O ticket médio é um dos principais indicadores financeiros, principalmente para as lojas virtuais e e-commerce, pois, quanto maior ele, teoricamente, mais rentável é a empresa, já que ele significa que cada cliente está gastando mais na sua loja.

Dessa forma, se ao longo do tempo você consegue fazer com que o seu ticket médio aumente, provavelmente seu e-commerce está conseguindo um maior faturamento e mais lucro à medida que o tempo passa.

Contudo, não é fácil conseguir aumentar esse indicador financeiro e existem diversas outras métricas que são necessárias serem medidas e compreendidas para que você possa definir as estratégias que vai utilizar. Portanto, neste conteúdo abordaremos 7 dicas para aumentar o ticket médio nas vendas online.

Ticket médio alto ou baixo, qual o melhor?

Não existe nenhuma resposta certa em relação ao ticket médio, pois depende muito do tipo de produto que você comercializa pela internet. Porém, o que você deve sempre metrificar e acompanhar é como está o valor do ticket médio ao longo do tempo, para entender se ele está aumentando, diminuindo ou se mantendo.

Como referência, o 42° relatório do Webshoppers mostrou que o ticket médio de uma maneira geral do e-commerce de 2020 foi de R$ 466,00. No entanto, os valores variam bastante em relação às categorias de produtos vendidos, conforme apontou o Webshoppers , no segundo semestre de 2020, o ticket médio foi de:

  1. Departamento: R$567,00
  2. Roupas/Calçados: R$185,00
  3. Autosserviço: R$528,00
  4. Esportivo: R$180,00
  5. Informática: R$814,00
  6. Perfumaria: R$185,00
  7. Farma: R$151,00
  8. Construção e Ferramentas: R$441,00
  9. Casa e Decoração: R$535,00
  10. Bebidas: R$274,00
  11. Automotivos: R$621,00
  12. Alimentos: R$176,00

Além do mais, como demonstrado na imagem abaixo, a pesquisa também demonstrou que o quanto mais pedidos feitos, maior a tendência para que o ticket médio das vendas também aumente.

ticket medio relatório webshoppers 2020 ecommerce

Como aumentar o ticket médio nas vendas online?

Para aumentar o ticket médio nas vendas online, você pode conferir essas 7 dicas:

1. Ofereça frete grátis a partir de um determinado valor

Uma excelente dica para aumentar o ticket médio no e-commerce é oferecer frete grátis em compras a partir de um determinado valor, dessa forma, o cliente pode acabar escolhendo outros produtos além do que ele já compraria para ter o benefício de utilizar o frete gratuito.

Essa prática é excelente, principalmente para aqueles e-commerces que possuem um ticket médio mais baixo, pois, a depender do valor do frete, existem produtos que caso o cliente adicione, por ele acabar ficando com frete gratuito, ele ganhará aquele produto de graça ou terá um elevado desconto em relação ao mesmo.

Isso acontece, pois, se o frete é R$ 30,00 e ele acaba comprando um produto de um preço similar a esse consegue um frete gratuito, ele consegue compensar o valor do frete e você consegue aumentar seu ticket médio, pois ele vai estar adquirindo um item que teoricamente ele não compraria.

2.       Incentive as compras através de descontos progressivos

Outra boa prática para incentivar a compra de mais produtos e gerar um aumento no ticket médio é de dar descontos para o cliente a medida do valor que ele gasta com a loja, contudo, o ideal é que você adeque o planejamento da sua loja virtual, para que esse tipo de desconto não prejudique sua margem de lucro.

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3. Tenha um portfólio de produtos diversificados

É muito interessante diversificar ou ter produtos relacionados no portfólio da sua loja virtual, pois, com isso, o seu cliente ou usuário do site pode ter todos os produtos relacionados a um determinado segmento na sua loja virtual.

Portanto, é muito interessante incluir novas categorias, marcas, produtos e modelos de itens para que você possa proporcionar uma melhor experiência e uma solução completa para o seu cliente.

Dessa forma, é bastante interessante que você possa ou focar em um nicho específico e ter diversos produtos relacionados a ele ou ter um loja diversificada tanto em produtos quanto em diferentes nichos, para que o cliente tenha uma solução bastante variada.

Isso é claro, vai depender muito do seu nicho, da sua atuação e da proposta de valor do seu e-commerce para o usuário, porém, como visto, independente dela, é interessante que você tenha um portfólio diversificado para aumentar o ticket médio nas vendas online.

4. Crie kits de produtos simples e compostos

A partir dessa mesma ideia de portfólio diversificado, uma outra ideia é criar kits de mercadorias relacionadas, por exemplo, se você é um e-commerce que faz a venda de produtos esportivos, pode seguir a dica abaixo:

Para um cliente que deseja comprar uma determinada chuteira de futebol, você pode montar um kit relacionado com uma camisa, bermuda e meias e juntar essa dica com a de descontos progressivos, para incentivar ele a levar todos esses produtos por um valor mais barato caso ele fosse adquirir os mesmos separadamente.

É possível também criar kits de produtos simples, como várias capinhas celular ou até mesmo mouses de computador.

Uma dica ninja é pedir para que seu time de expedição comece a observar quais tipos de produtos saem no mesmo pedido, mesmo que sejam em compras separadas. Isso pode fazer total diferença no seu negócio e principalmente nas vendas nos marketplaces.

5. Fidelize seu cliente

Faça o cliente ter boas experiências através de um bom atendimento, uma boa comunicação após a compra e de um site confiável e navegável, que proporcione também diferentes formas de pagamento.

Com tudo isso e garantindo que o produto chegue no prazo correto, provavelmente este usuário comprará mais vezes da sua loja virtual e quanto mais ele fizer isso, mais seu ticket médio pode aumentar nas vendas online.

6. Faça campanhas de indicação

As campanhas de indicação são uma excelente opção para incentivar tanto o cliente que fez a primeira compra quanto aquele que já é um consumidor fidelizado da sua loja virtual a divulgar a marca para amigos e parentes.

Com a indicação, você pode oferecer descontos e bônus, tanto para aqueles que indicaram quanto para aqueles que vão realizar sua primeira compra a partir da indicação de alguém, dessa forma, você deixa sua loja virtual mais conhecida e consegue fazer um investimento no conhecido marketing “boca a boca”, que tende a ser um dos que mais dá resultado independente do seu segmento de atuação.

7. Invista no marketing

Existe um tipo de ditado popular que diz que: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Dessa forma, você deve investir no marketing, seja por e-mail, newsletter, mídias sociais, SEO, ou até mesmo em tráfego pago, utilizando tanto o Facebook Ads quanto o Google Ads, para saber qual as melhores opções para a sua loja virtual, o único jeito é testar.

Uma boa alternativa é utilizar as campanhas de remarketing tanto para seus clientes quanto para visitantes de uma determinada categoria de produtos, para incentivar eles a finalizarem ou realizarem a compra no seu site, apesar de isso não impactar diretamente o ticket médio, são novos clientes que você poderá conseguir e após um determinado período, eles podem acabar se fidelizando e aderindo a uma das técnicas utilizadas para aumentar o ticket médio nas vendas online citadas anteriormente.

Cabe ressaltar que cada loja virtual funciona de diferentes maneiras, dessa forma, você deve testar diferentes dicas e até mesmo criar algumas estratégias para verificar qual a que gera mais resultado e dá mais lucro para a sua loja.

Para fazer esses testes, lembre-se que você deve metrificar principalmente o total de vendas, o ticket médio com aquela campanha de incentivo e sua margem e seu lucro, para validar se aquele experimento realmente está trazendo bons resultados ou não para o seu e-commerce.

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Vinicius Ribeiro

Vinicius Ribeiro

Gerente de Marketing no Magis5, mineiro apaixonado por inovação, tecnologia e transformação digital. Para falar com Vinícius, basta enviar um e-mail para vinicius.ribeiro@magis5.com.br