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moça preparando encomenda de envio same day

Same Hour, Same Day: novas demandas de consumo dos compradores

Sua loja virtual oferece entregas do tipo next day, same day ou até mesmo same hour delivery? Essas são demandas logísticas que buscam atender e, principalmente, superar as expectativas dos consumidores, impactando diretamente o pós-venda.

Comprar algo pela internet é muito rápido e os clientes esperam que essa velocidade se reflita também no tempo para a entrega do produto. O prazo de entrega figura como um dos principais fatores de decisão de compra e pode representar um importante diferencial competitivo para as lojas virtuais.

No entanto, para que a entrega seja extremamente rápida, é fundamental ter muito planejamento e contar com soluções que otimizem a operação ao longo de todo o processo de compra.

A mudança no paradigma da expectativa logística dos clientes

As expectativas dos consumidores mudam ao longo do tempo. Para além de um produto de qualidade com preço atrativo, os clientes valorizam a experiência de compra.

E um dos principais componentes dessa experiência atualmente é a possibilidade do consumidor receber o produto no mesmo dia ou até mesmo algumas horas após fazer o pedido.

Considerando o que a pandemia representou para o segmento de e-commerce, o fator de urgência despertado nesse período certamente contribuiu para fomentar essa necessidade de entrega rápida nos consumidores. Mas não só isso.

Os gigantes varejistas também foram responsáveis por criar essa demanda, incluindo empresas como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luíza, as quais fortaleceram tendências logísticas como as de same day e next day delivery.

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O impacto desse paradigma nas lojas virtuais em marketplaces

A infraestrutura robusta e os altos investimentos das grandes varejistas permitem que elas ofereçam com excelência um serviço de entrega do tipo same hour, same day ou next day delivery.

Com os consumidores aguardando que essa expectativa seja atendida independentemente do lugar escolhido para a compra, as lojas virtuais precisam se adaptar rapidamente a essas novas formas de consumo.

Considerando a concorrência entre os diversos sellers em um marketplace, a entrega expressa pode ser o fator determinante para um consumidor preferir comprar de uma loja ao invés de outra.

Para além da agilidade na entrega, os consumidores priorizam um frete atrativo, preferencialmente gratuito. Caso esses aspectos não possam ser atendidos, aumentam-se as chances de abandono do carrinho.

Então, o principal impacto nas lojas virtuais é o de não conseguir satisfazer ou fidelizar um determinado perfil de consumidor.

Same hour, same day e next day delivery: novas demandas logísticas

Após um panorama geral sobre essas novas demandas logísticas, chegou o momento de entender melhor o conceito de tendências como same hour, same day e next day delivery. 

Começando pela next day delivery, ela se refere a uma entrega que é realizada em até 1 dia útil depois da compra.

Com relação à same day delivery, essa demanda logística consiste em entregar o produto no mesmo dia para o cliente no caso de compras efetuadas dentro de um período determinado. Caso o horário limite seja ultrapassado, a entrega é realizada no dia seguinte.

Em muitos casos, receber o produto no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte não é o bastante, e por isso surgiu o conceito de same hour delivery.

Bastante difundido no segmento de alimentação, esse tipo de entrega acontece em até 1 hora após o pedido.

Vale dizer que em todos os exemplos citados, o produto não precisa necessariamente ser entregue no endereço do cliente.

Há também a possibilidade de implementar o serviço de “clique e retire” para que o consumidor faça a compra online e retire o produto na loja física mais próxima.

Como os grandes marketplaces têm se adaptado às mudanças logísticas

Os grandes marketplaces estão entre os principais responsáveis pelo crescimento de demandas logísticas como same day e same hour delivery.

Isso foi possível graças à instalação de Centros de Distribuição em diversos pontos do país, além da criação de frotas próprias de veículos.

Parcerias com empresas de entrega terceirizadas ou até mesmo com entregadores autônomos também possibilitaram que esse tipo de logística crescesse cada vez mais. 

É o caso, por exemplo, do Mercados Envios Flex do Mercado Livre, o qual ainda possui em poucas regiões do país, mas que utiliza transportadoras locais para fazer entregas mais ágeis ao consumidor final.

Dicas para otimizar a operação de lojas virtuais em marketplaces

Embora demandas como same day, next day e same hour delivery tenham algumas diferenças entre si, há um ponto comum entre elas: todas dependem de uma logística bem estruturada, com automação robusta e integração entre os diversos marketplaces em que a sua loja virtual está presente.

Afinal, de nada adianta prometer que a entrega será efetuada no mesmo dia ou em até 1 hora para surpreender o cliente se o prazo não for cumprido.

Para otimizar a operação, algumas dicas são:

Clareza nas informações

O consumidor não deve ficar “no escuro” quanto ao status do seu pedido, então é importante contar com um sistema que agilize as atualizações.

Outro ponto relevante é sempre manter o cliente bem-informado sobre os prazos limite para os pedidos, garantindo que se encaixem nas entregas do tipo same hour, same day ou next day delivery.

Agilidade no picking e packing

A agilidade é essencial em todas as etapas, especialmente durante a separação e a embalagem dos pedidos. Para que isso aconteça, os momentos que antecedem o picking e o packing também devem ser bastante eficientes.

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Cuidado com a transportadora escolhida

As entregas do tipo same day, same hour e next day não necessitam essencialmente de uma frota própria de veículos. Empresas terceirizadas e entregadores autônomos conseguem atender à demanda, mas para isso é preciso priorizar empresas idôneas e profissionais bem avaliados. 

Vale destacar, ainda, que certos marketplaces contam com serviços fulfillment, que garantem entregas muito mais rápidas para o consumidor. Nestes casos, vale a pena consultar as condições de participação desses serviços de entrega, como nos casos do Mercado Full Envios, Magalu Full e FBA Amazon.

Conclusão

Demandas logísticas de entregas expressas como same day, same hour e next day delivery estão evoluindo a todo momento.

Além disso, podem representar o principal fator de decisão na hora de comprar um produto.

As lojas virtuais que não se adaptarem podem acabar tendo prejuízos diante da satisfação e fidelização dos consumidores.

Vale ressaltar que a ajuda de soluções tecnológicas não pode ser deixada de lado, garantindo a agilidade tão necessária em todos os processos.

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