Fluxo de Caixa para e-commerce: tudo o que você precisa saber

por | 19 de abril de 2021 | E-commerce, Empreendedorismo, Transformação Digital

Todas as empresas, incluindo os e-commerces, precisam ter uma organização financeira para garantir uma operação tranquila e sempre positiva. Para facilitar essa organização é possível utilizar o Fluxo de Caixa para e-commerce.

Essa ferramenta é simples e prática para gerenciar as receitas e despesas de um negócio. O Fluxo de Caixa ajuda a ter um diagnóstico da saúde financeira do seu e-commerce, ou seja, fica mais fácil saber quando o cenário é favorável ou quando as contas vão ficar mais apertadas.

Neste artigo, nós vamos explicar o que é o Fluxo de Caixa e como criar uma previsão para o seu e-commerce. Além disso, daremos dicas de como manter o seu fluxo positivo. Confira!

O que é Fluxo de Caixa?

Fluxo de Caixa pode ser definido como um relatório de entrada e saída de dinheiro de uma empresa em um determinado período de tempo, que pode ser um dia, uma semana, um mês ou semestre.

Identificar quando as coisas estão indo bem é fácil: se há mais dinheiro entrando do que saindo, significa que você está no caminho certo. Mas essa informação sozinha não é suficiente para analisar a situação da saúde financeira da empresa como um todo.

Com o controle de Fluxo de Caixa todas as movimentações financeiras ficam registradas, junto com o motivo pelo qual elas ocorreram. Por exemplo: no documento de fluxo devem constar as receitas, dívidas, pagamentos, despesas da empresa.

Em resumo, a função do Fluxo de Caixa é mostrar para o gestor qual é a real situação financeira da empresa. Com essa visão é mais fácil definir quais as melhores estratégias para o crescimento do negócio.

Lucratividade é o mesmo que Fluxo de Caixa?

Na realidade, eles são bem diferentes. O Fluxo de Caixa mostra o saldo entre as receitas e as despesas da empresa, enquanto o lucro é a quantia líquida recebida após o pagamento de todas as despesas. 

Em alguns casos, o seu negócio pode ser lucrativo, mas estar com o Fluxo de Caixa negativo. Isso geralmente acontece por um curto período de tempo, por exemplo, após realizar uma grande compra ou então após realizar o pagamento dos seus colaboradores e despesas.

Para que o lucro seja sempre possível, é importante que o gestor tenha conhecimento sobre os indicadores financeiros da sua empresa, como ROI, CAC e LTV. Com essa visão dos indicadores, somada às informações do Fluxo de Caixa, é possível identificar pontos em que a empresa pode estar gastando demais sem necessidade. Nesse caso, a redução de custos pode ser feita de maneira eficiente e, consequentemente, o lucro pode aumentar.

Como criar uma previsão de Fluxo de Caixa para e-commerce?

A previsão de Fluxo de Caixa é um relatório que prevê quanto dinheiro entrará e sairá de sua empresa em um período de 12 meses. Isso inclui vendas estimadas, receitas e despesas gerais. Você também pode criar previsões em períodos mais curtos, o que pode ser útil ao tomar decisões de negócios estratégicas.

Um dos processos de criação de sua previsão de fluxo de caixa pode ser o seguinte:

1. Crie sua previsão de vendas e antecipe a projeção da receita em seu próximo ano financeiro.

2. Crie então uma previsão de lucros e perdas para contar com as despesas, usando como base o histórico da empresa.

3. Combine essas previsões e use-as para calcular seu fluxo de caixa no próximo ano e o saldo bancário esperado no final de cada mês.

Dicas para manter o Fluxo de Caixa positivo

Confira as dicas que vão fazer diferença na sua organização financeira.

1. Controle sua Gestão da Dívida

A gestão da dívida desempenha um papel vital em seu Fluxo de Caixa. Pagar o cartão de crédito e empréstimos da sua empresa em dia evita um possível acúmulo de dívidas, além de evitar uma má reputação com os credores e construir um bom histórico de crédito para a sua empresa.

Outra etapa crucial para a gestão da dívida é definir um orçamento que determine para onde seu dinheiro está indo. Ao criar um orçamento adequado às suas circunstâncias, você poderá gerenciar melhor o Fluxo de Caixa de sua empresa. 

2. Use um sistema de controle de custos em tempo real

O gerenciamento financeiro em tempo real permite que você acompanhe as atividades de sua empresa muito melhor. Usando este tipo de sistema para controlar o Fluxo de Caixa, você poderá saber imediatamente quando gastou muito ou quando gastou muito pouco. Rastrear seu dinheiro permite que você faça os ajustes necessários com facilidade e muito mais eficiência.

Um exemplo de sistema é a Plataforma a55, que mostra como está a saúde financeira do seu negócio, oferecendo também a possibilidade de solicitar uma linha de crédito para alavancar o crescimento sustentável da sua empresa.

Uma outra opção, para melhorar a visibilidade dos custos e gastos da sua empresa, é a utilização de um cartão corporativo (ou vários) que lhe entregue dados das despesas em tempo real.

3. Configure a automação pós-compra

A automação de marketing é uma grande carta na manga para o e-commerce, podendo ser uma aliada valiosa para coletar feedback e manter seus clientes retornando para sua loja.

Ferramentas de automação de marketing como a ActiveCampaign, por exemplo, permitem que você configure “sequências” que podem nutrir, educar e vender para os clientes com base em suas ações e comportamento.

4. Concentre 80% dos esforços em seus melhores produtos

De acordo com a Lei de Pareto de Joseph M. Juran, é grande a probabilidade de que 80% de seus lucros sejam derivados de 20% dos seus produtos. Você pode alcançar um crescimento exponencial ao se concentrar nos produtos que contribuem mais para o sucesso do seu site. É interessante focar seu negócio no que é mais importante e que contribui para o seu crescimento, para isso, utilize a estratégia da curva ABC para identificar os seus produtos de melhor performance.

5. Automatize descontos em datas sazonais

Uma ótima maneira de aumentar a fidelidade do cliente de uma forma personalizada e automatizada é configurar cupons de desconto de aniversário e datas sazonais.

Usando uma ferramenta de automação de marketing, como Mailchimp ou Sendgrid, por exemplo, você pode configurar sequências que enviam a cada cliente uma mensagem personalizada no dia de seu aniversário e em momentos específicos após a compra em seu site.

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta poderosa que pode ajudar o seu negócio a ir mais longe. Com as informações obtidas, é possível definir as melhores estratégias para aumentar o lucro da sua empresa.

Um ponto fundamental para utilizar o Fluxo de Caixa da melhor maneira é conhecer e entender tudo sobre o seu negócio. Analise quais dicas que citamos fazem mais sentido para o momento da sua empresa e pesquise quais ferramentas se adequam para o que você precisa.

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Jayme Canhada

Jayme Canhada

Formado em Tecnologia e Marketing pela Anhembi Morumbi, Head of Digital Partnerships da a55 e especialista em Marketing Digital e Estratégia.
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