Todas as datas festivas são muito importantes, não só para a população, mas também para os lojistas, com isso, as lojas virtuais não ficam por fora e aproveitam para faturar mais e fazer promoções exclusivas nestes períodos do ano.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Offer Wise, 77% dos consumidores vão presentar alguém esse ano, o que aponta uma perspectiva similar ao período pré pandemia. Além disso, esse contexto pretende fomentar o e-commerce, que com o Natal, deve crescer 30% no final do ano, batendo um faturamento de R$110 bilhões.
Dessa forma, se você quer saber como fazer seu e-commerce vender mais no Natal para encerrar o ano com o pé direito e iniciar 2022 com tudo, leia este conteúdo até o final!
O que você vai encontrar nesse artigo?
- 1 Perspectivas e tendências do Natal 2021
- 2 Dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual no Natal 2021
- 3 1. Personalize sua página e deixe-a com um clima natalino
- 4 2. Invista no marketing e nas redes sociais
- 5 3. Otimize seu site e as páginas de seus produtos para busca orgânica
- 6 4. Utilize tráfego pago
- 7 5. Agilize suas operações
- 8 6. Forneça melhores condições de pagamento
- 9 7. Dê benefícios no seu frete
- 10 8. Use as Tendências Natalinas do seu setor a seu favor
- 11 9. Preste um bom suporte
- 12 10. Utilize estratégias de Marketing Integradas e faça Marketing de Conteúdo
- 13 11. Deixe o processos de compra mais fácil
Perspectivas e tendências do Natal 2021
O levantamento da CNDL/SPC Brasil, mostra um relatório com tendências para o Natal 2021. Segundo a pesquisa, o principal foco dos presentes são os filhos (62%), seguido da mãe (45%) e o marido ou esposa (42%).
Esses dados refletem nas categorias mais buscadas, sendo elas, em ordem:
- Moda e vestuário (61%);
- Brinquedos (37%);
- Perfumes e cosméticos (36%);
- Calçados (36%);
- Acessórios (24%).
Essas categorias, em suma, possuem tickets médios mais baixos. Ainda segundo a pesquisa, 49% dos consumidores pretendem gastar até R$150 no Natal 2021, sendo o ticket médio esperado de R$122,78.
Outro indicador importante é que, apesar das lojas físicas terem flexibilizado com o avanço da vacinação, o principal canal de venda ainda será o e-commerce. As vendas online representam 45% da intenção dos usuários, o que indica uma oportunidade para lojistas menores se destacarem nesse período.
Pensando em auxiliar o vendedor, portanto, traçamos 11 estratégias para aumentar as vendas no Natal na sua loja virtual em 2021.
Dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual no Natal 2021
Confira algumas estratégias que podem te ajudar a bater as metas do fim do ano e vender mais na sua loja virtual no Natal 2021.
1. Personalize sua página e deixe-a com um clima natalino
Principalmente se você vende itens relacionados a moda ou produtos que podem ser dados como presentes, uma boa ideia é personalizar as páginas do seu site, para isso, você não precisa mudar ele completamente, mas pode adicionar como categorias principais os produtos que você quer destacar no Natal.
Dessa forma, se você conseguir fazer isso de uma maneira que o site consiga se tornar mais agradáveis, desde os clientes que estão visitando ele pela primeira vez até aqueles que já são consumidores fidelizados vão gostar e poderão estar mais propensos a fazer compras, já que, segundo a mesma instituição já citada neste conteúdo, 95% das pessoas vai continuar comprando online mesmo após a pandemia.
2. Invista no marketing e nas redes sociais
Fazer remarketing para as pessoas que visitam seu site, principalmente fazendo uma segmentações e anúncios para aqueles usuários que acessaram uma página específica ou que adicionaram determinados itens no carrinho, mas não finalizaram a compra pode ser essencial para você.
Além disso, aproveite o Instagram, o Facebook e as principais redes sociais da empresa para fazer campanhas de divulgação e aparecer o máximo possível, gerando tráfego para sua loja virtual.
Uma ideia interessante pode ser sortear um determinado produto que está em alta no seu segmento, dessa forma, você consegue ganhar mais seguidores de maneira orgânica e fazer com que mais pessoas, que possivelmente vão estar interessadas naquele item, sigam sua página.
3. Otimize seu site e as páginas de seus produtos para busca orgânica
Apesar de SEO ser uma estratégia de longo prazo, para itens específicos, que geralmente costumam ter um pico de busca apenas em determinados momentos do ano, como no Natal, você pode focar em criar uma landing page específica, otimizada para SEO.
Essa pode ser uma boa ideia principalmente se aquele produto estiver em lançamento ou for exclusivo para o Natal de 2021, pois, isso significa que é provável que não exista nenhuma outra página ou que exista pouca concorrência, dessa forma, você tem a possibilidade de alcançar altas posições do Google em um curto período de tempo.
Contudo, para isso é necessário fazer uma otimização completa, entre o que precisa ser feito está:
- otimização de imagens;
- rápida velocidade de carregamento;
- uso de links externos e internos;
- páginas responsivas;
- estratégias de palavras-chave
Em resumo, o ideal é que você use todas as estratégias de link building, SEO On Page, SEO Off page e foque principalmente em palavras chave long tails, que possuem menos concorrência e podem fazer com que você rankeie rapidamente nos primeiros lugares a depender do conteúdo e da palavra chave selecionada.
4. Utilize tráfego pago
Apesar de muitas pessoas não gostarem muito de pagar para aparecer no Google, Facebook, Instagram ou Youtube, se utilizado da maneira certa, o tráfego pago pode ser uma excelente opção, contudo, ele deve ser usado a partir de uma boa estratégia para que funcione.
Dessa forma, existem dois princípios básicos e fáceis que você pode trabalhar, o primeiro deles já foi citado, que é o remarketing, contudo além dele você pode utilizar a rede de pesquisa do Google para determinados produtos específicos.
Com isso, a dica aqui é criar toda uma estratégia relacionada com a palavra chave que foi digitada pelo usuário, portanto, para que você atinja bons resultados, as buscas que ele faz devem estar contidas no seu anúncio e na oferta da sua landing page.
Dica Extra: Uma dica extra é fazer teste com públicos semelhantes a seus clientes no Facebook e divulgar promoções, quanto maior a segmentação e mais dados você tiver sobre os compradores de um determinado produto, melhor vai ser e provavelmente melhor sua campanha vai performar.
Dessa forma, apesar de você estar pagando para aparecer no Google ou em quaisquer redes sociais, se você mostrar o anúncio certo para a pessoa certa, existe uma grande possibilidade do seu e-commerce aumentar as vendas no Natal e você obter um excelente faturamento.
5. Agilize suas operações
Deixe suas operações mais ágeis e tente o máximo possível diminuir o prazo de entrega ou, pelo menos, melhorar ele de alguma forma. Dessa forma, se você fizer isso, pode estar a frente de concorrentes e ganhar vantagens competitivas, principalmente para aqueles que deixaram para comprar um presente de última hora.
Além disso, é importante que você consiga retornar de maneira mais rápida às solicitações dos clientes, principalmente aquelas relacionadas às dúvidas deles, pois, quanto mais rápido você faz isso, mais é provável que ele compre do seu e-commerce no Natal.
6. Forneça melhores condições de pagamento
A época natalina também é o momento que muitos trabalhadores recebem o décimo terceiro e utilizam ele, além das despesas, para comprar determinados produtos, dessa forma, é importante que você ofereça bons parcelamentos e, junto com eles, pode ofertar cupons e códigos de desconto para tornar a oferta imbatível.
7. Dê benefícios no seu frete
Faça com que seu frete se torne o mais competitivo possível, incluindo estratégias de frete grátis a partir de um determinado valor ou pelo menos descontos para compras acima de um determinado valor.
Contudo, cuidado ao oferecer seu produto ou focar ele em regiões que o frete é mais alto, pois, pode acontecer de você perder muitas vendas por conta disso. Portanto, é muito importante analisar o frete e todas as condições da concorrência antes de fazer isso e, principalmente, focar nas regiões que você historicamente vende mais e que sua marca já é mais forte ou estabelecida, mesmo que ela seja virtual.
8. Use as Tendências Natalinas do seu setor a seu favor
Todos os anos existem diferentes tendências natalinas e os e-commerces e lojas virtuais que vendem mais nesse período são sempre aqueles que utilizam elas ao seu favor.
A partir disso, é muito importante que você saiba os produtos que estão sendo mais procurados, ofereça condições especiais a ele e personalize e atenda rápido o cliente em casos de dúvidas ou de suporte. Com tudo isso, você vai conseguir fazer seu e-commerce vender mais no Natal 2021.
9. Preste um bom suporte
Além do atendimento, ter um bom suporte, principalmente para os clientes que já fizeram a compra de um produto é essencial, dessa forma, se dedique e realize o atendimento e a solução daquele determinado problema ou questionamento o mais rápido possível, isso vai fazer com que a pessoa se sinta bem atendida e com certeza é um importante passo para alcançar a fidelização daqueles que estão realizando compras pela primeira vez.
10. Utilize estratégias de Marketing Integradas e faça Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo, principalmente com as palavras chave mais procuradas no seu nicho no Natal é essencial, pois automaticamente você vai estar gerando valor para o cliente e, se o conteúdo for muito bom, ele ficará grato por isso. Se você ainda não utiliza essa estratégia, não espere milagre, pois ela tende a funcionar bastante, principalmente no médio-longo prazo.
Além disso, integrar todas as estratégias citadas acima, sendo elas:
- SEO;
- Remarketing;
- Mídia paga;
- E-mail marketing
- Outras estratégias.
Pode fazer com que, divulgando promoções, produtos, artigos do blog e outros materiais, você aumente as vendas do e-commerce no Natal 2021.
11. Deixe o processos de compra mais fácil
Por fim, deixar o processo de compra mais fácil é com certeza uma excelente opção para aumentar as vendas do e-commerce no Natal 2021, dessa forma, garanta que durante ele o cliente terá o mínimo de empecilhos, seja com cadastros necessitando de diversas informações, seja com aceite apenas de cartão de crédito.
Pense em sites como o da Amazon, onde um dos principais diferenciais é que o cliente pode fazer a compra em apenas um clique, infelizmente talvez isso não seja possível de implementar no seu site, mas tente fazer com que o processo de compras se torne mais rápido e automático.