O frete dos marketplaces é um dos fatores cruciais para a decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago, aponta que 55% dos usuários que abandonam seus carrinhos antes de finalizar o pagamento fazem isso devido ao valor do frete.

Por isso, proporcionar melhores condições é, sobretudo, uma estratégia para o vendedor se tornar mais competitivo. Alguns marketplaces, então, começaram a criar políticas e distribuir cupons de frete grátis para os lojistas parceiros usarem com seu público e melhorar suas estratégias.

A dúvida que pode surgir é como esse gasto é subsidiado, já que o consumidor não quitará essa cobrança. Essa questão varia em cada marketplace e, por esse motivo, criamos esse manual para explicar como funcionam as políticas de 5 dos principais canais de venda do Brasil.

Já salva esse texto e tenha ele sempre ao seu lado para te ajudar a traçar seu plano de ação. Boa leitura!

Como funciona o frete dos marketplaces?

Anteriormente, é importante entender basicamente como funciona o frete dos marketplaces. Se o produto for despachado pelos Correios é comumente calculado sobre os seguintes fatores:

  • Peso;
  • Dimensões (altura, largura e comprimento);
  • Prazo de entrega (econômica ou expressa).

Vale ressaltar que, na maioria das vezes, o prazo de entrega interfere no valor do frete. Então se o cliente optar por uma entrega mais rápida (expressa), o preço será mais elevado.

Muitos marketplaces, no entanto, criaram suas próprias soluções logísticas, ou fulfillment, para dar uma alternativa aos vendedores assíduos na plataforma, o que pode influenciar no cálculo do frete. Alguns exemplos são:

  • Mercado Livre, com o Mercado Envios;
  • AliExpress, com o Cainiao;
  • B2W, com a B2W entregas;
  • Magalu, com o Magalu Entregas;
  • Shopee, com o Shopee Envios;
  • Via Varejo, com o Envvias.

Com essas soluções, o marketplace assume toda a responsabilidade pelo envio do produto, realizando o contato com os correios ou com as transportadoras para que o produto seja entregue. 

Fica a responsabilidade ao vendedor de entregar os produtos nos centros de distribuição devidamente etiquetados para que prossiga para o envio. Muitas soluções logísticas, como o Mercado Envios, possui vários armazéns distribuídos pelas grandes cidades em locais estratégicos e a entrega pode ser finalizada em até 1 dia útil, conforme o local de destino.

Quanto custa o frete dos marketplaces?

No caso de frete grátis, o valor do frete dos marketplaces é subsidiado conforme o canal de venda, podendo variar bastante. Abaixo, vamos explicar como é custeado o frete para o vendedor nas principais plataformas. Confira:

Mercado Livre

Os consumidores têm frete grátis dentro do Mercado Livre nas compras acima de R$79,90, e a forma como o valor do frete é subsidiado varia conforme a qualificação do vendedor dentro da plataforma. Por isso, a reputação do lojista é muito importante.

Quer saber como aumentar sua reputação nos marketplaces? Leia o nosso artigo completo!

O termômetro da reputação do Mercado Livre funciona da seguinte forma:

Termômetro de reputação Mercado Livre

Reputação verde

Vendedores na reputação verde têm 3 responsabilidades a cumprir. São elas:

  • Suas vendas com reclamações não poderão exceder 4% do total de vendas;
  • Seu tempo de envio não poderá exceder 15% do total de vendas;
  • Não pode cancelar mais de 2% das suas vendas.

Reputação amarela

Vendedores na reputação amarela, também, têm 3 responsabilidades a cumprir. São elas:

  • Suas vendas com reclamações não poderão exceder 7% do total de vendas;
  • Seu tempo de envio não poderá exceder 20% do total de vendas;
  • Não pode cancelar mais de 7% das suas vendas.

Reputação laranja

Finalmente, os vendedores na reputação amarela, também, têm 3 responsabilidades a cumprir. São elas:

  • Suas vendas com reclamações não poderão exceder 12% do total de vendas;
  • Seu tempo de envio não poderá exceder 30% do total de vendas;
  • Não pode cancelar mais de 10% das suas vendas. 

Afinal, quanto custa o frete grátis do Mercado Livre?

Se o vendedor possuir reputação verde, o Mercado Livre subsidia 50% do valor do frete.

E se o vendedor possuir reputação amarela, o Mercado Livre subsidia 40% desse valor.

Vale ressaltar que existem valores diferentes do frete com base na região de envio, e se o vendedor utiliza o Mercado Envios, o fulfillment do marketplace, o valor do envio pode ser menor. A tabela com todos os preços pode ser acessada aqui.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza dá ao comprador frete grátis para compras acima de R$79,00, e o custeio do frete tem bastante relação com a porcentagem de envios sem atraso. Ou seja, o Magalu subsidia parcialmente, ou totalmente, o valor do frete, conforme o desempenho do vendedor em sua plataforma.

A regra é divida em 5 níveis:

Níveis e regras para a política de frete grátis do Mercado Livre

Por isso, o vendedor que está expondo seus produtos no Magalu, precisa se atentar ao processo logístico da sua empresa para que o valor cobrado do frete grátis seja suficientemente favorável nas suas vendas.

Shopee

A Shopee mudou bastante sua taxa de comissão e sua política de frete grátis. A distribuição para os consumidores funciona, basicamente, por meio de cupons que são dados para os lojistas utilizarem com sua base.

Hoje, no marketplace, existem 2 novos tipos de comissionamento que impactam o contexto do frete grátis. São eles:

  • 12% de comissão fixa cobrada pela plataforma + 2 cupons de frete grátis, para produtos acima de R$50,00, para o vendedor usar com sua base de usuários;
  • Pacote opcional de 6% somado à comissão fixa para ganhar mais 3 cupons de frete grátis (totalizando 5), podendo usar para compras acima de R$20,00 + um selo de destaque.

Para quem optar pela comissão fixa normal, a Shopee subsidia até R$25,00 do valor do frete. Se o preço ultrapassar esse valor, o vendedor deve pagar a diferença.

Já para quem optar pelo pacote extra, a Shopee subsidia até R$20,00, para compras acima de R$20,00, e R$25,00, para compras acima de R$50,00. Novamente, se o preço ultrapassar esses valores, o vendedor deve pagar a diferença.

B2W

A B2W dá ao consumidor frete grátis nos produtos acima de R$80,00 nas regiões Sul e Sudeste, e o subsídio do frete é dado conforme o valor do Seller Index do vendedor, que é a pontuação que o seller recebe dentro do marketplace.

Essa avaliação, que pode ultrapassar 150 pontos, leva em conta determinados quesitos para que o vendedor consiga pontuar. Alguns deles são:

  • Tempo de resposta a mensagens com cliente;
  • Quanto tempo leva para processar o pedido e postar no correio;
  • Quantidade de problemáticas com troca de produto;
  • Entre outros fatores.

Dessa forma, o vendedor precisa se preocupar com toda a operação para oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor para que seja renomado e pontuado dentro da B2W. O custeio do frete, por sua vez, é baseado na quantidade de pontos que um vendedor possui e é dividido da seguinte forma:

  • Grupo 1: se o vendedor possui de 0 a 119 pontos, ele paga 100% do valor do frete;
  • Grupo 2: se o vendedor possui de 120 a 149 pontos, ele paga 60% do valor do frete;
  • Grupo 3: se o vendedor possui a partir de 150 pontos, ele paga 50% do valor do frete;
  • Grupo 4: se o vendedor utiliza a B2W Entregas, o fulfillment da B2W, o frete é 100% subsidiado pelo marketplace.

Por isso, além da pontuação, pode ser vantajoso para o vendedor utilizar a solução logística do marketplace para ter o valor do frete grátis subsidiado totalmente por ele.

Amazon

Por muito tempo a Amazon teve sua operação voltada para a venda de livros, que, em suma, possuem em um ticket médio mais baixo. Por isso, sua política de frete grátis subdivide-se da seguinte forma:

  • Compra mínima de R$99,00 em livros para ganhar frete grátis;
  • Compra mínima de R$149,00 nas demais categorias para ganhar frete grátis;
  • Compra mínima de R$149,00 em carrinhos mistos, contendo livros e itens de outras categorias, para ganhar frete grátis.

Há, ainda, a seleção de uma curadoria de produtos com frete grátis para clientes que assinem Amazon Prime Video, o serviço de streaming da mesma empresa.

Diferente dos demais marketplaces citados, o custeio do frete grátis na Amazon é realizado 100% pelo vendedor, sem subsídio parcial por parte do canal de venda. Por isso, é preciso pensar ainda mais na melhor estratégia para optar por dar frete grátis à sua base de usuários na Amazon, já que, às vezes, o valor do frete pode superar o preço do próprio produto.

Importância da expedição dos produtos

O frete dos marketplaces também está bastante interligado com o prazo de envio dos produtos. Por isso, é preciso buscar sempre investir em soluções que otimizem a expedição, tornando-a cada vez mais rápida e prática, para que atrasos e erros sejam evitados.

A melhor opção, para quem está com o volume de vendas mensais em ascensão, é procurar por um hub de integração que automatize a expedição e agilize os processos logísticos. Nesse contexto, o Magis5 pode te ajudar. Essa solução possui:

  • Emissão de notas fiscais e declarações de conteúdo casados com as etiquetas dos marketplaces, o que poupa muito trabalho manual e tempo na etiquetagem;
  • Bipagem de produtos;
  • Cadastro de múltiplos CNPJs e gerenciamento dos estoques de um único lugar e sem custo adicional;
  • Eficácia comprovada na otimização do tempo, por conseguir automatizar 100% a expedição;
  • E muito mais!

Para falar com o time Magis5 e marcar uma demonstração da plataforma, basta acessar o banner abaixo.

Magis5

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Arthur Pontara

Arthur Pontara

Analista de Inboung Marketing no Magis5, mineiro, aspirante a cineasta, apaixonado por tecnologia e inovação entre os jovens empreendedores. Para falar com Arthur, basta enviar um e-mail para arthur.pontara@magis5.com.br