Um dos maiores marketplaces asiáticos chegou ao Brasil com a promessa de balançar as estruturas do e-commerce, a Shopee um gigante da Ásia que oferece milhares de produtos no Brasil e no mundo.

O que é a Shopee?

A Shopee é um marketplace que faz parte do grupo Sea, a empresa que mais valoriza no mundo.

Segundo mobile app Annie, uma companhia de análise do mercado, a Shopee ficou em primeiro lugar na média MAU (usuário ativo mensal) no terceiro trimestre de 2019, e liderou os downloads no Sudeste Asiático durante este  período.

O app mobile da Shopee foi o quinto aplicativo mais baixado na categoria de compras em todo o mundo em 2019 e atualmente, ocupou a 1ª posição no número de downloads no Brasil na mesma categoria, ultrapassando marketplaces de peso como Mercado Livre e Magazine Luiza.

Hoje, o volume de vendedores da base batem de frente com os grandes players do e-commerce brasileiro e ganha tamanha notoriedade, ainda, por ter taxas de comissão favoráveis ao vendedor e uma barreira de entrada baixa, devido a facilidade de cadastro e possibilidade de registro por CPF.

Shopee: O novo queridinho dos sellers brasileiros

Com uma nova sede em São Paulo desde 2019, a Shopee, criada em Singapura, chegou de forma bastante agressiva ao mercado nacional. 

Segundo a última atualização, a taxa de comissão fixa é de 12% sobre o valor do produto, podendo subir para 18% se o vendedor optar pelo Pacote de Frete Grátis, o qual permite um acréscimo de 3 cupons de frete grátis para o seller oferecer a sua base de clientes.

Para quem não opta pelo pacote, ainda recebe 2 cupons gratuitamente, o que se tornou peça chave na imagem de marca da Shopee.

O frete grátis em compras acima de R$20,00, com os cupons limitados, funcionou muito bem com o consumidor brasileiro, o qual tem dentre seus principais tomadores de decisão o seu valor e o prazo de entrega. Segundo a pesquisa E-commerce Trend, da empresa de marketing digital Rock Content, 82,3% dos abandonos de carrinho são devido ao frete estar com valor elevado.

Ademais, a taxa da comissão incide apenas sobre o preço do produto. Ou seja, se a mercadoria do seu anúncio custa R$100,00, e o preço do frete custar R$35,00, a comissão será cobrada apenas sobre R$100,00. Em outros marketplaces, isso pode não ocorrer, sendo a comissão incidida sobre o valor do produto mais o valor total ou parcial do frete.

Na Shopee, portanto, mesmo quando não houver frete grátis, o valor da comissão é favorável ao vendedor.

Shopee marketplace app

Vale a pena vender na Shopee?

Um diferencial importante desse marketplace é a chamada “Garantia Shopee”, esse recurso retém temporariamente o dinheiro para garantir que a transação seja concluída com êxito e, isto faz com que o consumidor fique seguro na hora de realizar suas compras e o vendedor também não corre riscos.

O marketplace já possui mais de 10 milhões de vendedores ativos e hoje, 95% de todas as vendas são feitas pelo celular.

A Shopee vem investindo fortemente em tecnologia e segurança e além de ser o maior app de compras da Ásia, possui mecanismos de avaliações de usuários e rastreios de pedidos para dar tranquilidade aos compradores e sellers da plataforma.

Dicas para vender na Shopee

Na plataforma da Shopee é possível encontrar produtos dos mais diferentes tipos, porém segundo relatos dos vendedores e clientes Magis5 que já possuem integração com o marketplace, mercadorias com um ticket médio menor estão liderando as vendas na plataforma.

Siga dicas para aumentar as suas vendas na Shopee:

  1. Para evitar o cancelamento dos seus pedidos, envie seus produtos dentro do prazo determinado para aumentar sua reputação e construir autoridade e fidelidade com o seu cliente
  2. Não utilize produtos falsificados e escreva descrições detalhadas e títulos que ajudem o consumidor a encontrar sua loja dentro do marketplace
  3. O chat da Shopee é um excelente recurso para fornecer respostas rápidas aos compradores, use-o para tirar dúvidas, dar informações necessárias para vender mais
  4. Utilize a Central de Marketing da Shopee para direcionar as campanhas de tráfego pago para sua loja e criar uma forte identidade para seu negócio
  5. Antes de escolher um nicho de produtos, faça uma pequena validação e teste quais são as mercadorias que possuem mais venda, após validados, invista fortemente na categoria.

Vários vendedores já realizaram milhares de vendas em poucos meses e agora resta saber quais serão as ações tomadas pelos concorrentes, especialmente pelo Mercado Livre que pelo que se nota é o Marketplace líder de mercado no Brasil e na América Latina.

Publicidade da Shopee

Possivelmente, você já viu alguma propaganda da Shopee no YouTube ou nos intervalos dos principais canais da televisão brasileira. Esse investimento incide sobre o aumento considerável da base de clientes que, cada vez mais, vão perdendo o estigma de que o marketplace não seja um lugar confiável para comprar produtos.

Aliás, além da publidade para potenciais clientes, a plataforma tem investido em Webinars para a divulgação de ferramentas para e-commerce que a marca confia a sua base de vendedores. A divulgação é feita pela própria Shopee e empresas parceiras, sendo os convites enviados por e-mail.

Já dentro da plataforma, existe o ShopeeAds, que auxilia os vendedores a fazer campanhas com seus anúncios para impactar um número maior de pessoas.

Como funciona o ShopeeAds?

Na Central do Vendedor, existe uma aba do ShopeeAds que ao ser acessada é possível recarregar a carteira para começar a promover os anúncios. O valor mínimo, aliás, é de R$50,00 iniciais.

Na página é possível clicar em um botão que está escrito “+ Anúncios de palavras-chave”, onde você pode selecionar os anúncios que pretende alavancar e, então, é só clicar em “confirmar” e terminar de configurar, abaixo, o limite de orçamento, a duração da campanha e, claro, as palavras-chave desejadas.

Para quem está começando, o ideal é não cadastrar muitos anúncios para testar o orçamento. Também, investir gradualmente para favorecer os testes e encontrar os produtos que melhor ranqueiam no marketplace.

Vale ressaltar que o importante não é o número de impressões, mas o número de conversões. Por isso, baseie suas métricas no CTR (razão entre número de cliques e impressões) e adapte suas palavras-chave frequentemente para ter melhores resultados.

Como vender na Shopee

Vender na Shopee é simples, basta o vendedor preencher um formulário no próprio site e aguardar o contato da equipe comercial por meio desse link.

Fazer a gestão de pedidos em razão do grande número de pedidos que a Shopee vem recebendo, pode se tornar um problema se não houver uma ferramenta de gestão adequada, para isto o Magis5, um dos primeiros hubs de automação que possuem integração com esse marketplace está fornecendo condições especiais para lojistas da Shopee. 

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Claudio Dias

Claudio Dias

Cláudio é Co-founder e COO do Magis5 e possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech