Hub de Automação: o que é e qual a diferença entre um Hub de Integração?

por | 23 de março de 2023 | Ferramentas e Materiais

Usar a tecnologia como um propulsor para crescer o seu negócio é algo cada vez mais necessário. Quando direcionamos isso àqueles que vendem em diferentes marketplaces, essa necessidade é ainda mais forte, já que é preciso mais organização, eficiência e cuidado para que não ocorram erros de estoques, de entrega e que possam perder relevância nessas plataformas.

O hub de automação é uma das ferramentas ideais para empreendedores que planejam crescer nos marketplaces e são um passo à frente de hubs de integração. 

Nesse artigo, iremos entender o que são e abordar a diferença entre ambos, além de como um hub de automação entra na operação do lojista e entrar em detalhes sobre o porquê e a importância de utilizar em seu negócio. Tenha uma boa leitura!

O que é um hub de automação?

Um hub de automação é um software que faz a gestão das vendas de um lojista de ponta a ponta, ajudando-o desde o planejamento de estratégias até a análise de resultados de seu negócio nos marketplaces.

Isso devido a um fator importante que ele oferece: otimização de tempo através da automação.

Ao possuir integração com os maiores marketplaces do mercado, um hub de automação consegue fazer com que você, seller, tenha mais organização através de seu dashboard, tendo em mãos o controle sobre seu estoque, notas fiscais sendo faturados de maneira automática quando ocorre uma venda, quais pedidos já foram despachados e acelerando o processo de sua mesa de expedição de maneira simples e rápida.

Esse último fator é um dos mais fundamentais para melhorar a experiência de compra do consumidor e de sua reputação nos marketplaces, que necessitam que seus vendedores parceiros entreguem seus pedidos o mais rápido possível.

Tais processos são feitos de maneira automatizada e o empreendedor não precisa direcionar sua atenção e tempo para tarefas que o software lida.

Qual a diferença entre um hub de integração e um hub de automação?

De maneira breve, um hub de integração tem suas funcionalidades focadas em integrar seu sistema nos marketplaces para que o empreendedor possa ter a oportunidade de:

  • Publicar anúncios em várias plataformas através de uma única tela;
  • Otimizar a gestão de vendas;
  • Ter mais transparência no processo de vendas;
  • Imprimir etiquetas casadas com NFs de acordo com cada marketplace.

Já um hub de automação, entende mais a fundo as necessidades dos empreendedores que vendem nos marketplaces e como as suas tarefas diárias se tornam mais exaustivas à medida em que crescem o seu negócio, tomando o seu tempo e desviando o foco do gestor de aprimorar e desenvolver estratégias, por exemplo.

Portanto, o seu foco é em automatizar o máximo possível de atividades operacionais tanto para o gestor como para sua equipe, que pode se tornar mais enxuta e igualmente ser focada em áreas mais estratégicas.

Um hub de automação vai além das funções de um hub de integração, não se baseando somente em imprimir etiquetas junto a NFs, mas, sim, focado em:

  • Colocar o seller no centro: focando na usabilidade, otimização de tempo a ele e sua equipe para que os esforços sejam direcionados ao crescimento do negócio;
  • Maior rapidez na mesa de expedição ao entender que é a maior cobrança dos marketplaces aos vendedores;  
  • Oferecer dados e relatórios de maneira simples e automatizada para o seller analisar e tomar melhores decisões;
  • Acompanhar a trajetória do empreendedor através de uma equipe de especialistas e um suporte que o oriente sempre que for necessário.

Em suma, o hub de automação é um passo adiante para lojistas que estão crescendo nos marketplaces e precisam investir em uma ferramenta que além de integrar, automatize toda sua operação.

E qual a diferença entre hub e ERP?

Quando falamos em ferramentas para ajudar os gestores a terem mais controle de sua operação, também há os ERPs, Enterprise Resource Planning.

Enquanto o ERP auxilia na parte de gestão geral de um empresa, como dar informações sobre estoque, área contábil, financeiro ou mesmo recursos humanos, não sendo o foco para négocio que vendem digitalmente, os hubs têm foco para aqueles que vendem em marketplaces, dando-lhe integração e automação de suas vendas.

Nada impede do empreendedor ter ambos, assim como há ERPs no mercado com funções de hub, o contrário também acontece.

Leia mais sobre em nosso artigo: Qual é a Diferença entre um ERP e Hub de Integração

Para uma gestão de vendas nos marketplaces, qual é a melhor escolha?

homem empreendedor apontando dedo para uma lâmpada que representa uma ideia

A melhor escolha irá depender da demanda que você, seller, possui em sua operação. 

Para aqueles que desejam apenas integrar sua loja em múltiplos marketplaces, ambas as escolhas, um hub de integração ou de automação são efetivas, porém, é preciso entender que, se seu objetivo é crescer e vender mais, será necessário ter mais recursos automatizados e dados sobre sua operação.

Ou seja, somente integrar não será eficiente para você que começa a vender 500 a 1000 pedidos por mês e, à medida que cresce, até mesmo 100 pedidos por dia, será necessário automatizar os seus processos.

Portanto, é necessário entender que quanto mais você e sua loja crescer mais será necessário investir em melhores tecnologias que simplificam, agilizam tarefas operacionais e, consequentemente, a gestão de seu negócio.

Por que automatizar? O seu papel para ter um melhor desempenho nos marketplaces

Indo mais a fundo, automatizar o seu negócio à medida que ele cresce traz vantagens competitivas para você ficar à frente de seus concorrentes, e sabemos que são bastantes nos marketplaces – o Mercado Livre, por exemplo, possui cerca de 10 milhões de vendedores em sua base, globalmente.

Além de ter mais competitividade a automação traz:

  • Redução de custos e prejuízos;
  • Mais produtividade;
  • Otimização de tempo;
  • Padronização de processos;
  • Facilita acesso aos dados de vendas.

O que, como consequência, melhora sua performance nos grandes players do mercado e gera mais lucro para sua empresa.

hub de automação Magis5: Como ele atua na operação de um negócio?

A Magis5 possui seu hub de automação que se integra aos maiores marketplaces do mercado e faz a gestão de ponta a ponta de seu negócio.

Assim como informado no artigo, todas as vantagens da automação estão presentes no nosso software, e, para simplificar o entendimento, você pode conferir o modelo simples de como o hub Magis5 atua no seu negócio:

ilustração de como o hub de automação Magis5 auxilia na operação de um vendedor

Nós conseguimos te auxiliar em todas as etapas de seu negócio, pois garantimos mais tempo para você dedicar às estratégias enquanto te damos o controle de suas vendas, estoque e entregas.

Além disso, contamos com uma equipe de especialistas que entendem as principais dificuldades que um empreendimento pode ter ao estar nos marketplaces.

Para nos conhecer melhor, tirar suas dúvidas e aumentar suas performances nos marketplaces, clique no banner abaixo e fale com alguém de nosso time! 

banner-magis5-fev
Não fique de fora de nenhum conteúdo

Receba novidades

CATEGORIAS

3

E-commerce

3
EMPREENDEDORISMO
3

Ferramentas e Materiais

3

Logística

3

Magis5

3

Marketplaces

3

Transformação Digital

Veja também

Mais lidos

Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo e Copywriter na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br
Não fique de fora de nenhum conteúdo

Receba novidades