Como ter uma expedição no e-commerce rápida e prática?

por | 10 de dezembro de 2021 | Logística, E-commerce, Ferramentas e Materiais, Magis5, Marketplaces

Com o avanço do comércio digital e dos marketplaces, os vendedores depararam-se com novos tomadores de decisão que levam os clientes à conversão, como os prazos de entrega, os quais são reflexo do processo de expedição no e-commerce.

Segundo pesquisa do Mercado Pago, prazos de entrega longos correspondem a 16% dos abandonos de carrinho, sendo o 5º maior indicador de desistência no e-commerce. Aliás, muitos marketplaces usam esse indicador para determinar a reputação do vendedor na plataforma, o que o cede grandes benefícios.

Por isso, investir no processo logístico faz com que o vendedor se torne mais competitivo e tenha uma operação mais ágil, permitindo otimizar o tempo dentro da empresa. Com o tempo otimizado, o vendedor pode reservar uma atenção maior à estratégia, que é o que realmente vai fazer o negócio crescer.

Mas afinal, como tornar a expedição no e-commerce mais rápida e prática? Vamos dar algumas dicas para que você consiga fazer isso aqui neste artigo. Boa leitura!

Primeiramente, quais os benefícios de ter uma expedição no e-commerce mais rápida?

Existem vários benefícios que o vendedor pode receber com uma expedição no e-commerce rápida. Aqui, vamos citar algumas das principais vantagens que influenciam diretamente a performance do vendedor.

1. Aumenta a reputação do vendedor nos marketplaces

Para quem vende em marketplaces, ter uma boa reputação é sinônimo de prezar pelo aumento nas vendas. Isso porque, além da credibilidade que passa ao usuário, com selos de qualidade e confiança, o posicionamento dos anúncios também sofre interferência.

Ou seja, os marketplaces priorizam ranquear os vendedores que possuem uma reputação alta, já que isso indica que eles fornecem ao cliente, sobretudo, uma boa experiência de compra.

Por isso, todas as métricas que categorizam a qualidade de serviço prestado ao cliente são consideradas para o grau de reputação de um determinado vendedor. Umas das principais métricas é ligada à expedição no e-commerce, como o prazo de entrega e a quantidade de erros no processo de envio.

Marketplaces, como Mercado Livre, B2W e Magazine Luiza, prevêem uma média de 85% dos envios realizados sem atraso para ter boas reputação, além de outros fatores que são considerados. Vale ressaltar que esse valor pode variar em cada marketplace.

2. Diminuir o custeio dos cupons de fretes grátis concedidos pelos marketplaces

A concessão de cupons de frete grátis para aumentar as vendas mostrou-se completamente eficaz com os brasileiros. A Shopee, por exemplo, usou dessa estratégia para quebrar a barreira de entrada no Brasil que, hoje, é um dos maiores mercados da empresa no mundo.

No entanto, apesar dos marketplaces fornecê-los aos seus usuários, alguém precisa custear o preço dos fretes. E na grande maioria das vezes, quem paga é o próprio vendedor.

Porém, é possível diminuir esses gastos e potencializar o lucro com as vendas e, em suma, isso depende da logística da loja virtual.

No Magazine Luiza, a porcentagem que o vendedor irá pagar é relacionada, diretamente, à porcentagem de envios sem atraso. Essa regra funciona da seguinte forma:

  • Se o vendedor entrega < 82% dos produtos sem atraso, ele paga 100% do valor do frete;
  • Se o vendedor entrega de 82% a 87% dos produtos sem atraso, ele também paga 100% do valor do frete;
  • Se o vendedor entrega de 87% a 97% dos produtos sem atraso, ele paga 50% do valor do frete;
  • Se o vendedor entrega > 97% dos produtos sem atraso, o Magazine Luiza paga 100% do valor do frete.

Na B2W, grupo que engloba o Submarino, Shoptime e Americanas.com, a expedição no e-commerce também é um fator importante no custeio do frete. Isso porque a porcentagem que o vendedor pode pagar varia conforme a pontuação da reputação, ou Seller Index, do mesmo dentro da plataforma, a qual é influenciada pela quantidade de produtos enviados sem erros ou atrasos.

Para saber como são as Políticas de Frete Grátis dos principais marketplaces do Brasil, leia nosso manual completo!

Afinal, como ter uma expedição no e-commerce mais ágil e prática?

Depois de todas as vantagens apresentadas que influenciam na estratégia tomada pelo seu negócio, vamos falar sobre 2 formas de agilizar a expedição no e-commerce.

1. Aderir às soluções logísticas dos marketplaces – os fulfillments

Os principais marketplaces do mercado já possuem suas próprias soluções logísticas. Dentre as principais, podemos citar:

Essas soluções, também chamadas de fulfillment, permitem que vendedores com alta reputação nos marketplaces consigam armazenar estoques em centros de distribuição que cuidam do processo de envio dos produtos, evitando erros e atrasos na entrega. Fica de responsabilidade do vendedor, portanto, etiquetar os produtos e deixá-los nesses centros de distribuição para que a expedição seja finalizada pelo próprio marketplace.

Com o contrato desses serviços, os prazos ficam muito mais competitivos e o valor do frete fica mais barato. Em alguns casos, é possível entregar produtos com 1 a 2 dias úteis.

Por isso, é comum se falar no fenômeno de Same Day, o que corresponde à entregas mega rápidas que buscam entregar o produto ao consumidor até mesmo no dia em que a compra foi realizada. Em 2022, uma das tendências do e-commerce é o fenômeno de Same Hour, ou seja, entregas ainda mais rápidas que são realizadas logo após o checkout.

2. Investir em um Hub de Integração

Para vendedores que possuem um aumento na demanda de produtos e precisam de uma ferramenta para automatizar os processos operacionais, o Hub de Integração é a solução.

Além da funcionalidade de integrar aos principais canais de venda, permitir o cadastro de múltiplos CNPJs, e permitir gerenciar todos os estoques de um só lugar, essa ferramenta faz a bipagem dos produtos e emite notas fiscais e declarações de conteúdo casados com as etiquetas dos marketplaces, automatizando a expedição.

Veja no vídeo a seguir como um Hub de Integração pode mudar o seu negócio:

O Magis5 é o Integrador para Marketplaces mais completo do mercado e pode otimizar até 7 horas da expedição no e-commerce, tornando os processos mais rápidos, evitando erros, como envios em duplicidade, e atrasos no envio dos produtos.

Dessa forma, você consegue gastar menos tempo com a operação para dar mais atenção para a estratégia do seu negócio.

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Arthur Pontara

Arthur Pontara

Analista de Inboung Marketing no Magis5, mineiro, aspirante a cineasta, apaixonado por tecnologia e inovação entre os jovens empreendedores. Para falar com Arthur, basta enviar um e-mail para arthur.pontara@magis5.com.br
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