É muito comum haver uma confusão quando se fala de ERP e de hub de integração no mercado dos e-commerce, mesmo para quem já trabalha nele. Na verdade, esses dois termos apesar de terem algumas funções parecidas são utilizados para propósitos muito diferentes e atendem distintas necessidades.
Dessa forma, é muito importante que você saiba as diferenças entre um ERP e um hub de integração, até para em caso de realizar uma contratação, saber qual dos dois é o ideal para você e vai suprir as necessidades do seu e-commerce ou da sua loja virtual.
Neste texto, você vai entender, de maneira simples, cada funcionalidade dessas ferramentas. Portanto, confira este conteúdo até o final!
O que é e quais as funcionalidades de um ERP?
O que é um ERP?
Um ERP (Enterprise Resource Planning) significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”, que nada mais é que um sistema que auxilia na gestão de todos os processos da empresa como um todo, sendo mais generalista e funcionando como um sistema que vai gerenciar nos mais diversos setores como contas a pagar e a receber, logística, financeiro, contabilidade, RH, controle de matéria-prima, e atende até mesmo algumas demandas jurídicas.
Contudo, nem todos esses softwares do mercado possuem a capacidade de administrar todos esses recursos, tendo desde softwares mais simples aos mais robustos como SAP e TOTVs que possuem diferentes módulos para diferentes modelos de empresas.
Funções de ERP:
Em um ERP, a integração entre marketplaces geralmente é uma das suas várias funcionalidades e comumente, através desta, existem duas funções principais, que são a gestão de estoque com os marketplaces e a disposição deles em um determinado marketplace.
Além dessas, outras funcionalidades suas são:
- Emissão de boletos bancários
- Gestão completa e integrada
- Emissão de Nota Fiscal e NFe
- Proporciona uma visão geral do negócio em um único sistema
- Análise de metas e desempenhos
- Auxiliar o despacho de mercadorias pelas transportadoras.
- Aumento da produtividade
- Otimização da gestão da empresa
Contudo, existem duas principais desvantagens no uso do ERP para a integração com marketplaces. A primeira é que existe um trabalho operacional maior, se comparado a um hub, pois os sistemas de cada marketplace são diferentes.
Dessa forma, o anúncio de um determinado produto pode ter menos caracteres no Submarino e mais caracteres no Mercado Livre e para fazer esse tipo de alteração, o processo deve ser manual.
O foco de um ERP é exercer funções que auxiliam mais na gestão administrativa de uma empresa do que nas vendas online.
Além disso, por conta dos ERPs não serem específicos para esse tipo de integração e sim aplicativos mais generalistas para a gestão da empresa como um todo, eles costumam se conectar com poucos marketplaces do mercado, já que essa pode ser considerada uma “função extra” de suas ferramentas.
Um ERP pode te auxiliar na gestão de seu negócio e facilitar processos como estoque e finanças
Funções de um Hub de integração
Os hubs de integração têm como principal objetivo auxiliar e automatizar processos de venda online por meio da integração e gestão dos marketplaces em uma única plataforma.
Esses sistemas também facilitam o ajuste nos dados e conexão entre lojista e marketplace, dessa forma, os hubs auxiliam a correção de erros e na gestão de requisitos específicos de cada marketplace que o e-commerce se integra, sendo este um processo bem mais automatizado em relação ao realizado pelo ERP.
Algumas das principais funcionalidades dos hubs são:
- Cadastro e precificação de produtos
- Publicar anúncios nos múltiplos marketplaces em uma única plataforma
- Gerenciamento das vendas
- Relatórios de anúncios, vendas, estoque
- Automatização da expedição
- Impressão de Notas Fiscais e Etiquetas de forma automática
Diferente dos ERPs, que têm foco na gestão de uma empresa, linha de produção etc., os hubs de integração possuem maior foco para potencializar e-commerce e suas vendas nos marketplaces para garantir que o lojista mantenha uma boa reputação em sites como Mercado Livre, Shopee, entre outras plataformas.
Além disso, eles reduzem os custos operacionais, por adotar uma maior flexibilidade em relação à política de preço e de frete, o que significa basicamente um ganho duplo para o lojista.
Sua principal desvantagem é ter que “conversar” com mais de um fornecedor, porém, neste caso você pode o integrar diretamente com o ERP.
Assim como os ERPs, o mercado possui diferentes hubs e para analisar qual é melhor para o seu negócio é importante você analisar seus diferenciais, como:
- Em quais marketplaces possui integração e se encaixam em seu negócio
- Suporte para utilizar as funcionalidades
- Custo-benefício
- Quais relatórios oferecem e se faz sentido para seu e-commerce
Leia mais sobre como escolher um hub de integração aqui: Como usar e escolher um Hub de Integração: Guia completo
O hub de gestão de e-commerce e automação do Magis5, por exemplo, possui a ferramenta de precificação automática que te auxilia a precificar seus produtos de acordo com as taxas de comissão dos diferentes marketplaces e um faturador que faz a emissão de NFs de forma automatizada.
ERP X Hub de integração, qual escolher?
Para escolher o melhor entre os dois, é necessário que você possa identificar quais suas principais necessidades e qual seria o mais completo para sua empresa. Contudo, uma opção a depender da sua necessidade pode ser utilizar os dois, pois, dessa forma, você teria soluções complementares para toda a sua operação de e-commerce.
Se sua empresa precisa de uma melhor organização e gestão como um todo, de maneira mais generalista, “colocar a casa em ordem”, um ERP pode ser a melhor solução para o seu negócio.
Já o hub de integração é ideal para quem pretende ser mais competitivo, vender mais e melhorar a gestão das vendas que são realizadas através dos marketplaces, pois, com ele ao integrar com diversas lojas, você tem a possibilidade de vender mais e, além disso, pode fazer isso de maneira automatizada, não sendo necessário aumentar os custos, sendo muito utilizado quando a empresa quer expandir os seus canais de vendas.
Então, a resposta para essa pergunta é: depende. Você terá que analisar as vantagens que essas ferramentas possuem para seu negócio no momento atual de sua empresa, e decidir se irá utilizar uma ou ambas. Porém, nada impede que ao escalar seu negócio você possa mudar sua escolha.
Tanto ERPs como hubs possuem o objetivo de auxiliar o empreendedor a ter mais liberdade ao utilizar ferramentas que possam integrar todos seus processos e automatizar funções que possam ser exaustivas feitas manualmente.
De uma maneira geral, cabe ressaltar que os hubs possuem mais recursos e funcionalidades quando conectados com marketplaces. Já os ERPs proporcionam uma visão geral dos dados e uma otimização dos processos em diversos setores da empresa, sendo muito eficiente para fazer a gestão das informações e otimizar a operação.
Existem hoje hubs mais completos com diversas funcionalidades de um ERP, assim como o contrário também acontece. Às vezes, se seu negócio ainda for muito pequeno, pode valer a pena contratar somente uma ferramenta.
Contudo, como citado anteriormente, o ideal é que você avalie as suas principais necessidades.
O hub Magis5, por exemplo, consegue auxiliar o seller que está iniciando a sua jornada de empreendedorismo a aquele que busca escalar ainda mais seu negócio. Ele é mais que um hub, mas, sim, uma ferramenta de gestão de e-commerce e automação que dá mais tempo ao lojista para ter mais lazer ou desenvolver estratégias
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