Muitos marketplaces têm investido em ferramentas de Ads para tornar a experiência do vendedor ainda mais vantajosa, aumentando o alcance dos anúncios e proporcionando maiores oportunidades de conversão. Um exemplo clássico é o Mercado Livre Ads, anteriormente chamado de Mercado Livre Publicidade.
O Mercado Livre é referência em vendas online, sendo o maior e-commerce da América Latina e considerado o terceiro melhor ambiente de publicidade no Brasil, segundo a pesquisa Media Reactions de 2020 da Kantar.
O Mercado Livre Ads, ferramenta de publicidade do marketplace, permite que o vendedor patrocine seus anúncios já ativos na plataforma, aumentando as visitas e, consequentemente, o número de conversões. É ideal para vendedores que buscam alavancar suas vendas com uma plataforma prática e segura.
De acordo com o Semrush, o site do Mercado Livre foi o e-commerce mais visitado do país em 2023, com uma estimativa de tráfego de quase 286 milhões de acessos mensais.
Quando o Mercado Livre chegou ao Brasil, mal podíamos imaginar a revolução e as facilidades que o marketplace traria para seus clientes e vendedores. Hoje, a plataforma do Meli conta com seis soluções principais:
- Mercado Livre: marketplace
- Mercado Pago: serviços financeiros
- Mercado Crédito: plataforma de crédito
- Mercado Envios: soluções logísticas
- Mercado Livre Ads: gerenciamento de publicidades
- Mercado Shops: ERP e criação de lojas online
Essas soluções ajudam a otimizar e facilitar as operações de compra e venda, oferecendo um ecossistema completo para seus usuários.
Mas se você deseja saber mais sobre o MercadoLivre Ads, como ele funciona e muito mais, você veio ao lugar certo. Vamos lá?
O que você vai encontrar nesse artigo?
Como funciona a Publicidade no Mercado Livre Ads?
Por meio de diferentes soluções de publicidade, o Mercado Livre gera valor tanto para compradores quanto para marcas, construindo resultados positivos ao longo de todo o processo. Isso permite medir investimentos em mídia digital, não apenas em métricas de marca, mas também no aumento das vendas, tanto nos marketplaces quanto em canais alternativos.
Se você deseja otimizar e aumentar suas vendas no maior marketplace do Brasil, o Mercado Livre Ads é a ferramenta ideal. Esta plataforma bem estruturada oferece um serviço tão eficiente quanto o Facebook Ads. Nela, você pode selecionar o anúncio que deseja patrocinar, definir um orçamento diário de custo por clique e, uma vez atingido o limite de gastos pré-estabelecido para o dia, seu anúncio deixará de ser exibido e voltará a rodar no dia seguinte. É possível pausar o anúncio a qualquer momento, garantindo transparência e tranquilidade no controle das finanças.
Mas lembre-se, antes de criar a campanha, é preciso definir os objetivos comerciais. Assim, ao concluir, você poderá medir os resultados e entender o impacto gerado nas suas vendas.
A plataforma também oferece um pacote com vários insights valiosos. Na seção de faturamento, você tem acesso a faturas e relatórios detalhados por período, enquanto na seção “Publicidade” você encontra dados gerais sobre o anúncio, como impressões, cliques, vendas e receita.
É importante lembrar que as vendas realizadas podem demorar até 72 horas para serem refletidas e computadas nos relatórios. Por isso, é recomendável usar a ferramenta por pelo menos um mês para testar seus anúncios patrocinados e mensurar corretamente os resultados alcançados.
Impressões
Representa a quantidade de vezes que seu anúncio patrocinado foi exibido para usuários na plataforma do Mercado Livre.
Cliques
Indica a quantidade de vezes que os clientes do Mercado Livre clicaram em algum dos seus anúncios patrocinados.
Vendas
Quantidade de vendas realizadas a partir dos cliques provenientes dos seus anúncios patrocinados.
Vendas Diretas
As vendas diretas no Mercado Livre Ads representam todas as vendas que foram feitas quando o usuário clica no seu anúncio patrocinado e realiza a compra direta desse mesmo produto anunciado.
Vendas Assistidas
As vendas assistidas representam aquelas em que o consumidor clicou em algum anúncio patrocinado, chegou ao seu catálogo de produtos, mas realizou a compra de outro produto da sua lista.
Receita
É o total de dinheiro obtido através do Mercado Livre Ads dentro de um prazo de 30 dias, desde quando clicaram no seu anúncio patrocinado.
Investimento
Representa o valor total investido nos seus anúncios patrocinados.
Investimento/Receita
É o percentual de investimento em publicidade sobre a receita obtida. Esse indicador é muito importante para mensurar se seu investimento em publicidade está gerando retorno financeiro.
E se você pensa em dar um up em sua loja no Mercado Livre, dê uma olhada nas dicas abordadas neste vídeo da Magis5:
Como fazer anúncio no Mercado Livre e ter bons resultados com o Mercado Livre Ads?
Quando potenciais compradores navegam no Mercado Livre, a oportunidade de aumentar a visibilidade é fundamental para acelerar a decisão de compra ou redirecionar para uma oferta competitiva.
Segundo dados do Mercado Livre, anúncios pagos na plataforma geram um aumento médio de 28% em vendas. Além disso, no último ano, as vendas feitas pelos sellers por meio do Mercado Livre Ads dobraram de tamanho.
No e-commerce, não se pode falar de mídia paga sem mencionar a curva ABC. No e-commerce, os anúncios que têm a melhor performance são aqueles com o maior volume de vendas da sua loja, os “carros-chefes” da curva A. Portanto, esses produtos devem ser priorizados na hora de fazer publicidade em mídias pagas para gerar resultados assertivos.
Mas o que acontece se você promover anúncios da curva B ou C, ou seja, aqueles com baixa relevância e que às vezes ficam encalhados no estoque? Muitos vendedores recorrem a essa estratégia para liberar espaço no armazém. No entanto, essa abordagem é arriscada e pode resultar em grandes prejuízos, não gerando o retorno sobre o investimento esperado.
Sempre leve em consideração o valor do ticket médio dos seus produtos. Vender produtos de ticket médio pode resultar em um custo por resultado maior do que o valor do próprio produto, levando a prejuízos.
Porém, se você tem produtos de menor valor, tente criar kits simples e compostos para aumentar seu ticket médio e suas chances de faturar mais.
Qual é o valor do Mercado Livre Ads?
O valor do Ads é definido pelo seu orçamento de campanha Mercado Livre e pelo produto que será anunciado. Levando em conta que o anúncio é cobrado através do custo por clique (CPC), isso significa que cada conversão/compra gerada em seu anúncio terá um valor cobrado pelo Mercado Livre com base na ação executada. O CPC é calculado a partir do preço e da categoria do produto. No Mercado Livre Ads, é possível selecionar um orçamento diário de investimento.
É possível escolher o período de duração em que o anúncio ficará ativo. No entanto, o próprio Mercado Livre recomenda deixar a campanha ativa por pelo menos 30 dias, pois isso permite mensurar todos os testes e obter uma análise mais precisa.
Campanhas pontuais em datas comemorativas, como Black Friday e Natal, são bem vistas e podem gerar bons resultados. Contudo, o ideal é manter o anúncio ativo, já que o Mercado Livre faz vendas 24 horas por dia. Isso é fundamental para que o fluxo de buscas pelo seu produto não seja interrompido. É uma questão de testar o que funciona melhor para você ou sua loja, acompanhar a performance do anúncio e entender o momento certo de iniciar e pausar a campanha.
Todos os seus custos com publicidade paga no Mercado Livre podem ser encontrados na seção de faturamento. O pagamento deve ser feito na data de fechamento da sua fatura.
Onde os anúncios do Mercado Livre Ads são exibidos?
Em resultados de buscas de produtos
Com o Mercado Livre Ads, seus anúncios podem ser exibidos nas primeiras posições de busca, tornando-os mais fáceis de serem encontrados pelos compradores. Portanto, lembre-se sempre de criar bons títulos, usar uma imagem atraente com fundo branco na primeira foto e fornecer uma boa descrição do produto.
Em anúncios de outros sellers
Quem não gosta de pegar um espaço na página do concorrente, não é mesmo? Caso o comprador em potencial visite a página de produtos de outro vendedor, seus anúncios patrocinados também podem aparecer em destaque.
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Quais são as vantagens de usar o Mercado Livre Ads? Vale a pena?
Fazer publicidade paga com a ferramenta de Ads do Mercado Livre oferece diversas vantagens, como:
- Aparecer entre a primeira e segunda posição nos resultados de busca.
- Gerar métricas e indicadores para cada campanha criada.
- Integrar os produtos do seu catálogo em diferentes campanhas de diferentes categorias.
- Criar campanhas utilizando seu celular.
- Definir um orçamento diferenciado para cada campanha.
E aí? Você já vendeu algum produto no Mercado Livre utilizando o Ads? Conte para nós quais foram os melhores e piores resultados de produtos na plataforma.