O marketplace responsável por 60% das entregas de produtos na China dá oportunidade de cadastro de vendedores brasileiros na plataforma e chega ao Brasil com novidades quanto aos meios de pagamentos disponíveis no e-commerce.

Primeiramente, o que é AliExpress?

AliExpress é um dos maiores marketplaces do mundo, criado em 2010, do conglomerado chinês Alibaba, o qual é responsável por diferentes serviços prestados no país, como sites de venda B2B (Business to Business) e varejo e atacado para pessoas físicas e jurídicas. 

No Brasil, a empresa atua há anos, mas com um limitador relacionado ao prazo de entrega, já que os produtos importados demoravam meses para chegar ao consumidor final. No entanto, esse problema tem sido sanado com uma proposta ambiciosa de enviar 5 voos fretados ao Brasil, reduzindo o prazo de entrega para 7 dias.

Em São Paulo e na região metropolitana paulista, já houve uma redução para 12 dias desde Maio de 2021. Com o aumento dos voos fretados, o intuito é reduzir ainda mais o prazo e aumentar o número de capitais atendidas.

Essas atualizações tem refletido na imagem da plataforma no Brasil, já sendo o 9º marketplace com maior número de acessos no Brasil, possuindo um tráfego mensal de 43 milhões de visitas. Sendo também, sucesso em outros países, além do Sudeste Asiático, como na Rússia, onde é a plataforma de e-commerce mais acessada pela população.

Aliás, o AliExpress inovou nos meios de pagamento disponíveis, sendo o primeiro marketplace a aceitar o Pix no checkout dos produtos. Essa estratégia é importante para converter usuários que possuem apenas opções de débito para pagar a mercadoria, sendo, também, instantâneo, diferente do boleto que demora alguns dias úteis para faturar. Dessa forma, as chances de desistências após o checkout praticamente se anulam.

AliExpress no Brasil: o vendedor brasileiro, agora, no gigante chinês

O marketplace, criado na China, finalmente abriu a possibilidade de cadastro para vendedores brasileiros na plataforma. Isso é um grande avanço para melhorar as condições de frete e prazos de entrega nos pedidos realizados no AliExpress por brasileiros.

Segundo a atualização para o Brasil, a taxa de comissão varia de 5% a 8%, conforme a categoria do produto postado, como pode ser visto na tabela abaixo. Os números altamente competitivos têm o objetivo de quebrar a barreira de entrada no mercado brasileiro e conquistar o maior número de sellers possível.

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O marketplace, assim como a Shopee, tem investido em cupons de desconto para clientes, o que reflete positivamente no número de acessos no site. Dentro da plataforma, há a destinação de uma página única para itens com descontos, onde são expostos anúncios com ofertas relâmpago que duram 48 horas.

Além disso, com a chegada do AliExpress ao Brasil, promete criar uma forte concorrência com a Shopee, que cresceu mais de 1464% em 2020 em função da listagem de sellers brasileiros, garantindo preços ainda mais competitivos e entregas rápidas. Agora, em contrapartida, a empresa chinesa pretende fazer o mesmo para conquistar o mercado do Brasil.

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O suporte também é um dos pontos fortes do AliExpress, o qual confia no estreitamento entre o vendedor e a plataforma. O marketplace promete um suporte 24 horas por dia, todos os dias da semana, via:

  • Grupos de debate, pelo WhatsApp e Dingtalk;
  • Comunidades no Facebook com discussão aberta com suporte e entre vendedores;
  • E-mail, pelo vendas@aliexpress.com;
  • Gestão de contas, com consultores exclusivos para cada vendedor.

O contato via telefone é possível, porém apenas das 9 horas às 18 horas em dias úteis, sendo a ligação 100% gratuita.

Logística do AliExpress

De acordo com uma pesquisa realizada pela Reduza junto a Exame, 19% dos produtos disponíveis no primeiro trimestre estão sendo anunciados com frete grátis, sendo o frete caro responsável por 70% da desistência de compras virtuais no Brasil.

Portanto, para fazer com que o preço do frete reduza e a entrega seja mais ágil, o AliExpress quer utilizar centros de distribuições locais para fazer entregas com o prazo mais curto.

Ademais, para ajudar o vendedor da sua base a ser mais competitivo quanto aos prazos logísticos, o AliExpress recomenda o uso da Cainiao Envio, uma solução do ramo fornecida pelo Alibaba. Sua adesão pode ser feita dentro da própria plataforma, sendo integrado de ponta a ponta com o marketplace. O contrato da Cainiao Envio permite:

  • Frete grátis para os brasileiros com opção de logística flexível;
  • 50% de desconto na taxa de envio com “Tarifa Inteligente”;
  • Encurtamento do prazo de entrega;
  • Segurança garantida, livre de riscos;
  • Entre outros benefícios!

Durante campanhas criadas pelo AliExpress para impulsionar produtos de sellers da sua base em datas comerciais, como Natal e aniversário da empresa, quem optar pelo serviço da Cainiao também possui vantagem sobre os demais, podendo ter seus anúncios impulsionados, aumentando as chances de venda.

Dicas para vender no AliExpress

Um dos grandes focos da empresa hoje está em ser pioneira em experiências de compras otimizadas e personalizadas para a necessidade de cada consumidor. Assim, existe um grande investimento para criar um marketplace inovador e tecnológico que cobice os vendedores e consumidores brasileiros.

O AliExpress possui uma série de funcionalidades que podem fazer com que o vendedor inove seu e-commerce e aumente suas vendas online. Algumas delas são:

  • Live Commerce;
  • Personalização da loja virtual;
  • Parceria com as principais ferramentas para e-commerce do Brasil.

Live Commerce

No AliExpress é possível agendar lives com os usuários para mostrar os produtos e fazer ofertas, enquanto o vendedor interage, em tempo real, com os espectadores. Essa prática pode estreitar o relacionamento com os possíveis compradores e, ao gerar os links de conversão durante a transmissão, são aumentadas as chances de gerar vendas de produtos específicos.

Ainda não conhece a prática do Live Commerce? Você pode saber mais lendo nosso artigo completo sobre o assunto aqui!

Personalização da loja virtual

O AliExpress permite que o vendedor personalize a página em que a loja virtual é exibida no marketplace, fazendo com que se trabalhe branding ainda dentro da plataforma. Essa estratégia dá mais autonomia para a marca do vendedor.

A personalização pode ser feita com base na postagem de banners e fotos que carregam a identidade visual da loja. Assim, o vendedor impacta os consumidores conforme achar conveniente, com o intuito de criar páginas únicas e que chamam a atenção.

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Parceria com as principais ferramentas para e-commerce do Brasil

O AliExpress chegou ao Brasil com uma rede de parcerias que envolve as principais ferramentas para e-commerce.

O Magis5 é o único Hub de Integração e Automação que integra com o AliExpress e ainda ajuda o vendedor a gerenciar e automatizar os processos de venda dentro do marketplace. Com o integrador, é possível:

  • Criar e publicar anúncios de produtos e kits em massa nos marketplaces;
  • Gerenciar o estoque;
  • Fazer bipagem de produtos e ter expedição 100% automatizada;
  • Emitir notas fiscais e declarações de conteúdo casados com as etiquetas do marketplace;
  • Cadastrar múltiplos CNPJs sem custo adicional;
  • E outras funcionalidades que você pode conferir aqui.

Se automatizar sua loja virtual faz sentido para você, é possível entrar em contato com nossos especialistas e marcar uma demonstração da plataforma clicando no banner abaixo.

Magis5

Mas afinal, como vender no AliExpress?

Para cadastrar sua loja no marketplace, você pode preencher o formulário clicando aqui.

Após o cadastro inicial, o time de vendas do AliExpress irá contactar você para dar andamento no processo o mais rápido possível.

Então, está preparado para começar a vender em um dos maiores marketplaces do mundo?

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Arthur Pontara

Arthur Pontara

Analista de Inboung Marketing no Magis5, mineiro, aspirante a cineasta, apaixonado por tecnologia e inovação entre os jovens empreendedores. Para falar com Arthur, basta enviar um e-mail para arthur.pontara@magis5.com.br