Os relatórios financeiros são instrumentos fundamentais para a tomada de decisão estratégica dentro de um negócio. Eles envolvem dados de receitas, despesas, prejuízos e lucros e são vitais para a saúde da empresa.
O controle financeiro é a alma de qualquer negócio. Saber tudo que entra e sai, quais os valores, as taxas e tudo que envolve cada produto dentro de um empreendimento é sem dúvidas um dos principais pilares para dar certo.
Um estudo feito pelo Sebrae, o índice de Microempreendedores Individuais (MEIs) que fecham suas empresas chega a quase 30% e um dos principais motivos é a falta de planejamento e gestão financeira, sobretudo no contexto de crise econômica causado pela pandemia.
Pensando em solucionar essa dor o Magis5 desenvolveu e lançou uma nova funcionalidade, que são os Relatórios Financeiros que tem como objetivo entregar dados sobre possíveis prejuízos do seller, de seus pedidos e produtos dentro do seu e-commerce.
1º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Pedidos
O primeiro relatório de pedidos dá todas as informações necessárias para que o vendedor possa acompanhá-lo até a chegada ao seu cliente.
Nele é possível ver qual marketplace o produto foi vendido, dados do comprador, o status do pedido (logística, separação, a caminho e recebido) e a data que o pedido foi feito.
Nesta categoria o vendedor não consegue saber se está tendo lucro ou prejuízo ou a comissão cobrada por cada marketplace. Caso isso seja uma necessidade, a segunda categoria é mais indicada, pois oferece dados mais nichados.
2º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Prejuízos
Os relatórios de prejuízos possuem a função específica de entregar para o lojista os dados sobre os produtos que ele pode ou não estar perdendo dinheiro.
Desta forma é possível ter um controle maior das escolhas de precificação dos produtos e perceber se é viável ou não um preço mais baixo para ter um preço competitivo dentro dos marketplaces.
É muito importante destacar neste caso que, se os produtos em sua maioria estão dando mais prejuízo que lucro para o lojista sem a intenção de se tornar competitivo, o Magis também oferece uma funcionalidade que indica de forma automática quais seriam os preços ideais.
Para entender melhor como ela funciona, confira o ebook
3º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Produtos
Por fim, a última categoria, essa que oferece informações mais detalhadas, são os relatórios de produtos, ela entrega tanto os dados dos produtos, dos marketplaces e toda a área financeira relacionada a eles.
Esse relatório facilita a gestão como um todo para o lojista, ele oferece o número do produto, a quantidade de vendas que ele está fazendo e relacionar seu estoque, como mostra a imagem ampliada a seguir.
Outro fator relevante, são os dados relacionados aos Marketplaces, como em qual loja foi vendido o produto, o status, ID do Marketplace e qual o título do anúncio do produto dentro do canal de vendas. Como mostra a imagem abaixo:
E por fim a parte relacionada aos dados financeiros dos produtos, esta engloba os custos do produto, os custos de envio e o custo total.
Esta função também permite que o vendedor veja se está tendo lucro ou prejuízo em cada uma de suas vendas.
Vale ressaltar que todas as categorias são preenchidas manualmente a parte da comissão cobrada de cada marketplace e os preços dos seus produtos, com exceção do Mercado Livre e Shoppe que entregam esses dados a plataforma.
Tendo isso em vista e não sendo do interesse do lojista preencher esses dados de forma manual, o Magis5 também oferece uma segunda solução, a precificação automática.
Ela tem como proposta ajudar a calcular automaticamente as taxas padrões dos marketplaces e utilizar o preço de custo cadastrado no seu ERP e custo operacional, aplicando a margem de lucro configurada, além das taxas específicas de peso desde que ela esteja configurada manualmente
Leia mais em: Como aplicar a precificação automática no meu negócio
Caso ainda tenha ficado com dúvidas ou precise de ajuda em alguma das categorias, entre em contato com um de nossos especialistas