Guia Técnicas de copywriting para aumentar suas vendas nos marketplaces

Guia completo de copywriting para impulsionar suas vendas nos marketplaces

O uso de técnicas de copywriting tem se tornado uma estratégia de marketing cada vez mais adotada por vendedores brasileiros que buscam destacar seus produtos em meio à grande concorrência, especialmente nos marketplaces.

Neste artigo, você encontrará uma seleção de técnicas utilizadas por profissionais de copywriting e como aplicá-las em seus anúncios nos marketplaces.

Aprender mais sobre copywriting também permite que você use essas técnicas em outros tipos de conteúdo, como nas redes sociais da sua loja, ajudando a gerar mais engajamento e aumentar seu faturamento.

Ao longo da leitura, você verá:

  • O que é copywriting e exemplos
  • Termos de copywriting e gatilhos mentais
  • Como aplicar as técnicas de copywriting nos marketplaces

Se o seu objetivo é aumentar as vendas por meio de textos persuasivos que trazem resultados, siga até o final!



O que é copywriting, onde usar e exemplos 


Antes de explorar as técnicas de copywriting que podem aumentar suas vendas, é importante entender o que copywriting realmente é e o que não é.

Com alguns exemplos, você provavelmente perceberá que já encontrou copywriting diversas vezes, especialmente no ambiente digital, onde ele está presente em muitos formatos e plataformas.


O que é copywriting?


Copywriting consiste em textos que utilizam técnicas persuasivas e estratégicas, com o objetivo principal de aumentar as vendas de produtos ou serviços.

No entanto, o copywriting pode ser aplicado a outros objetivos específicos, como:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca
  • Transmitir maior confiança ao cliente em potencial
  • Gerar identificação com o público

Aplicar técnicas e gatilhos de copywriting é importante, especialmente ao vender em marketplaces, para criar títulos e descrições que despertem o desejo de compra, levando o consumidor a concluir a compra em sua loja.

Segundo dados da Nielsen Norman Group, líder em estudos de experiência do usuário, as pessoas estão cada vez mais dedicando menos tempo à leitura na internet. Por isso, criar descrições e textos impactantes e no tamanho adequado é uma estratégia importante para aumentar suas vendas.


Copywriting e copyright são diferentes? 


Embora os termos “copywriting” e “copyright” sejam parecidos, eles têm significados completamente distintos.

Copyright refere-se a direitos autorais, ou seja, a proteção legal reservada a filmes, marcas, livros e outras criações. Você provavelmente já viu exemplos de empresas que registram frases ou símbolos para proteger suas marcas.

Já o copywriting está relacionado ao marketing, utilizando textos estratégicos para gerar resultados e aumentar as vendas de um negócio.


Onde você encontra copywriting e exemplos


imagem descritiva de onde pode encontrar exemplos de copywriting como séries da netflix como descrição
Onde você pode encontrar o copywriting


As técnicas de copywriting estão cada vez mais presentes no ambiente digital, especialmente para quem é um comprador frequente. No entanto, antes das lojas virtuais dominarem as vendas globais, o copywriting já marcava presença em outros meios, como nos comerciais de TV.

A Polishop, varejista de produtos para casa, saúde e beleza, é um bom exemplo de empresa que sempre utilizou copywriting para despertar o desejo de compra em seu público. Com produtos de nomes diferenciados e inéditos no mercado, sua estratégia de marketing cria gatilhos ao apresentar essas ofertas como novidades, prometendo transformar o estilo de vida ou facilitar o dia a dia.

No meio digital, você provavelmente já foi atraído por um e-mail com seu nome no título, oferecendo algo como: “Ei, Fulano, você não vai perder a chance de garantir o emprego dos seus sonhos, certo?”.

Nos marketplaces, muitos vendedores já perceberam que criar títulos e descrições que enfatizem os benefícios dos produtos resulta em mais vendas.

Não deixe sua loja para trás. Continue lendo este artigo para aprender técnicas de copywriting que ajudarão a alinhar sua comunicação ao seu público e potencializar suas vendas online.


O que você precisa saber antes de aplicar copywriting em sua loja


Copywriting pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar suas vendas, mas, antes de criar títulos e descrições nos marketplaces, é importante entender quem é seu público e por que eles escolheriam sua loja em vez de um concorrente.


Público-alvo e o acerto no copy


O foco principal das técnicas de copywriting é atingir a audiência certa dentro do seu público-alvo. Esse público é composto por pessoas que podem se tornar clientes, e para direcionar suas estratégias de vendas é necessário analisar características comuns como idade, renda, localização, gênero e comportamento.

Por exemplo, se sua loja vende brinquedos, você pode pensar que o público-alvo são crianças de ambos os gêneros e de uma determinada localidade. No entanto, é importante considerar quem realmente faz a compra: os pais. Analisar esses diferentes aspectos do público-alvo ajuda a definir a linguagem correta para se comunicar de forma mais eficaz.

Além disso, é possível ir além do público-alvo com o conceito de persona. A persona é criada a partir de um estudo detalhado dos hábitos e do dia a dia do cliente ideal, sendo uma ferramenta valiosa para desenvolver estratégias mais precisas.


Para aprofundar o conhecimento sobre público-alvo e persona, leia: Persona: o que é, exemplos e como criar para desenvolver melhores estratégias para seu e-commerce.


Conhecer o seu produto é conhecer seu cliente


Antes de aplicar técnicas de copywriting, é importante entender bem o seu produto para criar textos não só persuasivos, mas também autênticos. Não basta conhecer apenas as características técnicas, é fundamental saber qual problema o seu produto resolve.

Ao compreender a solução que você oferece, torna-se mais fácil elaborar textos que conquistem seus clientes. Esse ponto se conecta ao tópico anterior: ao entender o seu público, você pode alinhar seu produto com as necessidades ou desejos dele, o que coloca sua loja em vantagem em relação aos concorrentes.


Em qual marketplace você deve colocar suas lojas


Antes de aplicar estratégias de copywriting nos marketplaces, avalie quais plataformas estão mais alinhadas com seus produtos e potenciais clientes.



Estar presente em um marketplace que não atrai seu público-alvo pode resultar em perda de tempo e vendas. Para ser mais preciso em sua escolha e investir nas plataformas ideais para o seu negócio, é necessário analisar o perfil dos consumidores que frequentam cada marketplace. Considere se o marketplace é voltado para um nicho, como a Centauro, especializada em artigos esportivos, ou se é mais abrangente, como o Mercado Livre.


Técnicas e gatilhos de copywriting para impulsionar suas vendas 


As técnicas de copywriting têm como objetivo criar textos que motivem seu público a realizar a ação desejada. Para alcançar esse resultado, o uso de gatilhos mentais é a chave, ajudando a convencer o cliente a finalizar a compra.

No entanto, é importante lembrar que, apesar da eficácia dessas técnicas, a qualidade do seu produto e o serviço prestado, desde a compra até o pós-venda, devem ser impecáveis. Copywriting visa persuadir, não enganar, e não deve criar falsas expectativas sobre seus produtos ou serviços.

Agora, vamos conhecer algumas estratégias que podem aumentar suas vendas:

  • Utilização de CTAs
  • Gatilho da urgência
  • Gatilho da escassez
  • Gatilho da novidade
  • Gatilho da prova social
  • Gatilho relacionado a dor e prazer
  • Gatilho da autoridade
  • Gatilho da exclusividade


1. CTA: Call to action


As CTAs (ou chamadas para ação) não são exclusivas das técnicas de copywriting, mas são fundamentais para incentivar seu público a tomar uma ação. Para que essa ação ocorra, é preciso deixar claro o que você espera que eles façam.

Por exemplo, você pode incluir um botão em suas redes sociais que redirecione o público para sua página de vendas. Alternativamente, em uma descrição de anúncio, você pode criar uma chamada convidando as pessoas a fazerem perguntas sobre as especificações do seu produto, facilitando a interação e esclarecendo dúvidas.


2. Gatilho da urgência


O gatilho da urgência é uma das técnicas de vendas mais eficazes. Ele se baseia em destacar que um produto ou serviço está disponível por um tempo limitado para os compradores. Exemplos incluem mensagens como “restam apenas 3 horas para essa promoção acabar” ou “último dia para garantir este produto”.

Uma abordagem impactante é incluir um cronômetro que mostre quanto tempo resta para que a oferta ou o produto permaneça disponível.

A urgência apela para o emocional do consumidor. Ao acreditar que essa pode ser a última oportunidade de adquirir um produto, ele tende a finalizar a compra mais rapidamente.

Nos marketplaces, você pode aplicar essa estratégia ao criar promoções temporárias e destacá-las em suas descrições ou nas redes sociais da sua loja, informando que a condição especial estará disponível por tempo limitado e incentivando os clientes a agir rapidamente para garantir a oferta.


3. Gatilho da escassez


O gatilho da escassez é semelhante ao da urgência, pois também apela ao emocional do consumidor, incentivando-o a agir antes que o produto fique indisponível. No entanto, essa técnica está mais relacionada à quantidade do que ao tempo.

É comum encontrar contadores em e-commerces com mensagens como “restam x unidades” próximas ao botão de adicionar ao carrinho. A sensação de que há poucas unidades disponíveis, sem previsão de reposição, faz com que o consumidor sinta a necessidade de finalizar a compra rapidamente para garantir o produto.

Ao destacar que um produto ou serviço é limitado, você gera no consumidor o medo de perder a oportunidade de adquiri-lo.

Em marketplaces como o Mercado Livre, é possível visualizar a quantidade de unidades disponíveis. Mesmo assim, você pode enfatizar a escassez em seus anúncios, utilizando títulos e descrições que ressaltem essa característica, como: “Capinha de celular anti-impacto com tema X – Restam MENOS de 10 unidades”.

No entanto, é importante estar atento ao limite de caracteres disponíveis para seus títulos, que pode variar de site para site.


4. Gatilho da novidade


O gatilho da novidade é uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas, especialmente se o seu portfólio de produtos inclui itens únicos desenvolvidos por sua empresa.

Por exemplo, no caso de capinhas de celular, você pode personalizá-las e apresentá-las como uma novidade, destacando características que os concorrentes podem não valorizar tanto, como um brinde complementar à compra.

A Polishop, mencionada anteriormente, é um exemplo de empresa que utiliza amplamente o gatilho da novidade para promover seus produtos e reforçar sua marca na mente dos consumidores.

Ao aplicar essa técnica de copywriting, é importante ressaltar as características dos seus produtos nas descrições dos anúncios e até mesmo criar nomes criativos e impactantes para eles.

A Apple também é um bom exemplo, pois destaca os benefícios de seus produtos e os apresenta como novidades, atraindo a atenção dos consumidores e despertando o interesse em adquirir seus novos modelos.


5. Gatilho da prova social


Cada vez mais, as pessoas buscam depoimentos e avaliações de usuários antes de comprar um produto, seja por meio de comentários nas redes sociais, críticas em marketplaces ou pesquisas no Google antes de finalizar a compra.

O gatilho da prova social é uma técnica de copywriting que utiliza avaliações de clientes que já compraram seu produto e tiveram experiências positivas, a ponto de querer compartilhar suas opiniões online.

Você provavelmente já viu em sites de empresas uma seção como “Quem comprou aprovou”, acompanhada de vídeos ou depoimentos de pessoas que utilizaram o produto ou serviço.

Para sua loja, é vantajoso utilizar comentários de clientes que aprovaram seu produto e compartilhar esses relatos em suas redes sociais ou, se possível, integrá-los às imagens dos anúncios.

Embora o gatilho da prova social possa aumentar suas vendas, ele também está relacionado a boas práticas de atendimento, que geram confiança no cliente. Assim, não basta mencionar boas provas sociais; é fundamental que as avaliações nas plataformas correspondam à experiência oferecida.


6. Gatilho relacionado a dor e prazer


Para utilizar essa técnica de copywriting, é essencial pensar nas dores de seu cliente e em como seu produto pode ser a solução. Por exemplo, se a pessoa está cansada de capinhas de celular que perdem a cor rapidamente e não protegem o smartphone adequadamente, você deve evidenciar esse problema e apresentar uma nova capinha como a solução.

Através do copy, é possível afastar o consumidor do problema ao destacar as características e benefícios de seu produto, gerando um sentimento de prazer ao fazê-lo imaginar a experiência positiva que terá ao utilizar sua mercadoria.

Um outro exemplo é um curso sobre investimentos: o vendedor pode enfatizar as dificuldades financeiras, como a falta de organização e planejamento, que geram insegurança e frustração. Em seguida, ele pode oferecer um curso que proporcionará confiança e autoestima para lidar com investimentos, ajudando o cliente a superar suas dificuldades financeiras.

Por fim, o gatilho da dor e prazer está intimamente ligado à transformação que seu produto pode gerar na vida do cliente, independentemente do setor em que você atua. Ter essa consciência é fundamental para desenvolver um copy eficaz.


7. Gatilho da autoridade


O gatilho da autoridade é uma técnica de copywriting poderosa, pois se baseia em utilizar sua experiência e credibilidade no produto ou serviço que está vendendo para transmitir confiança ao cliente. Essa abordagem ajuda a garantir que o consumidor perceba qualidade em sua oferta.

Um exemplo do uso desse gatilho é o seguinte: “Me chamo Fulano, atuo há mais de 10 anos no mercado financeiro e já tive mais de 5 mil alunos que aprovaram meu método.” Frases como essa transmitem confiança e estabelecem sua autoridade no assunto, tornando mais provável que os clientes optem por sua solução.


8. Gatilho da exclusividade


O gatilho da exclusividade é fácil de compreender e se assemelha ao gatilho da escassez. No entanto, neste caso, você enfatiza um produto que não estará mais disponível no estoque, apresentando-o como uma versão limitada e acessível a apenas alguns clientes.

Essa estratégia gera um sentimento de exclusividade, fazendo com que o cliente se sinta VIP ao ter a oportunidade de adquirir algo que poucos possuem. Esse conceito é frequentemente observado no mercado de luxo ou em roupas de alta costura, onde as peças são produzidas em quantidades muito limitadas. No entanto, essa técnica pode ser aplicada a qualquer loja que tenha produtos únicos que não estarão disponíveis para compra no futuro.


Mais formas de aumentar suas vendas com copywriting


As técnicas de copywriting são estratégias essenciais para impulsionar suas vendas. Através de pequenas alterações nas palavras, você pode potencializar seu faturamento. Além das técnicas mencionadas anteriormente, existem outras abordagens eficazes:

Especificidade: seja específico ao apresentar dados sobre seu produto ou estatísticas, pois isso gera mais confiança ao mostrar números reais ao cliente. Por exemplo, em vez de afirmar que um produto é “muito popular”, você pode dizer que “mais de 1.000 clientes compraram e avaliaram este produto com 4,8 estrelas”.

Garantia: oferecer uma garantia pode ser um grande aliado para convencer clientes mais cautelosos a finalizar suas compras. Destaque isso em seus anúncios, mencionando, por exemplo, uma política de devolução em até 7 dias, independente do motivo.

Storytelling: contar uma história gera identificação e conexão com as pessoas. Considere integrar narrativas curtas em seus textos, que ilustrem a missão da sua empresa ou a jornada de um cliente satisfeito. Isso pode gerar empatia e fortalecer o relacionamento com seu público, seja em anúncios ou nas redes sociais da sua empresa.


Marketplaces: como e onde aplicar copywriting 


Cada marketplace possui características únicas, e as técnicas de copywriting apresentadas devem ser adaptadas para respeitar as especificidades de cada plataforma. No entanto, existem recursos comuns, como título, descrição, aba de avaliações e um campo que direciona à página da sua loja, que podem facilitar a implementação dessas técnicas. Confira as seguintes aplicações:

  • Títulos
  • Descrição
  • Avaliações de clientes
  • Página do vendedor



1. Títulos


O título é a primeira impressão que seu cliente terá do seu produto e é como ele o encontrará, seja na barra de pesquisa do marketplace ou ao buscar no Google. 

No Mercado Livre, por exemplo, recomenda-se o formato Produto + Marca + Modelo, seguido de uma característica distintiva. Um exemplo seria: “Capinha da Apple iPhone 16 Anti Impacto”. Nesse caso, é importante focar na característica que diferencia seu produto.

O copywriting aqui deve destacar um benefício do seu produto, e para isso, é fundamental entender como seu público pesquisa. Esse aspecto depende de dados como idade, localização, entre outros. 

Uma estratégia eficaz é criar diversos anúncios para o mesmo produto, variando os títulos em cada um. Por exemplo: “Case da Apple iPhone 16 Anti Impacto” e “Capa Smartphone Apple iPhone 16 Resistente”. Essa abordagem deve se basear nas palavras-chave que seu consumidor utiliza na pesquisa, o que pode variar de acordo com o dialeto da sua região.


2. Descrição


Nas descrições dos seus anúncios, você terá mais oportunidades de aplicar técnicas de copywriting, pois terá mais espaço para apresentar os benefícios e os diferenciais dos seus produtos.  

É importante evitar a duplicação de informações já apresentadas no título, pois, em marketplaces como o Mercado Livre, essa prática pode prejudicar sua posição na plataforma.

Aqui, você pode utilizar os gatilhos da novidade, da dor x prazer e da autoridade ao apresentar os benefícios e entregáveis do seu produto, em vez de se limitar a características técnicas que podem deixar o comprador confuso.

Deixar clara a garantia na descrição do seu anúncio pode ajudar a gerar confiança no cliente, desde que isso se alinhe com o seu produto.

Utilize uma linguagem adequada ao seu público e considere incluir um pequeno storytelling da sua empresa, se isso contribuir para gerar autoridade e demonstrar que sua loja se destaca dos concorrentes.


3. Avaliações dos clientes


A aba de avaliações dos clientes depende do atendimento de qualidade que você oferece, como a entrega de produtos dentro do prazo estipulado, assistência ao consumidor e respostas às dúvidas com cortesia e clareza.

Ao proporcionar um bom atendimento, você provavelmente receberá avaliações positivas, que se tornam provas sociais exibidas pela própria plataforma abaixo dos seus anúncios, melhorando assim sua reputação. Não há copy mais eficaz do que a que vem dos seus próprios clientes ao comprovar a qualidade da sua loja.


4. Página do vendedor


A página do vendedor, que é onde sua loja está localizada, é o espaço onde o potencial cliente pode conhecer mais sobre sua empresa e seu portfólio de produtos. Você também pode incluir imagens com copy.

O Aliexpress, por exemplo, permite que os vendedores tenham uma página com banners personalizados. Esse recurso melhora a experiência do cliente por meio de imagens e textos impactantes, contribuindo para aumentar suas vendas.

Além disso, o marketplace possibilita a realização de lives commerce, onde os clientes podem ver ao vivo as ofertas de produtos da sua loja. Essa interação humaniza a sua empresa e fortalece o relacionamento com os consumidores, impulsionando ainda mais as vendas.

Para realizar lives, é fundamental ter um roteiro definido e incluir copy ao longo da apresentação. Por exemplo, você pode utilizar uma CTA logo no início, anunciando o que acontecerá no final da live e incentivando o engajamento do público.

Ao voltar a atenção para as imagens e banners, não se esqueça de aplicar copywriting neles, utilizando textos com CTAs e incorporando gatilhos de escassez ou urgência, por exemplo.


Após conhecer as técnicas de copywriting, como gerenciar anúncios nos marketplaces? 


Agora que você possui conhecimento sobre as técnicas de copywriting que podem aumentar suas vendas, é hora de subir seus anúncios. No entanto, se sua loja está presente em diversos marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magazine Luiza, entre outros, administrar e subir cada anúncio em cada plataforma pode se tornar uma tarefa cansativa e que exige muito tempo.

Para otimizar seu tempo e permitir que você se concentre nas estratégias mais eficazes para o seu negócio, existem ferramentas que podem facilitar esse processo e, consequentemente, aumentar suas vendas. 

Os hubs de integração ajudam a automatizar processos exaustivos e permitem que você publique múltiplos anúncios de uma só vez em cada marketplace em que suas lojas estão presentes. 

Realize uma breve pesquisa para identificar qual ferramenta se encaixa melhor nas necessidades do seu negócio e aproveite os recursos que elas oferecem.

Agora que você possui todas essas informações, saiba como o Magis5 pode potencializar ainda mais suas vendas nos marketplaces. Agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.


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