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Como organizar minha loja virtual para vender mais nos marketplaces?

Como organizar o meu e-commerce para vender mais? Bate Bola com o Claudio #3

Como organizar minha loja no ambiente virtual? Um empreendedor que deseja crescer seu negócio de maneira saudável e com maior rapidez precisa se perguntar formas de melhorar a organização de seus processos, e, assim, ter visão estratégica sobre o seu e-commerce.

Nos dois primeiros Bate Bola com o Claudio, falamos sobre a importância da automação de processos para um negócio e trouxemos dois convidados para contar suas experiências.

Em complemento, neste texto, além de falar sobre organização, daremos algumas dicas extras para evitar erros em sua estrutura que podem afetar o desempenho e faturamento de sua loja, principalmente em épocas sazonais, como a Black Friday. Boa leitura!

Bate-Bola com o Claudio: quem é o convidado da vez?

O Bate Bola com o Claudio é uma edição especial que o Magis5 trás da versão de nosso podcast, o Papo de Seller, para que os vendedores tenham dicas valiosas para crescer, em especial neste período de Black Friday

Neste terceiro encontro, nosso CEO e cofundador, Claudio Dias, especialista em marketplaces e vendas, tem uma conversa com Rodrigo Campos, da loja Savaggia, a respeito da organização de um negócio e como a falta de profissionalismo nos processos diários pode afetar o faturamento e o dia a dia do empreendedor.

Rodrigo Campos é contador por formação e trabalhou por anos com auditoria financeira e começou a ganhar dinheiro na internet através de um blog e, depois, decidiu iniciar a vender mercadorias on-line.

Com um nicho de mochilas, os itens que a loja de Rodrigo vende possui uma sazonalidade maior em períodos como férias escolares. E, nessas épocas, ele tinha que colocar um colchão em seu próprio escritório para conseguir atender toda a demanda, perdendo horas de sono e mesmo assim não conseguindo ter uma organização certeira.

Foi somente quando começou a utilizar o hub Magis5 que todos os seus processos ficaram mais ágeis através da automação, além de ter maior custo-benefício. 

Mas vamos entender melhor nos próximos tópicos sobre a importância de ter mais organização desde o pequeno empreendedor que crescer escalar até aqueles que já possuem mais experiência.

E se você quiser conferir o episódio completo, basta se inscrever no nosso canal do YouTube que em breve estarão todas as conversas desta edição.

como organizar minha loja com mais assertividade? 3 pontos para todo empreendedor ficar atento

Um negócio não consegue escalar sem que haja organização, visão estratégica e sem margem de lucro. Esses são alguns dos pontos abordados no Bate Bola.

Ao pensar no primeiro ponto, o empreendedor, principalmente aquele que está iniciando, possui uma série de desafios e se torna multitarefas, desempenhando uma série de funções em sua operação.

Assim como aquele que está crescendo, que está com mais funcionários, só que continua, tanto ele quanto sua equipe, correndo contra o tempo para desempenhar multifunções que podem acarretar em erros e frustrações.

Mas devemos te perguntar: quando você está realizando tarefas operacionais, quem está planejando o seu negócio?

Portanto, trazemos 3 dicas para melhor gerenciar o seu e-commerce:

  1. Estabeleça processos
  2. Utilize softwares de automação para diminuir seus custos
  3. Tenha uma equipe estratégica
dois bonecos de madeira se cumprimentando sobre peças de quebra-cabeça
Toda empresa que deseja crescer precisa de profissionalismo em seus processos para ter mais organização

1. Estabeleça processos e objetivos

Para todo tipo de empreendedor é necessário que você estabeleça processos bem definidos e com clareza para a sua equipe.

Por exemplo, ter pessoas exercendo sua função em cada área de uma empresa permite que haja menos erros e maior organização.

A partir de estabelecer processos e objetivos, você conseguirá se antecipar para futuros erros que possam ocorrer, negociar melhor com seus fornecedores para ter os seus produtos o quanto antes, elaborar mais estratégias, maior controle, entre outras vantagens.

Rodrigo aponta a importância da antecipação e de que, para sua loja, na Black Friday ele começa a negociar com seus fornecedores cerca de 4 meses antes para conseguir melhores ofertas.

Contudo, é válido ressaltar que todo empreendedor comete erros, porém, o que vai o levar para frente é ter resiliência para se aprimorar a cada dia, ganhando conhecimento e experiência.

2. Utilize softwares de automação para diminuir seus custos

A automação se tornou essencial para quem quer crescer com estabilidade e mais rapidez. Para você que vende nos marketplaces, os hubs de automação são as ferramentas que deixarão o seu dia a dia mais simples e ágil.

Um dos benefícios de se ter um hub de automação é poder diminuir seus custos com funcionários extras ou temporários, pois com as funcionalidades do sistema, o processo de publicação de anúncios, emissão de notas fiscais, mas, principalmente, sua mesa de expedição se torna muito mais rápido e simples.

O nosso convidado, Rodrigo conta no Bate Papo que antes tinha 20 pessoas em sua operação e mesmo assim havia muita desorganização e correria no dia a dia de sua empresa.

Foi somente quando implementou o hub do Magis5 que isso mudou. Foi de 20 para 4 pessoas trabalhando em sua operação e isso sem desorganização em seus processos.

Portanto, ao invés de pensar que uma ferramenta de automação pode te gerar gastos extras, pense que é um investimento para ter um melhor custo-benefício, além de te proporcionar maior gestão para atender cada vez mais demandas e, como consequência, faturar mais.

“O pequeno empreendedor não percebe o quão ele perde ao não profissionalizar o seu negócio.”

Rodrigo Campos

3. Tenha uma equipe estratégica

Em complemento com os últimos dois pontos, ao estabelecer processos e utilizar ferramentas que façam automatizar tarefas manuais, o empreendedor deve investir em uma equipe mais estratégica e menos operacional.

Portanto, a parcela que seria utilizada para uma equipe na operação com múltiplos funcionários realizando várias funções, será utilizada para profissionais que o auxiliem nas diversas áreas de sua empresa, como marketing, parte tecnológica, logísticas, ou o que se encaixar melhor para seu negócio e que possibilite ter escalabilidade.

Aqui também podemos encaixar a importância de ter um relacionamento transparente com todos seus stakeholders, ou seja, parceiros desde seus colaboradores, fornecedores a investidores, para os fazer acreditar no potencial de sua marca, afinal, se você ganhar, ele também ganhará.

O próprio fundador da Savaggia diz que, no ínicio, um de seus fornecedores confiou na sua loja e distribuiu mercadorias para que ele pudesse acertar depois, isso por conta de seu relacionamento e por acreditar em sua empresa.

“Você trabalha para pagar suas contas ou para escalar o seu negócio?”

homem apoiando uma mulher que está vendo contas
Para ter liberdade financeira, é preciso mais do que apenas aumentar o volume de vendas

O empreendedor não pode simplesmente querer vender para pagar suas contas, mas, sim, para escalar o seu negócio. O que significa pensar em sua margem de lucro, diminuir prejuízos e profissionalizar cada vez mais o seu comércio.

Independente de seu tamanho, é imprescindível que o gestor tenha uma estratégia para seu negócio e um plano para ele crescer. 

Enquanto você estiver preso em tarefas manuais, ficará exausto e não desempenhará corretamente a sua função como empreendedor.

Não basta somente aumentar o volume de vendas. Se você e sua equipe não estabeleceram processos, não terá faturamento para se manter ou terá punições pelos marketplaces por conta de atrasos, pedidos errados, avaliações negativas etc.

Outra etapa importante é analisar seus resultados, em quais canais você mais vende, e direcionar seus investimentos para o que realmente lhe dê retorno.

Além de estar à frente de seu concorrente, fazendo com que o sua empresa encante seus clientes e os fazendo perder o poder de comparação com outras lojas.

Por fim, todo negócio é diferente do outro e o empreendedor deve pensar suas soluções em relação a seu tamanho e setor, portanto, há nuances diferentes, como nosso convidado que tem picos de vendas maiores em determinadas épocas.

A Black Friday, por exemplo, é um período onde a maioria das lojas conseguem se beneficiar se tiverem as práticas corretas para que não tenha prejuízos ao aplicar descontos em produtos errados, mas, principalmente, não conseguir entregar no prazo.

Por isso que ter uma ferramenta como um hub que integra seu negócio aos marketplaces e automatizar seus processos na mesa de expedição faz com que suas mercadorias sejam enviadas mais rápidas você não terá problemas comuns como:

  • Não ter controle sobre seu estoque nos múltiplos marketplaces
  • Dificuldades em precificar seus produtos de acordo com cada comissão
  • Ter que fazer emissão de suas notas fiscais manualmente
  • Perder muito tempo ao criar cada anúncio
  • Entre outros.

O hub de automação e gestão de e-commerce nos marketplaces, Magis5, oferece organização para o seu negócio para te dar mais tempo, que é um recurso cada vez mais importante para o e-commerce, e custo-benefício, como já dito ao longo do texto.

Ainda dá tempo de implementar o nosso hub e ter uma Black Friday com automação, agilidade e sucesso! Então, que tal fazermos desta data a mais promissora dos últimos anos?

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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