Estratégia multicanal para lojas virtuais: como fazer?

por | 17 de novembro de 2021 | E-commerce, Empreendedorismo, Ferramentas e Materiais, Marketplaces, Transformação Digital

Você já deve ter ouvido falar dos conceitos de multicanalidade, omnicanalidade e crosschannel quando se trata de estratégias de marketing digital. Mas você sabe realmente o que cada um deles significa e como podem impactar o sucesso da sua loja virtual? 

Neste post, vamos explicar o que é a multicanalidade, o omnicanal e o crosschannel, e como cada um deles pode ser aplicado em sua loja virtual. Vamos mostrar as vantagens de adotar uma abordagem multicanal, como aumentar suas vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes. 

Também daremos dicas práticas de como implementar a multicanalidade em seu negócio, mesmo que você seja uma empresa pequena. Então, se você tem uma loja virtual e quer alcançar um público maior, garantindo que seus clientes não percam nenhuma oportunidade de compra, continue lendo. 

Vamos mostrar como a estratégia multicanal pode ser a chave para o sucesso do seu negócio e como você pode implementá-la de forma eficaz.

Multichannel X Omnichannel X Crosschannel

A Multicanalidade, o Omnicanal e o Crosschannel são conceitos frequentemente mencionados quando discutimos estratégias de marketing digital. Embora todos envolvam a utilização de diferentes canais para alcançar os consumidores, eles possuem distinções significativas. A seguir, vamos esclarecer as principais diferenças entre essas abordagens.

O Que É Multichannel?

A estratégia multicanal de vendas envolve o planejamento, desenvolvimento e coordenação de diversos canais pelos quais uma empresa alcança, envolve e retém seus clientes. O objetivo é abranger o máximo de canais possível para atingir diferentes grupos de pessoas.

Uma estratégia multicanal de vendas visa diversificar os canais de venda da empresa, garantindo que o público não perca nenhuma oportunidade de compra. Nessa abordagem, os clientes têm várias opções para comprar da marca, cada uma proporcionando uma experiência individual.

homem usando celular e navegando em um e-commerce que usa estratégia multicanal

Entre os meios utilizados estão lojas físicas, lojas virtuais, marketplaces, e-mails, programas de afiliados, aplicativos, entre outros. Nesse caso, os canais não estão totalmente integrados e, na verdade, podem competir entre si.

A Cacau Show é um exemplo de empresa que adota uma estratégia multicanal. A marca de chocolates possui lojas físicas, um e-commerce e um aplicativo, nos quais os consumidores podem adquirir seus produtos. No entanto, essas plataformas não estão completamente conectadas.

Até aqui, ficou claro que ter várias plataformas de venda é uma estratégia multicanal, conforme o próprio nome sugere. No entanto, quando há uma sinergia entre esses canais de venda, tornando-os interdependentes, a estratégia multicanal evolui para uma estratégia crosschannel.

Crosschannel

O objetivo do crosschannel é criar uma experiência de relacionamento única entre o usuário e a marca, visando aumentar o engajamento. Nessa estratégia, uma mesma mensagem ou comunicação pode percorrer diversos canais que se conectam e se integram, para se adaptar à jornada do consumidor.

Um exemplo de implementação de estratégia crosschannel é o serviço “clique e retire” da varejista de moda Marisa. Por meio do site da empresa, os clientes podem adquirir produtos e verificar a loja física mais próxima para retirada. 

A intenção da Marisa é combinar os canais para oferecer a conveniência das compras online e a praticidade de retirar os itens nas lojas físicas, onde os consumidores têm a oportunidade de experimentá-los e realizar trocas, se necessário.

Ominichannel

A estratégia omnichannel vai além, exigindo uma conexão mais profunda entre os canais, com o compartilhamento de dados que auxiliam o cliente a navegar por todos os canais sem perder a qualidade da experiência. Aqui, os canais não competem entre si, mas se complementam para transmitir a mesma mensagem que guia o usuário.

O omnichannel é uma abordagem mais abrangente, em que o foco não está apenas no produto, mas sim no cliente, que conduz a experiência. Nessa estratégia, os canais se entrelaçam para fornecer uma mensagem personalizada para cada cliente.

pessoas trabalhando

Um exemplo de marca que aplica a estratégia omnichannel é a Starbucks. A empresa integra seu aplicativo de recompensas e fidelidade com os pontos de venda físicos, permitindo que os clientes recarreguem seus cartões Starbucks por meio do aplicativo, telefone ou site enquanto aguardam na fila para fazer o pedido. 

O resultado é uma estratégia omnichannel bem executada, incentivando o uso do cartão de fidelidade sem criar barreiras que possam desestimular os usuários.

Outra empresa varejista de sucesso que implementa uma estratégia omnichannel é o Magalu. Essa gigante do varejo acompanhou a transformação digital e conquistou milhares de consumidores por meio de uma estratégia bem executada que integra diversos canais da marca, como o SuperApp, o Marketplace Magalu e as lojas físicas. 

A integração entre todos esses canais permite, por exemplo, a compra de um item pelo site e a retirada na loja física, além de tecnologias utilizadas nas lojas físicas que se comunicam com os outros canais da empresa, tornando a compra mais prática e ágil.

Principais Vantagens De Uma Estratégia Multicanal

Diminuir Riscos E Aumentar Vendas

Concordemos que depender exclusivamente de um único canal de vendas não é saudável para o seu negócio. Isso restringe a experiência de compra do consumidor e limita suas oportunidades de aumentar a receita ao alcançar um público maior.

A estratégia de vendas multicanal é uma abordagem que permite expandir o seu negócio, pois aumenta a visibilidade da sua marca. Além disso, ela facilita a conexão com os compradores em diferentes estágios da jornada do consumidor e reduz os riscos.

O cerne dessa estratégia é não restringir a presença da sua marca a um único meio ou plataforma. A ideia é estar presente onde o consumidor estiver, alcançando-o através de diversos canais.

Brand Awareness

A estratégia de vendas multicanal possibilita que sua marca se conecte com os consumidores por meio de seus canais preferidos. A cada interação, aumentam as chances de os usuários se lembrarem da sua marca.

brand awareness como estratégia multicanal

Mesmo que você possua uma base sólida de clientes fiéis, nem sempre eles estarão procurando ativamente pela sua marca. Por isso, é necessário encontrar os consumidores onde eles já estão. Dessa forma, você amplia o alcance e a visibilidade da sua marca, alcançando um público maior.

Aumento Da Recorrência De Compra

Ao expandir a presença da sua marca por diversos canais, fica mais fácil impactar os consumidores e estabelecer relações duradouras.

Quando a sua empresa está presente nos canais em que os consumidores esperam encontrá-la, o nível de satisfação deles tende a aumentar. Quanto mais satisfeito um cliente estiver, maior será a sua lealdade. Isso resulta em maior credibilidade para a empresa a longo prazo, o que impacta diretamente na recorrência de compras.

Como Implementar A Multicanalidade Sendo Um Negócio Pequeno?

Implementar uma estratégia de vendas multicanal pode ser desafiador.  

São diversos aspectos de uma operação de e-commerce que devem ser considerados para que a multicanalidade dê certo.  

Confira alguns dos principais pontos para a implementação de uma estratégia de vendas multicanal sem erros.

Conheça Seu Público

Como mencionado anteriormente, a estratégia multicanal coloca o consumidor no centro de todos os processos, visando proporcionar experiências únicas. Portanto, o primeiro passo para implementar essa abordagem é conhecer profundamente o seu público-alvo. 

Somente assim você será capaz de compreender a jornada que eles percorrem até concluir uma compra, permitindo que você esteja presente em todos os canais relevantes para eles.

Diversifique E Integre Os Canais

Uma pesquisa bem realizada sobre o público-alvo indicará quais canais você deve incorporar em sua estratégia multicanal.

Identificou os canais onde o seu público está presente? Ótimo!

Agora vem uma das fases mais desafiadoras: a integração dos canais de vendas. É essencial garantir que os canais existentes e os novos estejam em harmonia. Nesse sentido, os integradores de marketplaces são ferramentas ideais, pois permitem gerenciar e automatizar suas vendas online.

Com eles, você pode gerenciar sua loja virtual e vender nos principais marketplaces do país, abrangendo desde a gestão do catálogo de produtos até a publicação de anúncios nos marketplaces, emissão de notas fiscais e envios.

Foque Na Identidade Da Sua Marca

Parte fundamental da integração de canais na estratégia multicanal é a consistência da mensagem e identidade da sua marca.

identidade da marca dentro da estratégia multicanal

O consumidor deve ter uma experiência coerente para se identificar com a marca. É importante estar atento e utilizar a mesma linguagem, logotipo, imagens, paletas de cores, fontes, entre outros elementos visuais.

Esteja Ciente Dos Custos Envolvidos

A implementação de uma estratégia multicanal envolve diversos custos. Além dos custos operacionais e do investimento inicial em uma plataforma de e-commerce e integradores de marketplaces, por exemplo, há também os custos relacionados ao aprendizado para operar em novos canais.

Portanto, é interessante que o empreendedor planeje todas as ações que serão implementadas e esteja ciente dos custos envolvidos em cada uma delas. É recomendado fazer um orçamento e manter um controle rigoroso dos gastos, a fim de ter certeza de quais ações geram retorno positivo para o negócio ao final do processo.

Quais Canais Eu Posso Utilizar Em Uma Estratégia Multicanal?

A loja física é o canal mais tradicional para diversas empresas e que rendeu bons resultados por anos.  

No entanto, a transformação digital que vem ocorrendo em ritmo acelerado introduziu no cotidiano dos consumidores diversos canais de vendas digitais como os e-commerces e marketplaces.  

Os novos canais de vendas trazem para o consumidor, além de comodidade de comprar no conforto de casa, a possibilidade de eles transitarem por diversos canais para encontrar a melhor oferta.  

As vendas online chegam para conquistar clientes e romper barreiras geográficas, além de possibilitar a interação entre o on e offline com estratégias como “compre e retire”. Confira 3 canais que você pode utilizar na sua estratégia de vendas multicanal para garantir o sucesso da sua loja. 

E-Commerce Próprio

Possuir uma plataforma de e-commerce exclusiva é uma das opções quando se trata de uma estratégia de vendas multicanal. Ela pode funcionar como a sede central de suas operações, abrangendo uma abordagem de vendas multicanal.

Em uma plataforma de e-commerce própria, você vende apenas seus próprios produtos, sem a intensa concorrência encontrada em marketplaces.

Alguns dos benefícios de ter um e-commerce exclusivo são:

  • Estratégias de marketing direcionadas para construir sua marca.
  • Estabelecer seus próprios padrões de atendimento e relacionamento com o cliente para promover a fidelização.
  • Facilidade para os clientes ao realizar suas compras.
  • Integração com outros canais de vendas.
  • Possibilidade de análises detalhadas para mensurar os resultados.

As vantagens de possuir uma plataforma de e-commerce exclusiva são numerosas. Para iniciar seu e-commerce, é necessário seguir alguns passos, como definir em qual categoria ou segmento você atuará, realizar pesquisas para conhecer seu público-alvo, registrar um domínio, escolher uma plataforma de e-commerce adequada e planejar a estratégia logística.

e-commerce próprio

Ter um e-commerce próprio pode exigir um pouco mais de trabalho, porém, certamente trará resultados significativos se houver um planejamento cuidadoso e uma integração bem-sucedida com outros canais de vendas.

Marketplaces

A utilização de plataformas de marketplace é uma estratégia altamente bem-sucedida para aqueles que desejam diversificar seus canais de vendas. Esses marketplaces funcionam como um imenso shopping virtual, onde diversas empresas podem vender seus produtos.

A empresa que detém o marketplace atua como intermediária entre o cliente e o vendedor, sendo responsável pela entrega dos produtos anunciados.

Uma das principais vantagens dos marketplaces é a capacidade de alcançar milhares de clientes em todo o país, pois essas plataformas são frequentemente visitadas por consumidores em busca de produtos. 

Ademais, há uma redução significativa de custos, uma vez que o empreendedor não precisa desenvolver sua própria plataforma de e-commerce nem manter uma equipe dedicada à sua manutenção.

Se você é um empreendedor iniciante no mundo das vendas online, os marketplaces são o melhor lugar para começar a vender seus produtos. Neles, você pode vender de forma prática e fácil, sem complicações, pois os marketplaces são projetados para simplificar os processos, permitindo que as empresas se concentrem nas vendas e na entrega dos produtos.

A chave para o sucesso nos marketplaces é otimizar o conteúdo do seu anúncio, fornecendo fotos de qualidade que destaquem os detalhes do produto, além de descrições detalhadas que ajudem o consumidor a entender todas as especificações do item, evitando assim pedidos de troca ou devolução.

Outro aspecto importante para obter sucesso nos marketplaces é conhecer bem as funcionalidades das plataformas. Muitas delas oferecem recursos para a realização de anúncios e participação em promoções sazonais, o que aumenta a visibilidade dos seus produtos.

Afiliados

O marketing de afiliados é uma opção adicional para a sua estratégia de vendas multicanal. Trata-se de um programa em que representantes comerciais vendem produtos de várias marcas e recebem comissões sobre as vendas realizadas.

No ambiente do comércio eletrônico, os programas de afiliados são muito populares. Os representantes divulgam os produtos utilizando cupons de desconto para sua rede de contatos, engajando-se desde a captação do cliente até a conclusão da venda.

Uma das vantagens dos programas de afiliados é que os representantes podem utilizar diferentes canais, como redes sociais, blogs e e-mail marketing, para promover os produtos, poupando-lhe a preocupação com a aquisição de clientes.

Fazer parte de um programa de afiliados oferece diversas vantagens, desde um custo inicial baixo — você paga apenas comissões quando as vendas são concretizadas — até o aumento da visibilidade da sua marca.

Para vender por meio de afiliados, você pode criar sua própria rede interna de afiliados e gerenciá-la internamente ou aderir a um programa de afiliados existente para agilizar o processo. Basta ingressar no programa e cadastrar seus produtos na plataforma para que diversos afiliados comecem a promover seus produtos.

Por que é importante criar uma estratégia multicanal para datas sazonais do e-commerce?

As datas sazonais do e-commerce, como feriados, eventos especiais e datas comemorativas, representam uma oportunidade valiosa para impulsionar as vendas e conquistar novos clientes. No entanto, para se destacar nesse cenário altamente competitivo, é crucial desenvolver uma estratégia multicanal eficaz.

Uma estratégia multicanal permite que sua marca esteja presente em diversos canais, como site próprio, marketplaces, redes sociais e outros canais de vendas online. Isso é fundamental para alcançar um público mais amplo e diversificado, aumentando suas chances de sucesso durante as datas sazonais.

Ao criar uma estratégia multicanal para datas sazonais, você pode personalizar suas ações de marketing e vendas de acordo com cada modelo de negócio e as particularidades de cada data comemorativa. 

Isso inclui a elaboração de um calendário específico e a criação de conteúdos alinhados à persona e voltados para a ocasião, de forma a atrair e engajar os consumidores.

Além disso, é essencial oferecer diferenciais competitivos aos seus clientes durante essas datas especiais. Benefícios como frete grátis, entrega rápida e cashback podem ser atribuídos para incentivar a compra online e conquistar a preferência dos consumidores.

Outro aspecto relevante é a distribuição estratégica de ofertas ao longo do período de sazonalidade. Isso cria um senso de urgência e estimula a decisão de compra dos clientes, além de gerar um aumento nas vendas.

Integrar os diversos canais de vendas é fundamental para obter sucesso em todo o processo durante as datas sazonais. Ao estar presente em diferentes plataformas, você amplia sua visibilidade, alcança um público mais diversificado e facilita o acesso dos clientes aos seus produtos ou serviços.

Conclusão

A estratégia de vendas multicanal passou de um mero diferencial de algumas empresas para uma estratégia obrigatória para quem quer aumentar suas vendas pela internet. O objetivo é oferecer aos consumidores diversos canais para aquisição de produtos, sempre promovendo uma experiência de marca única.  
Agora que você já sabe o que é uma estratégia de vendas multicanal, quais as vantagens e os primeiros passos para implementar, é hora de colocar a mão na massa. Para começar, conte com a Magis5 para promover a integração de múltiplos canais de vendas.

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Felipe Santos

Felipe Santos

Coordenador de Parcerias e Novos Negócios na ComSchool, a maior escola brasileira especializada em negócios digitais.
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