FBA Amazon: o que é, vantagens e como funciona o fulfillment

por | 27 de fevereiro de 2023 | Logística, Marketplaces

O FBA Amazon (Fulfillment by Amazon) é um serviço logístico para vendedores profissionais parceiros do marketplace. Todavia, esse programa oferece mais vantagens para as lojas cadastradas do que somente cuidar de sua parte logística, como disponibilizar dados estratégicos. 

Segundo a própria Amazon, sellers que usam o FBA quadruplicam suas vendas, já que os benefícios possibilitam oferecer vantagens e uma melhor experiência para os consumidores, fatores que ajudam na decisão de compra e fidelização. 

Neste artigo, vamos apresentar todas as vantagens e como funciona o serviço fulfillment da Amazon para os vendedores de marketplaces analisarem se é uma boa opção aderir o programa para melhorar os resultados de suas lojas. Vamos lá? Tenha uma boa leitura.

O que é FBA Amazon? 

O Fulfillment by Amazon é um programa do marketplace no qual toda logística fica a cargo da Amazon, existindo duas opções para os sellers escolherem:

  1. FBA Onsite: o vendedor usa a gestão de estoque da Amazon, sem armazenar o produto no Centro de Distribuição do e-commerce, mas a entrega é por conta do marketplace. Ou seja, o lojista faz a venda e embala os produtos, porém a coleta e o pós-venda, como devoluções, ficam a cargo da plataforma.
  2. FBA Classic: assim como outros fulfillments, o parceiro envia os produtos para armazenamento para a Amazon, que cuida do estoque, despacho, atendimento de clientes e entrega das mercadorias. 

Quem pode usar o Fulfillment by Amazon?

Como um serviço de um dos maiores marketplaces globais, o FBA Amazon tem diversas vantagens para aqueles que o adotam, mas não está disponível para todos os vendedores. Portanto, é preciso que você atenda os seguintes requisitos: 

  • Ter CNPJ ativo na Secretaria da Fazenda (SEFAZ);
  • Estar no regime Simples Nacional, com endereço e Inscrição Estadual em São Paulo, Paraná ou Rio de Janeiro;
  • Empresas atribuídas ao regime normal, ou seja, de Lucro Real e Lucro Presumido, mas somente com endereço e Inscrição Estadual em São Paulo e apenas para vendedores convidados pelo próprio marketplace.

Tudo indica que a Amazon pretende ampliar o programa para mais regiões, pois há uma lista de espera para quem não se enquadra nas diretrizes acima e a possibilidade de entrar no programa com convite da própria empresa. 

Quais são os custos e taxas do FBA Amazon?

Para adiantar, já devemos informar que o FBA Onsite é mais em conta do que o FBA Classic

Esta categoria tem apenas dois custos: a comissão para a Amazon, a qual todo seller está sujeito, e a tarifa de logística, calculada de acordo com o peso e dimensões do produto. Você pode conferir neste link os preços detalhados de cada.

Já o FBA completo tem 5 tarifas:

  • Comissão de venda: taxa cobrada para todos os sellers da Amazon, e não altera seu valor para vendedores que estão no programa FBA;
  • Tarifa de logística: cobrada para que a Amazon faça todo trabalho logístico e atendimento na fase de entrega;
  • Tarifa de coleta: valor para a Amazon buscar o produto no armazém do seller;
  • Tarifas de armazenagem de inventário: a taxa para armazenar os produtos até a entrega, é calculada por peso e não há limite de tempo/ 
  • Tarifa de pedido de remoção: valor para que o produto retorne ao depósito do seller. 

Leia mais sobre as taxas de vendas do marketplace em: Comissão em marketplace: quanto custa vender nos principais sites do e-commerce.

É válido lembrar que para esses valores não deem prejuízos à sua loja, é preciso considerar todas as taxas para formação do preço no marketplace. 

Para ajudar a entender se vale a pena estar no Fulfillment by Amazon mesmo com tais taxas, nos próximos tópicos vamos mostrar os seus benefícios e o valor que eles podem entregar a seus clientes. 

Quais são as vantagens do FBA Amazon? 

O Fulfillment da Amazon tem inúmeros benefícios, não apenas para o seller, mas para o consumidor final também, que incluem:

Oferecer frete grátis e selo prime 

Exemplo de anúncio com selo prime adquirido por se integrar ao FBA Amazon
Selo Prime em anúncio da Amazon

Segundo dados de 2022 da Opinion Box, o valor do frete e sua gratuidade é o segundo maior decisor de compra, com 72% dos pesquisados afirmando sua importância, então os vendedores do FBA Amazon, que oferecem frete grátis para clientes Prime estão em vantagens dentre os demais.

O que também é válido para compras acima de R$129. 

Porém, nem seria necessário apresentar uma pesquisa para mostrar que é frustrante escolher um produto e se deparar com um frete alto, às vezes até maior do que o valor da mercadoria. 

Basta o seller se colocar no lugar do cliente para saber que o valor da entrega é um grande fator de decisão.

Além disso, o seu anúncio ficará com o selo de Entrega Prime, o que gera mais visibilidade a seu produto.

Anúncios em destaque com a Buy Box

A Buy Box é uma caixinha que fica ao lado direito de um lado, onde aparecem ofertas em destaque. Com isso, o seu anúncio ganha mais visibilidade mesmo se o visitante estiver em outro produto, o que, como consequência, irá lhe dar mais possibilidades de vender.

Exemplo de um anúncio na Amazon com buy box, exclusivo para integrador do FBA
Buy box em um anúncio da Amazon

Resolver gargalos logísticos

Se o seller tem dificuldades com logística, pensar no FBA Amazon pode ser uma boa saída. Na página de divulgação do serviço, um vendedor afirma que comercializou 4 mil produtos e a Amazon entregou no dia seguinte. Confira:

Vídeo divulgado pela Amazon de seus vendedores parceiros

Investir em serviços logísticos próprios, para muitas lojas, pode ser algo que beira ao impossível, pois exige alto investimento, muito tempo com processos e esforços da gestão que poderiam ser direcionados a outras áreas de seu negócio. 

Quem opta pelo programa completo, com armazenamento feito pela Amazon e todas as etapas subsequentes, os obstáculos logísticos serão altamente minimizados, já que o marketplace cuidará junto a toda sua expertise e tecnologia de uma grande empresa global. 

Eficiência e rapidez em suas entregas 

A Amazon destaca-se, entre outros fatores, pela agilidade nas entregas e pelo cuidado que os produtos chegam até o cliente final.

Em complemento ao tópico anterior, o FBA Amazon através de todo seu sistema de suporte logístico e de expedição trás velocidade, podendo fazer entregas no dia seguinte ou no menor tempo possível, o que auxilia na fidelização e atração de novos compradores.

Ou seja, a “pressa” não será inimiga da perfeição, mas uma aliada da boa experiência do cliente. 

Segundo pesquisa mundial da Outbrain, 58% dos consumidores têm altas expectativas quanto à rapidez de entrega, a agilidade está no topo de pontos avaliados pelos clientes ao decidir comprar um produto ou não. 

mais agilidade na Logística reversa 

Seja por defeito, erro no envio ou uso do direito de arrependimento da compra, devoluções e trocas acontecem. Se a entrega tradicional é um desafio para os vendedores, a logística reversa é um gargalo ainda maior. 

A Amazon cuida desta parte caso o vendedor esteja no programa do FBA Amazon. 

Atendimento ao cliente facilitado

A partir do FBA o atendimento se torna mais simples de ser monitorado. O lojista ainda terá que prestar suporte ao cliente, no entanto, a Amazon passa a ter uma parcela de responsabilidade quando o produto é entregue pelo marketplace.

Muitas vezes, quando acontece algum problema, o cliente vai direto no e-commerce onde comprou, pois vincula a compra ao site, e como está associado com a entrega pelo FBA, algumas questões podem não chegar ao vendedor.

O sistema de acompanhamento do trânsito dos pedidos também é bastante familiar para os consumidores. Portanto, eles não terão dificuldade de encontrar os dados e comunicarem-se com o marketplace. 

Maior custo-benefício para os vendedores

Sim, estar no programa FBA Amazon pode reduzir os custos das lojas on-line. Parece estranho, já que é necessário arcar com taxas, comissão e outros. No entanto, nada em gestão pode ser avaliado desta forma. 

É preciso pensar em quanto seria gasto se a empresa concedesse frete grátis e ficasse a cargo de todo processo logístico. Lembrando que envolve: 

  • Gestão de estoque;
  • Armazenamento em Centros de Distribuição; 
  • Expedição e entregas mais rápidas; 
  • Atendimento ao cliente;

Ou seja, o serviço fulfullment é um investimento que facilita o seu dia a dia, seller, e possibilita ter maior efetividade em seus processos logísticos. Falhar nestas etapas citadas pode custar a reputação na própria Amazon, com baixas avaliações que impactam a decisão de compra.

 E pode ter certeza que os consumidores irão verificar no anúncio qual vendedor está disponibilizando o produto caso tenham uma experiência ruim.

Como funciona e como utilizar o FBA Amazon?

esquema que mostra as etapas de como funciona o FBA Amazon
Reprodução: Amazon

1. Configurações iniciais

Na primeira etapa para usar o FBA Amazon, o seller precisa verificar se atende aos requisitos pedidos pelo marketplace e mostrar qual o regime do CNPJ, na página do programa e aguardar ser aprovado.

2. Preparação dos produtos 

Depois de cadastrar-se no FBA Amazon e ser aprovado, a plataforma irá te direcionar a sua página de treinamento com informações valiosas para melhor aproveitar o seu fulfillment.

Você deve escolher seus produtos e utilizar o faturador da Amazon ou mesmo de outro software integra para fazer a emissão de NF-es.

3. Embalar e enviar os pedidos

Assim, o seller envia os produtos para um Centro de Distribuição do marketplace*. 

Para isso, é preciso embalar as mercadorias e seguir as diretrizes que o marketplace aponta para os produtos serem armazenados no CD. É necessário já enviar o produto com as etiquetas da Amazon.

Vale ressaltar que a preparação errada dos produtos implica em atrasos na entrega e até mesmo exclusão do FBA Amazon, ou seja, é preciso muita atenção nesta etapa.

*O vendedor pode optar pela coleta da Amazon ou enviá-los de outra forma ao armazém, por conta própria ou com outras transportadoras. 

4. Gerenciamento de produtos

Na Amazon, chamam esta etapa de “gerenciamento de inventário”, consiste na gestão dos produtos enviados ao CD. O seller realiza esse processo de forma remota, pode rastrear os produtos e, após três meses de participação no FBA, recebe dados que podem ajudar a melhorar a competitividade dos produtos no marketplace. 

Existe o Índice de Desenvolvimento de Inventário (IDI), é como se fosse um balanço da relação entre o estoque e produtos vendidos, e tem relação com o giro dos itens armazenados. 

A Amazon também define o limite de produtos que podem ficar em estoque do Centro de Distribuição a partir do IDI. 

mais dúvidas? tenha acesso ao Suporte do FBA Amazon  

O FBA Amazon é intuitivo, mas o seller recebe todo suporte, inicialmente, de um parceiro do marketplace para usar o serviço da forma mais estratégica e proveitosa possível. Também há diversos materiais de apoio para colaborar com a experiência das empresas cadastradas, como já citamos.

O fulfillment da Amazon é uma opção excelente para aqueles que vendem na plataforma e têm a possibilidade de implementá-lo em seu negócio.

Vale a pena analisar o custo-benefício e ter uma experiência, na prática, para ver quais serão os benefícios e os resultados, afinal, o investimento pode trazer muitos ganhos para o cliente e a loja on-line. 

Magis5 e FBA Amazon: integração para acelerar a performance do seller

ilustração Magis5 com integração com o FBA Amazon

O hub Magis5 é um software que faz a automação e gestão de sua operação nos marketplaces e possui integração com o FBA Onsite Amazon. 

Ou seja, a partir de nossa plataforma você poderá fazer a baixa dos seus pedidos realizados pelo fulfillment e ainda a possibilidade de utilizar nosso faturador para emitir NF-es com muito mais facilidade e rapidez.

Ainda não conhece a Magis5 e quer entender melhor como ele pode te ajudar em seus processos tanto da Amazon como de outros marketplaces? É só falar com um dos nossos especialistas clicando no banner abaixo. 

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Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo e Copywriter na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br
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