O que é marketplace e 4 motivos para integrar a seu negócio

por | 8 de agosto de 2022 | Marketplaces, E-commerce

Marketplace é um termo que está associado às vendas online, onde você pode cadastrar sua empresa em diversos sites de marcas consolidadas e aumentar seu faturamento através de suas plataformas. Cada vez mais vendedores iniciam suas jornadas através desses grandes sites ou integram suas lojas virtuais para aproveitar os benefícios que cada um possui.

Mas você ainda possui dúvidas sobre o que realmente é um marketplace e o porquê de integrar seus negócios a um? Continue a ler este artigo, veja os benefícios desse modelo de vendas online e quais dessas plataformas são as mais indicadas para a sua loja.

O que é marketplace?

Marketplace é basicamente um shopping virtual, onde diversas lojas podem se cadastrar e vender seus produtos em uma plataforma digital. Grandes empresas como Mercado Livre, Amazon, Americanas, Shopee e Magazine Luiza são exemplos de marketplaces famosos.

Portanto, mesmo que você não soubesse o que é um marketplace, com certeza já comprou em um. Além de ser um excelente local para compras online, este tipo de site também representa uma oportunidade única para seu negócio.

Ao se cadastrar em um marketplace, seu negócio se torna parte de um arsenal com diversas lojas, o que aumenta a visibilidade da sua marca para um público mais amplo. Os consumidores podem escolher entre várias opções de produtos e vendedores, permitindo uma ampla variedade de preços, fretes e modelos.

Mas quais são os benefícios de se integrar a um marketplace? Nas próximas seções, discutiremos algumas das vantagens de participar de um shopping virtual e como isso pode ajudar a expandir seu negócio.

E para quem deseja destacar ainda mais sua marca no mundo dos negócios digitais, temos uma dica bônus no final do texto.

Diferença entre marketplace e loja virtual

Enquanto uma loja virtual é um espaço exclusivo de uma empresa na internet, onde a mesma é responsável por todo o processo de vendas online, o marketplace é um espaço compartilhado entre várias empresas, onde o proprietário da plataforma de vendas é o intermediário das transações entre o vendedor e o comprador.

Na loja virtual, a empresa gerencia todo o estoque, cuida do envio do produto e do atendimento ao cliente, além de realizar ações de marketing para promover seus produtos. 

Já no marketplace, o vendedor utiliza a plataforma do proprietário para exibir seus produtos, usufruindo da experiência em vendas online e da visibilidade que as grandes marcas têm em seus sites.

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Enquanto na loja virtual, a empresa pode definir sua árvore de categorias e cadastrar produtos com o padrão de conteúdo que melhor se adequa ao seu negócio, no marketplace, o seller é limitado às opções de categorias e padrões de conteúdo estabelecidos pelo proprietário da plataforma.

A principal diferença entre as duas é que na loja virtual a empresa é responsável por todo o processo de vendas, enquanto no marketplace, o vendedor conta com o suporte da plataforma para cuidar da logística de envio e do atendimento ao cliente, em troca do pagamento de uma comissão sobre as vendas realizadas.

imagem mostra mulher sorrindo e feliz, enquanto compra em um marketplace após entender o que é marketplace

Por que atuar dentro de marketplaces com sua loja virtual?

Atuar dentro de um marketplace com sua loja virtual pode ser uma excelente estratégia para impulsionar suas vendas e aumentar sua visibilidade no mercado. Há diversas vantagens em fazer parte desse tipo de plataforma, entre elas, a escalabilidade e facilidade de manutenção.

Com o marketplace, é possível alcançar rapidamente um grande número de clientes e aumentar o volume de vendas sem que sejam necessários grandes investimentos em publicidade e marketing. 

Além disso, as operações no marketplace são otimizadas para que sejam feitas da forma mais simples possível, desde o registro na plataforma até o controle de estoque, compra e venda e análise de performance da sua loja, tudo é desenhado de maneira intuitiva.

Outro benefício importante é que os operadores do marketplace são responsáveis por gerenciar toda a estrutura de pagamento, o que pode facilitar bastante o processo para o vendedor. No entanto, é importante prestar atenção nos prazos e condições para recebimento, para garantir que o fluxo de caixa de sua loja virtual seja mantido em ordem.

Enfim, atuar dentro de marketplaces pode ser uma excelente oportunidade para ampliar seus negócios e alcançar novos públicos, sem grandes investimentos e com facilidade de manutenção. Se sua loja virtual ainda não faz parte de nenhum marketplace, vale a pena considerar essa opção para impulsionar suas vendas e conquistar novos clientes.

4 motivos para integrar o seu negócio aos marketplaces

Agora, vamos destacar 4 pontos fundamentais para você integrar seu negócio aos marketplaces ou até mesmo se ainda não iniciou sua loja virtual e pretende analisar as melhores oportunidades e canais para vender:

  • Seu negócio será conhecido por um público maior
  • Parcerias ajudarão na evolução da sua loja virtual
  • Maior suporte tecnológico para seus clientes e para você
  • Mais oportunidades para o cliente de encontrar

1. Seu negócio será conhecido por um público maior

O comércio eletrônico vem crescendo continuamente no Brasil e no mundo. Segundo a Neotrust, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro atingiu R$171 bilhões em 2021, impulsionado pela pandemia, que levou 13 milhões de pessoas a realizar sua primeira compra online em 2020.

Nesse contexto, é importante ressaltar que a maioria das vendas no comércio digital começa nos marketplaces. O grande público prefere buscar produtos em empresas já consolidadas no mercado, como a Amazon, uma gigante global no e-commerce, ou a Shopee, um aplicativo com milhões de downloads e acessos mensais.

De acordo com a 42ª edição da Webshoppers, um estudo confiável sobre o e-commerce brasileiro realizado pela Ebit | Nielsen, os marketplaces representam 78% do faturamento total de vendas online.

Portanto, ao integrar sua loja virtual em um ou mais marketplaces, você pode alcançar um público maior e, consequentemente, aumentar o volume de vendas. 

Sua vitrine de produtos será exposta a mais clientes em potencial, que podem se interessar em comprar o que você oferece. Isso pode levar à conquista de novos clientes e ao aumento da visibilidade da sua marca.

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No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com esses benefícios, é necessário ter boas estratégias e práticas para que sua loja virtual tenha sucesso. Isso inclui diversas áreas, independentemente do tamanho, ramo, volume de funcionários ou tempo de atuação da empresa no mercado.

Neste artigo, forneceremos informações sobre como destacar sua marca e aproveitar ao máximo os benefícios do marketplace.

2. Parcerias ajudarão na evolução da sua loja virtual

Integrar seu negócio a um marketplace traz inúmeros benefícios, incluindo a possibilidade de fazer parcerias com grandes marcas que ajudarão no crescimento da sua loja virtual. 

As plataformas transmitem credibilidade às lojas integradas, o que é essencial para atrair novos clientes. Além disso, os marketplaces possuem uma base sólida de clientes que já compraram pela plataforma, o que transmite confiança aos consumidores em potencial. 

evolução da loja virtual dentro de marketplaces

Ao se cadastrar em um marketplace, você pode “pegar emprestada” essa credibilidade e garantir que o público se sinta mais seguro ao comprar seus produtos.

Em comparação a um site próprio, onde a jornada de compra é diferente, os marketplaces oferecem benefícios em termos de reconhecimento de marca. A parceria com um determinado marketplace pode tornar sua marca mais forte e ajudar a atrair novos clientes, aumentando, consequentemente, seu volume de vendas. 

Além disso, os marketplaces estão cada vez mais valorizando o relacionamento com suas lojas parceiras, especialmente aquelas que possuem boas práticas de entrega ao cliente.

Outro benefício de integrar sua loja virtual a um marketplace é o baixo investimento necessário. 

Não é preciso pagar taxas extras para começar a vender na Magazine Luiza, Americanas, Wish e outras plataformas, mas é importante que o empreendedor entenda as comissões de cada uma delas. Em resumo, integrar sua loja virtual a um marketplace pode ser uma ótima estratégia para expandir seus negócios e aumentar sua visibilidade no mercado.

3. Maior suporte tecnológico para seus clientes e para você

Ao integrar sua loja em um marketplace, você não só aumenta suas vendas, mas também conta com a plataforma para mediar o suporte entre seu negócio e seus clientes. 

A hospedagem e o desenvolvimento do site ficam a cargo do marketplace, permitindo que você se concentre em definir seu portfólio de produtos, preços, estratégias e contato com fornecedores.

Com um suporte tecnológico mais avançado, seus clientes terão uma experiência de compra melhor. Marketplaces renomados geralmente investem em designs responsivos, o que é crucial para garantir a satisfação do cliente. 

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 87% das compras online foram feitas por smartphones em 2021, o que torna os designs responsivos ainda mais importantes.

Além disso, durante períodos de alta demanda, os marketplaces são mais estáveis do que sites próprios, pois têm a infraestrutura necessária para suportar grandes quantidades de visitantes. Se você tiver um site próprio, precisará investir muito mais para garantir que ele possa suportar o grande volume de visitantes durante eventos como a Black Friday.

tecnologia em marketplaces

Proporcionar uma experiência de compra melhor e um suporte eficiente ao cliente é essencial para aumentar a fidelidade dos clientes. Quando combinados com um pós-venda efetivo, esses fatores incentivam os clientes a voltar a comprar em sua loja com mais frequência.

4. Mais oportunidades para o cliente te encontrar

Hoje em dia, estar presente no mundo digital é fundamental para as empresas. Os consumidores estão cada vez mais conectados e compram pela internet, além de interagirem com as empresas nas redes sociais.

Por isso, é imprescindível que as empresas estejam presentes em vários marketplaces que estejam alinhados com seu negócio, oferecendo mais oportunidades para que seu público possa encontrá-las. Ao se cadastrar em diferentes plataformas, a marca pode mostrar seu portfólio de produtos em diversos sites relevantes.

Cada vez que o cliente se deparar com a mercadoria, ele estará mais consciente da marca, o que aumenta as chances de conquistá-lo. 

Por isso, muitas lojas optam por integrar seus produtos em marketplaces como Mercado Livre, Shopee e Americanas, entre outros. Cada plataforma oferece oportunidades de vendas diferentes e públicos diversos, permitindo que a marca se adapte ao perfil do consumidor.

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No entanto, é importante destacar-se em relação aos concorrentes. Assim como você, os outros lojistas também estão atentos aos marketplaces mais adequados para seus negócios. Portanto, é fundamental analisar as fraquezas da concorrência e transformá-las em oportunidades para a sua loja.

Por exemplo, se uma loja em um marketplace demora dias para responder às dúvidas de seus clientes, a sua loja deve se esforçar para oferecer um atendimento mais ágil, garantindo que o cliente tenha uma experiência positiva e aumentando a probabilidade de retorno às compras.

Maiores marketplaces do mercado

Agora que você tem uma compreensão mais profunda do que são os marketplaces e das vantagens de ter sua loja integrada a um ou mais deles, é crucial que você fique atento aos principais players do mercado e às mudanças mensais que ocorrem nele. 

imagem mostra uma mimiatura de carrinho de compra diante de um homem fazendo cálculos

O mercado de e-commerce é dinâmico e apresenta constantemente novos serviços, tecnologias e outras novidades, que podem afetar suas estratégias ou operações.

Atualmente, os maiores e-commerces no Brasil, com base nos dados de junho de 2022 da Conversion, são os seguintes marketplaces:

  • Mercado Livre;
  • Shopee;
  • Amazon;
  • Americanas;
  • Magazine Luiza.
lista dos maiores e-commerces do brasil

No entanto, além da quantidade mensal de acessos desses sites, é necessário entender também de onde vêm esses acessos. Em junho deste ano, 74% dos acessos aos e-commerces foram realizados a partir do celular, e 21,9% desses acessos foram por meio de aplicativos.

É importante estar ciente de que as empresas investirão cada vez mais em aplicativos que melhorem a experiência do usuário e ofereçam benefícios. Por exemplo, a Shopee oferece frete grátis em compras acima de R$ 29,90 em seu aplicativo, e o Magalu recentemente realizou sorteios de pix de R$ 200 para seus usuários por meio do seu super app.

Dessa forma, podemos ver como os marketplaces estão cada vez mais competitivos na busca pela atenção do consumidor, e os vendedores precisam construir sua reputação nas plataformas em que estão inseridos para se destacar em meio ao crescimento contínuo do mercado de e-commerce.

(Bônus) Dicas para se destacar em um marketplace

Integrar seu negócio em um marketplace digital tem inúmeras vantagens e o investimento para se cadastrar e começar a vender em tais plataformas é pequeno, como você pode ler neste artigo.

No entanto, com tantas lojas em potencial junto da vitrine de um marketplace, como você pode destacar sua loja e aumentar o seu faturamento?

Então, antes de integrar sua loja a um marketplace, fique atento:

Estude bem o marketplace que você irá integrar a seu negócio

É importante ressaltar que nem todos os marketplaces são adequados para a sua loja, por isso é essencial que você faça uma análise cuidadosa para identificar quais plataformas estão mais alinhadas com o perfil do seu público-alvo e dos seus produtos

Além dos grandes players do mercado de e-commerce mencionados anteriormente, há também plataformas mais específicas e segmentadas que podem ser mais adequadas para o seu negócio, levando em conta o setor em que você atua. 

Portanto, é fundamental avaliar as opções disponíveis e escolher as que oferecem as melhores oportunidades para o crescimento da sua loja no mundo digital.

Escolha o seu portfólio de maneira estratégica

Para ter sucesso no marketplace, é fundamental destacar os produtos que têm mais potencial de venda e investir em sua divulgação. Para isso, é preciso estudar bem o portfólio de mercadorias e conhecer o que a persona busca nas plataformas de e-commerce.

destacar portfólio de produtos em marketplaces

Além disso, é importante realizar testes como subir diferentes anúncios de um mesmo produto com títulos distintos, montar kits de produtos para aumentar o ticket médio e ter uma gestão de estoque eficiente para que não falte mercadorias aos clientes.

Todos esses elementos são essenciais para que sua loja possa se destacar no marketplace e ter sucesso nas vendas.

Invista em um hub de integração e automação para aumentar a produtividade e vendas de seus negócios

Manter uma presença em múltiplos marketplaces pode ampliar significativamente as oportunidades de vendas de sua empresa. 

Contudo, administrar e sincronizar a sua loja em várias dessas grandes plataformas pode ser uma tarefa complicada e cansativa, incluindo a criação de vários anúncios, gerenciamento de expedições e estoques, emissão de notas fiscais e outras tarefas diversas.

Por meio de um hub de automação, você poderá obter uma série de benefícios, como:

  • Automatização de processos operacionais, economizando tempo
  • Gerenciamento centralizado de seu negócio em múltiplos marketplaces
  • Controle de estoque preciso e sem erros
  • E muitos outros.

Automatize o funcionamento da sua loja em marketplaces

Em resumo, a automatização do processo de gestão de marketplaces é uma ferramenta imprescindível para quem deseja expandir seus negócios com sucesso e lucratividade. 

A Magis5 oferece diversas funcionalidades que vão desde a gestão de catálogo de produtos até a expedição automatizada, evitando possíveis erros e aumentando a eficiência da sua loja online. 

Com um dashboard gerencial intuitivo e recursos que facilitam a gestão de múltiplas empresas, a plataforma é a escolha ideal para quem deseja escalar seu negócio sem perder o controle de suas operações. Não perca mais tempo, tenha as funcionalidades Magis5 e otimize agora mesmo o funcionamento da sua loja em marketplaces!

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Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo e Copywriter na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br
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