Qual o prazo de envio da Shopee? Como funciona e dicas para acelerar sua expedição no marketplace

por | 8 de maio de 2024 | Magis5, Logística

O prazo de envio na Shopee sofreu alterações para melhorar a experiência do consumidor final e os vendedores precisam saber detalhes para não ter penalidades.

Enviar mercadorias pode parecer um processo fácil para quem está de fora ou que ainda tenha poucos pedidos em sua loja on-line.

Mas, à medida que um e-commerce cresce, os processos ficam mais complexos, sendo preciso de agilidade para enviar todos os pedidos no prazo estipulado, principalmente se você vende em marketplaces.

No caso da Shopee, um dos maiores marketplaces do Brasil, as exigências estão cada vez maiores para seus sellers.

A competitividade na própria plataforma de vendas aumenta, e somente os que se adaptarem terão maior destaque.

Nesse conteúdo, você irá saber mais sobre os prazos de envios da Shopee, as variações e excepções, além de algumas dicas para acelerar seu processo de envio. Tenha uma boa leitura!

Como funciona o prazo de postagem na Shopee? E qual a sua importância?

O prazo de postagem, ou o prazo de envio de mercadorias, é algo simples de entender, mas, na prática, pode ser complexo ter que fazer toda a gestão das suas mercadorias para enviá-las a tempo.

A Shopee estabelece um prazo para que os vendedores da sua plataforma enviem os produtos para os consumidores.

Esse prazo pode variar conforme o tipo do seu estoque. 

Ou seja, a Shopee divide os prazos de envio de pedidos da seguinte forma:

  • Pedidos de estoque pronto
  • Pedidos em pré-encomenda

Vamos entender melhor a seguir.

Pedidos de estoque pronto

Os pedidos de estoque pronto são produtos que não precisam de personalização.

Atualmente, a partir do dia 1 de junho de 2024, o prazo de postagem na Shopee para este tipo de estoque passará de 2 dias úteis a 1 dia útil.

Esse prazo se inicia a partir do momento que há a confirmação do pagamento do comprador.

Com o pagamento realizado pelo cliente, os pedidos deverão ser embalados, etiquetados e enviados no prazo total de 1 dia útil. Finais de semana e feriados não contabilizam.

De maneira prática, o prazo de postagem para estoque pronto funciona da seguinte forma:

  • Pedidos confirmados até às 13h terão o prazo de 1 dia útil para envio e devem ser enviados no mesmo dia da compra ou no seguinte;
  • Já pedidos confirmados após às 13h seguem enviados em até 2 dias úteis, seja no mesmo dia ou nos próximos 2 dias seguintes. 

Após esses períodos, os pedidos terão mais 2 úteis para serem enviados com atraso. Caso não sejam enviados mesmo assim, serão cancelados de forma automática pela Shopee.

OBS.: mesmo com o pedido etiquetado, se você não o enviar, ficará com a condição de atraso, mas terá mais dias corridos para envio.

Abaixo temos um esquema trazido pela própria Shopee:

Processo de prazo de envio na Shopee antes das 13 horas.
Processo de prazo de envio na Shopee antes das 13 horas. Fonte: Shopee
Processo de prazo de envio na Shopee após às 13 horas.
Processo de prazo de envio na Shopee após às 13 horas. Fonte: Shopee

Em fins de semana e feriados, não é contabilizado no prazo de envio, mas há a possibilidade do vendedor enviar o produto.

Pedidos em pré-encomenda

Para pedidos em pré-encomenda, ou seja, que necessitam de personalização e dessa maneira mais tempo para ser preparado, o prazo de postagem é entre 3 a 15 dias úteis

O vendedor precisa cadastrar no sistema qual é o prazo do seu pedido no intervalo que a Shopee informa — 3 a 15 dias.

Além disso, após a impressão da etiqueta, o seller precisa enviar o pedido em até 5 dias corridos.

Por exemplo:

  • Prazo de postagem cadastrado: 14 dias úteis
  • Impressão da etiqueta: feita no 7º dia
  • Prazo de envio: precisa ser até o 12º.

Ou seja, imprima a etiqueta somente quando seu produto personalizado estiver pronto/próximo à data de envio.

O prazo de envio, assim como para pedidos de estoque pronto, é iniciado a partir do pagamento do cliente.

Há condições extras para esse tipo de pedido: uma loja tem um limite de 20% de seus anúncios como pré-encomenda

Uma política adotada pela Shopee para diminuir cancelamentos e atender às expectativas dos consumidores.

Caso esse limite seja ultrapassado, a Shopee aplica uma penalidade com um limite de seus anúncios para 500.

Informativo da Shopee sobre a violação de ter mais de20% dos anúncios em pré-encomenda e sua penalidade.
Fonte: Shopee.

Atualmente, os tipos de produtos permitidos como pré-encomenda na Shopee são:

  • Acessórios de moda e maquiagem
  • Bolsas e carteiras
  • Brinquedos colecionáveis
  • Broches e chaveiros
  • Chapéus e bonés
  • Cremes, shampoos e sabonetes
  • Decoração e Ornamentos
  • Garrafas e potes
  • Jogos
  • Joias e bijuterias
  • Lingerie
  • Móveis
  • Obras de arte, estátuas e esculturas
  • Papelaria
  • Perfumes e fragrâncias
  • Roupas de bebê, femininas, masculinas e para banho
  • Roupas femininas
  • Roupas masculinas
  • Roupas para banho
  • Tattoo
  • Tecidos
  • Vitaminas.

Por que a Shopee está fazendo mudanças nos prazos de envio?

A Shopee quer melhorar a experiência do consumidor final ao oferecer entregas mais rápidas.

Dessa maneira, o vendedor da Shopee precisa ter melhores processos para poder se adaptar às essas mudanças, não ter penalidades e ficar atrás da abundância de concorrentes do marketplace.

Assim como a Shopee, os marketplaces irão cada vez mais priorizar a experiência do cliente e afetarão a reputação dos sellers que não fazer o mesmo, resultando em anúncios com menos visualizações e conversões.

💡 Saiba mais em: Gestão de reputação em marketplaces: 5 estratégias fundamentais 

Exceções que permitem a extensão de prazos de envio na Shopee

exceções na Shopee que permitem os prazos de envios serem estendido. São elas:

  • Erros de emissão de nota fiscal
  • Problemas sistêmicos da própria Shopee
  • Desastres naturais ou outros tipos de problemas similares.

Porém, a extensão dos prazos de envios da Shopee ocorre de forma automática através de sua plataforma.  

A Shopee também informa que, em casos de coleta parcial ou falta de coleta de produtos, o seller necessita ter conferido e assinado corretamente pelo aplicativo do motorista — como na modalidade Shopee Xpress — para a extensão ocorrer.

Como posso ter mais rapidez no processo de envio da minha loja na Shopee? 

Com a diminuição do prazo de envio para pedidos realizados até às 13 horas, muitos vendedores podem se assustar com a informação. 

Contudo, é preciso se preparar, investir em soluções tecnológicas para agilizar seus processos e ter mais organização. 

Trouxemos algumas dicas rápidas para que você, seller, possa enviar seus produtos no prazo estabelecido pela Shopee:

1. “O primeiro produto que entra, é o primeiro que sai” 

Esse é o método FIFO, que consiste em fazer todos os pedidos recebidos primeiro saião primeiro para a coleta.

O FIFO permite ter maior organização e segue uma lógica para não haver cancelamentos dos pedidos mais antigos.

💡 Saiba mais estratégias em; FIFO, FEFO e LIFO: O que são essas abreviaturas e como aplicá-las no seu e-commerce?

2. Utilize a Central do Seller ao seu favor

A Central do Vendedor, da própria Shopee, é um espaço que permite os seus vendedores terem uma visão completa de toda a sua operação.

Portanto, os empreendedores necessitam estar atentos às suas entregas no campo “meus envios” para ver se há algum problema com seus pedidos e corrigir os devidos erros.

3. Utilize ferramentas para melhorar sua gestão de vendas

A tecnologia é a aliada de e-commerces de alto desempenho, então não seria diferente para quem vende em marketplaces.

Por meio de softwares desenvolvidos para essas plataformas, os vendedores podem ter uma visão unificada de suas vendas, e não somente da Shopee como de todos os marketplaces em que vende.

O hub de automação e integração, Magis5, por exemplo, permite uma maior organização de seus processos de venda, envios e anúncios em múltiplos marketplaces. 

O que garante uma diminuição de erros logísticos e operacionais, fazendo com que você, seller, envie seus pedidos no prazo e não perca sua reputação.

Conheça todas as funcionalidades do hub Magis5 e potencialize suas vendas na Shopee.

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Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo e Copywriter na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br
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