E-commerce Ela Decora saiu de 6 mil pedidos por ano para mais de 60 mil; pandemia contribui para um crescimento ainda mais acelerado.

Case Ela Decora

Os marketplaces vêm cada vez mais conquistando espaço na vida do consumidor. As vantagens são claras para ambos os lados: para o cliente, que amplia o acesso a diversos produtos e marcas em um só lugar; e para o lojista, que representa a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços sem custo inicial, obtendo maior visibilidade e, consequentemente, aumentando as vendas.

Atualmente, os marketplaces representam 78% de todas as vendas realizadas no e-commerce brasileiro. O setor movimentou mais de R$ 115 bilhões no ano de 2020, de acordo com informações da Câmara Brasileira da Economia Digital. Já no primeiro trimestre de 2021, foram gerados mais de R$ 35,2 bilhões, resultado que representa um aumento de 72,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa realizada pela Neotrust. Este crescimento fez com que a concorrência também aumentasse e, exatamente por isso, cada vez mais, vender nesses grandes shoppings virtuais necessita de estratégia e organização. 

O e-commerce de artigos domésticos Ela Decora, lançado em 2018, rapidamente percebeu a necessidade de se destacar para vencer a concorrência. No início, o maior problema era a integração dos produtos em diversos marketplaces, diminuindo o tempo para atualizar todas as informações de uma única vez, como valores e estoque, e a chance de erros no envio dos produtos.  Foi pensando em solucionar este e outros problemas que, em 2019, a marca fechou uma parceria com o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces.

De acordo com Patrícia Soalheiro, fundadora da Ela Decora, em 2018, a média de pedidos foi de 6 mil. “No ano seguinte, logo depois de contratarmos o Magis5, fomos para uma média de 26 mil pedidos. Então, em 2020, quando começou a pandemia, já estávamos preparados, estruturados e organizados. Passamos para uma média de 60 mil pedidos por ano e estamos em constante crescimento”.

Sobre a pandemia, a empresária conta que sofreu um impacto apenas no início. “Acredito que aquele primeiro mês foi muito difícil para todo mundo, as pessoas ficaram assustadas, deixaram de consumir ou reduziram muito. Porém, logo em seguida, começamos a ter um crescimento ainda mais acelerado. Obviamente, também contamos com a questão dos itens de casa e decoração começarem a chamar mais atenção do consumidor, que passou a ficar mais tempo em casa e sentindo necessidade de organizar e decorar. De qualquer maneira, tenho certeza de que se não estivéssemos prontos para esse aumento na demanda, não teríamos dado conta”, explica.

Para Vitor Lima, CEO e sócio-fundador do Magis5, o aumento da procura por itens de casa e decoração foi um fator importante para a Ela Decora, porém, se a marca não estivesse preparada e estruturada para receber essa nova demanda, provavelmente não teria conseguido conquistar todos os novos clientes. “Esse crescimento nas vendas online, muito além do esperado para o período, pegou muitos empreendedores de surpresa. Quem não estava preparado, não deu conta da demanda e, consequentemente, começou a perder ou deixar de fidelizar consumidores. É possível, sim, crescer de maneira estruturada, mas deve ser algo planejado, feito com o maior nível de cuidado e preocupação possível”, afirma.

Além do próprio e-commerce e dos marketplaces, a Ela Decora investe muito nas redes sociais, principalmente no Instagram. “Acredito que esse também foi um diferencial muito importante para o nosso posicionamento de marca e melhorou a relação e confiabilidade com os clientes”, conclui Patrícia. 

Sobre metas e expectativas, Patrícia já está com tudo definido. “Até o final do ano, esperamos atingir 2% de conversão e ticket médio de R$ 310.  O Magis5 possibilita centralizar a nossa operação e isso torna o negócio mais escalável, por isso, queremos equiparar as vendas em todos os marketplaces, fortalecer nossa marca e investir cada vez mais em nosso site próprio e redes sociais”.

Conheça o Magis5

Fundado em janeiro de 2019, o Magis5 é um Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces. O foco da solução é automatizar os processos de venda, tornando-os mais simples e práticos.

Dentre as funcionalidades, o vendedor pode:

  • Cadastrar múltiplos CNPJs em um só lugar;
  • Criar e publicar anúncios de produtos e kits nos principais marketplaces;
  • Fazer precificação automática com taxas de comissão fixa;
  • Fazer a bipagem dos produtos, tornando a expedição 100% automatizada;
  • Dentre muitas outras!

Com a solução do Magis5, é possível otimizar o tempo de trabalho, gastando menos tempo com a operação do e-commerce e mais com a estratégia.

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Magis5

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Arthur Pontara

Arthur Pontara

Analista de Inboung Marketing no Magis5, mineiro, aspirante a cineasta, apaixonado por tecnologia e inovação entre os jovens empreendedores. Para falar com Arthur, basta enviar um e-mail para arthur.pontara@magis5.com.br