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Dia dos pais no e-commerce

Dia dos pais no e-commerce: o perfil dos consumidores e como gerar vendas!

O dia dos pais no e-commerce é uma das datas mais importantes no ano. Segundo dados da Social Miner em parceria com a Clearsale, a Octadesk e a Opinion Box, em 2020 o volume total de pedidos nesta data foi de 6,21 milhões, havendo um crescimento de 127% em relação a 2019.

Cabe ressaltar que o período analisado na pesquisa acima foi entre 25 de julho de 2020 até 09 de agosto de 2020. Se você quer aproveitar para aumentar suas vendas no dia dos pais no e-commerce, este conteúdo pode te ajudar!

Comportamento do consumidor durante o dia dos pais no e-commerce

Segundo a mesma pesquisa citada anteriormente, o comportamento do consumidor durante o dia dos pais no e-commerce fez o ticket médio ser de aproximadamente R$ 439,00 e as vendas através do cartão de crédito cresceram 112%.

Dessa forma, você deve se atentar, principalmente, a facilitar a opção de vendas e parcelamentos através do cartão de crédito, mas também lembre de fornecer outras opções em débito, para diversificar o seu perfil de consumidor; uma alternativa, em alta, que pode ser cedida é o pix.

As principais categorias, por sua vez, foram eletrônicos, informática e bebidas, lideradas pela compra por homens. Já na parte de beleza, moda e acessórios, foram as mulheres que representaram a maior parte das conversões.

Saber da informação acima ajuda bastante a direcionar a sua comunicação para cada um desses segmentos, caso você venda eles durante o dia dos pais no e-commerce, pois a partir disso, você pode montar “call to actions” descritivos e anúncios específicos para o gênero que domina cada um desses setores.

Em relação a segmentação regional, o sudeste foi líder de vendas, com 62%. Em seguida, o Sul representou 17%, o Nordeste 13% e o Centro-Oeste 6%. 

Saber da representatividade de cada região é muito importante, pois isso pode te ajudar a estabelecer uma estratégia de frete mais agressiva para aquelas que representam uma maior porcentagem dos compradores.

Além disso, por questões estratégicas, você pode focar seus anúncios, principalmente no Google, mas também no Facebook, para localidades específicas, segmentado seu nicho de clientes e aumentando as conversões nas áreas que possuem mais compradores.

A importância da preparação anterior ao dia dos pais no e-commerce

Ainda que a preparação anterior ao dia dos pais no e-commerce seja óbvia para muitos, pode acabar passando batido para aqueles que vão ter a experiência de fazer um planejamento estrategicamente pela primeira vez numa data importante do mercado brasileiro.

Dessa forma, você deve se antecipar bastante a essa data, pois, os picos de vendas no dia dos pais do ano passado aconteceram cerca de 27 e 20 dias antes do evento, segundo a pesquisa feita pela Social Miner.

Com isso, você deve levar em conta principalmente o tempo médio de frete dos seus produtos, ou pelo menos daqueles que vão ser o foco da campanha dos dias dos pais, pois, caso o frete demore muito, isso pode acabar fazendo com que o cliente não compre no seu site, já que a depender da data, o produto só vai chegar ao destino após o dia dos pais.

Além disso, seu site deve estar otimizado para receber acessos e fazer compras através do celular, pois isso está ficando cada vez mais comum ao longo do tempo, além de ser um dos principais fatores para a indexação dos links no Google, quando falamos sobre Search Engine Optimization (SEO).

Fidelização do público no dia dos pais no e-commerce

Outro ponto extremamente relevante que deve ser trabalhado pelos e-commerces é a fidelização dos clientes que já compraram, seja no dia dos pais do ano passado, seja em outros períodos do ano.

A taxa de conversão para aqueles clientes que já tiveram uma experiência positiva na sua loja virtual tende a ser bem mais alta do que aqueles que nunca acessaram seu site e estão entrando pela primeira vez.

Dessa forma, trabalhar pontos como e-mail marketing, anúncios através do remarketing realizando a segmentação da base de clientes que você possui e fazendo anúncios personalizados para cada grupo dessa base é extremamente importante para aumentar sua conversão nesta data.

6 Dicas para aumentar as vendas durante o dia dos pais no e-commerce

Além dos pontos citados acima, agora vamos falar sobre as 6 principais dicas para aumentar as vendas durante o dia dos pais no e-commerce, confira!

1.Aproveite para conquistar novos clientes

Nesse período, além do que falamos acima sobre focar e fazer comunicações personalizadas para o público alvo que já te conhece, é muito importante que você conquiste novos públicos, como através de conteúdos no blog relacionados e análise de tendências em buscas no Google, Facebook e Instagram.

2.Se diferencie em relação a experiência do consumidor

Garanta que as ações que seus clientes vão fazer para comprar os produtos serão as mais simples possíveis e que nenhum “atrito” será gerado. Para fazer isso, o ideal é que antes dessa data você analise novamente toda a jornada do consumidor no seu site, simulando como se você fosse um comprador e analisando quais são os potenciais pontos que podem fazer com que o cliente desista de realizar a compra, para então corrigi-los.

Ter uma boa experiência do usuário, garantir que o produto vai chegar até a data limite e realizar um bom atendimento ao cliente caso ele tenha alguma dúvida ou precise de informações durante ou após ele ter realizado a compra, são atividades básicas, porém essenciais para fazer seu e-commerce vender mais no dia dos pais.

Por isso, treine seu time de suporte para um crescimento na demanda para que estejam preparados para atender o consumidor quando necessário.

3. Entenda quais são os produtos do momento

Saiba quais são aqueles produtos que estão sendo mais procurados no momento e quais os segmentos que devem ser aqueles que serão mais comprados para presentear os pais. Dessa forma, você pode fazer comunicações específicas utilizando como capa esse produto e fazendo promoções relacionadas ao preço e ao frete.

Com isso, você vai mostrar de cara para o consumidor um produto que ele já conhece ou que ele já estava pensando em comprar para o pai dele, isso vai tornar a compra muito mais simples e fácil.

Também é possível analisar as tendências de busca em marketplaces, como no Mercado Livre através do Mercado Livre Tendências.

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Através dele, é possível ver os produtos que estão sendo pesquisados com maior frequência dentro do maior marketplace do Brasil. Assim, é possível analisar parte do comportamento do público em determinado período de tempo.

4. Estruture uma boa estratégia de recuperação de carrinhos perdidos

É muito comum que as pessoas coloquem itens no carrinho e acabem desistindo das compras, seja porque acabaram entendendo que não estavam precisando daquele produto, porque estão com a situação financeira ruim, ou quaisquer outros motivos.

Dessa forma, é muito importante que você estruture muito bem uma estratégia de recuperação dos carrinhos abandonados, para garantir que vai haver uma alta conversão dessas pessoas, que se interessaram por um produto, mas acabam não chegando à fase final de compra.

Um dos principais fatores para que essa estratégia tenha sucesso é entender a régua de relacionamento e os canais de comunicação que você deve utilizar para fazer com que o cliente converta naquela compra e, principalmente, tentar saber por qual motivo ele desistiu, pois, você poderá ser incisivo na estratégia de “retomada” desse cliente a partir dessa informação.

Mas como?

Você pode pedir para que, antes de chegar à página de check-out, o usuário tenha que realizar um cadastro no seu site. Assim, você conseguirá o e-mail daqueles que optarem por receber promoções em suas caixas postais virtuais.

Assim, se ele não comprar o que estiver no carrinho, você pode personalizar e-mails com os produtos que ele se interessou anteriormente, assim como optar por uma estratégia de remarketing. 

Dessa forma, o contato do consumidor com os produtos será mantido, e as chances do usuário retornar para o seu site em uma fase de compra mais avançada é maior.

5. Prepare o estoque e negocie com os fornecedores

Um dos pontos cruciais quando você estiver preparando seu e-commerce para os dia dos pais é preparar seu estoque e negociar com fornecedores para conseguir entregar produtos com prazos competitivos e ter produtos suficientes no seu estoque para atender a demanda.

É importante cumprir essa etapa com antecedência, já que muitos fornecedores atendem várias lojas simultaneamente e essa operação pode atrasar o envio dos produtos a sua loja se o pedido for feito em cima da hora.

Contudo, você deve tomar cuidado para não ter estoque em excesso, pois, caso a data gere vendas abaixo do que você estava prevendo, isso pode acabar prejudicando a sua operação, gerando prejuízo.

6. Amplie seus canais de vendas através dos marketplaces

Os marketplaces são um dos canais de vendas mais importantes para o e-commerce, pois como eles possuem muito tráfego e muitas pessoas já estão habitualmente acostumadas a fazer compras neles, eles sempre são relevantes em datas como o dia dos pais.

Ainda não vende em marketplaces? Conheça alguns dos principais marketplaces do brasil e suas peculiaridades, para ver em qual deles o seu negócio melhor se adapta.

Você também pode conferir quanto custa vender neles, clicando aqui!

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Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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