O crescimento empresarial é um objetivo inerente a todos os negócios. Para os marketplaces não é diferente, já que o sucesso do empreendimento está relacionado ao aumento da base de usuários e das vendas.
Mas há uma série de variáveis que tornam esse propósito desafiador. Por isso, é necessário apostar em estratégias focadas nesse crescimento.
Para impulsionar seu crescimento, a empresa precisa estar preparada, o que significa estar amparada em pilares sólidos que consolidam sua marca no mercado. Ela também precisa ter um planejamento estratégico efetivo, que seja específico, mensurável, atribuível, realista, temporal e ter a percepção de que pessoas e processos são essenciais nesse propósito.
Com este artigo, você vai entender o que exatamente significa o termo “crescimento empresarial”, além de conferir algumas dicas de estratégias eficazes que vão acelerar seu progresso e gerar resultados de curto, médio e longo prazo. Continue a leitura e confira!
O que você vai encontrar nesse artigo?
- 1 O que é crescimento empresarial?
- 2 Crescimento empresarial: como saber se sua loja está crescendo nos marketplaces?
- 3 Os desafios do crescimento empresarial
- 4 Estratégias de crescimento empresarial para marketplaces
- 5 Como a automação pode ajudar no crescimento empresarial
- 6 Como a Magis5 pode ajudar no crescimento empresarial
O que é crescimento empresarial?
O crescimento empresarial é o processo de desenvolvimento de um negócio, é a busca estratégica por resultados maiores e melhores. Em outras palavras, trata-se de ações que possibilitam que o negócio continue crescendo ano após ano.
Neste contexto, a ideia de crescimento empresarial é muito mais complexa e vai além do lucro, por abranger ações com o público interno e externo, gestão da marca e outras práticas.
Crescimento empresarial: como saber se sua loja está crescendo nos marketplaces?
O primeiro indicativo que evidencia o crescimento de uma empresa é quando esta já venceu as suas questões estruturais, além de conseguir melhorar o faturamento e o lucro. A partir desse momento, é possível considerar criar uma estratégia de expansão.
Para isso, será necessária maturidade de gestão, ou seja, a empresa deve ter um conhecimento profundo do seu negócio. Ela precisa ter clareza quanto à sua missão, valores inegociáveis, atributos de marca, objetivos, persona e do seu modelo de negócio.
Após esta etapa, considerada inicial, a empresa precisa estruturar e desenvolver o seu negócio.
É aqui que o processo de expansão em si começa. A partir deste momento são avaliadas a estruturação dos cargos e como estes se relacionam, bem como se há a necessidade de novas contratações.
As métricas são indicativos importantes neste contexto. Além de ir direto ao ponto e mostrar se há ou não melhora no faturamento e no lucro, também podem gerar outros insights que não estão necessariamente relacionados ao crescimento, mas que auxiliam no alcance desse objetivo.
O aumento de tráfego orgânico, ou de visitas, na página de vendas da sua loja em determinados marketplaces, por exemplo, é uma dessas métricas que precisam ser acompanhadas.
Os desafios do crescimento empresarial
São três os grandes desafios de um negócio em fase de crescimento: gerenciamento de tempo, coordenação de equipes e a melhora na administração dos custos operacionais.
Gerenciamento de tempo
Gerenciar o tempo se torna ainda mais desafiador à medida que seu negócio cresce porque surge a necessidade de equilibrar tarefas estratégicas e operacionais a fim de alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.
Coordenação de equipes
O crescimento empresarial requer a contratação de novos colaboradores para executar as demandas que irão surgir. Mais pessoas envolvidas no processo exigem um responsável para realizar a gestão de todo o pessoal, para haver o controle das atividades diárias e elas sejam executadas conforme as políticas e qualidade que a empresa procura.
Custos operacionais
Administrar os custos operacionais já é uma tarefa desafiadora para empresas de pequeno porte, mas, à medida que há crescimento, novas responsabilidades surgem. Os processos são mais burocráticos, as receitas e despesas aumentam e, com isso, fica fácil se perder no controle financeiro e dos custos operacionais.
Estratégias de crescimento empresarial para marketplaces
Há diferentes estratégias para promover o crescimento de lojas online que atuam em marketplaces, portanto é imprescindível mapear as reais necessidades e avaliar quais melhor dessas estratégias se alinham ao seu contexto específico.
Para te ajudar nesse processo, confira algumas das principais estratégias utilizadas atualmente pelos marketplaces.
Expansão de linha de produtos
Você já pensou em expandir a gama de produtos com objetivo de atender uma demanda específica do seu cliente? Podem ser produtos complementares ou relacionados ao que você já vende. Um e-commerce de roupas, por exemplo, pode ofertar acessórios, pois fazem parte do mesmo universo, ou seja, a moda.
Crie experiências de compras
A experiência de compra corresponde a todo processo que o consumidor tem com sua empresa ao adquirir um produto do em sua loja, desde o primeiro contato até o pós-venda. Quando a experiência é positiva, maiores são as chances de fidelização do cliente ou mesmo de uma possível indicação.
Algumas das práticas que você pode adotar:
- fornecer um atendimento humanizado;
- detalhar ao máximo os produtos disponíveis no site;
- investir em fotos de qualidade;
- ter um site responsivo;
- criar uma política de frete grátis;
- ter um e-commerce seguro.
Aqui, neste contexto, o pós-venda é uma ferramenta essencial e que é geralmente negligenciado pelas empresas que não percebem o verdadeiro tesouro por trás dessa oportunidade. Apostar na experiência do usuário nesta etapa pode ser uma vantagem para a sua empresa.
Tenha um plano de crescimento da empresa
Ter um plano de crescimento da empresa ajuda a definir metas e objetivos claros, além de estabelecer estratégias e ações específicas para alcançá-los. Isso permite que seu negócio tenha um direcionamento claro a partir de decisões mais assertivas, maximizando as chances de sucesso e crescimento.
Lembre-se que um plano de crescimento precisa de:
- Definição do objetivo de crescimento da empresa;
- Análise do mercado e a concorrência para identificar oportunidades e ameaças que possam afetar o crescimento do seu negócio;
- Estabelecimento de metas de crescimento claras e mensuráveis;
- Desenvolvimento de estratégias para alcançar as metas de crescimento;
- Determinação de quais recursos financeiros e de pessoal serão necessários para implementar as estratégias de crescimento e como eles serão obtidos;
- Estabelecimento de um plano de ação detalhado com tarefas específicas, responsabilidades e prazos para cada uma das estratégias de crescimento;
- Acompanhamento e avaliação regular do progresso.
Como a automação pode ajudar no crescimento empresarial
A automação consiste em utilizar a tecnologia para transformar sistemas, processos ou tarefas operacionais de uma empresa, para não depender da intervenção humana direta. O objetivo é simplificar e liberar tempo para preocupações de fato estratégicas.
Em um levantamento feito pela Mckinsey, uma empresa americana de consultoria, foi constatado que cerca de 30% das tarefas de uma empresa são operacionais e, portanto, poderiam ser automatizadas.
O tempo investido nessas tarefas mecânicas pode ser dedicado a outras atividades que de fato vão agregar ao negócio, ou seja, melhorar os resultados.
Praticamente, a automatização impacta em 5 grandes pilares de um negócio: custos, tempo, eficiência, simplificação e diminuição de erros.
Redução de custos
A redução de custos é uma consequência de toda uma mudança que acontece na estrutura da empresa ao implementar a automatização. Os processos são mais racionais, o que diminui a incidência de erros.
Também são identificados e resolvidos gaps, corte de mão de obra desnecessária e encontro de desperdícios, que, ao serem solucionados, refletem economicamente.
Economia de tempo
Com a automatização, várias tarefas antes feitas pelos colaboradores são realizadas por softwares.
Um caso concreto de automatização é a criação de relatórios. Sem automatização, o responsável precisa reunir informações de diversas fontes e compor o documento, o que leva tempo, e pode resultar em imprecisões devido à possibilidade de as informações não serem completamente precisas.
Logo, ao adotar tecnologias que melhoram esses processos, sua empresa economiza tempo e ainda garante maior exatidão nas informações presentes no documento.
Simplificação de processos
A adoção da automação de processos permite uma padronização mais precisa das tarefas, reduzindo a probabilidade de erros e melhorando a clareza dos resultados obtidos.
Em contraste, os processos manuais são vulneráveis a falhas e inconsistências devido à intervenção humana, o que pode prejudicar a consistência e singularidade do padrão a ser seguido.
Diminuição de erros
A automação empresarial reduz a ocorrência de erros em atividades manuais e repetitivas, melhorando a qualidade dos processos ao fornecer uma maior padronização e reduzir a necessidade de retrabalho. Embora as falhas sejam naturais, as ferramentas automatizadas podem ajudar a evitá-las.
Melhoria da eficiência
A automação pode melhorar a eficiência de uma empresa de diversas maneiras. Como já mencionado por aqui, ela permite que tarefas repetitivas e manuais sejam executadas de forma mais rápida e precisa, eliminando a possibilidade de erros humanos e reduzindo a necessidade de retrabalho.
Além disso, a automação pode padronizar processos e procedimentos, garantindo que todos sejam realizados da mesma forma, facilitando o monitoramento de desempenho e a identificação de oportunidades de melhoria.
Como a Magis5 pode ajudar no crescimento empresarial
Aqui na Magis5, você conta com uma plataforma que permite a integração com os maiores players do mercado eletrônico, além da opção de automatizar processos e tarefas, utilizando o que há de mais avançado na tecnologia.
O cadastro de produtos pode ser centralizado, a expedição de produtos automatizada e a emissão de NFs simplificada. Além de tudo isso, você ainda pode fazer a gestão dos pedidos do seu negócio em diferentes marketplaces em um só lugar.
Para impulsionar o crescimento é necessário que a empresa esteja preparada, com uma marca consolidada, um planejamento estratégico efetivo e implementando tecnologias e inovação que facilitem a rotina do negócio.
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