Já imaginou poder ter a sua disposição um sistema integrado, um ERP, que fosse possível administrar as finanças, RH, produção, cadeia de suprimentos, serviços, procurement do seu negócio? 

E se fosse possível realizar todos estes processos de forma mais organizada e ágil dentro do seu negócio? Você gostaria?

Neste artigo não só vamos te mostrar que sim, como também vamos dar 5 diferentes ERPS que operam melhor para quem vende em um ou mais plataforma de marketplaces e deseja atingir este nível de organização que citamos. Acompanhe a leitura.

O que é um ERP e qual é o seu principal objetivo?

Em um determinado momento na vida de um dono de negócio de lojas virtuais, que possui vendas em um ou mais marketplace que planilhas e ferramentas gratuitas não são suficientes para uma boa gestão de sua operação.

Mesmo para quem escolhe estar presente em apenas uma plataforma de vendas, em um certo ponto a demanda de pedidos, gestão, recursos humanos e organizacionais passa a ser maior e cria a necessidade de um acompanhamento mais qualificado. 

Eis que o ERP vem com a proposta de ajudar exatamente estes pontos para que aconteça da forma mais operacional possível e assim evitar possíveis erros, já que em muitos casos o próprio dono do negócio contribui em todas as áreas que ele pode a fim de ajudar seus funcionários. 

Neste artigo vamos tratar de 5 ERPs sendo eles os dois primeiros, Bling e Tiny que possuem o produto focal especificamente para marketplaces. Já os outros três TOTVs, SAP e Omie são empresas de tecnologia que possuem alguns ERPs focados em soluções para marketplaces.

ERP para Marketplaces: acabe com a falta de organização e erros

Emissão de nota fiscal, controle de estoque, expedição, anúncios, ordem de produção, cadastro de produtos são apenas alguns pontos que o vendedor precisa preocupar-se para fazer a administração das vendas on-line. É possível realizar de maneira manual. Porém, gasta-se muito mais tempo, funcionários e energia. 

Por isso, a ausência de um ERP para Marketplaces pode levar ao caos do negócio. Dessa forma, ter um sistema de gestão integrada é um investimento que vai ajudá-lo a colocar tudo em ordem e aumentar os lucros.

Como? 

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Funcionalidades de um ERP segundo o SAP traduzido por Magis5

O ERP para Marketplaces é um sistema de gestão integrada para quem vende on-line em pelo menos uma plataforma de e-commerce compartilhada. O software centraliza o controle de estoque, contábil e fiscal. 

Os ERPs para Marketplaces mais avançados têm funções para gerenciar compras de mercadorias. Existem aqueles com módulos para integração com loja física, se o negócio for híbrido. Alguns centralizam todos os departamentos da empresa.

O melhor ERP para Marketplace é o mais alinhado ao seu negócio. Ou seja, o que melhor atende às demandas que você tem. A seguir, mostraremos as principais opções para você fazer uma boa gestão das suas vendas digitais com mais tranquilidade e tecnologia. 

Bling 

O Bling é um dos principais ERPs para Marketplace. É ideal para quem é optante pelo Simples ou é MEI. Outros regimes tributários, em geral, demandam softwares mais robustos. 

Ele pode ser uma boa opção para você, pois é um dos campeões de funcionalidades para administrar sua marca nos e-commerces. 

Funcionalidades Bling

O ERP Bling possui um número robusto de funcionalidades, as quais podem ser úteis para um vendedor que deseja ter um controle maior das vendas do seu negócio e de seu estoque. 

Contudo, é preciso ressaltar que um estudo deve ser feito antes de aderir este ou qualquer outro ERP, pois assim como dissemos antes, as funcionalidades disponíveis precisam ser compatíveis com o negócio. Ou senão o lojista estará pagando por um serviço que não conseguirá usufruir. 

Notas fiscais 

É possível emitir vários tipos de notas fiscais no Bling: 

  • NFE – Nota fiscal Eletrônica (certificado A1 e A3);
  • NFSE – Serviços (certificado A1);
  • NFCE – Consumidor (certificado A1 e A3);
  • Exportação de arquivos XML;
  • Envio automático das notas fiscais para os clientes;
  • Integração com o SEFAZ.

Integração com marketplaces

Um dos fatores a serem considerados pelo lojista ao escolher um ERP é se ele possui integração com os marketplaces nos quais sua loja está integrada. O Bling está integrado a mais de 250 marketplaces.

Estoque 

Ao usar o Bling, o controle de estoque é realizado de maneira simultânea em todos os e-commerces em que seus produtos estão. 

Parte burocrática das vendas

Até efetivar a venda existem uma série de trâmites para concretizá-la no e-commerce. Com o Bling, é possível cadastrar clientes automaticamente, ver controles de comissões, checkout de pedidos de venda e outros. 

Frente de caixa 

Se você atua de forma híbrida, vende nos marketplaces e em uma loja tradicional, o Bling é útil para você. Traz interface para venda em balcão, abertura e fechamento de caixa, comprovante não fiscal e outros. 

Finanças 

A parte financeira também pode ser simplificada com auxílio do ERP marketplace Bling. Ele te dá acesso a controle de contas a receber, controle de caixa e bancos, balancete e muito mais. 

Outras

Também há recursos para ordem de serviço, boleto registrado e arquivo auxiliar Exped. 

SAP Business One

O SAP é um dos líderes mundiais de desenvolvimento de softwares para gerenciamento de processos de negócios, criando soluções que facilitam o processamento efetivo de dados e o fluxo de informações entre as organizações.

Fundada em 1972 na Alemanha, com mais de 105.000 colaboradores em todo o mundo. Como citado, a empresa é focada em tecnologia mas também possui um Sistema de Gestão especializado como o SAP Business One,  que possui  soluções para marketplaces

Por ser o melhor ERP do mercado global, o SAP Business One é o sistema ideal para lojistas que estão crescendo e atingindo uma grande quantidade de estoque,  ele precisará de uma solução robusta, a qual o SAP entrega.

Os grandes players do mercado do e-commerce utilizam o SAP Business One nas suas soluções, justamente por auxiliar na redução dos custos, ganho de produtividade e eficiência automatizando os seus processos. 

Para que essa integração aconteça de forma mais assertiva após uma análise de mercado da empresa, o SAP direciona uma consultoria autorizada  responsável por intermediar a implementação do SAP Business One com o lojista. 

O SAP seleciona uma empresa que prestará consultoria de todas as funcionalidades disponíveis em sua plataforma. Ou seja, consultoria para vendas, implementação e suporte da SAP B1. Como é o caso da ALFA Sistemas de Gestão que é uma das empresas autorizadas pela SAP para prestar consultorias para as empresas nas quais estão utilizando a plataforma. 

Benefícios do SAP Business One para a empresa

Para os negócios  que desejam crescer de forma acelerada, o ERP é ideal para o segmento de e-commerce, oferecendo  muitos benefícios, sendo eles:

  • Visão completa do negócio, principalmente finanças, inventário e faturamento;
  • Visibilidade dos principais indicadores de performance operacionais melhorando o processo de tomada de decisões;
  • Aumento na eficiência do uso da capacidade instalada pela maior assertividade no fluxo das informações;
  • Gestão financeira completa e conciliação dos extratos bancários possibilitando maior controle e produtividade da equipe;
  • Padronização e organização de processos internos que refletem no atendimento final ao cliente;
  • Redução de custos em função da gestão mais eficiente;
  • Escalabilidade e flexibilidade por acompanhar o crescimento e evolução das empresas;
  • Compliance com a legislação vigente;
  • Aumento das margens de rentabilidade graças a um gerenciamento mais inteligente e eficiente.
Banner ALFA e SAP Business One

TOTVs 

O ERP para marketplaces TOTVs Sales Hub, uma empresa brasileira com sede em São Paulo fundada em 1983, é uma empresa que possui capital aberto na bolsa de valores além de possuir certificado da RD (Resultados Digitais) uma startup focada em CRM. 

ERPS disponibilizados pela TOTVs

Dentro das possibilidades da TOTVs ela oferece 4 tipos de ERPs. Sendo eles Protheus, Datasul, RM e Logix e suas funcionalidades são:

  • Protheus: Financeiro, contabilidade, fiscal, estoque e custos, faturamento e compras.
  • Datasul: Suprimentos, comex e internacionalização, financeiro, controladoria, fiscal, faturamento e administração de vendas.
  • RM: Gestão de estoque, compras e faturamento, gestão financeira, gestão fiscal, gestão patrimonial e gestão contábil. 
  • Logix: Controladoria, financeiro, fiscal, material, vendas e faturamento e business intelligence.  

O sistema integra-se com os principais e-commerces, alguns ficam de fora. Oferece as principais funcionalidades para o seller. Também existem ERPs da empresa para quem atua em negócios tradicionais e on-line ao mesmo tempo. 

A empresa é sinônimo de solidez em software. No Brasil, ela tem 50% de market share e 32% na América Latina. Assim, atrai muita atenção. 

Tiny 

O ERP é indicado para pequenas e médias empresas. Como o Bling, tem diversas funcionalidades que facilitam a rotina de quem trabalha na parte operacional e de gestão de vendas digitais. É possível testar o software por 30 dias. Dessa forma, você vê, na prática, se esse ERP marketplace atende às suas demandas. 

Funcionalidades do Tiny 

Algo interessante do Tiny é como ele mostra que o ERP tem recursos específicos para comércio, setor de serviços e indústrias. 

Emissão de notas fiscais

Emitir notas fiscais é essencial para viabilizar as vendas via marketplace. Com o Tiny, a geração é automatizada. 

Controle de estoque

Imagine pensar em estoque quando seus produtos ou serviços estão em diversos marketplaces e ainda controlar o da sua loja física? Com o Tiny, essa tarefa torna-se muito mais simples e eficiente. 

Integração com marketplaces 

Quem vende on-line, geralmente não fica em apenas um e-commerce. Para realizar o cadastro múltiplo, o Tiny é bastante eficiente, rápido e fácil. 

Dashboards com métricas 

O Tiny fornece diversos relatórios que vão permitir você a realizar análises aprofundadas. 

Integração loja física e on-line 

Para quem tem negócios híbridos, com negócios tradicionais e digitais, o Tiny vai ajudar bastante. Ele tem funcionalidades para integrar diversos departamentos no ERP. Dessa forma, você terá muito mais recursos para administrar sua empresa. 

Omie ERP 

Outra opção para quem vende em marketplaces é o Omie. Ele tem as principais funções para você fazer a gestão de suas vendas on-line e empresa como uma toda. Oferece integração com os principais marketplaces do mercado. 

Outro módulo útil é o financeiro. Ele traz fluxo de caixa, movimentações, contas a pagar e a receber, relatórios otimizados e muito mais. Também tem gerenciamento de estoque e geração automática de notas fiscais.

Funcionalidades do Omie ERP 

O Omie possui planos que podem atender tanto empreendedores quanto contadores. Suas funcionalidades são: 

  • Gestão e serviços: Relatórios, contratos, emissão de NFs, emissão de boletos e processo de negócios visual. 
  • Vendas e CRM: Cadastro de clientes (contas), CRM e gerenciamento de vendas. 
  • Finanças e tributos: Financeiro, conciliação bancária e CNAB.
  • Produção e estoque: Gerenciamento de estoque e ordem de produção. 
  • Integrações: Painel do contador, loja de aplicativos e marketplaces.

Bônus: Magis5 

O Magis5 não é um ERP Marketplace, e sim um hub. Mas você sabe qual a diferença entre um ERP e um HUB de integração? Neste vídeo explicamos para você, confira!

Saiba qual a diferença de um ERP e um HUB, além de qual escolher para o seu negócio

O principal objetivo do Magis5 é, não só automatizar o seu negócio, como também otimizar o tempo das suas operações. Uma vez que estar a frente de um negócio demanda tempo e equipe. 

O faturador de notas é a função mais recente que lançamos e traz diversos diferenciais quando comparado aos marketplaces mais avançados. 

Gerar nota fiscal (NF) em um marketplace parece simples, mas é complexo, principalmente para quem trabalha com mais de um CNPJ

No Magis, o valor da mensalidade é fixo, sem aumento com crescimento do volume. É possível exportar XML. O cancelamento da NF após a devolução de um produto é realizado com menos de dois cliques. São quatro vezes menos cliques que nos ERPs tradicionais como o Bling. Além disso a etiqueta também é gerada de forma automatizada logo após a emissão da NF.

Você pode entender mais sobre o faturador Magis5 no vídeo abaixo. 

O que é o Faturador de NFs do Magis5

40% de crescimento da sua empresa com Magis5

De acordo com o CEO da Magis5, Cláudio Dias, as empresas que usam o nosso hub crescem 40%, em média. E não é só o CEO que atesta o salto quando se usa a plataforma. 

“No ano seguinte, logo depois de contratarmos o Magis5, fomos para uma média de 26 mil pedidos. Então, em 2020, quando começou a pandemia, já estávamos preparados, estruturados e organizados. Passamos para uma média de 60 mil pedidos por ano e estamos em constante crescimento”, afirma Patrícia da Ela Decora.

Isso porque as automatizações trazem inúmeras vantagens. O sistema demanda menos funcionários para a parte operacional, já que muitas tarefas são realizadas de maneira automática. A automatização diminui as falhas, o que eleva a satisfação do cliente e as refações. Também tem-se um negócio muito mais organizado. A possibilidade de estar em múltiplos marketplaces é outra grande vantagem, pois aumenta a visibilidade e taxa de conversão. 

Funcionalidades Magis5

Além do faturador, função que todo seller precisa ter, há muitas outras features que fazem diferença para quem vende em marketplace. 

Integrador

Você consegue cadastrar seus produtos nas principais plataformas de e-commerce. Assim, com poucos cliques já estará visível para milhões de pessoas. 

Impressão de notas fiscais e etiquetas 

Com um clique, você consegue imprimir as notas fiscais e etiquetas direto do nosso hub, com todas as informações, que ficam centralizadas no sistema. 

Expedição automatizada

Todos os passos burocráticos até a expedição são realizados de forma automática. Assim, elimina-se duplicidade e vários outros erros. As informações das notas fiscais também são enviadas para os marketplaces sem trabalho manual. 

Anúncios e kits criados no nosso painel

Sem precisar entrar em diversos marketplaces, você consegue fazer o anúncio e criar kits no nosso painel. É agilidade e centralização de informações para você ter seu negócio organizado e ágil. 

Melhor solução para gestão de marketplace

E aí, qual opção te atende melhor? Trouxemos as informações mais úteis para você analisar e fazer a escolha mais adequada para você alavancar suas vendas nos marketplaces. 

Antes de fechar, peça nossa demonstração gratuita.  

Magis5

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Izadora Guimarães

Izadora Guimarães

Mineira, redatora da startup Magis5, apaixonada por esportes de velocidade e inovação. Para entrar em contato sobre as pautas abordadas, enviar e-mail para: izadora.guimaraes@magis5.com.br.