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imagem ilustrativa representando o e-commerce e suas vendas

E-commerce: quais são os principais erros do empreendedor em seus canais de venda?


Está dando os primeiros passos no e-commerce e se deparando com desafios? Pensando nisso, eu, Cláudio Dias, CEO do Magis5, decidi escrever este artigo.

Conforme o negócio cresce, é natural que novas dificuldades surjam. Nos primeiros momentos de uma nova empresa, especialmente no ambiente digital, muitas vezes não é possível simplesmente aumentar os custos operacionais com contratações ou expansão de equipe. Pelo contrário, a redução de despesas acaba se tornando uma prioridade.

Por isso, é fundamental contar com métodos que simplifiquem e otimizem os processos operacionais, permitindo que seu e-commerce cresça de forma eficiente, sem deixar de lado a economia de recursos financeiros.

Se você está passando por essa fase, não se preocupe. Vou clarear o caminho e ajudar a trilhar o sucesso do seu negócio. Vamos juntos?



Abrir um novo negócio não é fácil, certo?


Independentemente do nicho, começar um empreendimento exige muitas decisões e envolve custos que demandam tempo e planejamento. Ao abandonar a CLT ou qualquer outro modelo de renda, o empreendedor se depara com uma série de desafios que precisam ser superados.

No passado, a maioria pensava em empresas físicas, como restaurantes, padarias ou lojas de roupas. Hoje, o comércio eletrônico ocupa cada vez mais espaço no mercado, permitindo que empreendedores iniciem seus negócios de casa, vendam produtos online e economizem em despesas como aluguel e outros custos operacionais. Além disso, já não é necessário criar um site próprio para começar a vender.

Apesar dessas facilidades, ainda há muito com o que se preocupar. A gestão de tempo é uma questão essencial, especialmente para aqueles que gerenciam o negócio sozinhos ou com equipes pequenas. Muitas atividades manuais precisam ser feitas até que o produto chegue ao cliente.

Muitos empreendedores ainda mantêm empregos formais enquanto administram suas lojas virtuais. Isso torna os dias mais cansativos e traz inseguranças sobre se tornar seu próprio chefe. Além do processo de vendas, também é importante pensar no pós-atendimento. Não basta apenas vender, é fundamental conquistar a lealdade dos clientes, que podem voltar a comprar e até recomendar a loja para outros.

Neste artigo, falarei sobre como expandir seu negócio nos diversos canais de vendas disponíveis, aumentar o faturamento e gerenciar melhor o tempo. Tudo isso com base na minha experiência e em dados relevantes para qualquer gestor.

Se o seu objetivo é escalar seu e-commerce e transformá-lo na sua principal fonte de renda, siga com a leitura, empreendedor!


Comércio brasileiro: o que mudou nos últimos anos e como as empresas se adaptaram?


Empreender no Brasil sempre foi um desafio. O país enfrenta uma série de burocracias que dificultam a abertura de lojas, sejam físicas, virtuais ou híbridas, além de altos custos operacionais e uma cultura empreendedora em evolução.

Diante dessas dificuldades, muitos empreendedores optam por manter seus empregos CLT enquanto tocam seus próprios negócios, buscando uma fonte de renda estável para sustentar suas iniciativas. A pandemia também levou muitas pessoas a procurarem novas formas de sustento após perderem seus empregos.

De acordo com o Serasa, em 2023, uma média de 12 empresas foram abertas por minuto no Brasil. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) lideraram, representando 77% dos novos negócios, seguidos pelas Sociedades Limitadas, com 18%, enquanto as Empresas Individuais e outras categorias ficaram com 2,6% e 2,1%, respectivamente. Esses dados mostram como o MEI domina o cenário empreendedor, com muitos iniciando sozinhos ou com equipes reduzidas.

Ao iniciar uma loja virtual e inseri-la em marketplaces, você assume diversas responsabilidades, como publicar anúncios, cadastrar produtos, gerenciar clientes e negociar com fornecedores. Se apenas o Mercado Livre já exige muito esforço manual, imagine operar em vários canais de venda simultaneamente? No entanto, limitar-se a um único marketplace pode restringir o crescimento do seu negócio.

Nos próximos tópicos, abordarei a importância de estar presente em múltiplos marketplaces e como otimizar a gestão do seu e-commerce para aumentar sua reputação e alavancar suas vendas.


Seu e-commerce precisa estar em múltiplos marketplaces?


Nos tópicos anteriores, abordamos as barreiras iniciais para começar sua própria loja. No entanto, quando seu negócio já está em um marketplace ou até em seu próprio canal de vendas, o objetivo de todo lojista é gerar retorno e expandir o mais rápido possível.

Contudo, permanecer em apenas um canal de vendas pode limitar seu alcance e reduzir as chances de encontrar novos clientes. Dúvidas comuns que surgem nesse processo incluem:


  • Por que é importante estar em múltiplos canais?
  • Como integrar novos marketplaces?
  • Será que isso é necessário para o meu negócio agora?


Por que o seu e-commerce deve estar em mais de um marketplace?


Estar em diversos marketplaces amplia os horizontes do seu e-commerce e oferece mais vantagens do que se manter em um único canal. A seguir, listei os três principais motivos para considerar essa estratégia:


1. Maior autoridade para sua marca

Estar presente em mais de um canal de vendas é uma das formas mais eficazes de sua marca se tornar mais conhecida e ganhar autoridade. É importante que isso seja feito de forma alinhada às boas práticas, para minimizar erros – um tema que abordarei mais adiante.

Para entender a importância dessa estratégia, basta pensar em marcas consolidadas, como a Coca-Cola. Há mais de 100 anos no mercado, a Coca-Cola não vende apenas refrigerantes, mas proporciona experiências que marcaram gerações. Apesar de ser uma das maiores companhias do mundo, a marca continua a estar presente em diversos canais de vendas e comunicação.

Esse exemplo mostra que todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam se manter visíveis onde seus clientes estão.


2. Mais oportunidades de vendas

Segundo estudos, os marketplaces representam cerca de 67% das vendas globais do e-commerce. Entre os maiores estão Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Shopee. Esses dados mostram o crescimento constante das vendas nos marketplaces.

Há quem tenha receio de não conseguir vender ou atender à demanda ao entrar em mais de uma plataforma. No entanto, expandir os canais de vendas é essencial para escalar seu negócio. Especialmente no início, ter acesso a mais plataformas expande a visibilidade do seu portfólio e o aproxima de seu cliente ideal.

Com o aumento nas vendas, sua marca ganha mais avaliações e reconhecimento. E, com as medidas adequadas, você pode manter uma boa reputação nos marketplaces, o que reforça a confiança dos clientes.


3. Mais conhecimento sobre seu público

Além de fortalecer a marca e aumentar as vendas, estar presente em múltiplos marketplaces também ajuda a entender melhor o público-alvo. Para começar um e-commerce, é importante ter uma ideia de quem será seu cliente, estimar renda, gênero e outros fatores. Entretanto, ao vender mais, você terá mais dados concretos para refinar o perfil da sua persona.

Entender sua persona – o cliente ideal – vai além de dados demográficos. É saber sobre seus sonhos, necessidades e comportamentos. Vender em mais canais oferece mais oportunidades de interação com seus clientes, permitindo que você ajuste suas estratégias para alcançar um público mais engajado.

Ao responder dúvidas, ler e fornecer feedbacks nas avaliações, você cria novas oportunidades para fidelizar clientes e impulsionar futuras vendas.


Como devo começar a integrar minha loja?


Iniciar seu e-commerce em diversos marketplaces pode parecer um processo exaustivo se for feito manualmente, pois você precisará cadastrar todos os produtos e anúncios em cada plataforma em que sua loja está presente.

No tópico anterior, discutimos a importância de ter mais locais para vender virtualmente. Para facilitar esse processo, é essencial não apenas contar com ferramentas que agilizem as tarefas manuais — que serão abordadas mais adiante no artigo —, mas também ter um entendimento profundo sobre cada marketplace e os nichos que eles atendem melhor.

É fundamental realizar uma análise das plataformas disponíveis, compreendendo suas diferenças e como o comportamento do consumidor varia entre elas. Por exemplo, a Amazon identificou a demanda do mercado de livros e implementou uma estratégia agressiva de preços, consolidando-se como a maior vendedora de livros do país.

Com essas informações, você poderá avaliar se faz sentido para o seu e-commerce estar presente naquele marketplace específico. Uma vez que a análise esteja feita e você esteja convicto da escolha, pode proceder com a integração da sua loja às plataformas selecionadas.


É realmente necessário estar em mais de um marketplace na atual situação do meu negócio?


Você já teve a oportunidade de entender as mudanças no comércio brasileiro e como muitos negócios migraram para o digital ao longo dos anos, especialmente durante a pandemia. As incertezas ainda permeiam o ambiente empreendedor, e mesmo com o conhecimento adequado, pode haver o receio de se arriscar na expansão do negócio e enfrentar prejuízos.

No entanto, é importante reconhecer que, embora os marketplaces impliquem taxas de comissão e custos de frete, eles são os locais onde os consumidores preferem adquirir produtos. Plataformas como Magalu, Shopee e Mercado Livre oferecem a confiança que os clientes buscam.

Mesmo que seu negócio ainda esteja no início ou enfrente dificuldades financeiras, vale a pena avaliar os pontos discutidos anteriormente e considerar a presença em canais onde seu público está. Ao se preparar para essa jornada, também é crucial estar ciente dos principais erros que os lojistas costumam cometer ao operar em marketplaces.


5 erros primários que cada vendedor deve evitar para escalar seu negócio


Crescer sua loja e ter mais pedidos são passos importantes para aumentar seu faturamento e garantir que seu comércio eletrônico se torne sua principal fonte de renda. No entanto, para que seu e-commerce tenha sucesso nos marketplaces, é fundamental evitar erros frequentes que podem ocorrer durante o crescimento do seu negócio, como:


1. Dificuldade ao criar anúncios em diferentes plataformas


Para criar anúncios, o lojista precisa se preocupar com títulos e descrições que se adequem ao marketplace em que está inserido, utilizando estratégias persuasivas. No entanto, ao estar em mais de uma plataforma, é necessário adaptar cada anúncio às especificidades de cada site. Realizar essa tarefa manualmente se torna exaustivo, especialmente quando sua loja está em múltiplos marketplaces. Por isso, é importante utilizar ferramentas que automatizem esses processos e reduzam a possibilidade de erros devido a divergências de informações.


2. Problemas ao precificar seus produtos


Precificar seus produtos de forma incorreta pode resultar em prejuízos significativos. Cada marketplace possui taxas de comissão que podem influenciar o preço do seu portfólio. É essencial calcular essas taxas, que podem ser fixas ou percentuais, juntamente com sua margem de lucro desejada. O erro na precificação é comum, especialmente para lojistas que não têm uma equipe grande para monitorar cada aspecto. Utilizar uma planilha de precificação pode ser uma boa estratégia para evitar esse tipo de erro.


Veja também: Calculadora de precificação: simplifique o cálculo do preço ideal e da margem de lucro


3. Gestão de estoque


A má gestão de estoque é um dos principais erros ao iniciar um negócio. Manter um controle rigoroso dos produtos disponíveis, aqueles que estão se esgotando e os que já foram vendidos é crucial para manter uma boa reputação nos marketplaces. Imagine a frustração de um cliente ao comprar um produto e, após finalizar a compra, receber a mensagem de que ele está esgotado. Isso pode ocorrer com frequência se o lojista não tiver um controle eficaz. Utilizar um sistema de identificação de produtos, como o SKU, facilita a gestão de estoque e a automação dos processos, permitindo que você invista em estratégias mais eficientes.


4. Problemas com expedição


Os marketplaces valorizam entregas rápidas e dentro do prazo. Atrasos ou não entrega de mercadorias podem afetar seu posicionamento e reputação nas plataformas. Atualmente, as reclamações de compras online continuam a ser uma preocupação, com atrasos frequentemente relatados pelos consumidores. Para garantir uma expedição eficiente e manter uma boa reputação, é fundamental ser honesto quanto aos prazos de entrega. Além disso, considere utilizar sistemas logísticos oferecidos pelos marketplaces, que podem otimizar suas operações.


5. Muitos gastos com mão de obra


Ter mais colaboradores pode parecer um sinal de crescimento, mas é importante avaliar se o custo da mão de obra é realmente necessário. Algumas tarefas podem ser realizadas através de ferramentas que automatizam processos. Nem sempre uma equipe maior significa maior qualidade e desempenho. Avaliar se as funções podem ser automatizadas ajudará a otimizar seus investimentos e garantir um melhor retorno.


Quais ferramentas do mercado podem impulsionar seu negócio e otimizar seu tempo?


Você já leu neste artigo sobre como sua loja pode perder oportunidades ao depender exclusivamente de um único marketplace e quais os erros mais comuns na gestão do seu e-commerce. Agora, é hora de explorar as ferramentas mencionadas anteriormente que podem potencializar o desempenho da sua loja.

Os ERPs, hubs de integração e automação tornam-se aliados essenciais a partir do momento em que você decide vender online, mesmo que sua demanda atual seja de apenas cinco pedidos por semana. Seu objetivo é crescer e aumentar vendas; portanto, estar preparado para o futuro é fundamental.

Utilizar ferramentas que economizam seu tempo, integradas a diversos marketplaces e que automatizam processos que consumiriam horas do seu dia é priorizar o crescimento do seu e-commerce.

Com essas soluções, você poderá desenvolver estratégias e oferecer um bom atendimento ao cliente, proporcionando uma entrega eficaz, rápida e com produtos de qualidade.

As ferramentas de integração e automação oferecem as seguintes vantagens:


  • Melhor controle do estoque
  • Automatização da expedição
  • Impressão automática de notas fiscais e etiquetas
  • Gestão em múltiplos marketplaces
  • Cadastro e precificação de produtos em diversas plataformas


Essas são apenas algumas funcionalidades que essas ferramentas podem proporcionar. É importante que você pesquise cada uma delas para identificar qual hub ou ERP se adapta melhor ao seu e-commerce.

Não é necessário investir em várias ferramentas, pois isso pode aumentar seus gastos. Ter uma única solução que atenda às necessidades do seu negócio, automatizando processos e integrando-se aos marketplaces alinhados à sua loja, será suficiente para escalar seu negócio.

Considere não apenas o curto prazo, mas também como essas ferramentas podem potencializar seu crescimento a médio e longo prazo.

Para entender melhor a diferença entre cada uma dessas soluções, recomendo a leitura do artigo: Qual é a diferença entre um ERP e um hub de integração?.


Quer ter acesso a mais conteúdos valiosos que ajudarão seu e-commerce a escalar e a aplicar estratégias assertivas? Acompanhe nossos blog e fique por dentro de uma variedade de assuntos relacionados ao mercado digital e marketplaces.

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Claudio Dias

Cláudio é Co-founder e CEO do Magis5 e possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Agora, está construindo uma startup para revolucionar o ecossistema de e-commerce brasileiro com estratégias inovadoras e que mudam a vida de outros empreendedores.
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