Copywriting é uma estratégia de marketing que está cada vez mais ganhando espaço sobre os vendedores brasileiros. Neste artigo, você irá encontrar um acervo de técnicas utilizadas por quem escreve copy e de que maneira pode ser utilizado em seus anúncios nos marketplaces.

Outro lado positivo de aprimorar seus conhecimentos sobre copywriting é para poder utilizá-los em outras formas de conteúdo para gerar engajamento, como nas redes sociais de suas lojas, e aumentar seu faturamento.

Você está interessado em aumentar suas vendas a partir de textos persuasivos e que geram resultados? Pois então acompanhe a leitura até o final e garanta conhecer estas técnicas de copywriting transformadoras para seu negócio.

O que é copywriting, onde utilizar e exemplos 

Antes de dar início às técnicas de copywriting que têm a capacidade de aumentar suas vendas, você deve ter o conhecimento sobre o que exatamente é copywriting e o que não é.

A partir de alguns exemplos, é provável que você perceba que já viu muita copy ao longo de sua vida, afinal, copywriting está presente em todos os lugares, principalmente no ambiente digital.

pessoa mexendo no celular procurando técnicas de copywriting
Afinal, o que é copywriting?

O que é copywriting?

Copywriting são textos que utilizam técnicas persuasivas e estratégicas que têm como objetivo principal impulsionar as vendas de algum produto ou serviço.

Porém, o copy (ou os textos persuasivos) tem a capacidade de ser utilizado para outros objetivos específicos como:

  • Aumentar consciência de sua marca
  • Transmitir maior confiança a seu potencial cliente
  • Gerar identificação.

Utilizar técnicas de copywriting é fundamental se você for vender em marketplaces e quer títulos e descrições que proporcionem o desejo de compra de seu consumidor para, então, fechar o carrinho com sua loja.

De acordo com estatísticas da Nielsen Norman Group, empresa líder focada em estudos da experiência do usuário, cada vez mais as pessoas na internet leem por menos tempo, ou seja, trazer descrições e textos impactantes com o tamanho ideal é fundamental para aumentar suas vendas.

Copywriting e copyright tem diferença? 

Copywriting é um termo que pode ser confundido com copyright, mas um não tem nada haver com o outro além da ortografia similar.

Copyright são direitos autorais, ou seja, direitos reservados por lei para filmes, marcas, livros etc. Você provavelmente já viu casos na TV ou em outros veículos comunicação sobre 

empresas que patenteiam frases ou símbolos para sua companhia. 

Lembre-se que copywriting está associado ao marketing e utiliza textos estratégicos para gerar resultados para seus negócios.

Onde você encontra copywriting e exemplos

imagem descritiva de onde pode encontrar exemplos de copywriting como séries da netflix como descrição
Onde você pode encontrar o copywriting

As técnicas de copywriting estão cada vez mais presentes no ambiente digital, ainda mais se você é um comprador assíduo. Contudo, antes das lojas virtuais dominarem as vendas internacionais, o copy já estava presente, um grande exemplo disso é em anúncios na TV. 

A Polishop é uma empresa que sempre trouxe técnicas de copywriting que criavam desejo para seu público-alvo. Através de produtos com nomes diferentes, únicos e novos no mercado, o seu marketing cria gatilhos ao ser visto como uma novidade, além de oferecer uma forte promessa de transformação seja em estilo de vida ou facilidade.

Agora, voltando ao meio digital, você provavelmente já ficou curioso com algum e-mail que tinha seu nome na headline (ou título) e te oferecia algo, certo? Algo como: “Ei, fulano, você não vai perder a chance de garantir o emprego dos seus sonhos, não é?”.

Em um marketplace, muitos vendedores já se atentaram que, ao criar títulos e descrições que demonstrem os benefícios de seus produtos, geram mais vendas ao seu negócio

Você não vai querer que sua loja fique para trás, correto? Então, continue lendo este artigo para além de descobrir técnicas de copywriting, garantir que suas lojas estejam alinhadas a seu cliente e seja possível turbinar suas vendas online

O que você precisa saber antes de aplicar copywriting em sua loja

Copywriting é uma forma muito potente de aumentar suas vendas, mas, antes de escrever seus títulos e descrições nos marketplaces você precisa entender para quem está vendendo e o porquê de eles comprarem em sua loja e não no concorrente:

Público-alvo para acertar no copy

o grande foco das técnicas de copywriting é a busca de audiência no seu público-alvo
Foco na audiência para ter sucesso nas técnicas de copywriting

Público-alvo é, de maneira básica, você segmentar todas as pessoas que podem se tornar seus possíveis compradores e analisar fatores comuns entre eles como idade, renda, localização, gênero, comportamento, entre outros fatores, para direcionar suas estratégias de vendas a essas características.

Por exemplo, imagine que sua loja é focada em vender brinquedos, qual seria seu público-alvo? Talvez você possa imaginar que seriam crianças, de ambos os gêneros, de localidade X, certo?

Porém, há aqui também o fator de usuário e comprador, quem usa o brinquedo é a criança, mas quem compra são seus pais. Dessa maneira, analisar seu público-alvo e pensar nessas possibilidades pode te garantir boas estratégias para aplicar em sua loja virtual ao pensar na linguagem correta a utilizar.

Conhecer o seu produto é conhecer seu cliente

Conhecer seu produto antes de aplicar técnicas de copywriting é essencial para criar textos potentes e, além de tudo, verdadeiros. Mas você não deve somente ter conhecimento sobre características técnicas, e, sim, sobre qual problema o seu produto resolve.

Ao conhecer qual solução você oferece, criar textos para conquistar seus clientes se tornará mais fácil, e esse fator já se alinha ao tópico anterior, lembra? Ao ter consciência do seu público, você oferece um produto que se alinha com o que ele necessita ou deseja e é um passo à frente dos seus concorrentes. 

Em qual marketplace você deve colocar suas lojas

Como escolher o melhor marketplace para começar a vender?

Antes de aplicar quaisquer estratégias de copywriting nos marketplaces de suas lojas, você deve analisar quais das plataformas se alinham a seus produtos e a seus potenciais clientes.

Não adianta você, vendedor, estar em um marketplace Y e o seu consumidor estar no marketplace Z. Além de perder tempo com ações que não atingirão seu público, você perderá vendas.

Para ser mais assertivo e poder investir nas plataformas ideias para seu negócio, você deve analisar quais são os tipos de pessoas que frequentam o site, se ele é um marketplace mais de nicho, como a Centauro, que contém artigos e sapatos voltados para esporte, ou mais amplo, como Mercado Livre.

Técnicas de copywriting para impulsionar suas vendas 

As técnicas de copywriting e estratégias se baseiam em você utilizar textos que possam gerar a ação desejada por seu público, e para que ocorra tais ações, utilizar gatilhos é a peça chave para que seu cliente feche o carrinho.

Mas lembre-se que apesar das técnicas a seguir funcionarem, é fundamental que seu produto e todo o serviço que ocorre durante e após o pedido devem ser excelentes, afinal, copywriting é persuadir não enganar o consumidor sobre a qualidade de seus produtos e serviços. 

Vamos então conhecer estas estratégias que aumentarão suas vendas?

CTA | Call to action

As CTAs (ou chamadas para ação) não são únicas das técnicas de copywriting, porém, são elas que farão seu público tomar alguma ação, mas para que essa ação seja feita você terá que deixar claro a ele.

Por exemplo, você pode colocar em suas redes sociais um botão que direciona seu público para sua página de vendas, ou, simplesmente, em uma descrição de anúncio, criar uma chamada para as pessoas te perguntarem algo em caso de dúvidas sobre especificações de seu produto.

As CTAs

Gatilho da urgência

imagem descritiva de exemplo de gatilho de urgência
Uso de gatilho da urgência: “Oferta especial: tempo limitado”

O gatilho da urgência é um dos mais utilizados em técnicas de vendas, ele se baseia em você colocar em evidência que tal produto ou serviço está disponível por um tempo limitado a quem quer comprar. Por exemplo: “restam apenas 3 horas para essa promoção acabar”, ou “último dia para garantir tal produto”.

Outra maneira impactante de utilizar essa técnica de copywriting é colocar um cronômetro para mostrar até quanto tempo aquele produto ou promoção ficará disponível.

A urgência apela para o emocional do consumidor. Ao pensar que esta é possivelmente a última oportunidade e data para atingir algum produto, ele pode finalizar o seu carrinho em menos tempo.

Nos marketplaces, você pode utilizar dessa estratégia ao colocar promoções temporárias, destacar em suas descrições ou até nas redes sociais de sua loja que aquele produto ficará com aquela condição por tempo limitado e que ele precisa correr para a garantir.

Gatilho da escassez

O gatilho da escassez é semelhante à urgência, pois de certa forma também apela para o emocional de seu potencial cliente para ele se apressar antes que seu produto saia do estoque.

Mas esta técnica de copywriting tem mais a ver com quantidade do que com tempo. 

Você com certeza já viu em algum e-commerce algum contador com “restam x unidades” próximo ao botão de adicionar ao carrinho. O sentimento de ter poucas unidades disponíveis e sem a previsão de quando vai chegar estoque faz com que o consumidor queira fechar logo a compra e garantir seu produto.

Quando você destaca que tal produto ou serviço é limitado, gera ao consumidor o medo de perder a possibilidade de adquirir algo.

Em lojas em marketplaces como o Mercado Livre, há a visualização de quantas unidades estão disponíveis, mas isso não te impede de dar ênfase ao fazer anúncios com títulos e descrições que destacam a escassez, por exemplo:

“Capinha de celular anti impacto com tema X – Restam MENOS de 10 unidades”.

Mas tome atenção ao limite de caracteres disponíveis para seus títulos, o que pode variar de site para site.

Gatilho da novidade

O gatilho da novidade é uma forma estratégica de vender se seu portfólio de produtos for composto por peças únicas e desenvolvidas por sua empresa. 

Pense novamente em uma capinha de celular, o empreendedor pode personalizar essas capinhas e as vender como uma novidade ao acrescentar ou destacar características que os concorrentes não dão tanta importância, como um brinde complementar à compra.

Você se lembra da Polishop do começo deste artigo? Pois então, ela utiliza muito do gatilho da novidade para vender seus produtos e reforçar sua marca na mente dos consumidores

Ao pensar nessa técnica de copywriting, você deve ressaltar as características de seu produtos nas descrições de seus anúncios e até mesmo criar nomes criativos e impactantes para eles.

A Apple é um outro exemplo a ser seguido, já que destaca os benefícios de seus produtos e os vende como novidade para atingir seus consumidores e os fazer se interessar por comprar os seus novos modelos.

Gatilho da prova social

Cada vez mais as pessoas buscam na internet por depoimentos e avaliações de usuários antes de comprar um produto, seja por meio de comentários nas redes sociais, em críticas nos marketplaces ou simplesmente pesquisam no Google antes de finalizar a compra.

De acordo com dados da segunda edição da State Of Search Brasil, 93% dos brasileiros pesquisam pelo smartphone para buscar sobre os mais variados assuntos e informações para só então escolher onde deve comprar determinado produto.

O gatilho da prova social é uma técnica de copywriting que pega avaliações de clientes que já compraram seu produto e que tiveram uma experiência positiva a ponto de querer expôr na internet para colegas e amigos.

Você já deve ter visto em sites de empresas uma aba como “quem comprou aprovou” e logo em seguida vídeos ou pequenos depoimentos de pessoas que utilizaram o serviço ou produto.

Para sua loja, é interessante utilizar comentários de clientes que aprovaram tanto seu produto que fizeram um comentário detalhado sobre a experiência e os usar em suas redes sociais ou, se possível e se encaixar na sua estratégia, utilizar nas imagens dos anúncios.

Apesar do gatilho das provas sociais ser uma estratégia que tem possibilidade de aumentar suas vendas, ela também está ligada a boas práticas de atendimento para gerar mais confiabilidade em seu cliente, ou seja, não basta citar boas provas sociais, mas também ter avaliações nas plataformas que condizem com o que foi mostrado.

imagem descritiva do bom uso de gatilho de prova social
Uso de gatilho de prova social, avaliação de cliente ilustrativa

Gatilho relacionado a dor e prazer

Para você utilizar esta técnica de copywriting, é necessário novamente pensar na dor de seu cliente e em como o seu produto deve ser a solução. 

Por exemplo, a pessoa está cansada de ter capinhas de celular que perdem a cor rápido e que não protegem seu smartphone direito, você deve evidenciar isso e oferecer uma nova capinha que é a solução para o seu problema.

Então, através do copy você terá que afastar o seu consumidor do problema/dor ao apresentar as características e benefícios que seu produto possui, assim você gerará o sentimento de prazer ao fazê-lo se imaginar com sua mercadoria.

Um outro exemplo para ficar claro é você imaginar um curso sobre investimentos:

O vendedor pode evidenciar os problemas financeiros como falta de organização e planejamento de seu potencial cliente que geram insegurança e frustração. Logo em seguida, ele oferecerá um curso que dará mais confiabilidade e autoestima para poder lidar com investimentos e ganhar renda para sanar sua dor.

Por fim, o gatilho da dor x prazer está muito ligado à transformação que seu produto irá gerar a seu cliente, independente de seu setor você ter consciência a respeito.

Gatilho da autoridade

O gatilho da autoridade é uma técnica de copywriting com muito potencial, já que você deve utilizar de sua experiência e autoridade no produto ou serviço que está vendendo para transmitir ao seu cliente confiabilidade e garantir a ele que ao comprar você o garante qualidade.

Um exemplo do gatilho da autoridade é vermos textos como: “Me chamo fulano e atuo há mais 10 anos no mercado financeiro, já tive mais de 5 mil alunos que aprovaram meu método…” que transmitem confiança e autoridade.

Gatilho da exclusividade

O gatilho da exclusividade é simples de entender e de certa forma é semelhante ao de escassez, mas aqui você dará ênfase a algum produto que não terá mais no seu estoque. Uma versão limitada dele que só tem poucas unidades e apenas poucos poderão obter.

Esta estratégia consiste em trazer o fator da exclusividade, como se seu cliente fosse  V.I.P e gerar o sentimento de ter algo exclusivo e que poucos têm. 

Você pode ver isso muito no mercado de luxo ou de roupas de alta costura, que possuem pouquíssimas peças à venda, porém, não é único desses setores, pois pode ser aplicado a produtos mais únicos de qualquer loja e que não possam mais ser adquiridos futuramente.

(EXTRA)Mais formas de aumentar suas vendas com copywriting

As técnicas de copywriting são estratégias essenciais para alavancar suas vendas, e através de pequenas alterações de palavras você pode potencializar seu faturamento.

Além dessas apresentadas, copy possui outras como:

  • Especificidade: seja específico ao apresentar dados de seu produto ou estatísticas, pois gera mais confiança ao apresentar números reais a seu cliente.
  • Garantia: a garantia pode se tornar um aliado a você e sua empresa para clientes mais racionais e que queiram garantia para poder finalizar seu pedido. Por isso, deixe isso explícito em seus anúncios, como uma política de devolução em até 7 dias independente do motivo.
  • Storytelling: contar uma história gera identificação para as pessoas, então porque não trazer isso a seus textos? Não é necessário ser grande, em poucas palavras você pode contar sobre sua empresa e gerar empatia em seu potencial cliente, seja em anúncios ou nas redes sociais de sua empresa.

Marketplaces: Como e Onde Aplicar Copywriting 

imagem descritiva contendo exemplos de logos de marketplaces possíveis de serem aplicadas técnicas de copywriting
Em quais marketplaces posso aplicar técnicas de copywriting?

Cada marketplace tem sua singularidade e, então, as técnicas de copywriting que foram apresentadas devem ser utilizadas respeitando cada plataforma e suas possibilidades de utilizar cada estratégia.

Contudo, os marketplaces têm recursos similares como título, descrição, aba de avaliações e um campo que direciona à página de sua loja que podem simplificar na hora de implementar as técnicas de copywriting. Confira:

Títulos

O título é a primeira impressão que seu cliente terá de seu produto e é como ele te encontrará, seja na barra de pesquisa do marketplace ou ao buscar no Google.

O Mercado Livre, por exemplo, recomenda utilizar o modelo Produto + Marca + Modelo, e, logo em seguida, colocar uma característica. Exemplo: Capinha da Apple Iphone 12 Anti Impacto. No exemplo apresentado você deve focar na característica que diferencia seu produto.

Para saber mais: Como anunciar no Mercado Livre – Guia Completo para um anúncio perfeito

O copywriting neste caso vai ser apenas para mostrar algum benefício de seu produto, e você deverá ficar atento a como seu público pesquisa seu produto, e esse aspecto dependerá também de conhecer dados como idade, localidade etc.

Por exemplo, você pode criar diversos anúncios de um mesmo produto e mudar seu título em cada um. “Case da Apple Iphone 12 Anti Impacto”, “Capa Smartphone Apple Iphone 12 Resistente” entre outros semelhantes ao se basear em como seu consumidor pesquisa, o que pode variar dependendo do dialeto de sua região.

Descrição

Já nas descrições de seus anúncios, você terá mais possibilidades de utilizar copywriting, pois terá mais espaço para apresentar os benefícios e os entregáveis dos seus produtos.  

Mas lembre- se de não duplicar as informações já apresentadas no título, pois em marketplaces como Mercado Livre essa prática pode diminuir a sua posição na plataforma.

Os gatilhos da novidade, relacionado a dor x prazer e da autoridade podem ser utilizados aqui ao você apresentar benefícios e entregáveis de seu produto, e não somente características técnicas que podem deixar o comprador confuso.

Por exemplo:

imagem descritiva da importância do uso de uma descrição correta utilizando técnicas de copywriting
Diferenças de uma descrição usando técnicas de copywriting

Deixar claro também a garantia na descrição de seu anúncio pode ser uma forma de gerar confiança a seu cliente caso isso se alinhe com seu produto.

Utilize uma linguagem que se adeque a seu público e confira se encaixar um pequeno storytelling de sua empresa é necessário aqui para também gerar autoridade e demonstrar que sua loja é diferente dos concorrentes.

Avaliações dos Clientes

A aba de avaliação dos clientes dependerá de você oferecer um atendimento de qualidade como: produtos entregues no prazo estipulado, dar assistência a seu consumidor, responder dúvidas com cortesia e clareza.

Ao apresentar um bom atendimento, como consequência, você terá boas avaliações que se tornarão provas sociais que a própria plataforma gera abaixo de seus anúncios. Quer copy melhor que os seus próprios clientes te dão ao comprovar a qualidade de sua loja?

Para saber mais: Como aumentar a reputação nos marketplaces – Guia Completo – Magis5 Integrador

Página do Vendedor

A página do vendedor, ou seja, a página que a sua loja está, é onde seu potencial cliente entrará para saber mais sobre sua empresa,  seu portfólio de produtos e que você poderá colocar imagens com copy.

A Aliexpress, por exemplo, permite que o seller tenha uma página com banners personalizados. Tal recurso possibilita que você melhore a experiência do cliente com imagens e textos que impactam e, assim, geram resultados em suas vendas.

Branding no AliExpress: como crescer no marketplace

O marketplace ainda possibilita que você faça lives commerce, onde os seus clientes podem ver ao vivo a oferta de produtos que sua loja oferece, além de humanizar a sua empresa e aumentar o relacionamento com consumidores, o recurso impulsiona as suas vendas. 

Porém, para realizar lives, é necessário já ter um roteiro em mente, e a partir desse roteiro colocar copy. Por exemplo, utilizar CTA no início sobre o que ocorrerá no final da live e instigando que quem assiste engaje.

Agora, voltando às imagens e banners, não esqueça de aplicar copywriting neles ao utilizar textos que possuem CTAs e utilizar gatilhos de escassez ou urgência, por exemplo.

Já conheço as técnicas de copywriting, como vou gerenciar meus anúncios nos marketplaces? 

Agora que você já tem conhecimento sobre as técnicas de copywriting que irão aumentar suas vendas, está na hora de subir os seus anúncios, certo?

Porém, se sua loja está presente em diversos marketplaces disponíveis do mercado como: Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magazine Luiza, entre outros, administrar e subir cada anúncio em cada plataforma se torna uma tarefa cansativa e que vai te demandar muito tempo.

Para que tais tarefas sejam realizadas mais rápidas para você otimizar o seu tempo e focar nas estratégias ideias para seu negócio, existem ferramentas que podem te auxiliar nesse processo e, consequentemente, fazer as suas vendas aumentarem.

Os hubs de integração te auxiliam a automatizar processos exaustivos e permitem que você publique múltiplos anúncios de uma vez e em cada marketplace em que suas lojas estão.

Faça uma breve pesquisa e análise qual se encaixa no seu negócio e aproveite as ferramentas disponibilizadas por eles.

Agora que você já tem todas essas informações ao seu dispor, saiba como o Magis5 pode potencializar ainda mais as suas vendas nos marketplaces, marcando uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

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Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br