Os relatórios financeiros são ferramentas importantes para a tomada de decisões estratégicas em um negócio. Eles incluem informações sobre receitas, despesas, prejuízos e lucros, sendo essenciais para manter a empresa saudável.
O controle financeiro é a alma de qualquer negócio. Ter clareza sobre tudo o que entra e sai, os valores envolvidos, as taxas e todos os aspectos financeiros relacionados a cada produto é um dos pilares para o sucesso.
Um estudo do Site Contábil mostra que um dos principais motivos pelos quais os Microempreendedores Individuais (MEIs) fecham suas empresas é a falta de gestão financeira e um planejamento precário.
Com o objetivo de resolver essa dificuldade, o Magis5 desenvolveu uma nova funcionalidade: os Relatórios Financeiros. Essa ferramenta oferece dados sobre possíveis prejuízos de pedidos e produtos dentro do e-commerce, ajudando o seller a ter uma visão mais clara da situação financeira do seu negócio.
O que você vai encontrar nesse artigo?
Conheça as três categorias de relatórios disponíveis na plataforma de integração de marketplaces da Magis5
1º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Pedidos
O Relatório de Pedidos fornece todas as informações necessárias para que o vendedor possa acompanhar o pedido até a entrega ao cliente.
Nesse relatório, é possível visualizar em qual marketplace o produto foi vendido, os dados do comprador, o status do pedido (logística, separação, a caminho e recebido) e a data em que o pedido foi feito.
Entretanto, esse relatório não informa se há lucro ou prejuízo, nem a comissão cobrada por cada marketplace. Para obter essas informações, o vendedor deve considerar a segunda categoria, que oferece dados mais detalhados.
2º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Prejuízos
Os Relatórios de Prejuízos têm a função de fornecer ao lojista informações sobre produtos que podem estar gerando perdas financeiras.
Com esses dados, é possível controlar melhor as estratégias de precificação e avaliar se um preço mais baixo é viável para se manter competitivo nos marketplaces.
É importante observar que, se a maioria dos produtos estiver gerando mais prejuízos do que lucros sem a intenção de competir, o Magis5 também oferece uma funcionalidade que sugere automaticamente os preços ideais para auxiliar ainda mais o seller.
Para entender melhor como essa ferramenta funciona, baixe o ebook:
3º tipo de Relatórios Financeiros: Relatório de Produtos
A última categoria é composta pelos Relatórios de Produtos, que oferecem informações detalhadas sobre os produtos, os marketplaces e toda a área financeira relacionada a eles.
Esse relatório facilita a gestão geral para o lojista, apresentando o número do produto, a quantidade de vendas realizadas e o relacionamento com o estoque, conforme ilustrado na imagem ampliada a seguir.
Outro aspecto relevante são os dados sobre os marketplaces, incluindo em qual loja o produto foi vendido, seu status, o ID do marketplace e o título do anúncio dentro do canal de vendas.
Por fim, a parte relacionada aos dados financeiros dos produtos abrange os custos do produto, os custos de envio e o custo total.
Essa funcionalidade permite que o vendedor verifique se está obtendo lucro ou prejuízo em cada uma de suas vendas.
É importante destacar que todas as categorias devem ser preenchidas manualmente, exceto pela comissão cobrada de cada marketplace e os preços dos produtos. No entanto, no Mercado Livre e na Shopee, esses dados são fornecidos diretamente à plataforma.
Caso o lojista não tenha interesse em preencher essas informações manualmente, o Magis5 oferece uma segunda solução: a precificação automática.
Essa funcionalidade ajuda a calcular automaticamente as taxas padrão dos marketplaces, utilizando o preço de custo cadastrado no ERP e o custo operacional, aplicando a margem de lucro configurada, além das taxas específicas de peso, desde que configuradas manualmente.
Quer saber mais sobre a precificação automática? Confira o vídeo explicativo aqui e, em seguida, acesse a ferramenta gratuita:
E para saber ainda mais, consulte o guia sobre como aplicar a precificação automática no seu negócio.
Se ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda em alguma das categorias, entre em contato com um de nossos especialistas.