Análise de concorrência no e-commerce: GUIA para quem vende em lojas virtuais e marketplaces

por | 12 de abril de 2024 | Empreendedorismo, E-commerce

O que você vai encontrar nesse artigo?

A análise de concorrência é um importante instrumento para um e-commerce, pois permite analisar o mercado de seu nicho e encontrar oportunidades de crescimento.

O mercado de e-commerce se torna a cada dia mais competitivo e com uma grande quantidade de concorrentes em todos os nichos.

Em meio a esse fato, os empreendedores precisam ter ações em suas lojas para se destacar e, assim, atrair mais clientes e continuar com os que já possui.

Para que seja possível, a análise de concorrência é o primeiro passo para encontrar mais oportunidades de crescimento para seu e-commerce.

Neste conteúdo, você irá encontrar o passo a passo para realizar uma análise de seus concorrentes de maneira efetiva e com ferramentas que irão facilitar a interpretação dos dados obtidos. 😉

Vamos lá!? Tenha uma boa leitura.

O que é análise de concorrência e seus objetivos

A análise de concorrência pode ser definida como o estudo dos concorrentes diretos e indiretos em um setor específico de mercado. 

Seus objetivos incluem identificar pontos fortes e fracos dos concorrentes, analisar suas estratégias utilizadas, como as de marketing digital, e obter vantagem competitiva. 

Por meio da pesquisa de mercado, é possível entender os motivos que influenciam as ações e resultados dos concorrentes.

O que permite a identificação de potenciais oportunidades e ameaças tanto para a sua empresa quanto para seu concorrente. 

O principal objetivo dessa análise é auxiliar na tomada de decisões estratégicas, o que pode melhorar o desempenho e a posição da sua marca em comparação aos seus concorrentes.

💡 Leia mais sobre análise de dados em: Como analisar dados para aumentar o sucesso de seu e-commerce 

Qual a diferença entre concorrência direta e indireta?

  • Concorrência direta: refere-se a empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que competem de forma direta pelo mesmo mercado-alvo.

    Exemplo: Coca-Cola e Pepsi competem diretamente no mercado de refrigerantes. Ambas oferecem produtos semelhantes e buscam o mesmo grupo de consumidores.
  • Concorrência indireta: inclui empresas que, embora não sejam concorrentes diretos, disputam a preferência do consumidor por meio de produtos substitutos ou diferentes.

    Exemplo: uma pizzaria pode enfrentar concorrência direta de outras pizzarias na mesma região, mas também enfrenta concorrência indireta de restaurantes de comida rápida ou de supermercados que vendem pizzas congeladas.

    Embora esses concorrentes não sejam pizzarias, eles ainda competem pelo mesmo gasto do cliente em alimentação.

Identificar e entender essas distinções são essenciais para desenvolver estratégias eficazes para seu negócio. 

Por que a Análise de Concorrência é importante para o sucesso de um e-commerce?

A análise de concorrência é crucial para identificar oportunidades e ameaças no mercado. 

Através desse estudo, os empreendedores podem conseguir vantagem competitiva e ter melhores orientações para seu posicionamento de mercado e comunicação da sua loja.

Ou seja, a análise de concorrentes é importante para:

  • Melhorar a posição do seu negócio no mercado;
  • Possibilitar ao empreendedor oferecer produtos diferentes os quais se destacam;
  • Oferecer preços competitivos e estratégicos;
  • Aumentar faturamento e lucros.

Elementos chave de como fazer uma análise de concorrência

Há diversas formas de realizar uma análise de concorrência, mas antes é crucial identificar elementos-chave como:

  • Avaliar os produtos dos concorrentes;
  • Comparar preços e estratégias promocionais;
  • Identificar a persona dos concorrentes;
  • Analisar suas estratégias de marketing digital.

Para buscá-los, o empreendedor pode buscar nos canais de vendas e comunicação de seu concorrente como sua loja virtual, sua página de vendas nos marketplaces, Reclame Aqui, avaliações em redes sociais e Google, entre outras possibilidades.

Esses elementos podem te fornecer insights sobre como a sua marca pode se posicionar para se destacar de seus concorrentes e atrair mais consumidores. 

Vamos ver a seguir o passo a passo para ter uma análise de concorrência efetiva.

Passo a passo para realizar uma análise de concorrência

Entendido os elementos-chave para ter uma análise de seus concorrentes bem sucedida, está na hora de acompanhar o passo a passo de como realizar.

Não se esqueça que você pode utilizar os canais de comunicação dos concorrentes como forma de analisar seus erros e acertos ou mesmo ver o que os compradores falam sobre a marca.

Portanto, para analisar o mercado de seu nicho, é preciso ter em mente os seguintes pontos:

  1. Defina suas metas e objetivos de análise;
  2. Selecione quais serão os seus concorrentes;
  3. Escolha suas ferramentas e métodos de coleta de dados;
  4. Analise e interprete os dados coletados;
  5. Planeje ações para se destacar dos concorrentes;
  6. Tenha uma análise de mercado constante.
Infográfico das etapas de como realizar uma análise de concorrência no e-commerce
Reprodução: Magis5

1. Defina suas metas e objetivos de análise

Antes de iniciar a análise de concorrência, é fundamental definir claramente as metas e objetivos que você deseja alcançar. 

Estabelecer metas específicas e mensuráveis ajudará a orientar todo o processo de análise. 

Portanto, seja claro sobre o que você pretende conquistar com essa avaliação, seja aumentar a participação no mercado, identificar oportunidades não exploradas ou aprimorar sua estratégia de marketing, por exemplo.

2. Selecione quais serão os seus concorrentes

Selecionar os concorrentes corretos dentro de seu nicho de mercado é crucial para uma análise eficaz.

Comece por identificar seus concorrentes diretos e indiretos; considere aspectos como participação de mercado — market share — e presença em redes sociais. 

Escolha concorrentes com produtos similares ou que atinjam a mesma base de consumidores.

A partir dessa definição, tenha em mente quais serão os principais pontos que irá comparar para cada concorrente, se será engajamento, tráfego, preços etc. 

Analise seus pontos fortes e diferenciais competitivos para entender melhor o mercado. 

Considere também empresas com produtos de alta qualidade ou com estratégias de marketing digital inovadoras. 

Dessa forma, você terá uma visão abrangente do mercado e poderá obter insights valiosos para aprimorar seu próprio e-commerce.

3. Escolha suas ferramentas e métodos de coleta de dados

Para se obter uma análise precisa da concorrência é necessária a escolha de ferramentas e métodos eficazes de coleta de dados. 

Existem diversas opções disponíveis, desde plataformas de monitoramento de redes sociais até ferramentas de pesquisa de mercado. 

Um bom exemplo disso são o Google Alerts e o SEMrush, o qual pode fornecer insights valiosos sobre as estratégias dos concorrentes a partir de seu site. 

Temos também a própria busca manual, como já citado, de ver comentários de compradores nos canais de comunicação, avaliações em marketplaces, receber a newsletter e e-mails dos concorrentes, entre outras opções. 

Além disso, a análise de dados do Google Trends pode revelar tendências emergentes no mercado e conferir termos que o público mais está buscando no momento.

A seleção de ferramentas e métodos de coleta de dados é essencial para obter informações relevantes para, assim, ir para a próxima etapa.

4. Analise e interprete os dados coletados

Com os dados em mãos, está na hora de fazer comparativos e analisar as informações, como identificar padrões e tirar insights a partir deles.

Utilize as ferramentas da etapa anterior para compreender o desempenho de seus concorrentes e ter números mais detalhados. 

Procure por oportunidades dentre os dados ao analisar as métricas de engajamento e alcance nas redes sociais, avaliações em sua loja em seus canais de venda, entre outras questões. 

Anote as informações e interpretações feitas pelo seu time, seja em um documento ou mapa mental para facilitar o entendimento.

5. Planeje ações para se destacar dos concorrentes

Informações dos seus concorrentes anotadas? Está na hora de fazer um plano de ação para utilizar os pontos fracos deles como oportunidades para seu empreendimento crescer.

Tal como é uma oportunidade de comparar quais são os pontos fracos de seu e-commerce e criar estratégias para contorná-los.

Anote suas ideias e filtre quais serão as melhores ações nos próximos meses, seja para aumentar seu faturamento, fidelizar clientes, atrair consumidores insatisfeitos do concorrente.

Uma dica extra é aproveitar as datas sazonais relevantes para seu negócio para criar promoções que encantem novos clientes.

6. Tenha uma análise de mercado constante

Ter uma análise constante de concorrência é fundamental para os gestores, pois, assim como você, eles irão mudar suas estratégias para poder ter maior destaque em seu nicho.

Portanto, o trabalho de análise de mercado é constante e não pode cair na acomodação.

Ferramentas essenciais para análise de concorrência 

Para facilitar a você, empreendedor, a seguir foi listado ferramentas que auxiliam a realização de sua análise de concorrentes.

Não se preocupe, iremos atualizar a lista com frequência para que tenha ferramentas relevantes para seu e-commerce.

Marketplaces

Ao se vender em marketplaces, a concorrência é bastante acirrada, e é preciso ter uma análise mais detalhada por conta das limitações de personalização de cada loja.

Caso seu e-commerce esteja dentro dessas plataformas, elas possuem ferramentas para analisar os seus próprios dados de vendas como também ter a oportunidade de ver preços e como seus concorrentes agem.

Além disso, a partir das ferramentas de ads dentro de marketplaces — como Mercado Livre Ads e Shopee Ads —, o empreendedor terá ainda mais dados sobre termos mais relevantes nos marketplaces e de sua concorrência.

Em complemento a isso, a Magis5 consegue centralizar informações de suas vendas em uma única tela através do seu hub de automação. O que facilitará a compreensão de seus dados e fazer os comparativos com os de seus concorrentes obtidos em outras ferramentas.

Conheça nossas funcionalidades que facilitam sua gestão de vendas e te dão relatórios essenciais para seu negócio!

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Análise de SEO com Semrush

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias para melhor o posicionamento de um site em buscadores como o Google.

Caso você possua uma loja virtual própria, o Semrush pode te auxiliar a elevar sua estratégia digital. 

Essa ferramenta permite aprofundar a compreensão da concorrência ao identificar palavras-chave relevantes e oportunidades de otimização.

O Semrush fornece insights valiosos sobre o tráfego do site concorrente e assim você pode ajustar sua estratégia de SEO de seu site para alcançar vantagem competitiva.

Ubersuggest

Ubersuggest auxilia na identificação de termos relevantes para o seu e-commerce. 

Essa ferramenta fornece sugestões de palavras-chave, seu volume de pesquisa e níveis de concorrência. 

Além disso, o Ubersuggest informa o tráfego estimado de um site específico, o que pode ser um bom direcionamento para a sua análise

Exploração de tendências com Google Trends

Ao analisar os dados do Google Trends, você pode identificar padrões de pesquisa, entender o interesse do público e antecipar demandas futuras, como dito anteriormente. 

Essa análise fornece insights sobre o que está em alta no momento e pode auxiliar no ajuste de suas estratégias com base em dados atualizados em tempo real. 

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um portal popular e comum para consumidores insatisfeitos com empresas.

Através dele, é possível encontrar seus concorrentes e ver reclamações para identificar padrões de erros, os quais você pode utilizar para aprimorar seus processos e comunicá-los como uma das suas forças, por exemplo.

Como usar as informações da concorrência para melhorar seu e-commerce (EXTRA)

Agora que você já sabe o que é análise de concorrência e o passo a passo para a realizar, é preciso conferir essas dicas extras de como utilizar as informações para se destacar de seus concorrentes.

Adapte suas estratégias de produto e preço

A análise de seus concorrentes te permitiu identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes diretos e indiretos.

O primeiro passo foi comparar produtos similares, preços e estratégias promocionais.

Assim, é hora de fazer ajustes nesses pontos para aumentar suas chances de se destacar no mercado. 

Contudo, não significa que você precisa diminuir de forma agressiva os preços de seus produtos. Avalie também seus lucros, pense na possibilidade de criar kits com produtos, promoções, cupons, entre outras estratégias.

💡Quer aumentar suas vendas? Leia mais sobre em: Escalar vendas: o que é e como conseguir bons resultados

Ajuste seu posicionamento e comunicação de marketing

Adapte seu posicionamento e estratégias de comunicação de marketing com base na sua análise, caso seja necessário.

Identifique oportunidades para diferenciar sua marca e se destacar no mercado, seja através do ajuste de sua voz e tom de comunicação nas redes sociais ou de outras formas.

Por exemplo, você pode se posicionar como uma marca inovadora em seu nicho e também alinhar sua comunicação com esse posicionamento. 

A H2OH é um exemplo sobre se diferenciar: quando entrou no mercado não se posicionou como um refrigerante, mas, sim, como uma “água saborizada levemente gaseificada”.

Mesmo sendo, na teoria, um refrigerante, ela se posicionou de uma maneira única e chamou a atenção dos consumidores.

Imagem de exemplo do posicionamento da marca H2Oh!  que fala sobre a bebida ter sabor e leveza.
O H2Oh! é um exemplo de se posicionar como um produto inovador através da comunicação.

Maior entendimento de seu público

Analisar o mercado do seu e-commerce te traz possibilidades de cada vez mais entender o seu público-alvo e mesmo a sua persona; ou seja, entender os propósitos e comportamentos de seu cliente ideal.

Dessa maneira, o empreendedor terá em mãos dados para melhorar a sua comunicação com o consumidor de seus produtos através de estratégias e ações mais assertivas.

Afinal, não basta vender para um X grupos de pessoas, mas, sim, para pessoas que se encaixam no perfil da sua marca, produto e serviços. 

Esse entendimento além de garantir mais clientes, trará fidelização.

Análise de concorrência em marketplaces: diferenças para vendedores

A presença em marketplaces apresenta desafios distintos e exige estratégias específicas de análise.

Identificar concorrentes diretos nesses ambientes requer um entendimento profundo do tipo de mercado e dos diferenciais competitivos em jogo. 

Marketplaces apresentam desafios únicos devido à diversidade de vendedores e produtos, exigindo estratégias específicas.

A intensa concorrência entre inúmeros comerciantes pode dificultar o destaque de um negócio. 

Além disso, a gestão dos preços e a diferenciação no meio de tantas ofertas são cruciais para se sobressair. 

Manter a visibilidade da marca e conquistar a confiança dos consumidores entre tantas opções requer esforço contínuo

Para uma análise eficaz em marketplaces, focar em concorrentes diretos é crucial.

Considere a visibilidade deles nas redes sociais, explore novos produtos e estratégias para aumentar sua vantagem competitiva e acompanhe fatores internos e externos que impactam suas vendas. 

Conclusão

Realizar uma análise de concorrência minuciosa é um passo importante para o sucesso de todo e-commerce que deseja crescer. 

Ao entender os pontos fortes e estratégias dos seus concorrentes, você pode obter uma vantagem competitiva significativa. 

A análise contínua e a adaptação constante garantem que seu e-commerce se destaque e permaneça relevante no mercado altamente competitivo do comércio eletrônico.

Contudo, essa análise deve ser feita junto a uma boa análise de dados do seu próprio negócio para poder fazer comparações efetivas e que permitam ações que deem resultados.

A Magis5, por exemplo, fornece funcionalidades que permitem você analisar dados do seu negócio em todos os marketplaces que você venda.

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Perguntas mais frequentes (FAQ) 

Como identificar os principais concorrentes no e-commerce?

Identifique os concorrentes principais pesquisando no Google, em marketplaces e nas redes sociais. Use ferramentas como SEMrush, SimilarWeb, Reclame Aqui, Ubersuggest, pesquisa em marketplaces etc., para analisar a concorrência. Foque nos que oferecem produtos similares e direcionam esforços de marketing semelhantes.

Quais são os erros mais comuns na análise de concorrência?

Identificar concorrentes errados, ignorar a análise de dados qualitativos, não atualizar regularmente as informações da concorrência e subestimar a importância da análise contínua.

É necessário atualizar a análise de concorrência? com que frequência?

Atualizações regulares em sua análise competitiva são essenciais. Mantenha uma programação para fazê-la, de preferência trimestral ou semestralmente, garantindo que seus insights permaneçam relevantes e acionáveis. 

Como integrar a análise de concorrência ao planejamento estratégico?

Identifique oportunidades e ameaças dos concorrentes para alinhar estratégias. Use dados da análise para embasar decisões cruciais no planejamento estratégico do seu e-commerce.

Existem ferramentas gratuitas eficientes para análise de concorrência?

Sim, existem várias ferramentas gratuitas eficazes para análise de concorrência, como Google Alerts, SEMrush (para SEO), Ubersuggest (palavras-chave) e Google Trends (tendências).

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Janiel Bruno Brasil

Janiel Bruno Brasil

Redator de Conteúdo e Copywriter na Magis5, apaixonado por escrever e entregar conteúdo criativo. Para entrar em contato com Janiel, envie um e-mail a: janiel.brasil@magis5.com.br
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