Apesar de existir há alguns anos, muitas pessoas nunca ouviram falar sobre a Cyber Monday. Ela significa na verdade segunda-feira cibernética. Para você que ainda não conhece, a Cyber Monday é uma das principais datas para o comércio eletrônico no Brasil e em diversos outros países.

Ela acontece em todas as segundas-feiras após a Black Friday no mundo inteiro e em 2020, essa data será no dia 30 de novembro. Além de existirem diversas promoções para os clientes, os lojistas conseguem obter um excelente faturamento nesta data.

Portanto, independente se você é dono de um e-commerce ou apenas pretende comprar na Black Friday, confira nosso texto para saber tudo sobre esse período e sobre as promoções e oportunidades.

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday “nasceu” em 2005, nos Estados Unidos e é a segunda-feira após a Black Friday e ao dia de ação de graças, que é comemorado nos EUA na última quinta-feira de novembro. Esse dia ganhou uma extrema notoriedade e repercussão por conta das promoções que aconteciam no e-commerce com elevados descontos.

A grande diferença da Cyber Monday para a Black Friday é que a segunda feira cibernética contempla apenas lojas virtuais. Sendo inicialmente utilizada apenas para segmentos eletrônicos, como celulares, notebooks, tablets, televisões, entre outros produtos, mas que posteriormente começou a se incluir nas mais diversas categorias.

Como é a Cyber Monday Brasil?

A Cyber Monday no Brasil começou em 2012 e de acordo com um estudo feito pela ClearSale em parceria com a Compre&Confie, avaliou que as compras onlines realizadas durante esse período em 2019 somaram cerca de R$ 483 milhões, tendo um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

O ticket médio foi de R$ 446 e cerca de 1,08 milhões de compras foram realizadas na Cyber Monday 2019. Dessa forma, essa é uma excelente data e está se tornando cada vez mais relevante tanto para os e-commerces quanto para os consumidores.

Ainda nesta data, o levantamento mostrou que o público que mais comprou foram os consumidores entre 36 e 50 anos sendo 34,6% do total de pedidos, seguida pela faixa etária de 26 a 35 anos (34,3%) e por fim a idade de até 25 anos 17,2%, portanto, essas três foram as idades mais relevantes dessa data.

Os principais produtos foram de moda e acessório com quase 170 mil pedidos, entretenimento com cerca de 102 mil compras, levando por terra a ideia de que a data seria somente para produtos eletrônicos.

Dessa forma, se você possui um e-commerce, pretende montar uma loja virtual ou é um consumidor que está pensando em comprar algum produto nestes segmentos, essa pode ser uma data excelente para garantir uma boa promoção e fazer isso.

Baixe o Infográfico da Black friday de 2020Powered by Rock Convert

Cyber Monday Ofertas

Essa data é extremamente relevante para o varejo online e uma excelente oportunidade dos lojistas realizarem a queima de estoque dos produtos que sobraram da Black Friday. Além disso, você pode aumentar o ticket médio de uma maneira geral da sua loja ao dar desconto em diversos itens e montar combinações e kits de produtos para os clientes comprarem.

Um outro excelente passo para se fazer caso você seja dono de um e-commerce é divulgar essa data e os descontos dela principalmente para aqueles que abriram o carrinho e não finalizaram a compra na Black Friday, mas também pensando naqueles que já compraram na Black Friday ou em alguma data recente e ofertando produtos complementares aqueles que já foram adquiridos anteriormente.

Uma pesquisa do Think With Google de 2018, mostrou que só na Black Friday de 2017, quase 40% de todas as compras foram feitas fora da sexta feira e da quinta, na qual a Cyber Monday possui uma representatividade considerável.

Dados cyber Monday Twhink With google 2018.

Para fazer tudo isso é muito importante você se planejar antecipadamente para analisar quais produtos vão estar na promoção, quais serão suas principais ofertadas durante a Cyber Monday, além de preparar a operação logística, que será muito importante nesta data.

Cabe ressaltar que você não deve somente dar vazão aqueles produtos que sobraram no estoque da Black Friday, mas pode aproveitar as campanhas que fizeram sucesso nessa data e fazer uma oferta ainda mais irresistível. Por fim, pode também analisar o que não deu certo na Black Friday e modificar totalmente a forma de divulgação, preço e outros parâmetros para aquele determinado produto.

Uma última dica é realizar a venda em marketplaces, pois, eles são uma excelente opção para aumentar o faturamento das lojas virtuais, principalmente em datas como a Cyber Monday, a própria Black Friday e até o Natal. Algumas das suas diversas vantagens são que eles já são marcas conhecidas e possuem um alto tráfego mesmo em períodos comuns.

Como aproveitar a Cyber Monday vendendo através de marketplaces?

Além de todos os benefícios que já foram falados na venda através de marketplaces, o faturamento deles já representam quase 80% do volume de vendas do e-commerce em todo Brasil, sem dúvidas esse dado deve ser levado em consideração, principalmente numa data como essa.

Portanto, para aproveitar a Cyber Monday vendendo através de marketplaces, o ideal é que você realize a integração com os principais marketplaces do seu nicho e faça isso através de uma plataforma que permita uma gestão e operação facilitada.

Alguns dos principais marketplaces que com certeza vão vender muito na Cyber Monday 2020 são:

Além destes, existem vários outros, escolher quais integrar e como fazer isso deve ser o mais importante e deve ser feito com antecedência, pois, o ideal é que você se acostume primeiro com a plataforma que vai utilizar, para quando chegar neste período, você já entender como ela funciona e também já estar integrado com os mais importantes marketplaces do seu nicho para vender mais na Cyber Monday 2020.

Portanto, para aproveitar a Cyber Monday vendendo através de marketplaces, o ideal é que você realize a integração com os principais marketplaces do seu nicho e faça isso através de uma plataforma que permita uma gestão e operação facilitada.

Se você quer saber como realizar a integração com os principais marketplaces no Brasil, fale conosco. Um dos consultores do Magis5 especialistas em marketplaces vão entrar em contato e explicar de maneira detalhada como nosso hub de integração pode elevar as vendas do seu e-commerce à outro patamar.

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Vinicius Ribeiro

Vinicius Ribeiro

Gerente de Marketing no Magis5, mineiro apaixonado por inovação, tecnologia e transformação digital. Para falar com Vinícius, basta enviar um e-mail para vinicius.ribeiro@magis5.com.br