Quais são as 9 categorias e produtos mais vendidos na Shopee?

por | 30 de setembro de 2022 | Marketplaces

Quais são as categorias e produtos mais vendidos na Shopee e por que saber sobre? Bem, lojistas versáteis precisam acompanhar as tendências do mercado para repaginar seus catálogos. Mas investigar quais artigos têm performado melhor no e-commerce pode ser um processo bastante demorado. 

Que a gigante singapuriana, Shopee, é um dos maiores marketplaces do Brasil já não há mais dúvidas a essa altura do campeonato. Contudo, ela conta com diversas categorias e uma grande gama de possibilidades para quem quer começar suas vendas online.

Então, se você não tem tempo a perder, pegue o atalho que nós construímos a seguir com os produtos que mais vendem na Shopee.

Aliás, há poucos meses, publicamos aqui outra lista completa, mas com as 10 categorias que têm atraído mais compradores no mercado livre. Caso você seja um seller que atua em ambos marketplaces, vale a pena conferir.

Da mesma forma, também damos nossas boas vindas aos vendedores iniciantes que querem começar suas lojas com o pé direito! E, caso esteja na dúvida em qual desses 2 marketplaces citados aqui você deve começar a vender, leia este texto e tire suas dúvidas: Shopee ou Mercado Livre?

Vale lembrar que os produtos mais vendidos na Shopee podem variar de acordo com a sazonalidade, então, futuramente pode ser que haja algumas alterações em nossa lista. Mas faça bom proveito e tenha uma boa leitura!

Venda na Shopee integrando sua loja com diversos marketplaces:

O que você vai encontrar nesse artigo?

Produto mais vendido: papel e adesivo de parede

papel de parede vinho sendo medido
A praticidade dos papéis e adesivos de parede são um sucesso na Shopee

Muito mais do que decoração, papéis e adesivos de parede são sinônimo de praticidade, dinamismo e economia. Estes são os motivos pelos quais tantas pessoas têm aderido à tendência de aplicá-los em vez de comprar materiais de revestimento para reformas simples.

Além de arcar com os custos de pincéis, tinta, fita crepe e lona para proteger o piso de respingos, a maioria também precisa pagar alguém pelo serviço. Afinal, nem todo mundo sabe como pintar uma parede direito ou está disposto a correr o risco de perder material à toa.

Hoje existe uma diversidade bem grande de texturas, cores e estampas capazes de renovar um ambiente inteiro com pouco esforço. Os papéis vêm também com instruções para que o consumidor possa fazer a própria aplicação sozinho.

Já para os fãs de decoração, o processo de “faça você mesmo” acaba sendo divertido e até terapêutico. E quem é indeciso também encontra uma supervantagem no papel de parede, pois podem comprar vários tipos de uma só vez com os kits encontrados na Shopee e ir alternando-os durante o ano.

Com um ticket médio menor, a Shopee tem destaque em produtos com preços mais acessíveis, então, não há de surpreender que o papéis e adesivos de parede têm destaque na plataforma

Se você vende artigos para design de interiores não pode deixar de conferir o top 3 da nossa primeira categoria.

Agora, caso você esteja boiando nesse assunto de casa e decoração, pula logo para os próximos tópicos e encontre o diferencial que está faltando na sua loja no restante da nossa lista.

1) Casa e decoração

Não foi apenas na Shopee que a categoria de casa e decoração alcançou bons resultados. A 44ª Edição da Webshoppers já havia revelado que as vendas deste setor no e-commerce cresceram 155% somente durante o primeiro semestre de 2021.

Logo, todo mundo que pegou a dica na época e foi atrás de fornecedores para oferecer tais produtos no marketplace, agora, está comemorando.

Foi durante a pandemia que muita gente passou a valorizar – ou mesmo a simplesmente estar – mais dentro de seus lares de forma assídua. Desde então, seja para fazer pequenos reparos, viver com conforto ou mesmo mudar o visual de um cômodo, as pessoas têm comprado mais.  

Confira os destaques da categoria casa e decoração a seguir.

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1. Carpetes e tapetes

No encalço dos papéis e adesivos de parede estão estes dois produtos: os carpetes e tapetes, com um número alto de vendas. Os mais procurados são os grandes e de pelo – ideais para quarto e sala de estar. E apesar de não serem exatamente nem um nem outro, as mantas para sofá também aparecem junto deles entre os mais vendidos.

2. Ferramentas

Em segundo lugar no ranking ficaram as ferramentas para execução de melhorias onde se mora. Nos últimos 30 dias, os consumidores procuraram bastante por corda de sisal, conectores elétricos e kits de chaves, com soquetes, estojo, adaptador, entre outros itens.  Quanto mais completo melhor!

3. Organizadores de guarda-roupas

De modo geral, produtos para organização, como caixas, ganchos e cestos são uma mão na roda para deixar qualquer ambiente mais asseado. Mas há organizadores que parecem romper as leis da física, encaixando coisas em espaços que, sem eles, não enxergamos. Este é o caso do campeão de vendas na Shopee neste segmento: o cabide mágico. Aparentemente, o produto faz mesmo jus ao seu nome. 

2) Alimentos e bebidas

alguem mexendo no notebook em uma página de compra de alimentos
Os alimentos e bebidas estão cada vez mais se destacando nas vendas online

No topo também está o setor alimentício, com comidas e bebidas variadas. A adesão às compras de supermercado on-line foi outro comportamento impulsionado pela pandemia que acabou caindo no gosto do brasileiro.

É importante destacar também que as expectativas para vendas de alimentos para o último trimestre de 2022 são positivas devido ao movimento da Copa do Mundo e ao comportamento do consumidor no período.

No entanto, não são os produtos básicos que realmente vendem bem no marketplace. O que realmente têm atraído clientes para o e-commerce são os itens que muitas vezes passam despercebidos nas prateleiras, mas que são essenciais para receitas culinárias.

Para ficar mais claro, colocamos os três mais vendidos abaixo.

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1. Temperos e condimentos

Páprica, cúrcuma, lemon pepper, entre muitas outras especiarias, têm sido consumidos pelo público da Shopee. Inclusive, muitos sellers apostam em promoções com vasta variedade, chegando até a 50 opções! Afinal, quem gosta de cozinhar não costuma se contentar com um único tipo de tempero. Nessa onda da customização, os chás naturais também saem bem para elaboração de drinks.

2. Café

Com bem menos compradores, mas ainda performando bem, estão os cafés em cápsula. Em especial, os produtos da Dolce Gusto ocupam o primeiro lugar nesta categoria, seguidos pelo seu concorrente Três Corações. Não é qualquer supermercado que possui tais artigos e essa dificuldade no presencial beneficia o e-commerce.

3. Geleias e pastas

Em terceiro lugar ficam os itens preferidos de quem é fã da seção para café da manhã no marketplace. Mas não são as conhecidas geleias de frutas que os clientes têm buscado cada vez mais. Na verdade, os mais vendidos são as pastas de amendoim e os cremes de avelã, com destaque para a famosa Nutella.  

3) Produtos de Moda

Definitivamente, o tabu de comprar roupas e calçados pela internet por medo de não servir caiu por terra. Graças às tabelas de medidas com instruções detalhadas e às facilidades de troca e devolução, que podem ser feitas até de forma gratuita, as lojas virtuais têm faturado muito com este segmento.

Apenas pequenas e médias empresas movimentaram mais de R$60 milhões no comércio eletrônico em janeiro de 2022, de acordo com o índice MCC-ENET. Isso confirmou a tendência no setor que havia sido notada em 2020 durante o período de isolamento social em um levantamento chamado “Me Envia” da transportadora Melhor Envio.

Mas como moda é uma categoria muito diversa, vamos ao top 3 da Shopee para que suas apostas sejam assertivas.

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1. Tênis

Um estilo que fez sucesso com a Geração Z, mas que agora já está nos pés de todo mundo. Além de não fazer distinção por idade, o tênis old school da marca Vans também é comumente anunciado como unissex, atingindo um grupo ainda maior de clientes. Entre os itens básicos de calçado ele reina solitário enquanto os outros mais vendidos são os tênis esportivos.

2. Meias

Neste segmento a variedade é grande. Embora as mais populares sejam as meias esportivas de algodão, com quase o dobro de vendas das que ocupam os segundo e terceiro lugares, os números das “meias divertidas”, feitas com estampas de desenhos animados, e dos kits de cores básicas também são altos na Shopee.

3. Lingerie e roupa íntima

Aqui precisamos fazer uma importante consideração. São três tipos específicos de sutiãs que têm vendido mais, com destaque para os de renda modelo nadador. Logo em seguida, estão os de estilo esportivo, justos e sem costura, e, por fim, os sutiãs adesivos para levantar os seios. 

pessoa mexendo em um smartphone em uma loja de roupas
Os hábitos de consumir roupas e vestuário estão mudando e já não é mais tão necessário ir pessoalmente para comprar

4) Produtos de Beleza

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo. Isso faz com que a venda de produtos com foco em cuidados pessoais com os cabelos, maquiagem e acessórios correlatos e aparelhos para skincare, principalmente facial, performe bem nos marketplaces.

Não à toa, empresas e marcas têm investido pesado em influenciadores e em colaborações com celebridades para fazer o marketing de seus catálogos. Tudo isso para comunicar diretamente que seus produtos realmente entregam o prometido e gerar maior identificação com o público.

Quer ver como o “cardápio” da sua loja virtual pode ser diversificado? Então, continue a leitura.

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1. Utensílios capilares

Em primeiro lugar estão as peças para cuidado com o cabelo, sendo o item mais vendido a touca de cetim antifrizz para fios crespos e cacheados. Porém, não há muita discrepância entre esta e as vendas das escovas alisadoras multifuncionais e também do bom e velho secador.

2. Barbear e cuidados pessoais

Quem ainda pensa que estética e cosméticos são nichos exclusivos para mulheres está perdendo vendas. Hoje, os homens se sentem muito mais à vontade com a ideia de cuidarem bem de suas aparências e aqui está a prova. As máquinas de cortar cabelo e de barbear profissionais estão vendendo tanto quanto os artigos considerados femininos.  

3. Máscaras faciais e pacotes

Bem direto ao ponto, todos os itens desta seção são similares, oscilando apenas entre as muitas marcas disponíveis no mercado. A mais vendida na Shopee é a Max Love Make-up, que possui muitos tipos de máscaras com diferentes benefícios para a pele. 



5) Eletrônicos

diversos eletrônicos como fone de ouvido e cameras em fundo vermelho
Eletrônicos são fenômenos de vendas por todo o mercado eletrônico

Esta é uma categoria que engloba muitas outras, como áudio, jogos e consoles, câmeras e drones, computadores e todos os acessórios relacionados. Parece que faltou alguma coisa, certo? Não sob nossos cuidados, caro seller.

Fique tranquilo, pois nós não nos esquecemos dos celulares. Foi proposital o fato de eles não constarem aqui porque, na verdade, separamos um espaço somente para falar sobre isso adiante.

Se você está curioso e sabe que é lá que a grande revelação para sua loja está, corre para o tópico 8.

Mas já vamos avisando que talvez você perca dicas valiosas ao deixar de ler as próximas linhas. Afinal, ofertar mais artigos de tecnologia para sua clientela pode aumentar o seu atual faturamento, mas, claro, se esse for o seu nicho.

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1. Fones de ouvido

Nos últimos 30 dias, os fones de ouvido mais vendidos na Shopee foram os auriculares, de tecnologia bluetooth e sem nenhum fio – conhecidos por airdots. A competição mais acirrada é entre os produtos das marcas Redmi e JBL que, mesmo levando vantagem esteticamente por oferecer mais opções de cores, ainda fica em segundo lugar em vendas.  

2. Câmeras de segurança CCTV

Neste segmento existe claramente uma favorita: a câmera de segurança A9 que possui muitas funcionalidades. A principal é sua tecnologia de visão noturna para captar imagens durante o período da noite. Além disso, o dispositivo pode ser acessado por wi-fi e é descrito em seus anúncios como “mini”, ou seja, cumpre o objetivo de ser discreta.

3. Smartwatches

Mais uma vez o mercado esportivo com foco em saúde mostra o seu valor. Os smartwatches para rastrear condicionamento físico acompanham a rotina de milhões de brasileiros atualmente e não somente quando estão praticando exercícios físicos. Este acessório também é considerado artigo de moda e de status. 

6) Produtos de Saúde

Sim, por senso comum o setor de saúde remete a hospitais, clínicas especializadas e consultórios médicos. Mas estes não são os focos do presente artigo. Quando paramos para analisar a Shopee, percebemos que os produtos desta categoria que as pessoas procuram estão voltados para o autocuidado.

A busca pelo bem-estar físico abre portas para diferentes tipos de empreendimentos, incluindo spas, estúdios de yoga, meditação e templos de lutas marciais. De acordo com The Global Health & Fitness Association, o Brasil possui o segundo maior mercado do mundo, com mais de 34 mil academias.

Assim, ter saúde também é cuidar da mente e estar feliz, o que se traduz muito bem no top 3 que listamos a seguir.

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1. Suprimentos médicos

Acabaram os decretos de isolamento social, mas as vendas de máscara descartável para proteção facial não. Sim, mesmo com o fim da obrigatoriedade de seu uso em ambientes públicos na maior parte das cidades brasileiras o item ainda é destaque em vendas.

Muitos funcionários de negócios vinculados à saúde, como farmácias e laboratórios, ainda precisam vesti-las todos os dias no trabalho. Ou seja, ainda há muita procura àqueles que vendem o produto.

2. Suplementos alimentares

Nas duas primeiras posições deste segmento encontramos não apenas um produto, mas kits com Whey Protein, BCAA e creatina. Isso porque atletas em geral e pessoas que gostam de fazer academia com foco em hipertrofia normalmente não consomem apenas um deles. Faça com que o custo-benefício dos kits valha a pena para eles e para você.

3. Lentes de contato

Nesta seção existem clientes buscando lentes de contato para cuidado com os olhos e outros buscando mudar a coloração de suas íris, por estética ou para compor fantasias. As avaliações da marca Taylor Midroo feitas na loja que ocupa o primeiro lugar em vendas na Shopee são bastante positivas em relação ao produto. 

7) Eletrodomésticos

ilustração de eletrodomésticos em uma caixa em cima de um teclado de notebook
Além de eletrodomésticos, essa categoria desta ferramentas portáteis destaque na Shopee

Neste marketplace, não são as TVs, máquinas de lavar, entre outros eletrodomésticos grandes, que fazem sucesso. Mas isso não é uma má notícia. Na verdade, as agências que monitoram o e-commerce já têm incluído os eletroportáteis, que se tornaram uma tendência, em suas pesquisas. 

E, como estamos em setembro, vale a pena lembrar que em 2021 as buscas pelos produtos desta categoria foi 58% maior durante o segundo semestre do que no primeiro.

Veja abaixo quais itens podem ser interessantes para você ofertar em sua loja com a aproximação da Black Friday.

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1.    Processadores de alimentos

Vários microprocessadores de alimentos elétricos estão na lista dos mais procurados na Shopee. Outras características comuns entre os principais colocados nesta seção são seu volume com capacidade para 250ml, suas três lâminas de aço inox e seu carregamento ser feito por USB.

2.    Peças e circuitos elétricos

Na segunda posição, encontramos tomadas e interruptores 10A/20A, com teclas e placas para quem está construindo ou executando pequenos reparos em casa. A marca mais vendida é a Walma que oferece garantia de cinco anos.

3. Umidificador

Além da sua utilidade em meio à temporada de seca que os brasileiros têm vivido nesta época do ano, um dos produtos mais vendidos na Shopee apresenta alguns diferenciais interessantes. Por exemplo: seu recipiente tem aspecto decorativo, possui led colorido, e também funciona como aromatizador de ambientes

8) Celulares e dispositivos

No ano passado, foram vendidos mais de 45 milhões de celulares. Achou muito? Pois saiba que tal número representou uma queda de 6% no número de vendas da categoria em relação a 2020.

De acordo com a consultoria IDC Brasil, há duas razões para isso: a falta de dispositivos e a crise econômica. Para os próximos meses, os lojistas do setor estão contando com a novidade do 5G para incentivar mais compras.

De qualquer forma, para o seller da Shoppe, não é de total importância se as pessoas vão adquirir seus celulares este ano ou se já o fizeram.

Afinal, os produtos que estão em alta neste segmento do marketplace são os acessórios para smartphone. Confira o top 3!

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1. Protetor de tela

A troca da tela do celular está entre as manutenções mais caras para smartphone e, muitas vezes, não vale a pena, pois fica mais barato adquirir um dispositivo novo. Nesse sentido, milhões de pessoas investem em películas de vidro e a que encabeça as vendas na Shopee é a 9D/3D full cover.

2.    Capinhas/Cases

Design bonito, funcionalidade, nem tanto. Tornou-se uma tendência desenhar celulares com espelho na parte de trás, mas mesmo quem admira esse detalhe acaba comprando uma capinha para protegê-lo. É verdade que as capas de vidro fazem o mesmo efeito e ainda não escondem a beleza do aparelho, no entanto, as mais vendidas são mesmo as de silicone coloridas e/ou aveludadas.

3. Suporte de plástico

Chega de celular pendurado de ponta cabeça e de carregadores estragando por excesso de tensão. Os suportes de plástico com adesivo estão em alta para dar uma solução a outros gastos que, normalmente, saem mais caros.

9) Brinquedos e hobbies

brinquedo pop it fidget em fundo lilás
O ramo relacionado a hobbies e diversão são um sucesso na Shopee

Os resultados de vendas dos produtos desta categoria foram classificados no marketplace tanto como brinquedos e hobbies quanto como “mãe e bebê” e “livros e revistas”. Mas o apanhado que fizemos faz mais sentido ao desconsiderar alguns itens.

Isso porque a artigo que lidera o top 3, por mais que seja feito de papel, é sem dúvidas para colecionadores. Já o terceiro foi por mera subcategorização para atingir o público-alvo certo, pois dentro da seção específica para mães existe um marcador para brinquedos também.

Então, para finalizar a nossa lista, aqui estão os produtos mais vendidos na Shopee nesta categoria que decidimos resumir como “diversão”.

Qual o top 3 de vendas nesta categoria?

1. Esportivos colecionáveis

Não sabe como a copa do mundo 2022 vai afetar o seu negócio? Bom, aqui vai uma dica. Um dos artigos mais vendidos na Shopee nos últimos 30 dias, escondido na seção de “papelaria”, foram os pacotes de figurinhas para completar o álbum. A loja que está em primeiro lugar já registrou mais de 18 mil vendas. Porém, atente-se à sazonalidade para não morrer com um estoque enorme nas mãos quando o hype do evento passar.

2.    Brinquedos diversos

Para crianças e para adultos também. As melhores posições em número de compras são ocupadas respectivamente por um kit de massinha personalizado, pop it fidgets coloridos para alívio de estresse, jogos de pega varetas e hand spinners.

3. Brinquedos para bebês

Neste segmento existe uma boa variedade de preços para produtos similares. O mais vendido é um martelo inflável com cerca de 20 cm, seguido por diferentes kits de tatames de EVA para cobrir o chão e proteger a criança enquanto brinca. 

Mais vendidos da sua categoria na shopee 

QUAIS SÃO AS 9 CATEGORIAS E PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA SHOPEE?
Os produtos mais vendidos na Shopee na sua categoria podem ser consultados na própria plataforma do marketplace

Por meio da própria plataforma da shoppe, você consegue descobrir não apenas os produtos mais vendidos no marketplace em determinado período, mas também os que estão em alta e seus similares. 

Basta acessar a central do vendedor, clicar em “informações gerenciais” na barra lateral à esquerda e, depois, no botão “assistente de vendas”.

Outra informação interessante que você encontrará por lá é sobre as palavras-chave mais procuradas pelos consumidores. A partir destes insights você conseguirá escrever anúncios que de fato impactarão o seu cliente.

Você também pode conseguir várias ideias ficando de olho no blog da Shopee.

Mensalmente, eles divulgam os resultados do shopping day: o dia de promoções exclusivas e sorteios de cupons para compras no marketplace. A campanha acontece sempre no dia cuja data coincide com o número do mês.

Por exemplo, o último foi no dia 09 de setembro e o anterior, no dia 08 de agosto. Logo, já pode ir se preparando para o dia 10 de outubro — que está mais próximo da data da publicação deste artigo — !

Caso a nossa lista não tenha englobado o catálogo da sua loja virtual, utilize estas ferramentas para encontrar o que precisa para vender mais. Assim, você vai conseguir equipar o seu estoque com o que for necessário para fechar 2022 com chave de ouro.

Já deu para perceber que pesquisar e estudar o mercado são atitudes fundamentais para ser um seller bem-sucedido, certo? Então, saia na frente dos seus concorrentes e assine a nossa newsletter

Aqui na Magis5, produzimos sempre conteúdos atualizados e repletos de estratégias sobre como crescer no mercado de e-commerce nos marketplaces! 

Venda na Shopee integrando sua loja com diversos marketplaces:

Não fique de fora de nenhum conteúdo

Receba novidades

CATEGORIAS

3

E-commerce

3
EMPREENDEDORISMO
3

Ferramentas e Materiais

3

Logística

3

Magis5

3

Marketplaces

3

Transformação Digital

Veja também

Mais lidos

Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo e Copywriter na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br
Não fique de fora de nenhum conteúdo

Receba novidades