FBA Amazon: o que é, vantagens e como funciona o fulfillment

por | 27 de fevereiro de 2023 | Logística, Marketplaces

O FBA Amazon (Fulfillment by Amazon) é um serviço logístico oferecido pela Amazon para vendedores profissionais parceiros do marketplace. No entanto, esse programa oferece mais do que apenas suporte logístico, ele também fornece dados estratégicos valiosos.

De acordo com a própria Amazon, os sellers que utilizam o FBA multiplicam suas vendas em média cinco vezes. Isso ocorre porque os benefícios do programa permitem oferecer vantagens e uma melhor experiência aos consumidores, fatores que influenciam positivamente na decisão de compra e na fidelização dos clientes.

Neste artigo, vamos apresentar todas as vantagens e explicar como funciona o serviço Amazon FBA, ajudando os vendedores de marketplaces a avaliar se aderir ao programa é uma boa opção para melhorar os resultados de suas lojas. Vamos lá? Boa leitura!


O que é FBA Amazon? 


O Fulfillment by Amazon (FBA) é um programa do marketplace em que toda a logística fica a cargo da Amazon. Existem duas opções para os vendedores Amazon escolherem:

  1. FBA Onsite: o vendedor utiliza a gestão de estoque da Amazon sem armazenar o produto no Centro de Distribuição do e-commerce. A entrega é realizada pelo marketplace. Ou seja, o lojista faz a venda e embala os produtos, mas a coleta e o pós-venda, como devoluções, ficam a cargo da plataforma.

  2. FBA Classic: similar a outros serviços de fulfillment, o parceiro envia os produtos para armazenamento na Amazon, que cuida do estoque, despacho, atendimento ao cliente e entrega das mercadorias.


Quem pode usar o Fulfillment by Amazon?


O FBA Amazon, como serviço de um dos maiores marketplaces globais, oferece diversas vantagens para aqueles que o adotam, mas não está disponível para todos os vendedores Amazon. Para utilizá-lo, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter CNPJ ativo na Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
  • Estar no regime Simples Nacional, com endereço e Inscrição Estadual em São Paulo, Paraná ou Rio de Janeiro.
  • Empresas no regime normal, ou seja, de Lucro Real e Lucro Presumido, com endereço e Inscrição Estadual em São Paulo, mas apenas para vendedores Amazon convidados pelo próprio marketplace.

A Amazon planeja ampliar o programa para mais regiões, já que há uma lista de espera para aqueles que não se enquadram nas diretrizes acima e a possibilidade de entrar no programa por convite da própria empresa.


Quais são os custos e taxas do FBA Amazon?


Para adiantar, informamos que o FBA Onsite é mais econômico do que o FBA Classic.


FBA Onsite

Esta categoria possui apenas dois custos:

  1. Comissão para a Amazon: taxa aplicada a todos os vendedores.
  1. Tarifa de logística: calculada com base no peso e dimensões do produto. Você pode conferir os preços detalhados neste link.


FBA Classic

Já o FBA Classic possui cinco tarifas:

  1. Comissão de venda: taxa cobrada para todos os vendedores Amazon, sem alteração de valor para aqueles no programa FBA.
  2. Tarifa de logística: cobrança pelo trabalho logístico completo e atendimento na fase de entrega.
  3. Tarifa de coleta: valor cobrado para a Amazon buscar o produto no armazém do vendedor.
  4. Tarifas de armazenagem de inventário: taxa para armazenar os produtos até a entrega, calculada por peso, sem limite de tempo.
  5. Tarifa de pedido de remoção: valor para devolver o produto ao depósito do vendedor.


É importante lembrar que, para evitar prejuízos, todas as taxas devem ser consideradas na formação do preço no marketplace.


💡 Leia mais sobre as taxas de vendas do marketplace em: Comissão em marketplace: quanto custa vender nos principais sites do e-commerce.


Para ajudar a entender se vale a pena estar no Fulfillment by Amazon, mesmo com essas taxas, nos próximos tópicos mostraremos os benefícios do programa e o valor que eles podem entregar aos seus clientes.


Quais são as vantagens do FBA Amazon? 


O Fulfillment da Amazon oferece inúmeros benefícios, tanto para os vendedores quanto para os consumidores finais. As principais vantagens incluem:


Oferecer frete grátis e selo prime 

Exemplo de anúncio com selo prime adquirido por se integrar ao FBA Amazon
Selo Prime em anúncio da Amazon


De acordo com dados de pesquisa da Opinion Box, o valor do frete e sua gratuidade é o segundo maior fator decisivo de compra, com 72% dos pesquisados destacando sua importância. Os vendedores do FBA Amazon que oferecem frete grátis para clientes Prime estão em vantagem. Isso também se aplica a compras acima de R$129.

Além disso, ter o selo de Entrega Prime no anúncio gera mais visibilidade para o produto, evitando a frustração dos clientes ao se depararem com fretes altos.


Anúncios em destaque com a Buy Box


A Buy Box é um destaque visual ao lado direito de uma página de produto, onde aparecem ofertas selecionadas. Isso aumenta a visibilidade do seu anúncio, mesmo se o visitante estiver em outro produto, aumentando as chances de venda.

Exemplo de um anúncio na Amazon com buy box, exclusivo para integrador do FBA
Buy box em um anúncio da Amazon


Resolver gargalos logísticos


Se o vendedor enfrenta dificuldades com logística, o FBA Amazon pode ser uma solução eficaz. Um exemplo apresentado na página de divulgação do serviço é de um vendedor que comercializou 4 mil produtos e a Amazon entregou no dia seguinte.

Vídeo divulgado pela Amazon de seus vendedores parceiros


Investir em serviços logísticos próprios pode ser inviável para muitas lojas, pois exige um alto investimento, muito tempo com processos e esforços da gestão que poderiam ser direcionados a outras áreas do negócio. 

Optar pelo programa completo do FBA, que inclui armazenamento pela Amazon e todas as etapas subsequentes, minimiza significativamente os obstáculos logísticos. A Amazon cuida de tudo, utilizando sua expertise e tecnologia de uma grande empresa global.


Eficiência e rapidez em suas entregas 


A Amazon se destaca pela agilidade nas entregas e pelo cuidado com que os produtos chegam ao cliente final. 

O FBA Amazon, através de seu sistema de suporte logístico e de expedição, oferece uma grande velocidade, podendo realizar entregas no dia seguinte ou no menor tempo possível. Isso auxilia na fidelização e atração de novos compradores. Ou seja, a “pressa” não é inimiga da perfeição, mas sim uma aliada da boa experiência do cliente. 

Segundo uma pesquisa mundial da Outbrain, 58% dos consumidores têm altas expectativas quanto à rapidez de entrega, tornando a agilidade um dos principais pontos avaliados pelos clientes ao decidir comprar um produto.


mais agilidade na Logística reversa 


Seja por defeito, erro no envio ou uso do direito de arrependimento da compra, devoluções e trocas são inevitáveis. Se a entrega tradicional já é um desafio para os vendedores, a logística reversa é ainda mais complicada. 

No entanto, para os vendedores Amazon que participam do programa FBA, o marketplace cuida dessa parte, facilitando significativamente o processo de devoluções e trocas.


Atendimento ao cliente facilitado


Com o FBA, o atendimento ao cliente se torna mais simples de ser monitorado. O lojista ainda precisa prestar suporte ao cliente, mas a Amazon assume parte da responsabilidade quando o produto é entregue pelo marketplace.

Muitas vezes, quando ocorre um problema, o cliente contata diretamente o e-commerce onde fez a compra, pois associa a transação ao site. Como a entrega é feita pela Amazon FBA, algumas questões podem não chegar ao vendedor. 

O sistema de acompanhamento do trânsito dos pedidos da Amazon é familiar para os consumidores, facilitando a localização de informações e a comunicação com o marketplace.


Maior custo-benefício para os vendedores


Sim, participar do programa FBA Amazon pode reduzir os custos das lojas online. Isso pode parecer estranho à primeira vista, considerando as taxas e comissões envolvidas. No entanto, na gestão empresarial, essa análise vai além desses custos diretos.

É necessário considerar o que seria gasto se a empresa oferecesse frete grátis e fosse responsável por todo o processo logístico, incluindo:

  • Gestão de estoque;
  • Armazenamento em Centros de Distribuição;
  • Expedição e entregas rápidas;
  • Atendimento ao cliente.

O serviço de fulfillment é um investimento que facilita o dia a dia do vendedor, proporcionando maior eficiência nos processos logísticos. Falhas nessas áreas podem prejudicar a reputação na Amazon, com avaliações negativas que influenciam a decisão de compra. 

É importante lembrar que os consumidores tendem a verificar o anúncio para ver qual vendedor está oferecendo o produto, especialmente após experiências negativas.


💡 Veja o guia completo sobre como começar a vender na Amazon, é só clicar aqui.


Como funciona e como utilizar o FBA Amazon?

Esquema que mostra as etapas de como funciona o FBA Amazon
Reprodução: Amazon


1. Configurações iniciais


Para começar a usar o FBA Amazon, o vendedor precisa primeiro verificar se atende aos requisitos exigidos pelo marketplace e informar o regime tributário do seu CNPJ na página do programa. Após isso, aguarda-se a aprovação pela Amazon.


2. Preparação dos produtos 


Após se cadastrar no FBA Amazon e ser aprovado, a plataforma o direcionará para uma página de treinamento com informações valiosas para aproveitar ao máximo o seu fulfillment.

Você deve selecionar seus produtos e utilizar o faturador da Amazon ou integrar com outro software para emitir as NF-es.


3. Embalar e enviar os pedidos


Assim, o seller envia os produtos para um Centro de Distribuição do marketplace. Para isso, é preciso embalar as mercadorias conforme as diretrizes fornecidas pelo marketplace, incluindo o uso de etiquetas da Amazon.

Vale ressaltar que a preparação inadequada dos produtos pode resultar em atrasos na entrega ou até mesmo na exclusão do FBA Amazon. Portanto, é necessário prestar muita atenção nesta etapa.

*O vendedor pode optar pela coleta da Amazon ou enviar os produtos por conta própria ou com outras transportadoras para o armazém.


4. Gerenciamento de produtos


Na Amazon, esta etapa é chamada de “gerenciamento de inventário”, que consiste na gestão dos produtos enviados ao Centro de Distribuição (CD). O vendedor Amazon realiza esse processo de forma remota, podendo rastrear os produtos. Após três meses de participação no FBA, o vendedor recebe dados que podem ajudar a melhorar a competitividade dos produtos no marketplace.

Um dos indicadores importantes é o Índice de Desenvolvimento de Inventário (IDI), que representa o equilíbrio entre o estoque mantido e os produtos vendidos. Esse índice está diretamente relacionado com a rotatividade dos itens armazenados. A Amazon também estabelece limites para o estoque no Centro de Distribuição com base no IDI.


Mais dúvidas? Tenha acesso ao suporte do FBA Amazon


O FBA Amazon é bastante intuitivo, mas o vendedor recebe todo suporte inicial de um parceiro do marketplace para utilizar o serviço de forma estratégica e eficaz. Além disso, existem diversos materiais de apoio disponíveis para melhorar a experiência das empresas cadastradas, como mencionado anteriormente.

O fulfillment da Amazon é uma excelente opção para vendedores da plataforma que desejam maximizar seus negócios.
Vale a pena analisar o custo-benefício e experimentar na prática para avaliar os benefícios e resultados. O investimento pode trazer muitos ganhos tanto para os clientes quanto para as lojas online.

Que tal saber um pouco mais sobre o Fulfillment by Amazon? Assista ao nosso vídeo:


Magis5 e FBA Amazon: integração para acelerar a performance do seller

ilustração Magis5 com integração com o FBA Amazon


O hub Magis5 é um software que automatiza e gerencia operações em marketplaces, incluindo integração com o FBA Onsite da Amazon. Com nossa plataforma, você pode gerenciar seus pedidos feitos pelo fulfillment, além de usar nosso faturador para emitir NF-es com facilidade e rapidez.

Se você ainda não conhece a Magis5 e quer entender como ela pode otimizar seus processos na Amazon e em outros marketplaces, entre em contato com um de nossos especialistas clicando no banner abaixo.

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Augusto Spineli

Augusto Spineli

Olá. Sou o Augusto Spineli, Marketeiro e SEO desde 2015. Já trabalhei com +100 projetos, incluindo marcas como Nestlé, P&G, 99, BIC e Porto Seguro, entre outras. Fui responsável pelo desenvolvimento e planejamento de campanhas para +70 clientes em diferentes áreas, sempre buscando superar as metas das empresas, por meio de indicadores como ROI, CPA, CAC, LTV e taxa de conversão. E também já estruturei +800 palavras-chave organicamente na primeira página do Google.
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