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A volta dos eventos de e-commerce no Brasil: 2º semestre de 2022

A volta dos eventos de e-commerce no Brasil: 2º semestre de 2022

Nada como um evento presencial, não é mesmo? Afinal, a tela não proporciona o networking que temos quando estamos cara a cara. E, para muitas pessoas, o on-line é cansativo, e o surgimento da fadiga de ficar horas no Zoom está presente em nós e não nos deixa mentir. 

Uma pesquisa de 2013 apresentada na World Education Congress, evento que aborda questões no ambiente de negócios e educacional, em Las Vegas, mostrou que o brasileiro não estava pronto para tantas videoconferências e nem disposto a se adaptar neste ano.

Ou seja, para muita gente, participar de eventos on-line não era o ideal, porém, com o avanço da pandemia em 2020, tornou-se a única alternativa. 

Se você está cansado do ambiente online e está com saudades dos eventos  de e-commerce presenciais, temos boas notícias: são várias as oportunidades neste segundo semestre de 2022 para estar perto de grandes nomes, fazer networking e conquistar leads e conhecimento, é claro. 

Só acompanhar este conteúdo para conhecer os próximos eventos de e-commerce. Boa leitura!

Eventos do E-commerce Brasil

pessoas vendo uma palestra em um evento
O E-commerce Brasil trás eventos anualmente relevantes para o comércio eletrônico brasileiro

O E-commerce Brasil, projeto realizado por grandes nomes do e-commerce que possui ações e atividades com o objetivo estimular o mercado de comércio brasileiro, não poderia ficar de fora dos eventos de e-commerce na volta ao presencial.

Neste ano, o projeto já marcou presença ao realizar alguns eventos neste primeiro semestre, e já tem datas para os próximos meses.

Workshop: WhatsApp como canal de vendas: uma mina de ouro na palma de sua mão! – 14 de julho 2022 em SP 

As redes sociais se tornaram uma boa saída para aqueles empresários que querem se desenvolver no meio digital sem precisar investir alto em tecnologia. Em meio a isso, o WhatsApp demonstrou ser uma ferramenta estratégica para os negócios com baixíssimo custo.

Com base nessas informações, o workshop irá abordar temas como:

  • Como vender mais utilizando o aplicativo de mensagens;
  • Principais indicadores do WhatsApp;
  • Cases de sucesso;
  • Como utilizar os dados para além da compreensão do comportamento do cliente;
  • Rentabilizando através dos dados;
  • Utilizando dados para campanhas mais assertivas.

O evento contará com a participação do palestrante Frederico Dalla do Hortifruti Natural da Terra (HNT) e acontecerá no dia 14 de julho de 2022, de 09:30 às 12:00, sendo exclusivo para varejistas e indústrias.

Local do workshop: Escola Superior de E-Commerce – Rua Fidêncio Ramos, 302, bloco B, 6º andar – Vila Olímpia, São Paulo-SP

Para maiores informações, acesse aqui.

Fórum ’22 e-commerce Brasil – 26 e 27 julho 2022 em SP 

Esse é o principal evento de e-commerce não só do Brasil, mas também da América Latina, além de ser o terceiro maior evento da área no mundo, de acordo com a Forrester Research. 

Ele vai ocorrer nos dias 26 e 27 de julho de 2022, em sua 13ª edição, que pela primeira contará com todo o Complexo Transamerica Expo Center, em São Paulo, na avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro. Será 100% presencial, então aproveite e reserve já sua vaga.

Os participantes terão a oportunidade de viver experiências exclusivas, com alimentação completa (café, almoço e coquetel), além de 4 estações de Café Gourmet com um cardápio diferenciado e um salão de negócios com 218 expositores e mais de 20 salas de conteúdo.

Veja a relação de alguns palestrantes já confirmados para essa edição do Fórum:

  • Bradford Shellhammer – VP of Buyer Experience do eBay
  • Celia Goldstein – General Manager da Amazon Advertising Brazil
  • Marcelo Zimet – CEO da L’Óreal
  • Danielle Crahim – Industry Lead-Performance do TikTok
  • Luiza Baffa – Managing Director da AKQA São Paulo | Forber Under 30
  • Marta Dalton – Global Director eCommerce da Unilever
  • Andre Sabioni – Head of Industry do Meta (Facebook)
  • João Appolinário – Founder e CEO da Polishop
  • Daniel Bottas – ex-Creative Director do Meta (Facebook)
  • Renate Giometti – Head de Inovação e Novos Negócios da Nestlé
  • Daniel Mazini – Country Manager Brazil da Amazon
  • Robson Privado – COO e Co-Founder da MadeiraMadeira

Esses são apenas alguns exemplos de pessoas renomadas que você terá acesso, além de poder encontrar pessoas de todo o país e ter as melhores oportunidades de networking

Haverá ainda um show de encerramento no dia 27 de julho, às 19:00, com sessão de fotos com os artistas. 

Para saber mais, visite o site clicando aqui

O Magis5 estará presente no Fórum’22 E-commerce Brasil, use o nosso cupom “f22magis5” para ganhar 15% de desconto e nos vermos lá.

Marketplace Conference 2022 – 25 de Outubro

O Marketplace Conference é o evento que trás os maiores marketplaces do mercado para um encontro onde eles possam contar suas experiências. É uma experiência única que vai para sua 5ª edição ao trazer pesquisas, dados importantes sobre o e-commerce, tendências, novas tecnologias para o mercado, etc.

Em suas edições anteriores, trouxe palestrantes de marketplaces grandes como Ana Helena Szasz Barone, head de e-commerce da Rappi Brasil, Ricardo Garrido, head de marketplace da Amazon Brasil, entre outros.

O evento tem o objetivo de conectar o ecossistema de vendas através dos marketplaces, e é uma excelente oportunidade de estreitar laços com fornecedores, vendedores e possíveis stakeholders para seu negócio.

O Marketplace Conference ocorrerá dia 25 de Outubro no Transamerica Expo. Porém, fique atento ao site do E-commerce Brasil para mais informações que virão sobre palestras e horários.

Digitalks Expo – 24 e 25 de agosto de 2022 em São Paulo

O Digitalks Expo é um evento e-commerce voltado à preparação de pessoas e transformação de empresas para a nova economia digital. Serão 2 dias de evento, com 12 auditórios e muito conteúdo com as principais empresas do setor, possuindo áreas exclusivas dentro do local com assuntos específicos.

O evento acontecerá no São Paulo Expo, nos dias 24 e 25 de agosto de 2022, o dia todo. Veja a programação:

Dia 24/08

7:30 – Abertura do credenciamento

9:00 às 18:00 – Conteúdos e Feira de Negócios

19:00 – Jantar exclusivo para Congressistas VIP

Dia 25/08

7:30 – Abertura do credenciamento

9:00 às 18:00 – Conteúdos e Feira de Negócios

19:00 às 23:00 – Prêmio ABRADi Digitalks e DigiParty (tradicional festa do Digitalks Expo)

Alguns nomes já confirmados são:

  • Tânia Cosentino, presidente da Microsoft
  • Martha Gabriel, uma das principais pensadoras digitais do Brasil
  • Daniel Mazini, presidente da amazom.com.br
  • Paulo Nigro, CEO do hospital Sírio-Libanês

Para mais informações sobre o evento e sua programação completa, confira em seu site oficial.

Meli Experience 2022 – 31 de Agosto em São Paulo

evento mercado livre experience
Imagens do Meli Experience retiradas do site do evento

O Meli Experience 2022 é um dos maiores eventos de e-commerce da América Latina. Realizado pelo Mercado Livre, o encontro trás temas importantes sobre o mercado digital, marketplaces e estratégias para o seller escalar o seu negócio.

No site do evento, há informações sobre a “Jornada de Conhecimento” que tem o objetivo de ser para todos os tamanhos de vendedores ao trazer conteúdos sobre tributos, investimentos, aceleração de vendas, como criar sua própria loja virtual e começar se diferenciar de seus concorrentes, entre outros detalhes que você pode conferir ao acessar a página.

O Meli Experience irá trazer muitos insights para você que está iniciando seu e-commerce, não somente no Mercado Livre, mas também em outros, como também para quem já tem um pouco mais de experiência e quer ter mais conhecimento para criar novas estratégias.

O Mercado Livre Experience 2022 ocorrerá dia 31 de Agosto às 9h na Transamerica Expo Center (Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo) e nós do Magis5 estaremos lá!

Fire Festival – 1 a 3 de setembro de 2022 em Belo Horizonte

https://www.youtube.com/watch?v=ziu96rYBfVE
O Fire Festival é um evento que trás muito insight para você, empreendedor, e a sua equipe

Evento destinado aos comunicadores, desenvolvedores, empresários e startups que querem aprender e discutir sobre o futuro do mercado digital, tem como objetivo ser um evento de e-commerce disruptivo que traz uma grande experiência àqueles que participam.

Serão 3 dias de atividades, de 1º a 3 de setembro no Expominas em Belo Horizonte, com palestras sobre conteúdo, tecnologia, empreendedorismo e educação.

Os ingressos para o evento estão sendo disponibilizados em 2 modalidades:

  • VIP – acesso presencial a todas as áreas do evento, inclusive área VIP, com conteúdo completo ao VIVO nos 3 dias de evento, acesso às gravações das palestras, certificado e um KIT de boas-vindas.
  • BIZ – acesso presencial às palestras, áreas comuns e patrocinadores, com conteúdo completo ao VIVO nos 3 dias de evento.

Já foram divulgados grandes nomes dos mais diversos segmentos para o evento, porém, a programação completa será divulgada mais próxima às datas.

Saiba mais no seu site ou nas suas redes sociais.

RD Summit 2022 – 26 a 28 de outubro, 2022 em Florianópolis

imagem de pessoas interagindo em uma palestra
A RD Summit trará muito conteúdo para você desenvolver estratégias e trabalhar seu networking

Apesar do RD Summit não ser exclusivamente um evento de e-commerce, nem de vendas, ele reúne palestrantes de referência em áreas que vão ajudá-lo a chegar mais longe no comércio eletrônico. 

Ele é o maior evento de marketing, vendas e inovação da América Latina. Na mais recente edição presencial, registrou um público de 12 mil participantes e 175 palestras. 

A expectativa atual é se aproximar desse número de participantes em Florianópolis (SC) nos três dias de palestras, interações, surpresas e networking, sem contar os shows musicais e o festival gastronômico com food trucks.

Quando: 26, 27 e 28 de outubro de 2022

Onde: Centrosul, em Florianópolis (SC)

Como dito, o evento traz temas não necessariamente apenas sobre e-commerce, mas todos contribuem para que as empresas sejam bem-sucedidas. Um sinal disso são as seguintes trilhas, como eles chamam os macrotemas do RD:

  • Marketing 

Essa é a trilha do conhecimento mais associada ao evento. Afinal, o RD tem um software que auxilia no inbound marketing e a empresa é a maior do Brasil nesse segmento. Nomes como Liliane Ferrari, Martha Gabriel, Vinicius Gambeta e Camila Renaux já confirmaram presença nos palcos do RD Summit. 

Já imaginou e-commerce com bom desempenho sem marketing? Impossível, não é? Assim, aproveitar as palestras de marketing do evento é uma excelente pedida. 

  • Vendas 

Sucesso comercial é o grande objetivo de qualquer negócio. Essa trilha do RD Summit é imperdível para quem trabalha no e-commerce. Você verá grandes nomes do mercado e discussões sobre o cenário de vendas atual e futuro. Afinal, o consumidor mudou muito e mudará muito mais. 

  • Inovação/Tecnologia 

Nem é necessário falar o quão importante esse segmento é importante para o e-commerce, afinal, inovação e tecnologia caminham para auxiliar empreendedores a terem maior sucesso e praticidade em suas operações, como automatizar processos e criar soluções criativas para seus negócios.

Nesse grande encontro, é a chance de entender melhor o que virá por aí e antecipar o futuro do seu negócio. 

  • Customer Experience & Customer Success

O sucesso do cliente é central para o sucesso de qualquer negócio. No e-commerce, entre tantos concorrentes parecidos, um grande diferencial é a experiência do cliente. Ir ao RD Summit é beber na fonte das maiores referências sobre esses temas. 

A organização ainda não divulgou os nomes, porém, tem compromisso com a excelência. 

  • Gestão e estratégia 

Ter uma boa gestão e desenvolver estratégias são os pilares de um negócio. O evento é uma chance de revisar os pontos essenciais sobre esse tema e descobrir novas possibilidades para aplicar em sua empresa de e-commerce. 

  • Desenvolvimento pessoal

Se autoconhecer e desenvolver soft skills é imprescindível para ser um profissional melhor, principalmente quando se está na posição de liderar para conseguir influenciar as pessoas da sua equipe.

Há fundadores, CEOs, heads e grandes nomes do Brasil na RD Summit. Além de que em outras edições vieram profissionais de várias partes do mundo, então a possibilidade de vir este ano é grande. 

  • Além das palestras 

Estar no RD Summit é passar por uma experiência incrível. Ocorrem várias ativações de marca, os expositores dão show na feira de negócios e a organização também capricha na parte gastronômica e no happy hour, com direito a shows de artistas renomados. 

Se você está à frente de um e-commerce ou segmento com relação com o público dessa área, considere ter um stand na feira de negócios. Estar em contato com cerca de 12 mil pessoas sedentas pelo que há de mais atual é eficaz e potencializa suas chances de firmar boas parcerias e começar excelentes negócios. 

Ainda não foram divulgados todos os palestrantes, mas os confirmados mostram que o RD Summit 2022 promete ser marcante nesta volta dos eventos de e-commerce. 

Mais informações sobre o RD Summit 2022 aqui.

Digitalks Executive | Retail & E-commerce – 10 de novembro 2022 em São Paulo

Em São Paulo, acontece, no dia 10 de novembro de 2022, o  Digitalks Executive. O local do evento ainda está a definir, mas o tema é Retail & E-commerce. Com foco no comércio eletrônico para varejo, o encontro reúne, em um dia, discussões relevantes e atuais. 

O e-commerce não é mais o futuro do varejo, mas o presente. Por isso, o tema é tão relevante. Na pandemia muitos varejistas precisaram se adaptar às pressas às vendas on-line. Só em 2020, foram 68% de crescimento, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)

As restrições deixaram o consumidor ainda mais habituado às compras on-line. É um caminho sem volta e aqueles que se prepararem garantirão não apenas a sobrevivência de suas empresas e, sim, crescimento com as oportunidades do comércio eletrônico. 

Público

O Digitalks Executive é voltado para líderes de grandes empresas. Os organizadores destacam os c-Levels e diretores de marketing. Profissionais em cargos de liderança no varejo e-commerce também aproveitarão as discussões. 

O evento é híbrido com inscrição gratuita para a versão on-line.

Mais informações, na página de inscrições do evento pela plataforma Sympla.

Como posso aproveitar melhor os eventos de e-commerce?

Imagem ilustrativa sobre como pode aproveitar melhor os eventos de e-commerce
Como posso aproveitar melhor os eventos e-commerce?

Eventos presenciais de e-commerce são oportunidades ímpares. Dois anos diante da tela nos tiraram a oportunidade de fazer networking, reforçar nossa marca e criar experiências incríveis com nossa empresa

Além de saber quais são os eventos, é fundamental entender como aproveitar ao máximo essas oportunidades, através dos seguintes pontos:

  1. Saiba selecionar
  2. Tenha um cartão de visitas
  3. Tenha um uniforme para marcar presença
  4. Pense na possibilidade de patrocinar um evento
  5. Possuir stands da sua empresa
  6. Faça anotações do que aprendeu 
  7. Networking é a palavra-chave
  8. Concentre-se no evento: menos redes sociais e mais atenção
  9. Compartilhe o conhecimento com quem ficou na empresa
  10. Divirta-se

1. Saiba selecionar 

Há uma infinidade de eventos on-line e presenciais em nosso país. A máxima que conhecimento nunca é demais é correta, porém, é preciso entender quais temas realmente farão diferença na sua atuação.

O tempo e recursos financeiros também são finitos, então é preciso saber em quais eventos investir. 

2. Tenha um cartão de visitas 

Você fará muitos contatos durante os eventos. Por isso, deve estar com seu cartão de visitas atualizado para trocar com as pessoas. Considere investir em soluções mais tecnológicas, com QR Code que leva a pessoa para todos os seus canais. 

Já há opções em que você não entrega o material para o seu contato, apenas instrui ele a escanear seu QR Code para se conectar mais facilmente.  

3. Tenha um uniforme para marcar presença

Em um mar de pessoas, uma camiseta personalizada, principalmente criativa, chama bastante atenção. É ainda mais necessário se você for com sua equipe, considere peças para que as pessoas conheçam sua marca e ideias. 

4. Possibilidade de patrocinar um evento

Uma marca forte transmite mais credibilidade. Ser patrocinador dá mais visibilidade para sua empresa. Além de fazer com que tudo relacionado ao evento seja associado à sua companhia, você trabalha a fixação da marca. O benefício é ainda maior ao criar experiências interessantes para o público.

5. Possuir stands da sua empresa

Uma opção que fará diferença para sua empresa é ter um stand em feiras de negócios dos eventos. São grandes oportunidades de boas parcerias e vendas com um público bastante selecionado, se você escolher, claro, uma opção alinhada ao seu público e objetivos. 

Mais do que vendas diretas, você também reforça sua marca e a apresenta para milhares de pessoas. 

6. Faça anotações do que aprendeu com seus insights

A maioria das pessoas que assiste às palestras de eventos faz anotações sobre os pontos principais falados pelos palestrantes, mas há algo que pode deixar a sua participação ainda mais produtiva: anotar os insights que as informações trouxeram para você. 

Ao registrar as ideias que surgiram, é possível revisá-las com mais facilidade quando voltar a sua cidade e empresa. 

7. Networking é a palavra-chave, mas não de qualquer jeito

Depois de conhecimento, aproveitar para ampliar a base de contatos profissionais é o segundo benefício mais lembrado dos eventos. Então, prepare-se para conhecer muita gente. Invista em conversas produtivas, não foque apenas em vendas diretas, mas em trocas de informações valiosas. 

Nos eventos, você pode conhecer talentos para sua empresa, pessoas com um conhecimento que buscava, interessados nos mesmos assuntos, fornecedores, entre outros.

Participar de eventos é muito mais do que pensar em possíveis novos clientes. Inclusive, nessas ocasiões, você pode encontrar quem já é seu cliente, o que se torna uma boa oportunidade de estreitar o relacionamento. 

8. Concentre-se no evento: menos redes sociais e mais atenção

É raro termos a oportunidade de estar ao lado de grandes nomes do mercado, comuns em eventos, e, por esse motivo, gostamos tanto de registrar quem está no palco. Não apenas fazer uma foto ou vídeo, mas compartilhar nas nossas redes sociais, mas é preciso tomar cuidado com o excesso. 

Concentre-se no que os palestrantes têm a dizer e nas conexões que o evento pode te proporcionar. É bem mais proveitoso você registrar as novas informações e insights do que ficar com o celular na mão o tempo todo. Além disso, não é de bom tom ficar apenas nas redes sociais durante as palestras. 

Nos momentos de descontração, as dicas também são válidas. Registre, compartilhe nas redes, mas não esqueça o principal: estar presente, de fato, no evento em que você investiu tempo e energia para ir. 

9. Compartilhe o conhecimento com quem ficou na empresa 

É muito comum que nem todos da empresa possam participar dos eventos. Seja por uma questão orçamentária ou de tempo, parte do time trabalha enquanto outros buscam mais conhecimento. 

Uma forma de aproveitar ainda mais os eventos é compartilhar o que é relevante para toda equipe. Dessa forma, você atua como um multiplicador do conhecimento e consegue levar novas práticas para seu e-commerce. Afinal, sozinhos não conseguimos fazer nada. 

10.  Divirta-se!

É momento de aprender. As palestras, workshops, seminários ocupam grande parte da programação dos eventos. No entanto, a parte de confraternização é essencial para estabelecer vínculos com possíveis parceiros, clientes e até talentos para sua empresa. 

Nossa dica é que você se lembre de se divertir nessa hora também. Fazer brincadeiras, danças, tomar alguns drinks, com moderação, vai ajudá-lo a se conectar a outras pessoas. Além disso, é fundamental recarregar as energias depois de um longo dia de palestras. 

Para o escritor especializado em ciência Steven Johnson, o prazer é o motor da inovação. Assim, além de dominar sua área, aprenda a relaxar. 

“O pensamento inteligente é muitas vezes desencadeado por experiências mais lúdicas, como os nossos ancestrais do Paleolítico que esculpindo as primeiras flautas de ossos de animais descobriram como posicionar os buracos para produzir os sons mais interessantes. Essas inovações exigiram uma grande dose de inteligência – dado o estado do conhecimento humano sobre a música e o design de instrumentos há 50 mil anos – mas esse tipo de coisa não era “útil” em nenhum sentido tradicional”, disse Johnson em uma entrevista à Revista Superinteressante.

Então, você está animado para aprender muito nos eventos de e-commerce do segundo semestre de 2022, ter insights poderosos para seu negócio e ainda se divertir? Escolha os mais interessantes e aproveite! Quem sabe você não encontra alguém aqui do Magis5 por algum desses eventos?

Faça sua inscrição nos eventos de e-commerce que mais fazem sentido para você, seu negócio e aproveite com as dicas que mostramos. Boa volta ao presencial.

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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