O mercado dos e-commerce principalmente após a pandemia cresceu de forma sem precedentes e com ele consumidores ansiosos para receberem os produtos escolhidos no conforto de suas casas. 

Uma pesquisa realizada pelo jornal CNN Brasil afirma que 71% dos entrevistados, passaram a preferir as compras online após a crise sanitária e esse número não tem indícios de que irão baixar nos próximos anos. 

Ou seja, existe uma enorme oportunidade para que os e-commerces passem a investir cada vez mais em agradar seus clientes e conquistá-los e uma delas é garantir o efeito WOW no unboxing de seus produtos. 

O termo unboxing vem do inglês que em sua tradução direta significa “tirar da caixa”, ou seja, o momento que em geral o consumidor faz ao desembalar novos produtos, pedidos pela internet. 

Existe uma alta expectativa por parte dos consumidores em receber seus produtos de forma personalizada e com qualidade, sendo assim oferecer aos consumidores um unboxing experience pode ser uma ótima escolha. 

Essa experiência dada ao consumidor se define a partir do ponto em que ele tem uma surpresa positiva com o seu produto, ele é surpreendido não apenas com o seu pedido mas também com um “tempero” a mais dentro daquela caixa. 

E são nessas atitudes que o lojista tem a oportunidade de se conectar com seu consumidor e gerar nele um sentimento positivo em relação a sua marca, o que pode contribuir para a fidelização do cliente em suas próximas compras. 

Cada vez mais, várias marcas estão usando o unboxing para gerar uma experiência a mais para o cliente e surpreendê-lo, quando isso acontece é comum que a pessoa divulgue nas suas redes sociais, gerando marketing espontâneo e “gratuito” para a marca. Para entender mais esta estratégia, leia este conteúdo até o final!

Por que o unboxing está cada vez mais em alta?

A prática do unboxing se tornou uma tendência e vem se mantendo ao longo dos anos por muitas empresas que trabalham com entrega de seus produtos aos seus consumidores. 

Um outro fator que se tornou uma ferramenta estratégica para essas lojas foi a ascensão dos influenciadores digitais e o poder de alcance que os mesmos possuem através de suas redes sociais. 

Sendo assim, como tudo em um bom negócio, traçar boas estratégias usando as ferramentas que estão ao alcance, os lojistas viram uma oportunidade de chegar de forma não tão direta em seus consumidores, contratando esses agentes digitais para fazerem publicidade da sua marca e associarem a marca à imagem deles. 

Como o uso de influenciadores digitais pode ajudar na experiência do unboxing e aumento das vendas da marca?

Muitos consumidores são conquistados primeiramente pelo o que vem esteticamente de um produto, antes mesmo de avaliarem a qualidade dele, como ele é apresentado, como ele chega até ele, brindes, cupons de desconto para próximas compras, entre outras coisas. 

Desta forma, uma ótima estratégia é contratar influenciadores para terem essa primeira experiência e assim mostrar para o consumidor o que o aguarda. Isso é exatamente a proposta do unboxing. 

Os influenciadores divulgam o produto através de uma filmagem postada em suas redes sociais e em seguida divulgam um cupom de desconto que seus seguidores vão receber ao também adquirirem.   

A partir disso, as pessoas que seguem e são influenciadas pelo influencer podem realizar a compra garantindo um preço mais barato e a empresa vai conseguir estar em um canal de vendas que se comunica diretamente com o seu público alvo.

A partir do momento que os seguidores começam a comprar o produto e passam a ter a mesma experiência personalizada que aquele influenciador publicou isso gera um efeito viral, ou seja, as pessoas também passam a fazer vídeos da mesma forma, uma vez que estão super satisfeitos com o que lhes foi entregue. 

Isso é o que pode ser chamado de mídia espontânea, pessoas comuns que não foram contratadas, passam a publicar e elogiar um produto que comprou por estarem satisfeitos ou surpresos com aquilo que receberam. 

Essa mídia espontânea reflete direta e positivamente nas vendas do produto daquele lojista ou já abrem uma grande oportunidade no aumento do tráfego em sua página de vendas

Esse canal tem sido bastante usado, pois para ter seu anúncio vinculado a certas palavras chave no Google e no Facebook está cada vez mais caro e este é um canal de vendas alternativo, que pode ter custos baixos e elevado alcance, com potencial de “viralizar” se for realizado da maneira correta.

Quais as vantagens do unboxing?

O unboxing pode trazer muitos benefícios para o lojista e sua marca e praticamente todos os segmentos de e-commerce podem utilizar o unboxing experience ao seu favor. 

Para isso, separamos uma lista com 4 das maiores vantagens dessa prática. Confira:   

  • Boa primeira impressão 

Como já citado anteriormente, essa surpresa feita através da embalagem pode causar o conhecido “efeito wow”, que é uma expressão utilizada no mundo dos negócios para descrever a sensação que os clientes têm quando recebem algo muito além das suas expectativas.

Sendo assim a empresa passa a se destacar em meio aos concorrentes de forma positiva e assim as chances de conquistar mais clientes aumentam.

  • Valoriza a imagem da marca 

Assim como um bom atendimento pode influenciar, a embalagem é uma extensão dele e da boa experiência do cliente com a sua marca. 

Sendo assim quanto melhor a qualidade daquela embalagem e experiência mais isso significa o valor e preocupação que a empresa tem por seus clientes. 

Uma pesquisa feita pela American Express revelou que as pessoas estão dispostas a pagar até 17% mais caro para ter uma experiência divertida e personalizada à medida que avançam em sua compra.

Caso essa estratégia seja bem feita o produto passa a ter o seu valor (em algumas vezes) mais alto, justificado, pois aquilo muda o conceito do consumidor. 

  • Gera uma aproximação entre o consumidor 

No ambiente do e-commerce o contato com o consumidor é bem reduzido, sendo assim quanto mais personalizado e individualizado é aquele produto, mais o cliente se sente próximo da sua marca. 

Sendo assim, o unboxing pode ser capaz de criar uma relação afetiva entre o consumidor e a marca

  • Incentiva a publicidade gratuita

Como já dito anteriormente, essa surpresa do unboxing pode provocar no consumidor uma vontade em divulgar de forma completamente espontânea o produto que recebeu em casa. 

Isso ajuda diretamente o alcance da marca, diferentes públicos que nem sempre têm conhecimento daquele produto ou especificamente daquela marca e passa a despertar o interesse e busca por eles.

Como investir em unboxing

Neste tópico, vamos falar sobre algumas das principais dicas de como investir em unboxing, dentre os principais pontos estão:

Escolha embalagens funcionais 

Você deve pensar muito bem no design da embalagem de cada um dos seus produtos, deixando ele o mais atraente possível para o consumidor e até mesmo construindo ele em conjunto com a base de consumidores mais fiéis da sua marca.

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O layout da embalagem, o design dela e do produto podem ser decisivos para o consumidor comprar da sua empresa naquele determinado momento ou não. 

A embalagem pode ter outras funções e não somente a de proteção do produto. Elas podem ser transformadas em frascos, armazenagem de outros produtos, itens de decoração e muitas outras coisas.

A sensação de surpresa do cliente

Além do design, para que o unboxing seja o melhor possível, você deve gerar a sensação de surpresa em todos os clientes, dessa forma, você deve encantá-lo ao abrir o produto e nele ter algo “além das expectativas”.

Alguns exemplos de brindes que ajudam nessas surpresas podem ser: 

  • Cartas personalizadas com o nome do cliente;
  • Cupons de desconto para a próxima compra;
  • Flyers com conteúdos relevantes sobre o segmento do e-commerce;
  • Itens de decoração, sachês aromatizadores, marca-páginas, taças e adesivos.
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A dica aqui é pensar fora da caixa, ou até mesmo fazer pesquisas com um grupo de clientes fiéis para entender o que seria mais atrativo para eles. 

Uma das práticas aliadas ao unboxing está em se fazer cada vez mais presente na vida dos clientes, fazendo com que ele se sinta parte de uma comunidade e seja escutado pela sua companhia.

Você pode fazer isso criando um grupo no telegram ou whatsapp exclusivo para os principais clientes ou reunindo eles de alguma forma, para que eles possam se sentir parte de uma comunidade e para que possam colaborar ativamente com a sua companhia.

Modifique os itens que são padronizados

Algumas dicas em relação a modificação dos itens são:

  • Ao invés de utilizar o mesmo papel no seus produtos, utilize um papel seda colorido ou personalizado para dar um tom diferente;
  • utilize um enchimento diferenciado ao invés de isopor, espuma e outros padronizados, tente usar papel enrugado colorido;
  • entenda onde é melhor inserir a nota fiscal e apresentá-la ao seu cliente;
  • entre outros.

Além de modificar os itens que são padronizados e que podem deixar seu unboxing parecido com concorrentes ou com outras marcas que seu consumidor compra é pensar na experiência como um todo dele ao abrir a caixa.

Dessa forma, tanto você pode fazer isso abrindo seu próprio produto e se imaginando como cliente, como também pode pedir para que uma pessoa que tem o perfil de seus clientes se filme abrindo o produto e vá falando qual a sensação dela e quais suas opiniões neste momento.

Tudo isso pode virar um laboratório de ideias para a sua marca e você pode coletar as principais percepções do cliente para ir evoluindo a experiência de unboxing ao longo do tempo. 

Além disso, se alguém compra da sua marca e se sente ouvido, a chance de continuar comprando este produto, outros produtos e se tornar um “embaixador da marca” é muito grande.

Exemplos de unboxing

Alguns exemplos de unboxing de empresas bastante conhecidas são:

  • A Westwing que insere uma carta dentro da caixa e a foto da pessoa que preparou sua encomenda;
  • A Ray Ban que incentiva você postar nas redes sociais com a hashtag raybanlovers
  • O Trunk Club, que desde a caixa já é personalizada e que em cada produto, possui um cartão manuscrito de um estilista pessoal explicando a seleção deles.
  • Entre outros

Várias marcas também fazem a venda cruzada de produtos, inserindo amostras de outros itens que elas também possuem e que têm relação com o produto que foi comprado para que a pessoa possa utilizá-la e, eventualmente, se ela gostar, comprar mais de um item na próxima compra que realizar.

Dessa forma, existem várias maneiras de se inspirar e visualizar exemplos de unboxing, para isso, você pode procurar por mais exemplos no Google, Youtube e em outros canais, além de fazer um brainstorming junto com o seu time ou realizar uma pesquisa com os seus clientes mais fiéis.

Uma boa dica para quem não investe muito no unboxing é fazer uma série de testes e entender qual das experiências foi melhor para os consumidores da sua marca.

Além disso, se você possui um orçamento que já está apertado, não necessariamente o unboxing consiste apenas de brindes, cupons ou outras coisas que podem acabar elevando seus custos, mas ele está muito mais relacionado à experiência do cliente e, para melhorá-la.

Agora que você já sabe o que é o unboxing, quais suas vantagens e o poder que ele tem de aumentar o alcance e as vendas da sua marca, basta seguir as dicas dadas acima e sempre testar e inovar com seus produtos para aumentar cada vez mais a experiência do cliente e mesmo para aqueles que estão a mais tempo comprando da sua marca, sempre buscar surpreendê-los.

Dessa forma, para que você possa focar no seu unboxing e na experiência do cliente, o ideal é que você consiga automatizar uma série de processos da gestão da sua empresa, para isso, é importante que você conte com um integrador de marketplaces, que deixa a gestão bem mais fácil, intuitiva e automatizada.

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Izadora Guimarães

Izadora Guimarães

Mineira, redatora da startup Magis5, apaixonada por esportes de velocidade e inovação. Para entrar em contato sobre as pautas abordadas, enviar e-mail para: izadora.guimaraes@magis5.com.br.