite em investir em treinamentos de venda para eles desenvolverem as suas habilidades de atendimento ao cliente.

Dessa maneira, sempre que o consumidor entrar em contato com o e-commerce (seja para tirar uma dúvida de produto, logística ou políticas internas), a equipe encontrará maneiras para converter esse consumidor com facilidade.

Além disso, ressaltamos que um bom atendimento precisa ser rápido, humanizado e personalizado, está bem?

Por isso, a binds.co oferece o suporte necessário de atendimento ao cliente para o seu e-commerce, focado em todo o processo de compra, desde o primeiro contato até o pós-vendas.

Com essas dicas, agora ficará muito mais fácil realizar um bom planejamento estratégico de como fazer um pós-venda eficiente no seu negócio.

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Thaís Lima

Thaís Lima

Marketing e conteúdo na Binds.co. Solução completa para monitoramento de experiências.