Vale a pena vender na Shopee? O marketplace fornece taxa de comissão de 14% ao vendedor!

por | 29 de outubro de 2020 | Marketplaces, E-commerce, Empreendedorismo

Você já ouviu falar da Shopee, o novo queridinho dos sellers brasileiros? Se ainda não, está na hora de conhecer esse marketplace que vem ganhando notoriedade no Brasil e em outros países do mundo. A taxa Shopee é favorável aos vendedores e uma barreira de entrada baixa, a plataforma se destaca pela facilidade de cadastro e pela possibilidade de registro por CPF. 

Além disso, a Shopee tem conquistado os consumidores com frete grátis em compras acima de R$39,00 e cupons limitados, o que tem se mostrado um diferencial importante para o público brasileiro, que valoriza o valor e o prazo de entrega. 

E não para por aí: a plataforma ainda oferece a “Garantia Shopee”, um recurso que retém temporariamente o dinheiro para garantir que a transação seja concluída com êxito, dando segurança tanto para os compradores quanto para os vendedores. 

Quer saber mais sobre a Shopee e como vender na plataforma? Continue lendo este artigo e descubra todas as dicas para aumentar suas vendas.

O que você vai encontrar nesse artigo?

O que é a Shopee?

A Shopee é um dos marketplaces mais populares do mundo, fazendo parte do grupo Sea, a empresa mais valiosa da Ásia

Entre 2021 e 2022, Shopee tornou-se o aplicativo de compras mais usado no Brasil, ultrapassando Mercado Livre, Americanas e iFood, segundo o Diário do Comércio.

Além disso, o aplicativo da Shopee ficou em quinto lugar na categoria de compras em todo o mundo em 2019. E mais recentemente, a plataforma tem ganhado destaque no mercado brasileiro, ocupando a posição número um em número de downloads na categoria de compras, ultrapassando os gigantes do e-commerce. 

Com taxas de comissão favoráveis ao vendedor e um processo de cadastro fácil, que pode ser realizado com CPF, a Shopee vem conquistando um grande volume de vendedores e se consolidando como uma das principais opções para quem quer vender online no Brasil.

imagem mostra homem calculando taxa shopee

Shopee: o novo queridinho dos sellers brasileiros

Desde 2019, a Shopee, marketplace criado em Singapura, chegou de forma agressiva ao mercado nacional com sua nova sede em São Paulo. 

A taxa de comissão fixa da plataforma é de 14% sobre o valor do produto, mas pode subir para 20% se o vendedor optar pelo pacote de frete grátis, que inclui três cupons para seus clientes. Mesmo sem o pacote, o vendedor recebe dois cupons gratuitamente, o que se tornou uma peça-chave na imagem da marca.

A oferta de frete grátis em compras acima de R$39,00, com cupons limitados, atraiu o consumidor brasileiro, que valoriza o prazo de entrega e o valor do frete, de acordo com a pesquisa E-commerce Trend, da Rock Content. 

A taxa de comissão incide apenas sobre o preço do produto, mesmo quando o frete não é grátis, o que favorece o vendedor em relação a outros marketplaces.

A Shopee ainda estabeleceu uma nova tarifa sobre a comissão para aumentar o ticket médio da plataforma.

Para vendedores que expõem produtos com valores elevados, essa estratégia é bastante interessante, pois em compras acima de R$850,00, o valor da comissão será sempre R$100,00 para quem utiliza a taxa de comissão normal de 14%, e em compras acima de R$500,00, o valor da comissão será sempre R$100,00 para quem utiliza o pacote opcional de frete grátis de 20%.

Qual a taxa Shoppe?

A Shopee cobra uma taxa de comissão padrão de 14% sobre o valor total do produto para todos os vendedores. 

No entanto, para aqueles que participam do Programa de Frete Grátis, há uma comissão adicional de 6%. Isso significa que, para esses vendedores, a taxa total de comissão pode chegar a 20%. 

Além disso, a Shopee oferece um benefício exclusivo aos vendedores participantes, onde o valor máximo da comissão cobrada por item é de R$100. Esse benefício é aplicado por item selecionado em um pedido, e não sobre o valor total do carrinho. 

Isso é especialmente benéfico para vendedores que vendem itens de alto valor e que, de outra forma, teriam que pagar uma taxa de comissão exorbitante.

mulher mostrando para a amiga destalhes sobre a taxa shopee

O que é preciso para vender no Shopee?

Para começar a vender na Shopee, é necessário criar uma conta de vendedor. Se você já tem uma conta de comprador, pode acessar o seu perfil para alterá-la e se tornar um vendedor. 

Em seguida, é preciso criar e cadastrar a sua loja na plataforma, escolhendo entre um comércio pessoal ou com CNPJ e preenchendo as informações pessoais e da loja solicitadas. Depois disso, você poderá adicionar produtos e fazer anúncios na página da sua loja.

<<< Leia também: Qual a melhor opção: vender por CPF ou CNPJ? >>>

Para criar um anúncio, basta acessar a sua conta e selecionar “Adicionar Produto” na página da sua loja. Adicione fotos, nome e descrição do produto, categoria, preço e quantidade disponível. Informe se é um produto novo ou usado e publique o anúncio. A Shopee é uma plataforma segura e fácil de trabalhar, sendo uma ótima opção para quem busca renda extra.

Quem paga o frete da Shopee? 

Na Shopee, o frete é geralmente pago pelo cliente, a menos que ele tenha um cupom de desconto que cubra o valor. 

No entanto, em certas ocasiões, a Shopee pode assumir o custo do frete, mas com o acréscimo da taxa de comissão aplicada ao vendedor. 

É importante lembrar que a política de frete pode variar de acordo com cada vendedor e produto, por isso é sempre importante verificar as informações na página de cada produto antes de finalizar a compra.

conheça a taxa shopee

Precisa de nota fiscal para vender na Shopee?

Embora seja possível cadastrar-se como vendedor pessoa física na Shopee, há muitas restrições para essas contas. Além disso, os impostos para vendas como pessoa física são mais elevados do que para aqueles que têm CNPJ.

Por isso, é crucial abrir um CNPJ e emitir nota fiscal para vender na Shopee, pois isso é fundamental para tornar sua atividade lucrativa.

Desde junho de 2022, a plataforma exige que os vendedores cadastrados como pessoa física e que tenham faturamento anual superior a R$ 81 mil nos últimos 12 meses mudem para uma conta de pessoa jurídica. 

Se essa exigência não for cumprida, a loja será suspensa e os canais de envio desabilitados até que a regularização seja feita.

Vale a pena vender na Shopee?

Um diferencial importante desse marketplace é a chamada “Garantia Shopee”, esse recurso retém temporariamente o dinheiro para garantir que a transação seja concluída com êxito e, isto faz com que o consumidor fique seguro na hora de realizar suas compras e o vendedor também não corre riscos.

O marketplace já possui mais de 10 milhões de vendedores ativos e hoje, 95% de todas as vendas são feitas pelo celular.

A Shopee vem investindo fortemente em tecnologia e segurança e além de ser o maior app de compras da Ásia, possui mecanismos de avaliações de usuários e rastreios de pedidos para dar tranquilidade aos compradores e sellers da plataforma.

Dicas para vender na Shopee

Na plataforma da Shopee é possível encontrar produtos dos mais diferentes tipos, porém segundo relatos dos vendedores e clientes Magis5 que já possuem integração com o marketplace, mercadorias com um ticket médio menor estão liderando as vendas na plataforma.

Siga dicas para aumentar as suas vendas na Shopee:

Envio de pedidos no prazo

Para evitar o cancelamento dos seus pedidos, envie seus produtos dentro do prazo determinado para aumentar sua reputação e construir autoridade e fidelidade com o seu cliente.

Nunca venda produtos de procedência duvidosa

Não utilize produtos falsificados e escreva descrições detalhadas e títulos que ajudem o consumidor a encontrar sua loja dentro do marketplace.

Use o chat da Shopee

O chat da Shopee é um excelente recurso para fornecer respostas rápidas aos compradores, use-o para tirar dúvidas, dar informações necessárias para vender mais.

Aproveite as funções da Central de Marketing da Shopee

Utilize a Central de Marketing da Shopee para direcionar as campanhas de tráfego pago para sua loja e criar uma forte identidade para seu negócio.

central de marketing da taxa shopee

Validade o potencial de venda dos seus produtos

Antes de escolher um nicho de produtos, faça uma pequena validação e teste quais são as mercadorias que possuem mais venda, após validados, invista fortemente na categoria.

Vários vendedores já realizaram milhares de vendas em poucos meses e agora resta saber quais serão as ações tomadas pelos concorrentes, especialmente pelo Mercado Livre que pelo que se nota é o Marketplace líder de mercado no Brasil e na América Latina.

Shopee Ads: publicidade da Shopee

Possivelmente, você já viu alguma propaganda da Shopee no YouTube ou nos intervalos dos principais canais da televisão brasileira. Esse investimento incide sobre o aumento considerável da base de clientes que, cada vez mais, vão perdendo o estigma de que o marketplace não seja um lugar confiável para comprar produtos.

Aliás, além da publicidade para potenciais clientes, a plataforma tem investido em Webinars para a divulgação de ferramentas para e-commerce que a marca confia a sua base de vendedores. A divulgação é feita pela própria Shopee e empresas parceiras, sendo os convites enviados por e-mail.

Já dentro da plataforma, existe o Shopee Ads, que auxilia os vendedores a fazer campanhas pagas com seus anúncios para impactar um número maior de pessoas.

Como funciona o Shopee Ads?

Na Central do Vendedor, existe uma aba do Shopee Ads que ao ser acessada é possível recarregar a carteira para começar a promover os anúncios. O valor mínimo, aliás, é de R$50,00 iniciais.

Na página é possível clicar em um botão que está escrito “+ Anúncios de palavras-chave”, onde você pode selecionar os anúncios que pretende alavancar e, então, é só clicar em “confirmar” e terminar de configurar, abaixo, o limite de orçamento, a duração da campanha e, claro, as palavras-chave desejadas.

Para quem está começando, o ideal é não cadastrar muitos anúncios para testar o orçamento. Também, investir gradualmente para favorecer os testes e encontrar os produtos que melhor ranqueiam no marketplace.

Vale ressaltar que o importante não é o número de impressões, mas o número de conversões. Por isso, baseie suas métricas no CTR (razão entre número de cliques e impressões) e adapte suas palavras-chave frequentemente para ter melhores resultados.

Como vender na Shopee?

Vender na Shopee é simples, basta o vendedor preencher um formulário no próprio site e aguardar o contato da equipe comercial por meio desse link.

Fazer a gestão de pedidos em razão do grande número de pedidos que a Shopee vem recebendo, pode se tornar um problema se não houver uma ferramenta de gestão adequada, para isto o Magis5, um dos primeiros hubs de automação que possuem integração com esse marketplace está fornecendo condições especiais para lojistas da Shopee. 

Atue com profissionalismo na Shopee

Em conclusão, a Shopee vem se destacando no mercado brasileiro com suas taxas de comissão favoráveis aos vendedores, processo de cadastro fácil, e recursos exclusivos, como a oferta de frete grátis e a “Garantia Shopee”. 

Esses diferenciais têm atraído muitos vendedores para a plataforma, e um dos primeiros hubs de automação a possuir integração com a Shopee, o Magis5, está oferecendo condições especiais para lojistas que desejam aumentar suas vendas na plataforma. 

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Claudio Dias

Claudio Dias

Cláudio é Co-founder e CEO do Magis5 e possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Agora, está construindo uma startup para revolucionar o ecossistema de e-commerce brasileiro com estratégias inovadoras e que mudam a vida de outros empreendedores.
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