A Lei Geral de Proteção de Dados ou LGPD é um tema cada vez mais abordado nos mais diversos segmentos de empresas, neste conteúdo, vamos tirar algumas dúvidas sobre esse tema relacionado ao e-commerce e também iremos lhe apresentar nosso e-book completo, que pode ser baixado gratuitamente feito em parceria pelo Magis5 com a iSET, confira!
O que você vai encontrar nesse artigo?
O que é Lei Geral de Proteção de Dados?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei que tem o objetivo de proteger a garantir a privacidade dos dados dos consumidores ou clientes de uma companhia.
Seu principal objetivo é fazer com que o usuário tenha mais autonomia, além de uma maior segurança e transparência em relação aos dados que são coletados, armazenados e utilizados pelas companhias, seja a partir do download de ebooks, cadastro em newsletters, contratos de prestação de serviço entre quaisquer outros.
O que acontece se eu não cumprir com a LGPD?
A LGPD foi feita com base na GPDR, que foi elaborada para os países europeus. Nessas duas normas, todas as empresas, independentemente de serem marketplaces, lojas virtuais ou até mesmo lojas físicas, devem se adequar para evitar multas e sanções futuras.
As empresas que não se adequarem estão passíveis de receber punições ou avisos, que vão variar conforme a gravidade da infração, seu valor máximo pode ser de 2% do faturamento e ela tem um limite financeiro de 50 milhões de reais.
Além dessas multas e avulsos, a Agência Nacional de Proteção de Dados, que vai regularizar e fiscalizar tudo relacionado a dados no país, pode fazer com que a empresa tenha suas atividades suspensas totalmente ou parcialmente, de acordo com o caso específico.
Como a LGPD afeta o e-commerce?
As lojas online devem mudar seus termos de uso e sua política de privacidade conforme os dez princípios da LGPD, além disso as transações serão afetadas, pois, para que a compra seja iniciada será necessário o preenchimento de um cadastro obrigatório com a nova regra.
Além de tudo, será necessário informar o cliente o motivo pelo qual determinados dados estão sendo solicitados, como e para que fim eles serão utilizados pela companhia. Para todos estes pontos o cliente deve aceitar e marcar que está ciente disso.
Por fim, todo e-commerce ou loja virtual deve disponibilizar de maneira clara e permitir com que o cliente possa solicitar a exclusão do armazenamento de seus dados.
Principais pontos da LGPD no e-commerce
Os principais pontos em que a LGPD vai afetar o e-commerce são:
- Impacto na comunicação e no marketing digital: O e-commerce deverá deixar claro para o cliente como seus dados serão utilizados para a comunicação digital, deixando claro se ele receberá e-mail marketing, remarketing e outros tipos de comunicação;
- Impacto como o dado é analisado: A LGPD vai mudar o processo de captura, armazenamento e utilização das informações do e-commerce e principalmente da comunicação dos mesmos com seus usuários a partir do momento que ele cede seus dados para as empresas.
- Impacto nas ferramentas de solução de gestão de dados: Todas essas ferramentas vão ter que se adequar à nova regulamentação para que os dados estejam seguros e haja uma facilidade e transparência de registro e armazenamento dos mesmos na loja virtual em caso de solicitação do cliente ou da própria ANPD.
Se você quer saber mais sobre a LGPD aplicada ao e-commerce e conferir um passo a passo completo de como adequar seu e-commerce à Lei Geral de Proteção de Dados, faça o download do nosso e-book sobre LGPD e E-commerce gratuitamente e assista ao nosso webinar feito com iSET discutindo o assunto: