Hub de automação: o que é e qual a diferença em relação a um hub de integração?

por | 23 de março de 2023 | Ferramentas e Materiais

Utilizar a tecnologia para impulsionar o crescimento do seu negócio é cada vez mais necessário. Para quem vende em diversos marketplaces, essa necessidade é ainda mais urgente, devido à importância de manter a organização, eficiência e cuidado para evitar erros de estoque e entrega, prevenindo a perda de relevância nessas plataformas.

O hub de automação é uma das ferramentas ideais para empreendedores que planejam crescer nos marketplaces, oferecendo uma vantagem em relação ao hub de integração.

Neste artigo, vamos entender o que são os hubs de automação e integração, abordar as diferenças entre eles, e explorar como um hub de automação pode ser integrado à operação do lojista. Além disso, discutiremos a importância e os benefícios de utilizar essa tecnologia em seu negócio. Boa leitura!


O que é um hub de automação?

Um hub de automação é um software que gerencia as vendas de um lojista de ponta a ponta, auxiliando desde o planejamento de estratégias até a análise dos resultados nos marketplaces.

Isso se deve a um fator importante que ele oferece: a otimização do tempo através da automação.

Integrado aos maiores marketplaces do mercado, um hub de automação permite que você, seller, tenha mais organização por meio de seu dashboard. Com ele, você controla seu estoque, emite notas fiscais automaticamente quando uma venda ocorre, acompanha quais pedidos já foram despachados e acelera o processo de expedição de maneira simples e rápida.

Esse último fator é um dos mais fundamentais para melhorar a experiência de compra do consumidor e sua reputação nos marketplaces, que exigem que seus vendedores parceiros entreguem os pedidos o mais rápido possível.

Com esses processos automatizados, o empreendedor não precisa direcionar sua atenção e tempo para tarefas que o software pode executar.


Qual a diferença entre um hub de integração e um hub de automação?

De maneira breve, um hub de integração tem suas funcionalidades focadas em conectar seu sistema aos marketplaces, permitindo ao empreendedor:

  • Publicar anúncios em várias plataformas através de uma única interface;
  • Otimizar a gestão de vendas;
  • Ter mais transparência no processo de vendas;
  • Imprimir etiquetas sincronizadas com notas fiscais de acordo com cada marketplace.

Por outro lado, um hub de automação entende mais profundamente as necessidades dos empreendedores que vendem nos marketplaces e como suas tarefas diárias se tornam mais exaustivas à medida que o negócio cresce, consumindo tempo e desviando o foco do gestor de aprimorar e desenvolver estratégias.

Portanto, o foco de um hub de automação é automatizar ao máximo as atividades operacionais tanto para o gestor quanto para sua equipe, permitindo que ela se torne mais enxuta e concentrada em áreas mais estratégicas.

Um hub de automação vai além das funções de um hub de integração, não se limitando apenas à impressão de etiquetas com notas fiscais, mas focando em:

  • Colocar o vendedor no centro: otimizando a usabilidade e o tempo tanto do empreendedor quanto de sua equipe, para que os esforços sejam direcionados ao crescimento do negócio;
  • Acelerar o processo de expedição, entendendo que essa é uma das principais demandas dos marketplaces aos vendedores;  
  • Oferecer dados e relatórios de maneira simples e automatizada, permitindo ao vendedor analisar e tomar melhores decisões;
  • Acompanhar a trajetória do empreendedor com uma equipe de especialistas e suporte constante.

Em suma, o hub de automação é um passo adiante para lojistas que estão crescendo nos marketplaces e precisam investir em uma ferramenta que, além de integrar, automatize toda a operação.


E qual a diferença entre hub e ERP?

Quando falamos em ferramentas para ajudar os gestores a terem mais controle de sua operação, também existem os ERPs (Enterprise Resource Planning).

Enquanto o ERP auxilia na gestão geral de uma empresa, fornecendo informações sobre estoque, contabilidade, finanças e recursos humanos, ele não é especificamente focado para negócios que vendem digitalmente. Os hubs, por outro lado, são direcionados para aqueles que vendem em marketplaces, oferecendo integração e automação das vendas.

Nada impede que o empreendedor utilize ambos. Assim como existem ERPs no mercado com funcionalidades de hub, também ocorre o contrário.
Para mais informações, confira nosso artigo: “Qual é a diferença entre um ERP e um hub de integração?


Qual é a melhor escolha para gerenciar vendas nos marketplaces?

Hub de automação: homem empreendedor apontando dedo para uma lâmpada que representa uma ideia.

A escolha ideal dependerá das necessidades específicas da sua operação como vendedor.

Para aqueles que buscam apenas integrar sua loja em múltiplos marketplaces, tanto um hub de integração quanto um de automação são eficazes. No entanto, é importante considerar que, se o seu objetivo é expandir e aumentar as vendas, será fundamental contar com recursos automatizados e acesso a dados detalhados sobre sua operação.

Em outras palavras, simplesmente integrar não será suficiente se você está começando a lidar com 500 a 1000 pedidos por mês e, conforme cresce, até 100 pedidos por dia. Automatizar seus processos se torna necessário nesses cenários.

Portanto, é importante entender que à medida que você e sua loja crescem, será essencial investir em tecnologias avançadas que simplifiquem e acelerem tarefas operacionais, melhorando assim a gestão do seu negócio.


Por que automatizar? O seu papel para ter um melhor desempenho nos marketplaces

Aprofundando mais, automatizar seu negócio à medida que ele cresce proporciona vantagens competitivas para se destacar frente aos concorrentes, especialmente nos marketplaces como o Mercado Livre, que possui cerca de 10 milhões de vendedores globalmente.

Além de aumentar a competitividade, a automação traz benefícios como:

  • Redução de custos e prejuízos;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização do tempo;
  • Padronização de processos;
  • Facilidade no acesso aos dados de vendas.

Esses aspectos, por sua vez, melhoram o desempenho nos principais players do mercado e contribuem para aumentar os lucros da sua empresa.


Hub de automação Magis5: como ele atua na operação de um negócio?

A Magis5 oferece um hub de automação que se integra aos principais marketplaces e gerencia todas as etapas do seu negócio.

Todas as vantagens da automação estão presentes em nosso software, conforme mencionado no artigo. Para uma compreensão mais fácil, você pode conferir o modelo simples de como o hub Magis5 funciona em seu negócio:

Ilustração de como o hub de automação Magis5 auxilia na operação de um vendedor de marketplaces.

Nosso sistema auxilia em todas as fases do seu empreendimento, proporcionando mais tempo para você focar em estratégias, enquanto mantém o controle sobre suas vendas, estoque e entregas.

Além disso, nossa equipe de especialistas compreende as principais dificuldades enfrentadas por empreendedores nos marketplaces.

Está na dúvida se a Magis5 é a escolha certa? Conheça o hub de automação.
E para saber mais sobre nós, esclarecer dúvidas e melhorar suas performances nos marketplaces, clique no banner abaixo e fale com um membro de nossa equipe!

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Augusto Spineli

Augusto Spineli

Olá. Sou o Augusto Spineli, Marketeiro e SEO desde 2015. Já trabalhei com +100 projetos, incluindo marcas como Nestlé, P&G, 99, BIC e Porto Seguro, entre outras. Fui responsável pelo desenvolvimento e planejamento de campanhas para +70 clientes em diferentes áreas, sempre buscando superar as metas das empresas, por meio de indicadores como ROI, CPA, CAC, LTV e taxa de conversão. E também já estruturei +800 palavras-chave organicamente na primeira página do Google.
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