O Magazine Luiza começou a sua digitalização em 1999, mas foi apenas em 2016 que foi criado o Magalu Marketplace, a proposta que permitia que outras lojas virtuais vendessem dentro de sua plataforma.

Em 2021, o canal de vendas foi, até então, o 3º marketplace com maior número de acessos, segundo dados da agência de SEO Conversion. Além disso, o volume de acessos mensais superaram 21 milhões, o que indica a relevância da empresa no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui, vamos apresentar o Magazine Luiza, as oportunidades para os vendedores e o novo investimento do marketplace. Boa leitura!

Primeiramente, como surgiu o Magalu Marketplace?

A primeira loja do Magazine Luiza foi criada no interior de São Paulo, em Franca, em meados de 1950. No entanto, a sua transformação digital começou a partir de 1999 com a abertura de sua loja virtual.

Com as oportunidades que foram surgindo, principalmente após a empresa lançar seu IPO, em 2011, e ser listada na bolsa de valores, a empresa criou, em 2016, um marketplace, o qual abria a plataforma digital para cadastro de outras lojas virtuais. Nesse mesmo ano, o Magazine Luiza teve seu melhor desempenho com suas ações na bolsa, assim como em 2017.

Em 2019, ainda, a empresa passou a adotar o nome “Magalu” para modernizar a imagem da marca e se comunicar de uma forma mais popular.

A partir disso, a empresa ganhou notoriedade no comércio eletrônico. O Magalu Marketplace possui mais de 21 milhões de acessos mensais, e tem ampliado sua colaboração com a aquisição, em 2021, da KaBuM!, principal marketplace para categorias de eletrônicos e games.

Durante a pandemia, houve, também, uma expansão de categorias disponíveis na plataforma, passando a vender produtos de supermercado e, posteriormente, investindo no segmento de moda sustentável.

Estima-se que, hoje, o valor de mercado do Magalu seja de aproximadamente 4 bilhões de reais.

Mas afinal, quanto custa vender no Magalu Marketplace?

Segundo a última atualização, a taxa de comissão para o vendedor é de 16% para todas as categorias. O repasse do valor líquido da transação, já descontada a taxa de comissão, é repassado semanalmente ou mensalmente, conforme a opção do vendedor.

No entanto, para quem se cadastrar como novo vendedor até 30 de Novembro de 2021, a comissão será de 8%. A condição é válida até 31 de Dezembro de 2021, e após esse período a comissão volta a 16%.

Quanto a pagamentos parcelados, o pagamento do marketplace acompanha as parcelas. Dessa forma, se um cliente parcelar a compra em 10 vezes, o repasse do dinheiro seguirá durante esse período. 

No entanto, há a possibilidade do repasse ser feito antecipadamente pelo Magalu Marketplace. Para que isso ocorra, basta contratar o serviço adicional de antecipação automática e será cobrado um adicional sobre a taxa de comissão.

Vale ressaltar que os pedidos acima de R$79,00 recebem frete grátis e o custeio do valor do frete tem relação direta com a quantidade de envios sem atraso. Ou seja, o Magalu Marketplace cobra do vendedor um bom sistema logístico para oferecer uma melhor experiência para o consumidor.

Para saber tudo sobre como é a cobrança do valor do frete no Magazine Luiza, leia nosso Manual de Política de Frete dos Marketplaces aqui.

Benefícios do Magalu Marketplace

Existem diversos benefícios para vender no Magalu Marketplace, dentre eles o Magalu Entregas, um dos principais investimentos da empresa em 2021, e o Magalu Ads.

Magalu Entregas

O Magalu Entregas é a solução logística, ou fulfillment do Magalu Marketplace, que auxilia o vendedor na expedição e envio dos pedidos e permite que ele ofereça fretes mais competitivos sobre seus produtos.

Dentre os benefícios, pode-se destacar:

  • Fretes mais baratos;
  • Etiqueta personalizada do Magalu Entregas;
  • Serviço automático de tracking para monitorar e rastrear o pedido;
  • Prazos mais competitivos;
  • Maior segurança na expedição;
  • E um filtro exclusivo no marketplace, que segmenta os produtos e aumenta as chances do seu anúncio aparecer para os usuários.
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A solicitação desse serviço pode ser feita dentro do Portal do Magalu, onde o vendedor vai preencher seus dados e, se o contrato for aceito, a ativação será feita em até 24 horas.

Algumas dos requisitos para a aprovação do vendedor no serviço de fulfillment do Magalu são:

  • Comercializar produtos que não excedam 100 cm de largura, altura ou comprimento e a soma de todos os lados (largura + altura + comprimento) não pode ultrapassar 200 cm;
  • Os produtos não podem exceder 30 quilos;
  • O lojista precisa ter um bom índice de reputação e atendimento ao cliente.

Magalu Ads

O Magalu Ads é um serviço de mídia paga que permite que o vendedor impulsione seus anúncios dentro do Magalu Marketplace.

A publicidade paga funciona como os demais serviços semelhantes, como Google Ads, e permite que o vendedor segmente o público e o estágio da jornada de compra que determinado grupo de pessoas será impactado.

Dessa forma, é possível aumentar consideravelmente as chances dos usuários verem seus anúncios no momento ideal que você imaginar ser estratégico para fechar vendas.

Para começar, basta acessar o portal do Magalu Ads dentro da plataforma e seguir esse passo a passo:

  • Trace uma estratégia, anotando inicialmente seus objetivos;
  • Crie um catálogo com anúncios que chamem a atenção: fotos que foquem no produto (lembre sempre do fundo branco), e capriche no título e na descrição;
  • Defina sua campanha com o período de tempo que ela irá performar e qual o orçamento limite disponível para que ela funcione.

Para saber mais sobre como criar bons títulos e boas descrições, você pode assistir ao vídeo sobre Customer Experience e saber mais!

Como começar a vender no Magalu Marketplace?

Primeiramente, é preciso separar toda a documentação. Você pode encontrar uma lista com todos os documentos necessários aqui.

Então, basta acessar o Portal Magalu e preencher o cadastro, e o time de vendas do Magazine Luiza entrará em contato com você o mais rápido possível.

Magalu Marketplace e Magis5

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Arthur Pontara

Arthur Pontara

Analista de Inboung Marketing no Magis5, mineiro, aspirante a cineasta, apaixonado por tecnologia e inovação entre os jovens empreendedores. Para falar com Arthur, basta enviar um e-mail para arthur.pontara@magis5.com.br