Loja virtual X Loja física: quais as vantagens de criar uma loja virtual?

por | 21 de julho de 2021 | E-commerce, Ferramentas e Materiais

Com o avanço da tecnologia tem se tornado cada vez mais fácil comprar pela internet, isso consequentemente tem aumentado muito o lucro das lojas virtuais. Um dos fatores responsáveis por esse crescimento é a pandemia do Covid-19. 

Mas qual modelo de negócio é melhor: online ou físico? Ainda vale a pena criar uma loja virtual?  

Sim, nos dias de hoje vale a pena criar uma loja virtual. Tanto para quem já tem sua loja física e quer alcançar um público maior e expandir seu negócio, quanto para quem está começando agora nesse meio. 

As pessoas estão tendo cada vez menos tempo para ir ao shopping. Para muitos, entrar de loja em loja procurando por algum produto já não é mais tão viável. 

Ainda existem pessoas que preferem comprar presencialmente? Claro que sim, muitas pessoas ainda não fizeram sua primeira compra online, algumas delas não tem confiança suficiente para isso, porém isso vem mudando com o passar dos anos, cada vez mais pessoas estão conhecendo o e-commerce, seja vendendo ou comprando esse modelo de negócio tem se consolidado cada vez mais no mercado.

O mercado online tem um potencial de crescimento enorme, investir nele e criar sua loja virtual tem se mostrado uma ótima opção, nesse artigo vamos te apresentar algumas das vantagens de criar uma loja virtual.

Disponibilidade

Sua loja fica online 24 horas por dia, 7 dias por semana, seja fim de semana ou feriado, isso tudo sem nenhum custo adicional para a empresa.

Só o fato dos seus produtos estarem disponíveis para compra todos os dias, a qualquer momento, já te proporciona uma vantagem enorme sobre uma loja física, que para ficar aberta além do horário comercial, precisa pagar horas extras aos funcionários.

Dessa maneira, o consumidor tem mais liberdade e se sente bem mais confortável, já que pode fazer sua compra quando bem quiser, independente do dia e do horário.    

Maior alcance

Com uma loja virtual você consegue alcançar um número bem maior de pessoas, enquanto que a loja física te permite chegar apenas até pessoas do seu bairro e da sua cidade. 

Com a loja online, você consegue alcançar o mundo inteiro.

Com todo esse alcance, suas chances de conversão se multiplicaram de forma absurda, aumentando suas vendas e crescendo seu negócio mais rápido do que uma loja física.

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Preços mais acessíveis

A manutenção de uma loja virtual é consideravelmente menor do que a de uma loja física, isso se dá devido a vários gastos que não existem em lojas virtuais. Como exemplo, o aluguel da loja, salário de funcionários, contas de água e luz, a limpeza da loja, etc.

A diferença entre os gastos de manutenção da loja virtual para loja física é refletida diretamente no preço do produto que chega até o cliente, gerando assim uma vantagem competitiva da loja online sobre a loja física.

Devido a esses fatores, criar sua loja virtual traz consigo uma vantagem que chama muito atenção do público, que é oferecer para eles um preço mais acessível em seus produtos e serviços.

Acompanhar o desempenho após criar uma loja virtual 

As lojas online oferecem a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento do seu negócio de forma prática e mais simples.

As lojas virtuais fornecem alguns relatórios muito importantes para seus gestores, isso facilita na hora de avaliar o desempenho em tempo real da loja, como por exemplo o controle de estoque, o faturamento mensal da empresa, etc.

Além destes dados, existem ferramentas que vão ainda mais a fundo quando o assunto é trazer informações sobre seu negócio.

O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta muito útil para acompanhar o desenvolvimento da sua loja virtual, ele oferece dados valiosos sobre sua empresa, de forma simples.

O que facilita o trabalho do gestor em acompanhar alguns dados tais como: o nível de satisfação dos clientes, as taxas de conversão, os resultados da campanha e etc.

Ter controle sobre os resultados da sua organização é fundamental para o crescimento dela, pois é baseado em dados que o gestor vai acompanhar o desenvolvimento da empresa, e definir se a estratégia adotada até o momento, está dando certo ou se vai haver necessidade de alguma mudança. 

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Variedade de produtos

No meio online, a busca por produtos e serviços se torna bem mais prática e rápida.

Com apenas alguns cliques o usuário tem inúmeras variações do produto que ele busca, dessa forma ele consegue comparar os preços e as características dos produtos com mais rapidez.

Isso torna mais fácil e rápido o acesso do cliente a vários modelos, tamanhos, cores, marcas e etc.  

Avaliação e feedback

A grande maioria das pessoas faz uma pesquisa antes de decidir comprar algo. 

Durante essa pesquisa um fator muito importante que é levado em consideração pela maioria dos usuários, é a opinião de quem já comprou o produto

Sabendo disso, é fundamental na hora de criar sua loja virtual, que sua empresa tenha o cuidado em planejar uma parte reservada para os comentários feitos pelos seus clientes, dando um feedback sobre o produto ou serviço oferecidos pela sua loja. 

Isso gera credibilidade para sua marca e incentiva o visitante a fechar negócio com você!

Menor investimento inicial   

Para abrir uma loja física você precisa procurar por um ponto que seja bem localizado, dependendo da estrutura do lugar e de onde ele se encontra, o preço do aluguel pode ser bem elevado, além de todo gasto com a documentação do local e uma série de outras burocracias.

Já para criar uma loja virtual basta comprar seu domínio, escolher uma boa plataforma de e-commerce, integrar um layout bonito e funcional, oferecer diversos meios de pagamento ao cliente, e tudo certo, sua loja virtual está pronta para vender.

Neste artigo, falamos um pouco mais sobre como é fácil e prático criar uma loja virtual, além de algumas vantagens que esse modelo de negócio traz.

Espero que eu tenha ajudado, e agora resta a você decidir qual seu modelo de negócio ideal e qual se encaixa melhor no nicho de mercado em que você atua.

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Giovanna Salgado

Giovanna Salgado

Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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