Dia das crianças: Como preparar o seu e-commerce

por | 2 de setembro de 2020 | E-commerce, Empreendedorismo

Junto com a Black Friday e o Natal, o Dia das Crianças é um dos principais eventos que acontece para o comércio de uma maneira geral no segundo semestre. 

Inclusive, para o caso de algumas lojas que são focadas em produtos infantis, esse é o principal dia do ano. Portanto, vale a pena se preparar para conseguir vender mais.

Somente no ano de 2019, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 73% dos consumidores planejavam fazer compras no Dia das Crianças e o esperado era da data movimentar R$ 10,3 bilhões no varejo.

Afinal, muitos dos pais fazem renda extra e aquela “forcinha a mais” para conseguir comprar o presente que o filho tanto quer. Com isso, neste texto, vamos mostrar a você como preparar o seu e-commerce para vender mais nos dias das crianças e fazer muito sucesso nessa data.

Dia das crianças é uma das maiores datas de vendas para o e-commerce brasileiro
O dia das crianças é uma oportunidade ao lojistas do segmento venderem mais.

Como começar o planejamento do comércio eletrônico para o dia das crianças?

O primeiro passo que você deve fazer é planejar e avaliar como foram as vendas e as estratégias adotadas no ano anterior para o Dia das Crianças com antecedência. Veja abaixo como o número de buscas por essa palavra chave no Google vem aumentando nos últimos meses:

gráfico de tendência dos dia das crianças no Google Trends
Data da pesquisa: Outubro de 2022 – Fonte: Google Trends

Porém, como nesse mercado os produtos e as tendências estão sempre mudando a cada ano, é muito importante saber quais os brinquedos e produtos “estão na moda”.

Dentro do planejamento, você deve também preparar o estoque, analisar o ticket médio, reforçar o sistema de logística para não atrasar pedidos e aumentar a quantidade de produtos que serão vendidos. Afinal, nenhuma criança gosta de ficar esperando o sue brinquedo de Dia das Crianças não é mesmo?

Defina quais ofertas você vai fazer

Essa etapa está inclusa no planejamento, porém, como é uma das mais importantes, acabamos separando ela. Analisar que produtos você vai oferecer desconto, se vai fazer alguma promoção de frete grátis e/ou dará descontos relacionados a compra de produtos em conjunto, é muito importante.

A estratégia que você vai fazer vai impactar diretamente tanto na demanda dos produtos, quanto no faturamento que o seu comércio eletrônico vai ter ao passar a data do dia das crianças. Portanto, você pode também se basear nos anos anteriores e entender quais foram as estratégias que deram certo e quais foram abaixo do esperado..

Uma excelente dica é encontrar quais brinquedos venderam mais no ano anterior, veja abaixo os 5 brinquedos mais procurados em 2019:

  1. Boneco do Luccas Neto. Boneco do youtuber Luccas Neto fala 14 frases / Murillo Saldanha.
  2. Bonecas Lol Surprise. …
  3. Baby Alive
  4. Barbie
  5. Hotweels Monster Trucks

Utilize marketplaces para aumentar suas vendas

O faturamento dos marketplaces já representam quase 80% do volume de vendas no e-commerce brasileiro. Só aí, você já tem uma grande razão para investir suas vendas nesses canais, que são a principal porta de entrada para quem começa a vender na internet.

Quando falamos em Dia das Crianças, é importante lembrar os principais marketplaces que dão “match” com produtos do público infantil:

  • Mercado Livre
  • Americanas.com
  • Submarino
  • Shoptime
  • Ri Happy

Caso você venda em canais com vários tipos de mercadorias, escolha  categorias adequadas e específicas para o seu produto, dessa forma, será mais fácil para que o seu cliente encontre o que busca com mais facilidade.

Invista no Marketing para os dia das crianças

Investir no marketing, já é algo que a empresa faz ao longo de todos os meses, porém, períodos específicos como esse, pedem também ofertas e investimentos específicos.

Lembre-se, no seu caso, a persona vai ser tanto o público infantil (neste caso, geralmente, as crianças que são um pouco mais velhas) quanto os pais delas (que vão ser os decisores se aquela compra vai ser realmente realizada ou não).

Para isso, você pode elaborar publicações nas redes sociais de produtos que são referências para desenhos, séries e filmes que englobam diferentes gerações, pois, através deles, você pode impactar diferentes gerações e dar uma sensação de nostalgia aos pais das crianças.

Além disso, você pode investir bastante em mídias pagas, focando no público alvo daquela região que você já costuma vender produtos infantis e que você conhece a persona que compra ele. Portanto, poderá realizar uma série de segmentações para focar somente no público mais qualificado.

Além da mídia paga, as suas redes sociais são extremamente relevantes e o ideal é que você crie narrativas lúdicas para apresentar um determinado produto. Não podemos deixar de falar do próprio SEO, caso tenha um blog, que pode ser muito útil para você, algumas dicas de conteúdo para os dias da criança são:

  • 10 melhores presentes para os dia das crianças;
  • Presente educativo para o dia das crianças;
  • 20 presentes baratos para dar no dia das crianças;
  • 10 sugestões de presentes para meninos no dia das crianças;
  • 7 sugestões de presentes para meninas no dia das crianças.
  • O que dar ao meu filho no dia 12 de Outubro?

Além destes, existem uma série de outros conteúdos que você pode fazer, é extremamente relevante que você consulte o Google Trends ou até outras ferramentas, para poder entender quais os maiores volumes de busca nessa época e usar eles tanto para textos de SEO quanto para a mídia paga.

Promova interações e engaje os seguidores

Nas redes sociais, principalmente no Instagram, você pode fazer uma série de quiz, compartilhar fotos do seu time quando eles eram crianças e compartilhar imagens de jogos mais antigos, mas que faziam parte da infância das pessoas. Tudo isso pode gerar um maior engajamento na sua página e te trazer mais seguidores antes do dia das crianças, Abaixo seguem alguns exemplos de questões a serem realizadas:

  • Quais eram suas brincadeiras favoritas na infância?
  • Quem lembra do brinquedo X? (Podem ser diversos exemplos, dependendo da “geração” que você quer impactar).
  • Qual era o seu filme preferido?
  • Que brinquedo você não largava, nem por um segundo?.

Se antes de vender, o seu comércio eletrônico conseguir gerar várias sensações positivas no público alvo e fazer com que ele se engaje nas postagens e queira conhecer melhor a sua marca, com certeza isso vai gerar mais vendas para o e-commerce.

Neste tipo de ação, também é muito interessante que você use um call to action (CTA) voltado para que as pessoas possam marcar os amigos e conhecidos, pois, dessa forma, sua rede social será visitada por outras pessoas e se você tiver um bom perfil, poderá ganhar vários seguidores.

utilize as redes sociais para engajar os seus seguidores e potenciais clientes para vender online
Promover interações nas redes sociais pode engajar seus seguidores e te gerar mais vendas.

Utilize o e-mail marketing para o dia das crianças

Quase todo ano, algumas pessoas decretam que o e-mail marketing “morreu”, mas a verdade é que ele ainda é e, provavelmente, vai continuar sendo por muito tempo uma ótima estratégia.

Porém, você deve sempre focar em conteúdos segmentados, que façam sentido para a etapa do funil de vendas que se encontra o seu lead. Outro ponto é que o público alvo para o dia das crianças serão os pais, tios, padrinhos e até avós. Por isso, você deve criar um e-mail que esteja voltado para eles.

Por fim, é muito importante que você use diversos gatilhos de vendas nos e-mails, mas com foco principalmente no gatilho de urgência, pois, como neste caso, a promoção terá uma data final específica, é muito importante que você faça o cliente entender que é algo único e após aquela data ele não terá a mesma oportunidade novamente.

Para fazer tudo isso, é muito importante que você crie fluxos de nutrição de leads e que os e-mails tenham uma sequência “lógica”, pois, dessa forma, você consegue automatizar o disparo de e-mails e ainda assim fazer com que ele seja personalizado para o lead.

Existem ferramentas de disparo que permitem enviar e-mails sem nenhum custo como o MailChimp, Sendinblue e Hubspot.

Foque em fidelizar sua base de clientes

Com certeza, todo mês você já tem vários clientes que compram de maneira regular do seu e-commerce. Portanto, é muito interessante que você já utilize da base de leads, principalmente aqueles que são pais, para criar descontos e ofertas exclusivas para o dia das crianças.

Ao fazer isso, você vai estimular a compra de quem já é seu cliente e, com certeza, existe uma grande probabilidade que essas pessoas comprem novamente. Além disso, você pode criar campanhas de desconto com indicação, por exemplo, se um cliente indicar o comércio eletrônico para mais 3 pessoas e elas comprarem produtos durante um determinado período, pode dar um desconto exclusivo para ele.

Dessa forma, sua própria base de clientes irá “vender seu e-commerce” e gerar mais vendas para você

Essa estratégia é muito boa e pode gerar muitas vendas para o seu negócio, porém, deve ser utilizada com muita atenção, pois, você não deve fazer uma oferta ou descontos muito agressivos que possam prejudicar sua margem de lucro

Devido ao risco de isso acabar prejudicando o faturamento do seu negócio e também é preciso tomar cuidado para não fazer uma oferta que não seja tão atrativa para os clientes e consequentemente não estimule seus clientes a te indicarem. Portanto, encontrar um meio termo nesse caso é o ideal. 

Utilizando todas essas dicas, com certeza você vai vender mais no dia das crianças, vai aumentar o faturamento do seu e-commerce e conseguir mais clientes para o seu negócio, além de poder trabalhar posteriormente programas de fidelização com eles em outras datas comemorativas ou promoções futuras.

E você? conta pra gente quais são as principais estratégias que seu negócio usou para aumentarem as vendas de brinquedos e produtos no Dia das Crianças.

Não fique de fora de nenhum conteúdo

Receba novidades

CATEGORIAS

3

E-commerce

3
EMPREENDEDORISMO
3

Ferramentas e Materiais

3

Logística

3

Magis5

3

Marketplaces

3

Transformação Digital

Veja também

Mais lidos

Vinicius Ribeiro

Vinicius Ribeiro

Gerente de Marketing no Magis5, mineiro apaixonado por inovação, tecnologia e transformação digital. Para falar com Vinícius, basta enviar um e-mail para vinicius.ribeiro@magis5.com.br
Não fique de fora de nenhum conteúdo

Receba novidades