Dia dos Namorados no E-commerce: 8 dicas de como aumentar suas vendas

por | 18 de maio de 2021 | E-commerce

Para o varejo e para as lojas virtuais, o Dia dos Namorados é uma data extremamente importante, pois é quando os casais costumam procurar presentes para se presentearem. 

No ano passado, o faturamento entre os dias 28 de maio e 12 de janeiro aumentou 117% em relação a 2019, alcançando um total de R$ 6,45 bilhões.

Se você quer fazer seu e-commerce bombar no Dia dos Namorados, confira as 8 dicas que trouxemos para você!

Comportamento do consumidor no Dia dos Namorados

Antes de falarmos sobre as dicas para fazer seu e-commerce aumentar as vendas no Dia dos Namorados, vamos falar um pouco em relação ao comportamento do consumidor nesta data.

Ano passado, segundo uma pesquisa feita utilizando milhões de cadastros da Social Miner e vários dados de aplicativos da categoria de e-commerce e encontros do RankMyApp, os homens converteram 50,3% e as mulheres 49,7%. A tabela abaixo mostra a representatividade de gênero por categoria.

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Fonte: Social Miner, período de 28/05 a 12/06 de 2020.

Entender esses dados é muito importante para que você observe as tendências do setor em que a sua loja virtual atua e qual é o gênero que mais compra neste período. Isso pode te ajudar a direcionar uma série de anúncios, remarketing e outras ações que personalizam a comunicação para o público que tem, de fato, buscado pelos produtos que você comercializa.

Segundo dados da Compre&Confie e da Social Miner, o ticket médio foi de R$ 406,67, e 62,5% das vendas foram realizadas na região sudeste, sendo o estado que liderou, São Paulo, com 38,71%.

Por fim, 67,6% das vendas foram feitas por desktop e só 32,4% sendo mobile. Isso mostra que apesar da praticidade do celular, a maioria das pessoas ainda preferem fazer compras online nesta data.

Agora que você entendeu diversos dados, o panorama e o contexto dessa data, vamos às dicas de como fazer seu e-commerce vender muito no Dia dos Namorados.

1. Tome decisões baseadas em dados e em pesquisas

Neste conteúdo, já disponibilizamos um compilado com alguns dados. Contudo, você deve ir além para entender quais são os produtos que estão mais em alta e quais são aqueles que seus clientes tendem mais a comprar.

Você pode analisar as tendências em seletores de palavras-chave, como o Ubersuggest. Ou ainda usar ferramentas como o Mercado Livre Tendências, para analisar os anúncios mais buscados no marketplace.

Inclusive, para dicas práticas de como aumentar a reputação no Mercado Livre e vender mais em datas sazonais, baixe nosso e-book e saiba, também, quais os produtos que foram tendência no Mês do Consumidor de 2021, o qual dita tendências de consumo para o ano inteiro.

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Dessa forma, você consegue gerir melhor seu estoque, com base nos produtos mais propensos a ter uma alta demanda.

Uma outra análise muito importante é entender as estratégias que foram executadas nos dias dos namorados que aconteceram nos anos anteriores. Assim, é possível verificar quais foram os pontos fortes e fracos, para ajustar sua comunicação com base na experiência do seu próprio negócio.

2. Prepare seu e-commerce para esse período

Para fazer isso, você não deve apenas fazer promoções e campanhas específicas para essa data. Você também pode:

  • mudar toda a home page do seu site, deixando visível os produtos relacionados ao Dia dos Namorados;
  • aumentar a frequência de posts nas redes sociais para gerar tráfego;
  • criar uma espécie de contagem regressiva para essa data;
  • fazer concursos e enquetes relacionadas ao Dia dos Namorados;
  • criar kits personalizados, focando no aumento do ticket médio.

Todas essas ações devem ser interligadas e pensadas para que elas possam conversar entre si. Assim, o cliente vai receber uma comunicação direcionada em diversos canais, aumentando a chance de você conseguir com que ele acabe visitando o seu site.

Nos kits, lembre-se de criar uma experiência íntima. Você pode:

  • perfumar a caixa com um aroma adocicado;
  • escrever uma carta a mão ou com uma fonte digital caligráfica;
  • usar embalagens personalizadas;
  • enviar cards ou flyers com o seu site e redes sociais, com anúncios de produtos similares àquele enviado.

3. Prepare o seu estoque e negocie com os fornecedores

Esse item parece bem óbvio, mas você deve prestar bastante atenção nele. Isso porque é a principal dica caso sua demanda venha a crescer bastante. 

Para conseguir entregar os produtos com prazos de entrega competitivos, é importante se ater à quantidade de produtos que você separou no seu estoque.

Se a demanda for muito maior que a oferta, você perderá dinheiro!

Mas cuidado! Esse cenário deve ser avaliado com cautela, pois, caso você planeje um certo número de vendas para esse período, mas ele seja, por algum motivo, bem mais baixo que o planejado, você pode acabar tendo prejuízo também.

Em relação à negociação com os fornecedores, é muito importante que você faça isso bem antes da data. 

É bem provável que seu fornecedor tenha que produzir em massa para várias outras lojas. Por isso, para evitar atrasos, programe o fornecimento para antes do Dia dos Namorados

4. Personalize os produtos para o Dia dos Namorados

Além dos kits, você pode personalizar produtos para essa data, permitindo com que o cliente possa editar determinados itens, por exemplo, de uma blusa ou uma saia, fazendo com que ele se torne único em relação aos demais.

Um cuidado que você deve ter, caso acabe fazendo isso, é que você deve garantir que o produto seja igual ao que vai ser demonstrado na hora que o cliente está fazendo a compra, que ele mantenha a sua qualidade e que ele seja entregue no mesmo prazo.

Portanto, caso acabe fazendo uma ação similar a esta, é muito importante que você esteja com toda a sua produção e logística preparada e delimite as personalizações para que não haja nenhum problema na sua operação.

5. Foque em determinados produtos

Na maioria das lojas, alguns poucos produtos acabam representando uma grande parte do faturamento.

Dessa forma, uma prática interessante que pode ser feita é focar em determinados produtos, que com base nos anos anteriores e nas pesquisas de mercado que foram realizadas, você acredita que serão aqueles que mais vão vender.

Você pode, então:

  • focar na postagem de determinados produtos nas redes sociais;
  • fazer listas de desejo com produtos com desconto, conforme a curva ABC;
  • fazer impulsionamento desses anúncios no Google Shopping e no Facebook Ads.

Isso vai fazer com que você concentre seu esforço naqueles produtos que vão te dar resultado e provavelmente vai melhorar as suas vendas no dia dos namorados.

6. Utilize influenciadores para essa data

Os influenciadores podem aumentar o alcance da sua marca e ser um importante diferencial para vender.

Dessa forma, se você já conta com influenciadores para divulgar sua loja virtual, você pode fazer campanhas específicas com eles para o dia dos namorados, ou então contratar outros profissionais coerentes com a sua proposta.

A escolha ou não de uso dessa estratégia deve ser baseada principalmente na análise de qual é a persona que aquele determinado influencer de fato conversa. 

Eles devem ser coerentes com sua marca.

Ou seja, se você é do setor alimentício e vende comidas vegetarianas, talvez seja melhor contratar uma influenciadora vegetariana e que poste conteúdos de culinária, como a Bela Gil.

Aliás, não são apenas as celebridades que são relevantes como influenciadores. Se o caixa para marketing for baixo, você pode optar pelos microinfluenciadores, que possuem muita relevância no processo de venda e são bem mais baratos.

7. Considere também os solteiros

Principalmente por conta da pandemia, os solteiros também podem representar um número significativo de compras no seu e-commerce no momento, pois eles vão querer aproveitar as promoções ou até mesmo interesse pelos itens personalizados.

Dessa forma, é importante separar uma parte do orçamento para impulsionar anúncios com palavras-chaves que não impactam apenas casais. 

Com isso você pode entender se faz sentido, de acordo com os resultados que obtiver, aumentar o valor ou não de cada campanha ativa, dependendo da conversão e das compras que estiverem sendo geradas.

8. Cuide muito bem do prazo de entrega e do frete

Como você já deve saber, para as compras que são realizadas pela internet, o prazo e o frete são componentes essenciais para que o seu cliente decida comprar de você ou não. 

Dessa forma, se você  tiver um prazo de entrega extenso, pode acabar não sanando a expectativa dos consumidores de ter os produtos entregues para a data especial.

E se você concluir a compra e atrasar o pedido, pode gerar uma grande frustração do consumidor, que é intensificada quando em uma data sazonal.

Se você vende pelo mercado livre e tem uma boa reputação, você pode utilizar o Mercado Envios Full para garantir que esses dois requisitos vão ser cumpridos e que seu cliente vai estar satisfeito ao comprar da sua loja virtual.

Para este tipo de data que demanda envio de anúncios em massa, utilizar um Hub de Integração pode ser uma excelente ideia, porque você poderá automatizar o envio e controlar todos eles de um só lugar.

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Com o Magis5, a gestão do seu marketplace para o Dia dos Namorados vai ser mais simples e assertiva.

Se quiser aumentar o faturamento do seu e-commerce no Dia dos Namorados, fale com um especialista para entender melhor como podemos te ajudar!

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Arthur Pontara

Arthur Pontara

Analista de Inboung Marketing no Magis5, mineiro, aspirante a cineasta, apaixonado por tecnologia e inovação entre os jovens empreendedores. Para falar com Arthur, basta enviar um e-mail para arthur.pontara@magis5.com.br
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