É inegável que as vendas são um dos maiores objetivos de uma empresa, em boa parte dos negócios, entre os quais está incluso o mercado imobiliário. Ou seja, os negócios imobiliários tem terrenos, apartamentos e casas para vender e demandam várias alternativas para atingir esse objetivo. O marketplace é uma dessas alternativas.

O marketplace é uma plataforma que despontou no mercado sobretudo com o auxílio da internet e da tecnologia, dois elementos cada vez mais comuns e presentes na vida das pessoas e das companhias. Diante desse contexto, o marketplace imobiliário apareceu precisamente para auxiliar qualquer empresa imobiliária em suas necessidades cotidianas.

No que consiste um marketplace imobiliário?

Traduzindo do inglês, o significado literal de marketplace seria “lugar de mercado”. Dito de outra forma, o marketplace consiste em um lugar único, no qual se comercializa produtos e/ou serviços de várias empresas.

A priori, esse conceito apareceu com o comércio eletrônico. Não obstante, os marketplaces surgiram como uma solução no formato de plataforma, para suprir as demandas de consumidores e lojistas em um único lugar. Em outras palavras, o marketplace junta compradores e vendedores em um mesmo espaço.

Um dos primeiros a utilizar esse modelo de negócio aqui no Brasil foi o Mercado Livre, considerado atualmente um dos canais de vendas online mais importantes do país. Agora, quando se aplica esse conceito para o mercado de imóveis, não há mudanças significativas.

Essencialmente, o marketplace imobiliário interliga, em um mesmo lugar, as imobiliárias aos produtos e serviços que são relacionados com as suas demandas cotidianas e possibilita a realização de parcerias entre si.

Quais são os benefícios de um marketplace imobiliário?

Inegavelmente, há muitos benefícios que um marketplace imobiliário é capaz de proporcionar. As maneiras pelas quais o marketplace impacta positivamente no comércio de imóveis são:

1. Maior visibilidade

Um dos maiores impactos causados pelo marketplace imobiliário diz respeito a visibilidade. Afinal, não é uma tarefa tão simples possuir uma boa presença na internet, ainda mais pelo fato da web ainda ser uma ferramenta relativamente recente para as imobiliárias. Além disso, a cada dia que se passa, novos players entram nesse meio, o que aumenta a concorrência pela visibilidade.

Uma das maneiras de conquistar essa visibilidade é através da construção de uma página na Internet que seja inteiramente voltada para esse propósito. Isso porque possuir um bom site por si só já ajuda na captação de leads.

Somado a esse elemento, a fim de que as vendas possam acontecer, é necessário que haja o uso de outras ferramentas que ajudem na geração de leads ou potenciais contatos. Com a ajuda do marketplace, existe a chance de obter uma infinidade de soluções que tem a ver com marketing digital e, por conseguinte, com a prospecção e captação de novos clientes.

2. Maior qualificação dos leads

Sem sombra de dúvidas, apenas gerar leads não é o suficiente. De fato, é imprescindível ter ciência de como qualifica-los para assegurar a produtividade da equipe da empresa do ramo imobiliário.

É claro que, em tese, muitas pessoas tem o desejo de comprar um apartamento na Zona Sul, por exemplo. No entanto, em termos de marketing e vendas, isso não faz dele necessariamente um lead. A priori, ele é tão somente um potencial interessado, um prospect. No entanto, a partir do momento em que ele expressa claramente seu desejo de adquirir um produto ou serviço da sua empresa, ele se torna um lead de fato, alguém com potencial mais efetivo e concreto de compra.

Nesse aspecto, uma das soluções que o marketplace propicia é um sistema de CRM, que se constitui em um instrumento importantíssimo para a organização e qualificação dos leads, assim como uma maior otimização de todo o processo de vendas.

3. Compra e venda de produtos e serviços é mais fácil

É indiscutível o quanto o marketplace imobiliário torna a compra e venda de imóveis e serviços algo muito mais fácil, prático, ágil e dinâmico. Ainda que nesse marketplace haja uma quantidade muito grande de ofertas, todas elas se encontram em um mesmo lugar.

Além disso, apesar de haver muitos produtos e/ou serviços na plataforma, ela possui ferramentas de busca que permitam filtrar o que você quer pesquisar. Dessa forma, fica ainda mais fácil encontrar o que você procura.

Um dos maiores pontos fortes do marketplace está no fato dele agrupar várias ofertas em um mesmo lugar e todos os produtos e serviços podem ser contratados no mesmo instante, o que facilita demais o processo de compra e venda.

4. Aumento dos canais de venda disponíveis

Outro impacto que o marketplace provoca em um negócio imobiliário reside no aumento dos canais de vendas disponíveis. Isso faz com que o alcance da imobiliária se expanda cada vez mais.

Indiscutivelmente, alguns dos parceiros mais relevantes de um marketplace imobiliário são os portais imobiliários, que por si só já possuem uma presença e uma atuação vista como de extrema importância. A propósito, o poder de alcance e conversão em vendas que um portal imobiliário tem é absolutamente inegável.

5. Redução de custos

Indubitavelmente, o marketplace provoca um impacto bastante significativo nos custos de uma empresa. Isso porque ela auxilia a reduzir tais custos, sobretudo no que se refere a aquisição de serviços que irão auxiliar a aumentar o volume de vendas.

Dado que um marketplace são por si só como algo pronto e que é capaz de se moldar à realidade de maior parte das imobiliárias, ele não demanda muito investimento. Em outras palavras, eles podem ser comercializados de um modo mais acessível, ainda mais se formos comparar com o preço de uma plataforma personalizada e específica.

6. Aprimoramento dos processos internos da empresa

É fundamental pontuar que o marketplace igualmente proporciona um aprimoramento visível nos processos internos de uma empresa do ramo imobiliário. Com isso, há ganhos inegáveis e diretos no que concerne à sua produtividade. Consequentemente, isso ajudará a aumentar as vendas.

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Agora você sabe de que forma o marketplace imobiliário é capaz de impactar a maneira como se compra e vende imóveis.

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Bianca Letícia

Bianca Letícia

Redatora Free-Lancer há 3 anos, formada em Letras pela UFPR, apaixonada por literatura e inovações relacionadas ao e-commerce e mercado imobiliário.