Para os vendedores que fazem dos marketplaces seus principais canais de vendas, um dos maiores medos é ter a conta suspensa no Mercado Livre, ou em qualquer outro que ele utilize e faça muitas vendas.

Ter sua conta suspensa no Mercado Livre ou em outro marketplace de repente ou através de avisos prévios vai interferir diretamente no seu faturamento. Portanto, o ideal é que você conheça todas as regras dos canais em que você vende.

Neste conteúdo vamos mostrar as melhores práticas para que você não tenha sua conta suspensa no Mercado Livre e vamos ensinar também como recuperar ela, caso isso já tenha acontecido.

Saiba o que pode fazer você ter a conta suspensa no Mercado Livre.

Existem uma série de ações que vão diretamente contra as regras desse marketplace e podem levar sua conta a ser bloqueada no Mercado Livre. 

Abaixo você pode conferir a lista das principais causas:

  1. Suspensão por falta de pagamento;
  2. Venda de itens proibidos dentro do marketplace;
  3. Negociar com várias contas;
  4. Usar linguagem inapropriada;
  5. Descumprir a compra e/ou a venda;
  6. Ser menor de idade;
  7. Uso de técnicas proibidas.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses tópicos acima para que você possa entender melhor e consiga evitar ter sua conta bloqueada por causa de um deles.

Gk4Gj8AXRX3ZJ7adA5Az6aTqIIHo JLzqNXB2APcXJN3dPZG8L0RKri0mbXGCt7tXp PsTgEzhFKxGbf WNHTJtAwitwOOMUIQXdD2ACLT3bC MNVEP074ISWt01C1W SspRmSkP

Suspensão por falta de pagamento

A suspensão por falta de pagamento é simples de ser resolvida e acontece se a fatura vencer e a conta continuar com o saldo devedor

Caso isso aconteça por muito tempo, você pode ter sua conta bloqueada até que seu saldo esteja normalizado. Portanto, para resolver esse tipo de bloqueio, basta pagar a fatura.

Venda de itens proibidos dentro do marketplace

No Mercado Livre, existe uma lista de itens proibidos, que não podem ser comercializados. Entre eles estão:

  • Armas, munições e material explosivos;
  • Qualquer tipo de substância proibida;
  • Flora, fauna e derivados;
  • Celulares e serviços para celulares que não estejam na lei;
  • Medicamentos, produtos para a saúde e/ou estética;
  • Entre outros.

Para conferir todos os itens, basta acessar essa lista completa, feita pelo próprio Mercado Livre para deixar claro aqueles produtos que não são aceitos.

Negociar com várias contas

O Mercado Livre permite que você possa vender apenas através de uma conta, portanto, se ele perceber que você está utilizando mais de um perfil para negociar seus produtos, você pode ser suspenso e ter sua conta suspensa no Mercado Livre.

Usar linguagem inapropriada

Não é permitido usar linguagem inapropriada ou insulto, seja dentro da plataforma, na página de produto, nas mensagens privadas ou no fórum do Mercado Livre. Dessa forma, você deve se atentar para que a sua escrita seja na página do produto, seja ao atender um cliente seja apropriada.

Descumprir uma venda ou compra

Independente se você for comprador ou vendedor, a partir do momento que você faz uma compra, ou uma venda, você assume um compromisso dentro do marketplace. Se você desistir de realizar determinadas vendas, você será notificado. Em caso de fazer isso várias vezes, você pode acabar tendo sua conta suspensa no Mercado Livre.

No caso das compras, você deve se atentar aos detalhes de cancelamento especificados na página do produto. Já no caso da venda, você deve inseri-los para informar as pessoas que visualizam as suas páginas de produto.

Ser menor de idade

Caso o Mercado Livre descubra que você seja menor de idade, ele pode bloquear sua conta, pois de acordo com a legislação brasileira, menores de idade não podem responder por qualquer tipo de transação comercial. Dessa forma, se você é menor de idade e quer cadastrar seu e-commerce no seu perfil, ele será automaticamente suspenso.

Usar técnicas proibidas

O Mercado Livre tem uma lista de cadastro de produtos. Dessa forma, você deve respeitar a maneira adequada para cadastrar anúncios, inserir anúncios de compra, troca ou de classificados, comparações, descrições, dados, links e outros. Tudo isso vai fazer com que sua conta no Mercado Livre não seja bloqueada e com que você possa aumentar a sua reputação no marketplace, melhorando o seu ranqueamento.

Esses são alguns dos principais motivos que podem fazer você ter sua conta suspensa no Mercado Livre.

Além de saber sobre eles, é ideal que você leia atentamente todos os termos e condições gerais de utilização do Mercado Livre, para evitar outros tipos de bloqueio.

Como recuperar a minha conta no Mercado Livre?

Se sua conta tiver sido bloqueada no Mercado Livre, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para entender qual foi o motivo do bloqueio. A partir disso, eles vão dar orientações do que você deve fazer para desbloquear sua conta.

Após conseguir desbloquear, é muito importante que você não cometa o mesmo erro novamente, afinal isso prejudica muito o seu e-commerce.

Caso você seja bloqueado, é importante notificar se você tem algum saldo no Mercado Pago. Ele pode acabar sendo, também, suspenso, pois as contas entre Mercado Livre e Mercado Pago são conectadas.

Quais boas práticas podem ajudar?

Existem uma série de boas práticas que você pode fazer para não ter a conta suspensa no Mercado Livre, apesar da melhor delas é estar sempre atento a todas as normas e as condições gerais da empresa.

Dessa forma, à medida que o seu time vai aumentando e outras pessoas começam a fazer anúncios, cadastrar produtos e realizar uma série de tarefas operacionais, é muito importante capacitá-las e fazer com que elas possam entender a importância de estar seguindo todas as regras daquele determinado marketplace.

Além disso, caso aconteça algum erro ou algum aviso de prática indevida, é muito importante que você fale com a pessoa responsável e também repasse para todos do time para que eles não cometam o mesmo erro.

Esteja ciente das regras e use-as a seu favor!

Se você gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter para receber nossos conteúdo antes que todo mundo!

Comentários

Vitor Lima

Vitor Lima

Vitor é CEO do Magis5 e fundou a plataforma depois de ter problemas nas entregas dos seus pedidos nos marketplaces. Vitor é especialista em tecnologia, e-commerce e é apaixonado por inovação e startups