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Gerenciamento de lojas em marketplaces: como fazer?

Fazer o correto gerenciamento de lojas em marketplaces é uma estratégia essencial para quem vende através de e-commerce, uma vez que esses shoppings digitais cresceram exponencialmente com a pandemia e alcançam excelentes resultados de alcance e faturamento ano após ano.

Embora ofereçam inúmeros benefícios, não basta apenas estar dentro de um marketplace para ter sucesso nas vendas.

Colher bons resultados depende de um gerenciamento eficaz das lojas virtuais, considerando todos os aspectos da operação, do controle de estoque à satisfação do cliente.

Como fazer o gerenciamento de lojas em marketplaces?

Antes de falarmos sobre como fazer o gerenciamento das lojas em marketplaces, precisamos antes esclarecer o que é gestão de marketplace.

Assim como uma gestão de vendas física, na qual são coordenadas operações e implementadas técnicas de vendas com o intuito de gerar receita e atingir as metas estabelecidas, a gestão de marketplace está relacionada ao controle de todos os processos envolvidos na loja virtual.

Para garantir que tudo saia conforme o esperado, a gestão de marketplace foca em diversas áreas das lojas virtuais, o que inclui desde o gerenciamento das campanhas de marketing até o relacionamento com fornecedores.

Feita a introdução, podemos seguir para o aprofundamento de como gerenciar uma loja nos marketplaces de maneira eficaz.

Para quem tem uma loja virtual, vender através de um marketplace é uma excelente opção. Além da grande visibilidade, os shoppings digitais oferecem mais confiança aos consumidores e possibilitam a conquista de novos clientes com menores investimentos.

Se você quiser saber como melhorar a gestão da sua loja virtual em marketplaces, atenção aos pontos a seguir.

Saiba em quais marketplaces estar presente

A simples presença em um marketplace reconhecido não é sinônimo de decolar as vendas da sua loja virtual.

Por isso, o primeiro passo é entender em quais marketplaces vale estar presente. Isso é ainda mais importante para vendedores que possuem um nicho mais específico de produtos.

Vá atrás dos dados das plataformas

Quais são os números de acessos, como funcionam as políticas de troca e devolução, quais os prazos para repasse dos valores comercializados? Dúvidas como essas costumam ser respondidas nos mídia kits dos marketplaces.

Com essas informações em mãos será mais fácil fazer o gerenciamento da loja virtual, tendo em vista questões como anúncios e finanças.

Garanta que seus produtos sejam entregues

Acompanhar todo o processo de entrega e garantir que os prazos informados no momento da compra sejam cumpridos são questões essenciais para a satisfação dos consumidores, bem como para a sua loja se destacar da concorrência.

Nesse quesito, saber como gerir o estoque da melhor maneira é uma estratégia fundamental.

Não descuide da gestão financeira

Seis a cada 10 empresas fecham as portas antes de completar 5 anos de existência. Isso é o que apontam dados divulgados na imprensa pelo IBGE. E o descontrole das finanças está entre os principais motivos para a falência.

Para evitar fazer parte dessa estatística, é fundamental acompanhar de perto as contas da sua loja virtual.

Entre as ferramentas úteis nesse sentido estão os relatórios financeiros, os quais trazem dados relacionados a despesas, receitas e lucros, entre outros.

Para melhorar o gerenciamento de sua loja nos marketplaces, conheça a função de relatórios financeiros da Magis5, os quais entregam informações acerca dos pedidos, dos produtos e dos possíveis prejuízos.

Crie boas estratégias de precificação

Ao fazer parte de um marketplace, sua loja virtual passa a competir de forma acirrada com milhares de concorrentes.

Embora isso possa parecer uma desvantagem, vale enxergar a situação como uma oportunidade de se destacar da concorrência.

Isso pode acontecer ao oferecer preços mais competitivos — quando possível — e garantir melhores condições de frete.

Preste atenção à apresentação dos produtos

Além dos preços mais atrativos, o que pode fazer a diferença na hora de um consumidor escolher entre o seu produto ou o da concorrência está na forma como o item é apresentado na plataforma.

Isso inclui fotos de qualidade e descrições detalhadas, além das especificações de acordo com as regras de cada marketplace, garantindo que o produto seja encontrado mais facilmente.

Invista em tecnologia

Para melhorar o gerenciamento da sua loja em um marketplace, o investimento em tecnologia não pode ser negligenciado.

Para o gestor, é um grande diferencial poder contar com ferramentas que automatizem tarefas e que ofereçam bons insights.

Dessa maneira é possível concentrar os esforços na parte estratégica e deixar que a tecnologia cuide da questão operacional.

Como gerenciar vendas simultaneamente em diversos marketplaces

Para quem vende através de marketplaces, a diversificação dos canais de venda é uma estratégia extremamente válida. Em uma operação de vendas multicanal, o objetivo é garantir que nenhuma oportunidade de compra seja perdida.

Em um primeiro momento, pode assustar o fato de estar presente em vários canais e acabar perdendo o controle diante de tantas informações.

Mas é justamente para facilitar o gerenciamento da sua loja que existem os chamados hubs de integração e de automação.

Com conexão ao ERP e aos marketplaces em que a sua loja virtual está presente, o sistema faz a integração entre os vários canais de venda e centraliza todas as informações em uma mesma plataforma.

Ter à disposição um único canal para fazer o gerenciamento de uma loja virtual atuando em vários canais simultaneamente garante que os processos sejam mais ágeis e eficientes, diminuindo as chances de erros e eliminando a necessidade de ajustes manuais.

O Magi5, por exemplo, é um potente hub de automação, que integra e faz a gestão completa de sua loja dentro dos marketplaces. Além de possibilitar o acompanhamento de toda a operação de vendas em um único painel de controle, a solução disponibiliza uma série de automações para facilitar a rotina operacional.

Conclusão

Mais da metade dos brasileiros compram mais online do que em lojas físicas, segundo pesquisa. E, por isso, é essencial dispor de um e-commerce para atingir mais consumidores.

Melhor ainda se a sua loja virtual estiver presente em marketplaces, os quais aumentam a visibilidade dos seus produtos.

É claro que adentrar no mercado dos shoppings digitais não é uma tarefa fácil, mas sim uma estratégia que exige conhecimento em questões relacionadas ao gerenciamento.

Desde a escolha do melhor marketplace para estar presente até a parte financeira da operação, o gerenciamento da loja virtual fica mais simples e eficiente com a ajuda de soluções tecnológicas.

O hub de automação e integração all-in-one e os relatórios financeiros da Magi5 contribuem para um melhor gerenciamento das operações e podem ajudar a sua loja virtual a decolar as vendas nos marketplaces. Fale com um de nossos especialistas para saber mais.

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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