Há muito tempo que as datas sazonais são um combustível poderoso para acelerar as vendas do comércio, e nas lojas virtuais essa situação não é diferente.
Aproveitar o calendário sazonal mais atrativo para o seu negócio possibilita não apenas aquecer as vendas, mas também manter ativo o desejo de consumo, aumentar o ticket médio e conquistar novos clientes.
Para garantir que a sua loja virtual explore todo o potencial que as datas sazonais têm a oferecer, é essencial se planejar com antecedência.
O que você vai encontrar nesse artigo?
- 1 O que são datas sazonais para lojas virtuais em marketplaces?
- 2 Quais são as principais datas sazonais para atuação em marketplaces
- 3 7 pilares de uma preparação antecipada para datas sazonais
- 3.1 1. Conhecer o perfil da sua loja e dos seus clientes
- 3.2 2. Definir o objetivo das campanhas
- 3.3 3. Definir os benefícios para o consumidor
- 3.4 4. Manter um contato ativo com os fornecedores
- 3.5 5. Investir em marketing digital
- 3.6 6. Oferecer uma boa experiência de compra
- 3.7 7. Acompanhar os resultados
- 4 Bônus: Investir em automação para marketplace
- 5 Conclusão
O que são datas sazonais para lojas virtuais em marketplaces?
Antes de explicarmos a relação da sazonalidade com as lojas virtuais presentes em marketplaces, vale esclarecer o que são datas sazonais e como elas se diferem das datas comemorativas.
Começando pelas datas comemorativas, elas dizem respeito a diferentes situações e públicos, desde um momento histórico até a celebração de uma profissão.
Datas comemorativas podem se tornar sazonais somente se conquistarem uma relevância em termos de vendas e de divulgação na mídia.
As datas sazonais, por sua vez, são períodos temporários e relevantes para o mercado e a mídia.
Para que fique mais fácil de entender, o Dia do Chocolate é uma data comemorativa, já o Dia das Mães é uma data sazonal.
Feita essa introdução, as datas sazonais em marketplaces são uma ótima oportunidade para que os sellers escalem suas vendas em períodos específicos do ano.
Com as compras online a todo vapor e a grande visibilidade oferecida pelos shoppings digitais, a loja virtual que sabe aproveitar as datas sazonais a favor do seu negócio só tem a ganhar.
Quais são as principais datas sazonais para atuação em marketplaces
O planejamento antecipado é crucial para garantir que as datas sazonais tragam o resultado esperado, então, conhecer quais datas devem ser aproveitadas é o primeiro passo.
Além das datas sazonais fixas, que acontecem sempre no mesmo dia, vale prestar atenção às datas que podem mudar de dia de acordo com o ano.
Entre as datas sazonais mais importantes para o e-commerce estão:
· (data variável): Carnaval
· 8 de março: Dia Internacional da Mulher
· 15 de março: Dia do Consumidor
· (data variável): Páscoa
· (data variável): Dia das Mães
· 12 de junho: Dia dos Namorados
· (data variável): Dia dos Pais
· (data variável): Semana do Brasil
· 15 de setembro: Dia do Cliente
· 12 de outubro: Dia das Crianças
· (data variável): Black Friday
· (data variável): Cyber Monday
· 25 de dezembro: Natal
Vale lembrar que além das datas sazonais amplamente difundidas entre os consumidores, há os eventos criados pelos marketplaces que vêm se tornando cada vez mais aguardados.
É o caso, por exemplo, das datas duplas, comuns em marketplaces como a Shopee.
Também é válido incluir essas datas no calendário sazonal da sua loja e aproveitar a visibilidade gerada para vender mais.
7 pilares de uma preparação antecipada para datas sazonais
Agora que você já sabe que se antecipar é fundamental para extrair o melhor das datas sazonais, o próximo passo é entender quais etapas não podem faltar no planejamento antecipado.
1. Conhecer o perfil da sua loja e dos seus clientes
Nem todas as datas sazonais funcionam para todas as lojas virtuais, considerando os produtos vendidos ou o perfil dos consumidores.
Antes de estruturar o calendário sazonal, vale compreender quais datas realmente “conversam” com seu negócio e o seu público.
2. Definir o objetivo das campanhas
Vender mais pode ser um objetivo em determinada data sazonal, mas é indicado que você varie as metas ao longo do ano para potencializar o crescimento da sua loja virtual.
Outros exemplos seriam queimar o estoque, lançar um produto, melhorar o posicionamento da marca, etc.
3. Definir os benefícios para o consumidor
Além de descontos, que outras vantagens o consumidor poderá receber ao comprar na sua loja em uma data sazonal? Pode ser frete grátis, um brinde a partir de um valor determinado de compra ou itens complementares para a montagem de kits, incentivando o cross selling.
4. Manter um contato ativo com os fornecedores
Por mais que uma data sazonal específica demore mais alguns meses para acontecer, você não pode esperar para negociar com o fornecedor muito perto da data, sob o risco de não ter o estoque previsto. Lembre-se que mais pessoas estarão fazendo encomendas ao mesmo tempo.
5. Investir em marketing digital
“Quem não é visto não é lembrado”, já diria o ditado. Para garantir que os consumidores sejam atraídos para a suas ofertas, não deixe de planejar ações de divulgação nas redes sociais, através de e-mail marketing ou por WhatsApp.
6. Oferecer uma boa experiência de compra
Apesar da alta demanda, você não pode descuidar do atendimento ao cliente durante as datas sazonais, garantindo que as dúvidas dos consumidores sejam respondidas em tempo hábil.
Garantir uma boa experiência de compra abrange ainda cumprir os prazos de entrega e oferecer um produto de qualidade. Pensar no pós-venda também é importante, para que a data sazonal se reflita na fidelização de clientes.
7. Acompanhar os resultados
Após cada data sazonal, é importante acompanhar os resultados para saber quais estratégias deram certo e quais precisam ser aperfeiçoadas.
Métricas que devem ser acompanhadas de perto incluem produtos mais vendidos, páginas mais acessadas, taxas de carrinho abandonado, níveis das avaliações, etc.
Bônus: Investir em automação para marketplace
Você já pensou como a falta de automatização tem atrapalhado suas vendas em datas sazonais?
Para quem está presente em diversos marketplaces, controlar as operações de forma manual é inviável, gerando sobrecarga de trabalho, aumentando as chances de falhas e impactando no crescimento da sua loja virtual.
Se ao longo do ano a agilidade nos processos é algo valioso para fazer a sua loja virtual se destacar da concorrência, em datas sazonais isso se torna essencial.
Para isso, vale contar com um hub de integração com ferramentas de automação que seja capaz de automatizar e fazer a gestão completa da loja em diferentes marketplaces, como o Magis5.
Conclusão
As datas sazonais são excelentes oportunidades para aumentar as vendas da sua loja virtual nos marketplaces, mas para que elas tragam retorno, o planejamento antecipado é fundamental.
Se antecipar não diz respeito somente a definir quais datas devem fazer parte do calendário sazonal, como também elaborar objetivos para as campanhas e garantir a satisfação dos clientes.
Estar preparado para vender mais nas datas sazonais fazendo tudo de forma manual é praticamente impossível, e por isso um integrador de marketplaces é um excelente investimento.
A solução é uma ótima aliada pois permite acompanhar todos os processos de forma centralizada e automatizar tarefas para manter a agilidade da sua loja virtual, independentemente da época do ano.
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