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homem digitando e cifras de dinheiro saltando na tela, de modo a sugerir que ele está realizando o acompanhamento de vendas

Acompanhamento de vendas em marketplaces: como alcançar eficiência

O acompanhamento de vendas é o processo de monitoramento e gerenciamento das etapas de vendas. Ele se inicia na prospecção e só se encerra no pós-venda. É uma ferramenta com três principais objetivos:

  • Garantir a satisfação dos clientes;
  • Melhorar a competitividade do negócio;
  • Gerar mais vendas. 

A ideia desse processo é acompanhar cada etapa da venda, avaliar de maneira estratégica as métricas e os indicadores de desempenho, bem como definir ações para melhorar a conversão.

O acompanhamento de vendas, portanto, ajuda a identificar possíveis gaps no processo de vendas que possam ser aperfeiçoados a fim de aumentar a satisfação dos clientes e, como consequência, a receita da empresa.

Mas como utilizar esta prática para aprimorar ainda mais o seu negócio nos marketplaces? Neste artigo iremos abordar este assunto de forma totalmente dinâmica.

Importância do acompanhamento de vendas

O acompanhamento de vendas é um componente crucial de qualquer negócio de sucesso, inclusive se você vende nos marketplaces, pois ele envolve monitorar e analisar dados de vendas para identificar tendências e tomar decisões assertivas sobre estratégias futuras.

O acompanhamento eficaz requer uma compreensão das necessidades e preferências do cliente, bem como a capacidade de se comunicar de maneira eficaz por meio de vários canais, como e-mail, telefonemas ou mídias sociais. 

Sem rastreamento e acompanhamento adequados, as empresas correm o risco de não desempenhar bem essas tarefas, perder leads valiosos e oportunidades de receita.

O rastreamento destas vendas também ajuda as empresas a obter informações sobre a eficácia de suas campanhas de marketing, ofertas de produtos, estratégias de preços e muito mais. 

Ao analisar dados sobre taxas de conversão, padrões de comportamento do cliente e outras métricas, elas podem tomar decisões certeiras sobre como otimizar seus processos de vendas para máxima eficiência e lucratividade.

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Como o acompanhamento de vendas pode ajudar a escalar o negócio

O acompanhamento de vendas pode fornecer informações sobre o comportamento do cliente. Ao acompanhar as interações e compras dos clientes, seu negócio pode obter informações valiosas sobre o que motiva seus clientes a comprar, com que frequência eles compram e quais produtos ou serviços preferem. 

Essas informações podem ser usadas para otimizar as estratégias de vendas e atingir segmentos específicos do mercado com mais eficiência.

Outro benefício do uso dessa ferramenta de vendas, é que ela possibilita acompanhar os leads através de lembretes, a plataforma pode evidenciar em qual etapa do funil de venda o cliente em potencial esta e outras informações que podem garantir que nenhuma oportunidade seja perdida.

Ferramentas para acompanhar as vendas do seu negócio

Das ferramentas utilizadas para acompanhar vendas, há o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), que permite armazenar dados do cliente e rastrear as interações com clientes em potencial e clientes em todo o processo de vendas. 

Através do CRM, é possível monitorar leads, gerenciar contatos, rastrear negócios e prever receitas. Além disso, muitas plataformas de CRM oferecem recursos de automação que simplificam tarefas tediosas, como enviar e-mails de acompanhamento ou agendar compromissos.

Outra ferramenta útil para acompanhar as vendas é um sistema de gerenciamento de pipeline que visualiza as etapas de cada negócio em andamento. Esses sistemas fornecem uma visão geral de onde cada cliente em potencial está no funil de vendas, destacando possíveis gargalos no processo.

Existem, inclusive, plataformas de marketplaces que oferecem dados de vendas, acessos, impressões de campanhas ads, entregando diversas informações importantes para o acompanhamento de vendas. Um exemplo dessas plataformas é o Mercado Ads.

imagem mostra o fluxo de acompanhamento de vendas em uma loja virtual

4 Métricas importantes para o acompanhamento de vendas

Até agora nós vimos que acompanhar as vendas é uma parte crucial da administração de qualquer negócio. Mas quais métricas você deve acompanhar para garantir que suas vendas estejam no caminho certo? 

Lead gerados

Uma métrica importante é o número de leads gerados, pois fornece uma indicação de quantos clientes em potencial estão sendo alcançados através das estratégias de marketing. 

Taxa de conversão

Outra métrica importante é a taxa de conversão — a porcentagem de leads que se tornam clientes pagantes. Acompanhar isso lhe dará uma visão sobre a eficácia do seu processo de acompanhamento de vendas.

Tamanho médio do negócio

Além dessas duas métricas citadas, outra importante a ser rastreada é o tamanho médio do negócio, pois essa métrica fornece informações sobre os tipos de produtos ou serviços nos quais seus clientes estão interessados e pode ajudá-lo a determinar em quais estratégias deve focar.

Retenção de clientes

A taxa de retenção de clientes também pode fornecer informações valiosas sobre a satisfação e a fidelidade de sua base de clientes, além de destacar áreas de melhoria em termos de qualidade de produto ou serviço.

Como a automação e as integrações podem facilitar o acompanhamento de vendas

Acompanhar as vendas pode ser uma tarefa desafiadora, mas com os avanços em automação e integração, o processo tornou-se mais rápido e efetivo.

Uma maneira pela qual a automação pode simplificar o rastreamento de vendas é atualizando automaticamente os dados de vendas em tempo real. Isso significa que uma vez que uma venda é feita, as informações são inseridas imediatamente no sistema, sem a necessidade de qualquer entrada manual. 

Além disso, a automação permite relatórios personalizáveis para as empresas poderem acessar rápida e facilmente os dados de que precisam para tomar decisões informadas sobre suas estratégias de vendas.

A integração de diferentes plataformas de software também simplifica o rastreamento de vendas, consolidando as informações em um local central.

Conclusão

O acompanhamento de vendas é uma ferramenta crucial para empresas de todos os tamanhos, seja aquelas que vendem por marketplaces, lojas virtuais ou mesmo lojas físicas, por ajudar a medir o desempenho de produtos e serviços, identificar problemas e fornecer informações baseadas em dados sobre o comportamento do cliente. 

Ele também pode ser usado para desenvolver estratégias para melhorar as vendas, aumentar a fidelidade do cliente e gerar vantagem competitiva no mercado, e isso é muito benéfico, principalmente quando estamos falando de marketplace de nicho

O rastreamento de vendas permite que as empresas entendam melhor seus clientes e tomem decisões melhores que impactarão diretamente no crescimento e sucesso do negócio. 

Mas não basta vender, é importante saber como fazer isso, e aperfeiçoar as técnicas sempre. Ou seja, além de acompanhar, é fundamental também aumentar a potencializar as vendas. 
Sobre isso, confira as dicas que compartilhamos em nosso artigo como ter sucesso nas vendas nos maiores marketplaces do país e saiba como fazer isso.

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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