Precificação de produtos: como fazer corretamente

por | 31 de agosto de 2021 | E-commerce, Empreendedorismo, Marketplaces

Se você já se perguntou “Como fazer a precificação do meu produto?” ou “Como posso maximizar meus lucros sem afastar meus clientes?”, então este artigo foi feito para você. 

O processo de precificação de produtos é um verdadeiro equilíbrio entre arte e ciência, e compreender a mecânica por trás dele é vital para o sucesso de qualquer empreendimento. 

Cerca de 86% das empresas possuem dificuldades em fazer a precificação de produtos ou realizam vendas com uma margem de lucro menor do que o esperado – apontou uma pesquisa realizada pela Preço Certo com mais de 10.000 lojistas.

Neste guia prático, mergulharemos no universo da precificação, explorando estratégias comprovadas para ajudar você a otimizar seus preços, melhorar suas margens e, por fim, acelerar seu crescimento de negócios. 

Também, abordaremos como a tecnologia pode facilitar esse processo e eliminar possíveis dores de cabeça. De despesas variáveis a normas de canais de distribuição, da margem de contribuição à aplicação de fórmulas de precificação, prepare-se para dominar a arte da precificação!

Precificação de produtos: passos fundamentais

Compreenda a sua estrutura de despesas variáveis

Compreender a sua estrutura de despesas variáveis é a etapa inicial que você deve completar para estabelecer um preço para um produto.

Estes custos estão diretamente relacionados com a venda do produto e nunca devem ser ignorados no estabelecimento do preço, pois uma pequena variação de 1% pode ter um grande impacto no seu ganho.

como precificar os produtos considerando qualidade e custos

Se você não tem conhecimento sobre o que são as despesas variáveis de um produto, sugerimos que leia este artigo sobre custos diretos e indiretos.

Listamos alguns exemplos de despesas variáveis:

  • Preço do produto (PPV);
  • Custo de um brinde;
  • Custo de embalagem;
  • Comissão do vendedor ou canal de venda;
  • Custo de frete de entrada e saída (quando o frete é patrocinado);
  • Impostos relacionados a cada regime fiscal;
  • Taxa do cartão, royalties.

Compreenda as normas do canal de distribuição

Se você está comercializando em um marketplace ou qualquer outro meio que exija uma comissão por cada venda concretizada, você precisa levar essas comissões em consideração ao estabelecer seus preços.

Existem meios que exigem uma comissão baseada no valor do produto, outros que solicitam uma comissão adicional a uma taxa fixa, e até mesmo canais onde a comissão flutua dependendo do nicho.

Esta etapa é de suma importância, pois existem empresas que operam com diversos canais de distribuição e, por vezes, o mesmo produto está disponível em vários deles.

Isso exige um ajuste de preços dependendo do canal, para evitar prejuízos na venda de um produto. O que pode significar ter preços diferentes para cada canal, mesmo que isso resulte em grandes disparidades de preço.

Afinal, seu cliente está apenas a alguns cliques de distância de outros canais. Portanto, se um preço for mais alto em um canal com comissões mais elevadas e o cliente for sensível ao preço, é provável que ele opte por comprar em outro canal com comissões menores.

Estabeleça uma margem de contribuição

O terceiro passo é estabelecer uma margem de ganho (ou margem de contribuição) que você pretende obter com a venda.

Você pode definir o preço pensando em dois contextos: atingir uma porcentagem específica de lucro sobre o seu preço de venda ou um valor em dinheiro que representará o lucro da venda.

venda de produtos online exige correta precificação

Sugerimos que você realize essa etapa depois de entender quais são seus objetivos financeiros com o referido produto e qual a sua importância dentro do portfólio da empresa.

Exemplo: existem produtos que têm uma margem menor, mas vendem em grandes quantidades, enquanto outros produtos têm margens altas e volumes de venda menores.

Compreenda quanto cada produto deve contribuir para a cobertura dos seus custos e, com isso, poderemos determinar o preço de venda.

Aplicando as fórmulas

Existem vários métodos de definição de preços de produtos, mas o que os especialistas em formação de preços recomendam é a definição de preços com base na margem de contribuição.

Ao utilizar este método, você será capaz de prever a quantidade de lucro que terá nas vendas e obterá previsibilidade para fazer escolhas.

Existem duas fórmulas que você pode usar para definir preços usando essa estratégia: margem alvo ou lucro nominal alvo.

Quando você escolhe a margem alvo, está buscando um percentual específico de lucro na venda, independentemente do preço estabelecido, enquanto o lucro nominal alvo trabalha com uma quantidade fixa de lucro, independentemente do preço estabelecido.

Para ilustrar tudo o que ensinamos até agora, considere o seguinte produto:

  • Custo total do produto: R$50,00;
  • MEI: não tem alíquota;
  • Comissão do marketplace: 12%.
controle de custos e precificação

Cálculo da meta de margem

Na estratégia de precificação com base na margem desejada, digamos que o seu alvo é uma margem de lucro de 30%, portanto, fazemos o cálculo como segue:

Preço de Venda = Custo do Produto / Serviço + (Custo do Produto / Serviço * Meta de Margem)

Ou, de uma maneira diferente,

Preço de Venda = Custo do Produto / Serviço * (1 + Meta de Margem)

Onde:

  • O Custo do Produto / Serviço é a soma total para a fabricação do bem ou a prestação do serviço. Isto pode contemplar custos de insumos, trabalho, transporte, gastos gerais, etc.
  • A Meta de Margem é o percentual de lucro que a companhia pretende alcançar sobre o custo do produto ou serviço. Normalmente, isso é representado como uma fração decimal. Por exemplo, uma meta de margem de 20% seria representada como 0,20 na equação.

Cálculo do lucro em valor absoluto

O lucro em valor absoluto é o ganho bruto que uma empresa ou negócio obtém de suas operações. Para calcular o lucro em valor absoluto, você pode usar a seguinte fórmula:

Lucro em Valor Absoluto = Preço de Venda – Custo do Produto / Serviço

Onde o Preço de Venda é o valor pelo qual o produto ou serviço é vendido ao consumidor e o Custo do Produto / Serviço é a soma total para a fabricação do bem ou a prestação do serviço.

Cálculo do lucro em valor absoluto

Precificação de produtos na Black Friday: pontos de atenção

À medida que a Black Friday se aproxima, a precificação de produtos torna-se crucial para atrair clientes em meio à concorrência acirrada do comércio eletrônico. Os consumidores facilmente comparam preços online, tornando a precificação estratégica vital para a visibilidade e sucesso das vendas

No entanto, para garantir lucro, é essencial considerar custos fixos e variáveis, estabelecer uma margem de lucro adequada, e não apenas focar em valores atrativos. Uma estratégia de precificação bem planejada não apenas potencializa os lucros, mas também ajuda a identificar os produtos de melhor retorno e planejar futuras promoções.

Como a Magis5 pode te ajudar na correta precificação

Precificar anúncios corretamente pode ser uma tarefa complexa, dada a variedade de custos associados, incluindo taxas de marketplace, custos de embalagem e envio, e o preço de custo. Felizmente, a Magis5 pode auxiliar nesse processo.

Nosso hub possui a funcionalidade de “Precificação Automática”. Essa ferramenta calcula o preço do seu anúncio automaticamente, considerando tanto o lucro desejado quanto as taxas padrão dos marketplaces. Para isso, utilizamos o preço de custo registrado no ERP do vendedor, além dos custos operacionais associados.

Com a Magis5, você pode configurar a Precificação Automática para um produto específico ou para anúncios individuais. Se escolher a primeira opção, a configuração será aplicada a todos os anúncios do produto. Se optar pela segunda, a configuração só será aplicada ao anúncio específico.

Adicionalmente, a Magis5 oferece a possibilidade de ajustar as taxas para cada marketplace, considerando as taxas fixas ou percentuais aplicadas a anúncios de diferentes valores. Isso permite que você customize sua estratégia de precificação de acordo com cada marketplace, otimizando seus lucros e tornando sua operação mais eficiente.

Que tal conhecer Magis5? Confira todas as funcionalidades disponíveis.

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Lucas Souza

Lucas Souza

Diretor de marketing e vendas na Preço Certo, possui experiência em gestão de negócios, pessoas e processos. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato por: lucas.souza@precocerto.co
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