Os relatórios financeiros são instrumentos fundamentais para a tomada de decisão estratégica dentro de um negócio. Eles envolvem dados de receitas, despesas, prejuízos e lucros e são vitais para a saúde da empresa.

O controle financeiro é a alma de qualquer negócio. Saber tudo que entra e sai, quais os valores, as taxas e tudo que envolve cada produto dentro de um empreendimento é sem dúvidas um dos principais pilares para dar certo. 

Um estudo feito pelo Sebrae, o índice de Microempreendedores Individuais (MEIs) que fecham suas empresas chega a quase 30% e um dos principais motivos é a falta de planejamento e gestão financeira, sobretudo no contexto de crise econômica causado pela pandemia.

Pensando em solucionar essa dor o Magis5 desenvolveu e lançou uma nova funcionalidade, que são os Relatórios Financeiros que tem como objetivo entregar dados sobre possíveis prejuízos do seller, de seus pedidos e produtos dentro do seu e-commerce. 

Imagem que contém as 3 categorias da nova funcionalidade de Relatórios Financeiros. 1- Relatório de Pedidos 2- Relatórios de Prejuízos 3- Relatórios de Produtos
Categorias da nova funcionalidade de Relatórios Financeiros

1º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Pedidos

O primeiro relatório de pedidos dá todas as informações necessárias para que o vendedor possa acompanhá-lo até a chegada ao seu cliente. 

Nele é possível ver qual marketplace o produto foi vendido, dados do comprador, o status do pedido (logística, separação, a caminho e recebido) e a data que o pedido foi feito. 

Nesta categoria o vendedor não consegue saber se está tendo lucro ou prejuízo ou a comissão cobrada por cada marketplace. Caso isso seja uma necessidade, a segunda categoria é mais indicada, pois oferece dados mais nichados. 

2º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Prejuízos

Os relatórios de prejuízos possuem a função específica de entregar para o lojista os dados sobre os produtos que ele pode ou não estar perdendo dinheiro.

Desta forma é possível ter um controle maior das escolhas de precificação dos produtos e perceber se é viável ou não um preço mais baixo para ter um preço competitivo dentro dos marketplaces.

É muito importante destacar neste caso que, se os produtos em sua maioria estão dando mais prejuízo que lucro para o lojista sem a intenção de se tornar competitivo, o Magis também oferece uma funcionalidade que indica de forma automática quais seriam os preços ideais

Para entender melhor como ela funciona, confira o ebook

Baixe Planilha de precificação para marketplaces grátis

3º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Produtos

Por fim, a última categoria, essa que oferece informações mais detalhadas, são os relatórios de produtos, ela entrega tanto os dados dos produtos, dos marketplaces e toda a área financeira relacionada a eles.

Esse relatório facilita a gestão como um todo para o lojista, ele oferece o número do produto, a quantidade de vendas que ele está fazendo e relacionar seu estoque, como mostra a imagem ampliada a seguir. 

Outro fator relevante, são os dados relacionados aos Marketplaces, como em qual loja foi vendido o produto, o status, ID do Marketplace e qual o título do anúncio do produto dentro do canal de vendas. Como mostra a imagem abaixo:

Contém um print de tela da aba de relatórios financeiros, da categoria específica de relatórios de produtos e todas as informações que são disponibilizadas para o seller na plataforma Magis5
Print aba Relatórios Financeiros, categoria de produtos

E por fim a parte relacionada aos dados financeiros dos produtos, esta engloba os custos do produto, os custos de envio e o custo total

Esta função também permite que o vendedor veja se está tendo lucro ou prejuízo em cada uma de suas vendas. 

Vale ressaltar que todas as categorias são preenchidas manualmente a parte da comissão cobrada de cada marketplace e os preços dos seus produtos, com exceção do Mercado Livre e Shoppe que entregam esses dados a plataforma. 

Tendo isso em vista e não sendo do interesse do lojista preencher esses dados de forma manual, o Magis5 também oferece uma segunda solução, a precificação automática. 

Ela tem como proposta ajudar a calcular automaticamente as taxas padrões dos marketplaces e utilizar o preço de custo cadastrado no seu ERP e custo operacional, aplicando a margem de lucro configurada, além das taxas específicas de peso desde que ela esteja configurada manualmente

Leia mais em: Como aplicar a precificação automática no meu negócio 

Caso ainda tenha ficado com dúvidas ou precise de ajuda em alguma das categorias, entre em contato com um de nossos especialistas

Magis5

Comentários

Izadora Guimarães

Izadora Guimarães

Mineira, redatora da startup Magis5, apaixonada por esportes de velocidade e inovação. Para entrar em contato sobre as pautas abordadas, enviar e-mail para: izadora.guimaraes@magis5.com.br.