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Análise de desempenho em marketplaces: como promover?

Faz parte da rotina de uma empresa de marketplaces a análise de desempenho, pois através dela se examinam números importantes para diagnosticar a saúde da organização — quantidade de vendas, se naquele determinado período houve lucro, como está a performance dos colaboradores e outros insights

Com as nuances que um negócio está suscetível — como crises econômicas, pandemias, falta de insumos e alta competição no mercado —, é ainda mais importante se atentar a esta ferramenta, já que ela é fonte de informações preciosas sobre uma corporação, seus gaps e oportunidades.

Por isso, neste artigo, você irá encontrar detalhes sobre análise de desempenho, e como este recurso pode ser adotado em diferentes contextos de um e-commerce.

O que é análise de desempenho?

A palavra “análise” tem a ver com avaliação crítica, já o termo “desempenho” se refere à eficiência ou rendimento de algo ou alguém. Quando juntos, a expressão diz respeito à prática de mensurar a execução e o cumprimento de uma responsabilidade.

Desta forma, a análise de performance tem como objetivo medir o potencial de um indivíduo, grupo ou empresa, sendo uma importante ferramenta de gestão. É por meio dela, por exemplo, que a organização é capaz de analisar a qualidade das entregas dos colaboradores, os resultados alcançados e tomar decisões fundamentadas em dados.

Por que fazer análise de desempenho em marketplaces?

Ter o cuidado de acompanhar os indicadores de desempenho é essencial para garantir a melhor performance do seu negócio nos marketplaces

Lembrando que é através dos indicadores que você consegue comparar os resultados esperados com os alcançados, avaliar se as ações promovidas são eficazes e, a partir disso, mudar a rota caso não seja a melhor para o seu negócio.

Ou seja, adotar a análise de desempenho é a única maneira de antecipar tendências, identificar problemas, encontrar possíveis oportunidades e tomar decisões mais assertivas.

como a análise de desempenho pode ajudar a aumentar as vendas em marketplaces?

O objetivo de qualquer negócio é gerar vendas, inclusive de um marketplace. Mas diferentes fatores podem atrapalhar neste propósito. A análise de desempenho entra como ferramenta para identificar possíveis gaps ou oportunidades da sua empresa.

Através dela, é possível fazer um mapeamento das atividades da empresa e possíveis ajustes de melhorias em suas operações, como: 

Identificar padrões de demanda

Através da análise de desempenho, a equipe comercial consegue prever as tendências de compra dos clientes, podendo, assim, gerir o estoque de acordo para atender à demanda. Produtos mais pedidos devem contemplar uma parte maior do estoque, enquanto os menos requisitos, menor.

Monitorar e mensurar a satisfação do cliente

Monitorar as avaliações e comentários dos clientes também é uma prática possível com esta ferramenta, pois através dela são identificadas áreas a serem melhoradas e que afetarão na satisfação do público final.

Identificar oportunidades de cross-selling e upselling

Ao entender o padrão de compra dos clientes, você pode encontrar oportunidades para oferecer produtos complementares ou de maior valor ao produto inicialmente ofertado.


É comum um e-commerce de roupas, como Dafiti, mostrar a peça de interesse do usuário e as demais peças e acessórios usados pelo modelo. Essa é uma oportunidade de cross selling que pode ser identificada por meio de uma análise de desempenho bem feita.

A Amazon é outra empresa que sempre sugere produtos semelhantes ou complementares. Se você adicionar ao carrinho um celular, será provavelmente exibido como sugestão de compra uma película e uma capa para o modelo e marca do aparelho telefônico.

Melhorar a precificação

Essa ferramenta também pode ser um recurso para ajudar a entender melhor a relação entre o preço e o desempenho de um produto, possibilitando possíveis ajustes na estratégia de precificação. 

Essa prática é de fundamental importância aos marketplaces que possuem alta concorrência e os preços são facilmente comparados pelos clientes.

A análise de desempenho no gerenciamento de múltiplos CNPJs

Uma estratégia bastante difundida nos últimos anos pelos marketplaces, é comportar diferentes lojas e dispor de uma única operação

Em outras palavras, ser tratada como uma única organização apesar de empregar diferentes lojas. Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre, Shoppe, Shein e Americanas são nomes que provavelmente você conhece e que fazem isso.

Ao gerenciar diversos CNPJs, você se depara com diferentes desafios, porque cada organização dispõe de suas próprias métricas e KPIs. Mas a análise de desempenho também se mostra relevante neste cenário.

Ela pode consolidar os dados de todas as empresas em um único sistema. Isso pode ser feito através de uma plataforma de análise de dados que tenha a opção de visualizar os dados de todas as organizações em um único lugar. 

Essa prática não só reuniria os dados, como também ajudaria a definir métricas comuns, encontrar tendências, padrões e oportunidades de melhoria, bem como identificar maneiras para otimizar sua empresa e de fazer benchmarking.

A importância da automação na análise de desempenho

A automatização simplifica e agiliza a coleta, o processamento e a análise de dados. Com isso, sua empresa economiza tempo e recursos. Ela, ainda, viabiliza que as tarefas sejam realizadas da mesma maneira sempre, o que garante precisão e consistência nos resultados da análise de desempenho.

Com a automatização, sua empresa é capaz de processar um número maior de dados e em período curto de tempo. Assim, além de garantir consistência nas informações, sua empresa consegue identificar padrões, tendências, possíveis gaps, bem como oportunidades, sem dedicar horas de mão de obra.

A otimização possibilita que você integre outras ferramentas e sistemas, como CRM e gerenciamento de projetos, a fim de que tenha e analise dados de diferentes fontes.

Como reduzir custos e falhas operacionais através da análise de desempenho

Só é possível reduzir custos e falhas operacionais por meio da análise de desempenho se você identificar as áreas de sua empresa que apresentam baixa performance ou alto índice de erros.

Com a análise de desempenho, basicamente, você fará um mapeamento do que não está funcionando na sua empresa e estabelecerá metas específicas, mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais, além de criar objetivos claros e específicos, a fim de melhorar a performance nessas áreas.

Este recurso também vai permitir que sua empresa tenha um acompanhamento contínuo dos resultados, o que ajudará na tomada de decisões mais precisas e eficazes.

Indicadores fundamentais para uma análise de desempenho nos marketplaces

Veja alguns dos indicadores relevantes para e-commerces.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

É um indicador que mensura a quantidade de dinheiro ganho comparado ao valor investido. Ele tem como objetivo avaliar a saúde da empresa. A ideia é saber se ela está gerando lucro ou prejuízos.

A fórmula de cálculo é:

ROI = Receita / Investimento

Imagine que uma empresa investiu R$ 50.000,00 em uma ação de marketing que gerou R$ 150.000,00 em vendas multicanal, enquanto os custos operacionais e de produção associados a essa campanha foram de R$ 20.000,00. 

ROI = ((150.000 – 20.000 – 50.000) / 50.000) x 100

ROI = 160%

O resultado obtido foi de 160%, o que indica que a empresa teve retorno com a campanha de marketing.

Ticket médio

O ticket médio é uma métrica utilizada para identificar quanto um cliente gasta no seu site. Para saber, é só calcular a receita de vendas pelo valor de pedidos.

Em um cenário hipotético, sua empresa vendeu dois pedidos de R$ 100,00, logo o total do faturamento será de R$200,00, e o valor médio de cada um desses pedidos será de R$ 100,00.

Com essas informações, você consegue entender melhor o comportamento do seu público e, assim, melhorar sua estratégia de vendas.

Taxa de carrinho abandonado

A Taxa de carrinho abandonado ajuda o e-commerce a mensurar a quantidade de clientes que desistiram da compra, ou seja, abandonaram o carrinho. 

Se a métrica estiver alta, pode ser um indício de que a empresa precisa analisar as formas de pagamento disponíveis e os valores do frete.

Para calcular essa taxa, você deve utilizar o seguinte cálculo:

Taxa de abandono de carrinho = (quantidade de visitantes que não completaram o checkout / quantidade de pessoas que iniciaram o checkout) x 100

Imagine que 700 pessoas visitaram seu e-commerce, mas apenas 300 finalizaram a compra, as outras 400 pessoas desistiram. Para saber a taxa de abandono de carrinho, você faria o seguinte cálculo:

Taxa = (400/700) x 100

Taxa = 57%

Tráfego

Quanto mais visitas ao site, a tendência é que mais leads sejam convertidos em vendas. Por isso, é essencial contar com uma ferramenta que avalie essa informação. 

Se ao fazer isso, você se deparar com o número baixo, é importante investigar o motivo. Logo, a ferramenta Google Analytics é uma excelente alternativa para encontrar dados sólidos, tanto para quem atua em marketplaces quanto para quem possui seu próprio site.

Mesmo aqueles que têm um negócio em um marketplace, podem acessar o número de visitas, impressões de seus anúncios e outras métricas relevantes

Afinal, apesar de conter ferramentas de análise para seus vendedores parceiros, as informações compartilhadas podem variar de uma plataforma para outra.

Taxa de conversão

É preciso prestar atenção na taxa de conversão. Não basta ter um número significativo de tráfego no site, se ele não gerar vendas. Logo, a taxa de conversão é outra métrica imprescindível para avaliar quantas pessoas acessaram seu site e adquiriram algum produto.

O cálculo que precisa ser feito é:

Taxa de conversão = n.º vendas / n.º visitantes * 100

Apesar de não existir um número exato considerado bom ou ruim, de acordo com a Forrester Research, uma empresa norte-americana de pesquisa de mercado, ele deve estar na média de 1,5%.

Suponha querer aumentar as vendas do seu marketplace, ao monitorar sua taxa de conversão, você identificou que 100 visitas para a sua loja resultam, em média, 5 vendas, então a sua taxa de conversão é de 5%.

Ao usar essa métrica, é possível analisar quaisquer padrões ou tendências de tráfego e quais áreas podem ser melhoradas para gerar mais vendas, talvez ajustar o preço, melhorar as descrições de produtos, atualizar as fotos, criar promoções, entre outros.

A taxa de conversão deve ser utilizada para melhorar a performance da loja no marketplace, com objetivo de atrair novos clientes.

Conclusão

A análise de desempenho é um recurso útil para diferentes contextos de um negócio, principalmente aqueles que exijam avaliação de desempenho. Somando essa ferramenta a plataformas de otimização e tecnologia, ela pode ser uma verdadeira potência para o crescimento de suas vendas nos marketplaces.

A Magis5 trabalha com a automação, a integração e a gestão completa do seu negócio nos marketplaces, gerando relatórios com todas essas informações necessárias para você avaliar a saúde da sua empresa, o que inclui lucros, prejuízos, bem como possíveis melhorias e, assim, garantir mais vendas.

Conheça, agora, a função de relatórios financeiros da Magis5 para o seu negócio. 

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Magis5

Magis5 é uma plataforma líder em automação de vendas para marketplaces, focada em conectar e-commerces aos maiores players do mercado. No blog da Magis5, compartilhamos insights valiosos sobre o universo do e-commerce, automação de processos, estratégias de vendas e as melhores práticas para otimizar a gestão de marketplaces. Nosso objetivo é ajudar lojistas a crescer de forma sustentável, utilizando tecnologia de ponta para transformar desafios em oportunidades.
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