É muito comum haver uma confusão quando se fala de ERP e de hub de integração no mercado dos e-commerce, mesmo para quem já trabalha nele. Na verdade, esses dois termos apesar de terem algumas funções parecidas são utilizados para propósitos muito diferentes e atendem distintas necessidades.

Dessa forma, é muito importante que você entenda a diferença entre o ERP e o hub de integração, até para em caso de realizar uma contratação, saber qual dos dois é o ideal para você e vai suprir a necessidade do seu e-commerce ou da sua loja virtual. Portanto, confira este conteúdo até o final!

Funções de ERP:

Os ERPs possuem um foco na gestão da empresa como um todo, sendo mais generalistas e funcionando como um sistema que vai gerenciar os diversos nos mais diversos setores como contas a pagar e a receber, logística, financeiro, contabilidade e atende até mesmo algumas demandas jurídicas.

A integração entre marketplaces geralmente é uma das suas várias funcionalidades e comumente, através desta, existem duas funções principais, que são a gestão de estoque com os marketplaces e a disposição dos mesmos em um determinado marketplace. 

Além dessas, outras funcionalidades de um ERP são:

  • Emissão de boletos bancários
  • Gestão completa e integrada
  • Emissão de Nota Fiscal e NFe
  • Proporciona uma visão geral do negócio em um único sistema
  • Análise de metas e desempenhos
  • Auxiliar o despacho de mercadorias pelas transportadoras.
  • Aumento da produtividade
  • Otimização da gestão da empresa

Contudo, existem duas principais desvantagens no uso do ERP para a integração com marketplaces. A primeira é que existe um trabalho operacional maior, se comparado a um Hub, pois, os sistemas de cada marketplace são diferentes, dessa forma, o anúncio de um determinado produto pode ter menos caracteres no Submarino e mais caracteres no Mercado Livre e para fazer esse tipo de alteração, o processo deve ser manual.

O foco de um ERP é exercer funções que auxiliam mais na gestão administrativa de uma empresa do que nas vendas online.

Além disso, por conta dos ERPs não serem específicos para esse tipo de integração e sim aplicativos mais generalistas para a gestão da empresa como um todo, essas ferramentas costumam se conectar apenas com poucos marketplaces, já que essa é uma “função extra dos mesmos”.

Funções de um Hub de integração

Os hubs de integração, têm como principal objetivo auxiliar e automatizar processos de venda online por meio da integração e gestão dos marketplaces em uma única plataforma.

Esses sistemas também facilitam o ajuste nos dados e conexão entre lojista e marketplace, dessa forma, os hubs auxiliam a correção de erros e na gestão de requisitos específicos de cada marketplace que o e-commerce se integra, sendo este um processo bem mais automatizado em relação ao realizado pelo ERP.

Alguma das principais funcionalidades dos Hubs são:

  • Cadastro e precificação de produtos
  • Gerenciamento das vendas
  • Relatórios de anúncios, vendas, estoque
  • Automatização da expedição
  • Impressão de Notas Fiscais e Etiquetas de forma automática

Além disso, eles reduzem os custos operacionais, por adotar uma maior flexibilidade em relação à política de preço e de frete, o que significa basicamente um ganho duplo para o lojista.

Sua principal desvantagem é ter que “conversar” com mais de um fornecedor, porém, neste caso você pode integrar diretamente ele com o ERP.

Integre seu negócio aos marketplaces - clique aqui para falar com um especialistaPowered by Rock Convert

ERP X Hub de integração, qual escolher?

Para escolher o melhor entre os dois, é necessário que você possa identificar quais suas principais necessidades e qual seria o mais completo para sua empresa. Contudo, uma opção a depender da sua necessidade pode ser utilizar os dois, pois, dessa forma, você teria soluções complementares para toda a sua operação de e-commerce.

Infográfico mostrando a diferença entre um ERP e um Hub de Integração de marketplaces

Se sua empresa precisa de uma melhor organização e gestão como um todo, de maneira mais generalista, “colocar a casa em ordem”, um ERP pode ser a melhor solução para o seu negócio.

Já o Hub de integração é ideal para quem pretende ser mais competitivo, vender mais e melhorar a gestão das vendas que são realizadas através dos marketplaces, pois, com ele ao integrar com diversas lojas, você tem a possibilidade de vender mais e, além disso, pode fazer isso de maneira automatizada, não sendo necessário aumentar os custos, sendo muito utilizado quando a empresa quer expandir os seus canais de vendas.

De uma maneira geral, cabe ressaltar que os Hubs possuem mais recursos e funcionalidades quando conectados com marketplaces. Já os ERPs proporcionam uma visão geral dos dados e uma otimização dos processos em diversos setores da empresa, sendo muito eficiente para fazer a gestão das informações e otimizar a operação.

Existem hoje hubs mais completos com diversas funcionalidades de um ERP, assim como o contrário também acontece. As vezes, se seu negócio ainda for muito pequeno pode valer a pena contratar somente uma ferramenta.

Contudo, como citado anteriormente, o ideal é que você avalie as suas principais necessidades ( e a partir disso faça a escolha de qual aderir.

Decole suas vendas com o Magis5Powered by Rock Convert

Comentários

Vinicius Ribeiro

Vinicius Ribeiro

Gerente de Marketing no Magis5, mineiro apaixonado por inovação, tecnologia e transformação digital. Para falar com Vinícius, basta enviar um e-mail para vinicius.ribeiro@magis5.com.br