Integrador de marketplace: O que é e como escolher o ideal

por | 18 de agosto de 2020 | Marketplaces, E-commerce

Começar a vender na internet não é uma tarefa tão simples, principalmente quando sua empresa começa a escalar o número de vendas.

Usar uma ferramenta completa para a gestão do seu e-commerce é fundamental para ter mais tempo para cuidar de estratégias que farão o seu negócio crescer, essa ferramenta é um Integrador de Marketplaces.

Um Integrador funciona como uma plataforma que integra o seu negócio com marketplaces como B2W, Mercado Livre, Magalu, Amazon e MadeiraMadeira. Através dele é possível ter uma gestão muito melhor das suas operações, que vão desde o cadastro do produto até a entrega para o seu cliente.

Portanto, para quem deseja ter uma melhor gestão da sua operação e conquistar melhores resultados, continue a leitura desse artigo, pois vamos te esclarecer o que é e como escolher um Hub de Integração de Marketplaces.

O que é um Integrador de Marketplace?

Um Integrador de Marketplace é uma plataforma que permite uma integração com as suas contas em diferentes canais de vendas. Também conhecido como um Hub de Integração, ele ajuda os empreendedores a automatizar as operações de gestão do seu negócio.

Portanto, a divulgação dos seus produtos é feita diretamente por meio do Integrador, que possui uma sistema que conecta aos principais marketplaces do mercado. Ou seja, você não precisará entrar em cada marketplace que sua empresa vende, isso é feito de forma automática, garantindo a você mais tempo para uma gestão mais estratégica.

Os marketplaces são a principal porta de entrada para vender online entre muitos empreendedores brasileiros. Para isso, estar presente em diversos sites é sinônimo de maior alcance. Só o Mercado Livre por exemplo, conta com mais de 6 mil buscas por segundo em sua plataforma.

Como funciona um integrador de Marketplace

Uma plataforma integradora oferece diversas funcionalidades para o seu e-commerce. Ele funciona como uma central de gestão, onde você concentra tudo em um só lugar. É possível ter todas as informações de pedidos, estoques, entregas e notas fiscais de todos os seus marketplaces, integrado tudo em uma única plataforma e de maneira automatizada.

Outra grande funcionalidade são as informações de insights gerenciais, onde você pode acompanhar as movimentações da sua conta em um único painel de controle. 

Portanto, esse trabalho se torna automatizado e com ele você terá as condições de poder acompanhar toda a movimentação do seu e-commerce, desde o produto até a entrega ao cliente.

Vejamos algumas funcionalidades:

1.    Produto: é fácil criar um SKU para cada produto; precificar de forma automática somente definindo sua margem de lucro desejada.

2.    Anúncios: Crie anúncios, kits de produtos para aumentar seu ticket médio e distribua em todos os seus canais de venda de uma só vez;

3.    Expedição: tenha controle do seu estoque e a garantia de que o produto vendido será entregue ao seu cliente;

4.    Entrega: é possível acompanhar a entrega dos pedidos, pois a maior parte dos hubs de marketplaces são integrados aos correios e transportadoras também.

5. Automação: Um bom hub de integração te permite conectar com seu ERP usando múltiplos CNPs, além disso, com a automação de impressão de notas fiscais e etiquetas, você não perde mais tempo “casando” suas NFs.

Em suma, um integrador funciona como a sua central de informações e gerenciamento, deixando você mais tranquilo para as operações do dia a dia e se preocupar somente nas estratégias de crescimento do seu negócio.

Para que serve um Integrador de Marketplaces?

Para que você possa entender a importância e o porquê de utilizar um Integrador de Marketplace, é preciso entender as diferenças entre um ERP e um Hub de Integração.

Um ERP é um software de gestão que tem como foco soluções gerenciais para toda a empresa. Esse sistema integra atividades, automatiza processos de estoque e é disponibilizado em módulos.

Já um Integrador de Marketplace é uma plataforma que facilita a integração do seu e-commerce com diferentes marketplaces, com isso é possível automatizar o cadastro de produtos, criar kits de anúncios,  gerenciar os seus pedidos e até acompanhar as entregas, tudo em um só lugar. Ele também integra com ERP, facilitando ainda mais o seu trabalho e possibilitando o cadastro dos produtos diretamente no marketplace.

Existem hoje no mercado, ERPs com algumas funções de integradores, e integradores com funcionalidades de ERPs, pois além de integrarem com os marketplaces, também auxiliam na gestão do negócio.

Ou seja, com um integrador a sua gestão fica completa e mais confiável.

Quais são as vantagens de um Integrador de Marketplace?

Quando você faz uso dessa ferramenta é possível identificar algumas vantagens que isso trará para o seu negócio. Uma das vantagens é poder gerenciar as suas vendas tudo em um só lugar, mesmo você utilizando mais de um canal.

Vamos ver outras 3 vantagens que um Hub de Integração traz para você:

Precificação correta dos produtos

Precificar as mercadorias é uma problema para mais de 80% dos empreendedores brasileiros.

Alguns hub de integração, auxiliam o empreendedor na hora de escolher o preço certo de venda dos seus produtos. Essas plataformas levam em consideração a margem de lucro desejada pelo lojista, o preço de custo da mercadoria, custos operacionais, impostos e a comissão de cada marketplace.

Com esse recurso, fica bem mais fácil precificar da maneira correta, reduzindo a margem de erro e aumentando o lucro sobre cada venda online.

Gerenciar meus pedidos

Vender os seus produtos em um marketplace pode trazer um número significativo de aumento de receita. Consequentemente, o número de emissão de Notas Fiscais, emissão de pedidos, expedição e controle de estoque também aumentarão.

Com o uso de um Hub de integração esse processo pode ser agilizado e automatizado, trazendo mais praticidade e economia de tempo para você. Ou seja, isso permitirá que você possa se concentrar na elaboração de novas estratégias de vendas.

Criar anúncios de produtos

Uma das grandes vantagens que um Hub de integração te oferece, é a possibilidade de criar e gerenciar os seus anúncios em um único painel. Publique os seus anúncios nos diferentes marketplaces que você utiliza, crie kits simples e compostos, e ganhe performance e visibilidade de forma estratégica.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em ter que cadastrar os seus produtos no Mercado Livre, Ponto Frio ou Magalu por exemplo, um Hub faz isso para você de forma automática, simples e otimizada.

Por isso, que essa vantagem traz muita praticidade para a sua gestão, otimizando o seu tempo e garantido um trabalho eficiente e produtivo.

5 Dicas para escolher um hub de integração ideal

Agora que você já conheceu e entendeu o que é e como funciona um integrador de marketplace, vamos passar para você algumas orientações de como escolher um.

É preciso observar e entender se o hub de integração é compatível com a plataforma que você utiliza. Outro ponto muito interessante a ser observado é saber se existe integrações do sistema com outras plataformas que fazem sentido para o seu negócio.

Fique atento as seguintes dicas:

1. Qual o custo-benefício que você terá

Atente-se para os benefícios que a plataforma trará para o seu negócio, faça o seu orçamento e confira se é viável o investimento. Ou seja, esse plano fará com que você possa escolher o hub que melhor se encaixa no seu negócio.

2. Quais os canais que você pretende vender

Um ponto importante é saber quais plataformas você vai querer utilizar para as vendas, pois isso será determinante na escolha de um Hub de Integração. verificar se o Hub de integração e compatível com as plataformas que você vende ou pretende vender.

Se seu mercado for mercado de nicho como móveis e itens de decoração, marketplaces como Madeira Madeira será uma excelente opção. Já se seu negócio trabalha com produtos e artigos eletrônicos, o Submarino da B2W pode ser a escolha certa.

3. O Hub é compatível com esses canais

Após fazer a análise e saber quais serão as plataformas que você irá utilizar, é importante verificar se o Hub é compatível com elas e só assim, escolher sua plataforma integradora ideal.

4. O Hub possui funcionalidades para toda a gestão

É muito importante conhecer se a plataforma irá te oferecer uma gestão completa do seu negócio. Afinal, você está procurando praticidade e agilidade.

Portanto, veja quais funcionalidades serão fundamentais para você e quais facilitarão o seu dia a dia.

5. Estrutura para toda a gestão de vendas online

O Hub deve ter uma estrutura para poder atuar com grandes volumes de dados e informações. Deve ser capaz de gerenciar pedidos, SKUs, estoque, Notas Fiscais e te dar relatórios de vendas.

Em conclusão, fazer uma pesquisa mais ampla e completa sobre integrador de marketplace ajudará você a tomar essa decisão. 

Se você estiver a procura de um integrador de marketplaces, acesse o Magis5 para saber mais sobre esse assunto e descubra todas as nossas funcionalidades. Esperamos que com esse conteúdo você tenha condições para poder analisar, entender e escolher o integrador ideal para o seu negócio.

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Vinicius Ribeiro

Vinicius Ribeiro

Gerente de Marketing no Magis5, mineiro apaixonado por inovação, tecnologia e transformação digital. Para falar com Vinícius, basta enviar um e-mail para vinicius.ribeiro@magis5.com.br
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