Se seu objetivo é vender mais nesse novo ano que se inicia, então é impossível não tocar no assunto de plataforma de e-commerce. As plataformas são uma parte simplesmente essencial para uma marca aumentar suas vendas online.
Plataformas mal elaboradas, duvidosas, simples demais ou que não acompanham o crescimento do seu e-commerce podem gerar uma série de problemas e dores de cabeça que você, com certeza, não deseja!
Bugs, informações desatualizadas ou erradas, erros no checkout e outras situações do tipo podem ser facilmente evitadas escolhendo a plataforma de e-commerce certa para o seu negócio.
Irei começar este post com um conselho: não pense duas vezes para investir em uma plataforma de qualidade. Sim, simples assim.
Você quer vender pela internet e com sucesso, certo? Então, é preciso, no mínimo, fazer uma densa pesquisa de plataformas de e-commerce primeiramente. Para te ajudar nessa missão, fiz este post!
No post de hoje, você vai conferir quais são os recursos essenciais e mais importantes que uma plataforma de loja virtual DEVE ter para que você venda mais online e faça sua marca crescer no mundo virtual!
Quer saber de tudo isso? Então, continue lendo. Vamos lá!
O que você vai encontrar nesse artigo?
Suporte de qualidade
Este é o primeiro tópico desta lista e acredito que seja um dos mais importantes. Isso porque de nada adianta uma plataforma de e-commerce cheia de recursos se você não sabe usá-los!
Para escolher a plataforma certa, procure por uma que ofereça um bom suporte técnico que esteja disponível via chat online ou telefone.
Verifique a quantidade de horas do suporte,os meios de comunicação, os horários e dias em que estará disponível, entre outros.
Normalmente, esse tipo de atendimento é mais rápido e eficiente, mas para ter certeza, faça o teste! Entre em contato com a empresa e veja se o atendimento é de qualidade e realmente útil para você e o seu negócio.
Se a plataforma estiver interessada em ajudar você a criar sua loja virtual para que você venda mais, o atendimento irá superar suas expectativas! Acho que nem preciso falar, mas procure por uma plataforma que faça sua loja virtual vender de verdade!
Outro ponto interessante a se considerar é se a plataforma possui acompanhamento com consultorias internas para te ajudar a entender seus números, seu mercado, seus concorrentes e trabalhar novas estratégias de negócio, comerciais e de marketing, utilizando todos os recursos disponíveis na plataforma de e-commerce da sua escolha!
Se você se certificou de tudo isso, mas ainda está em dúvida, você pode pedir o contato de alguns clientes da empresa e perguntar a eles como foi a experiência quando precisaram de suporte, se têm alguma objeção e o quanto estão satisfeitos.
Outras formas de atendimento que também podem ser muito úteis e vale a pena verificar são tutoriais e manuais sobre como usar os recursos da plataforma, por exemplo. Quanto mais conhecimento for disponibilizado para os lojistas, melhor!
Checkout transparente
Checkout é o termo dado ao processo de finalização de compra. Checkout transparente no e-commerce significa oferecer ao visitante uma experiência de navegação fluida e dinâmica, sem que ele precise sair do website para concluir uma ação, geralmente uma compra, cadastro, inscrição etc.
Lojas virtuais com checkout transparente, normalmente, possuem indicadores de conversão mais altos se comparadas com outras lojas que oferecem checkout padrão. O checkout transparente, fácil e intuitivo é um passo importante na venda e não pode ser desprezado de forma alguma. É nesse processo que todo o seu trabalho será convertido em lucro
Portanto, para escolher a plataforma de loja virtual certa para que você venda mais com uma loja virtual, verifique como funciona o checkout da empresa. Se ele for one page checkout, melhor ainda!
Variedade de integrações
Gerenciar uma loja virtual requer atenção e tempo. É preciso cadastrar produtos, organizar o estoque, controlar o financeiro, emitir nota fiscal, enviar mercadorias, responder aos clientes, entre muitas outras tarefas para vender online.
Parece ser muito trabalhoso, certo? Mas com as integrações e recursos certos, isso tudo se torna muito mais fácil e, até mesmo, automático! Por isso que existem algumas integrações que sua plataforma de e-commerce precisa ter para que você venda mais online com ajuda e tarefas automatizadas.
Rotinas administrativas simplificadas diminuem os gastos e os erros, assim como também auxiliam nos bons resultados do seu negócio online e vendas pela internet. A produtividade pode aumentar e seus lucros também!
Dentre as principais integrações que sua plataforma de e-commerce deve oferecer, estão:
Sistemas de logística
Uma loja virtual exige uma gestão de estoques eficiente para ter sucesso ao vender online, principalmente quando existe uma grande variedade de produtos à venda. Nesse caso, a sua plataforma não pode deixar de oferecer este tipo de integração.
Gestão financeira
A integração da sua loja com um sistema de gestão financeira permite controlar melhor as informações de compras, vendas, fluxo de caixa, tributação, cobranças, facilitando o gerenciamento das atividades financeiras. Por isso, é de extrema importância que a sua plataforma de e-commerce integre com esses sistemas para você vender online.
Módulos de pagamento
Oferecer diversas formas de pagamento pode ser um diferencial para que sua loja virtual venda mais. Os clientes gostam de ter várias opções como cartão, débito em conta, boletos bancários, entre outras possibilidades. Portanto, quanto mais alternativas você tiver integradas no seu e-commerce, maiores serão as chances de que o cliente irá de fato efetuar a compra.
Chat online
De acordo com o infográfico da Invesp a respeito do chat online como ferramenta de suporte, 73% dos consumidores online afirmam que este é o canal de atendimento mais satisfatório na hora de comunicar-se com uma empresa. Se sua ferramenta de e-commerce ainda não aderiu à esta tecnologia, está perdendo oportunidades de negócios e pode não estar vendendo online do modo como queria.
Sistemas ERP
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão que permite integrar todas as atividades do negócio, automatizar tarefas, reduzir erros e custos. A integração de um e-commerce com um software de ERP se mostra uma excelente estratégia. Com ela, é possível otimizar os processos, evitar erros, reduzir prazos e custos e, consequentemente, melhorar a experiência dos seus clientes. Assim, seu e-commerce ficará mais organizado, trazendo agilidade, especialmente na análise de dados e resultados.
Portanto, é necessário que sua plataforma de loja virtual tenha muitas integrações para você venda mais online e se manter competitivo.
E aí, gostou de saber quais são os principais requisitos para escolher uma plataforma de e-commerce certa para o sucesso do seu negócio no mundo online? Espero que este post tenha te ajudado como um norte.
Agora, se você quer aprofundar ainda mais sua pesquisa pela plataforma de e-commerce certa, recomendo que baixe o guia abaixo feito pela iSET! É gratuito!