Não basta estar presente, é preciso saber como anunciar no Mercado Livre. O maior Marketplace do Brasil chegou apenas no primeiro trimestre a um total de 299,5 milhões de anúncios publicados na plataforma.
Que o mercado é competitivo isso você já sabe, mas o que você pode não saber ainda é que existe um guia completo de como anunciar no Mercado Livre, criar o anúncio “perfeito” e fazer com que os seus produtos passem a ter mais destaque na plataforma.
Neste artigo iremos te mostrar o passo a passo de como anunciar o seu produto no Mercado Livre, seguindo as diretrizes da plataforma, melhorando o seu ranqueamento e aprimorando as estratégias de comunicação necessárias para se destacar dos concorrentes.
Então, se você quer ter acesso a todas as informações e estratégias para sobressair no mercado, acompanhe a leitura.
O que você vai encontrar nesse artigo?
- 1 Entenda como a plataforma funciona
- 2 Como anunciar no Mercado Livre e fazer um anúncio perfeito?
- 3 Escreva um título claro e atrativo
- 4 Descrição detalhada e de encher os olhos
- 5 Escolha a melhor categoria para seu produto
- 6 Fotos de qualidade e com palavras-chave
- 7 Informe qual seu estoque
- 8 Atenção ao preencher a ficha técnica
- 9 Tenha um preço competitivo dos seus concorrentes
Entenda como a plataforma funciona
Antes de começar a anunciar qualquer produto em algum marketplace, antes é preciso entendê-lo por completo. E por um deslize você pode acabar tendo sua conta suspensa e sofrer prejuízos diretamente no faturamento.
As principais causas de suspensão da conta dentro do Mercado Livre são:
- Suspensão por falta de pagamento;
- Venda de itens proibidos dentro do marketplace;
- Negociar com várias contas;
- Usar linguagem inapropriada;
- Descumprir a compra e/ou a venda;
- Ser menor de idade;
- Uso de técnicas proibidas.
Algumas delas estão diretamente ligadas ao que pode ou não ser anunciado pelo vendedor na plataforma e para conferir a lista completa destes itens proibidos basta acessar o link.
Sabemos que uma vez ou outra acontece de escapar da memória alguns dos regulamentos, o que pode gerar a suspensão da conta temporária dentro da plataforma. Quando isso acontecer, confira o vídeo que para essa situação:
Agora que já resolvemos um possível problema com a conta suspensa na plataforma, vamos partir para o tema principal do texto: Como anunciar no Mercado Livre e como ter um anúncio perfeito. Acompanhe a leitura.
Como anunciar no Mercado Livre e fazer um anúncio perfeito?
Um anúncio perfeito no Mercado Livre é uma junção entre conhecer como a plataforma funciona, a preferência dos consumidores e escrita atrativa. Infringir algumas políticas do e-commerce pode te jogar lá para baixo nas buscas, pois implica penalização.
Quando falamos sobre escrita atrativa, estamos também tratando do uso de palavras certas para cada produto. Antes de ser conquistado pela qualidade do consumidor é atraído pelo anúncio.
Pesquise as palavras-chave no Mercado Livre
Usar as palavras-chave corretas te ajuda a ficar nas primeiras colocações. Assim, quando um shopper do Mercado Livre procurar por seu produto, suas chances de conversão aumentam.
É possível se beneficiar até mesmo das pesquisas no Google, ao escolher os termos corretos nas sugestões dadas na barra de pesquisa. Como exemplifica a imagem abaixo.
Como é de se presumir, estar bem posicionado maximiza as chances de o possível cliente clicar no seu anúncio. Afinal, não basta que o anúncio esteja bem escrito, é preciso que ele seja visto pelo maior número de pessoas.
O achismo não é a melhor maneira de escolher as palavras-chave mais promissoras. É necessário que você pesquise antes de pensar em técnicas de copy e outros artifícios para saber a melhor forma de como anunciar no Mercado Livre.
Uma saída que permite uma efetividade maior na escolha das palavras-chave é utilizar a ferramenta que a própria plataforma disponibiliza: a página de tendências.
Nela é possível ver quais os termos mais usados para buscar os produtos do nicho da sua loja virtual. Assim você
pode sistematizar em uma planilha aqueles que mais se encaixam para serem utilizados futuramente.
Incremente com buscas quentes no Google
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), para determinar o comportamento dos consumidores, revelou que 97% deles pesquisam os produtos na internet antes de efetuar a compra.
E 73% destes consumidores acabam comprando via online do que nas lojas físicas, ou seja, o primeiro contato do seu cliente é feito através de buscas diretas em ferramentas de busca como o Google.
Por isso é importante que o vendedor saiba como direcionar seus anúncios para que fiquem bem posicionados e assim estejam na primeira página de acesso do seu cliente e tenha mais chances de converter em venda.
Para isso separamos duas ferramentas que podem ajudar nesse processo, o foco delas é facilitar encontrar as palavras-chave que mais se encaixam dentro do perfil da sua loja virtual e ajudar no ranqueamento e nas boas práticas de SEO dos anúncios. Confira:
As pessoas também perguntam – Google
Além da primeira forma que comentamos no tópico anterior sobre usar as próprias sugestões que o Google completa ao pesquisar um determinado tipo de produto como o exemplo do sapato, também existe um segundo campo “as pessoas também perguntam”.
Essas respostas são justamente as perguntas mais pesquisadas pelos usuários e que, se usadas da forma correta podem ajudar a encontrar uma forma mais direcionada de chegar até o cliente. Entregando justamente a resposta para o que ele pergunta.
Uma segunda ferramenta também que o Google oferece é o Google Trends, uma ferramenta gratuita que possibilita oportunidades certas para suas estratégias no meio digital.
Google Trends
A exemplo das tendências do Mercado Livre, o Google Trends mostra quais os termos mais quentes do momento. Também há como ver a tendência de pesquisas de uma palavra-chave ao longo do tempo.
Outro ponto interessante é descobrir qual termo é mais pesquisado quando comparado com outro. Dessa maneira, é possível decidir qual palavra-chave será a principal.
Como é possível ver na imagem, a palavra “sapato” é mais pesquisada pelos usuários do Google do que a palavra “calçado”, a primeira, chegando a quase 100 vezes no período da pesquisa de abril de 2021 a fevereiro de 2022.
Uma segunda ferramenta para busca de palavras-chaves é o Ubersuggest, esta que oferece uma versão paga para aqueles usuários que desejam fazer um volume maior de pesquisa.
Ubersuggest
A ferramenta de Neil Patel mostra o volume de buscas mensais e ainda dá sugestões de outras palavras-chave. Dessa forma, você consegue entender qual conjunto de expressões pode usar para em seu anúncio no Mercado Livre e, de quebra, no Google.
Além disso, o Ubersuggest, entrega os dados de SEO de cada palavra. Qual a posição que o item de interesse costuma se posicionar e assim permite que o usuário entenda o quão competitivo ele precisa ser, para que seu anúncio seja bem posicionado no Google.
É possível realizar até três consultas gratuitas por dia. Com uma assinatura mensal esse número é ilimitado, mas as informações principais são disponibilizadas de forma gratuita como o volume de pesquisa, a dificuldade de SEO e o custo por clique.
Como você já pode perceber um só produto pode ter vários nomes diferentes. É sempre bom lembrar que estar presente em uma plataforma como o Mercado Livre permite que sua loja virtual alcance cada canto do país, sendo assim diferentes sotaques e termos regionais.
Então variações são sempre importantes para que um único produto possua um maior alcance e com isso possibilidade de conversão de vendas.
Faça variações do seu anúncio
Tomando como exemplo um termo que possui diferentes nomes dentro do Brasil, o geladinho de São Paulo. Este produto que também é comercializado dentro do marketplace precisa ter variações para que todo o público, apesar de ser acompanhado por imagem, entenda de fato do que se trata.
- Geladinho – São Paulo
- Sacolé – Rio de Janeiro
- Chup Chup – Belo Horizonte
- Dudu – Recife
- Dindin – Fortaleza
Ou seja, manter essa versatilidade nos anúncios permite que a comunicação seja mais clara para todo o público e de certa forma pode ajudar o vendedor.
Também é uma forma de testar, na prática, quais performam melhor.
Escreva um título claro e atrativo
O cliente precisa ver que o seu produto é o que ele procura. Por isso, seja honesto e extraia o melhor do que você vende para destacar no título. Ser transparente também ajuda a aumentar a taxa de conversão.
Ou seja, se a pessoa chegar a clicar, a probabilidade de ela comprar é maior, já que os outros campos não vão contradizer o que ele procura.
O próprio Mercado Livre aconselha seguir o esquema: Produto + Marca + Modelo. O gigante dos marketplaces traz como exemplo: Tênis Adidas Superstar.
Para anunciar no Mercado Livre, segundo a plataforma é necessário acrescentar características e fazer com que ele se torne mais eficiente. Assim, ao título do calçado, poderia ter o seguinte acréscimo: Tênis Adidas Superstar couro ecológico.
Não duplique informação
Outra dica do Mercado Livre, e nossa, é não repetir informação que está no título na descrição e outros campos do anúncio.
A plataforma alega que a duplicação prejudica o posicionamento, sem dar maiores explicações. Além de deixar a leitura mais cansativa, não sabemos se o Mercado Livre classifica os anúncios com duplicações em posições menos privilegiadas.
Então, melhor não arriscar!
Descrição detalhada e de encher os olhos
O Mercado Livre é um espaço com muitas oportunidades, mas com um nível de concorrência altíssimo. É uma realidade que existem muitos vendedores dentro da plataforma que vendem produtos iguais ou similares ao seu.
Nesses casos, é ainda mais importante sair na frente. Isso porque o que você vende pode ser algo de uso diário ou comum entre os consumidores. Então, caprichar na descrição é essencial. Ela está entre as partes mais importantes de como anunciar no Mercado Livre.
Seja criativo ao escrever, destaque os atributos que saltam aos olhos dos clientes.
E o mais relevante, se o produto tem grande concorrência, invista em informações sobre o atendimento, prazo, frete. Essas questões são decisivas para o consumidor, em qualquer caso. Outro fator é que são pontos que te diferenciam quando os produtos são similares a outros.
Um bom exemplo, se o produto em questão for uma bolsa de couro, você pode explorar as qualidades como: costura dupla, fundo reforçado, múltiplas repartições. Além de explorar dados do atendimento, resposta rápida de dúvidas pelos comentários, tamanhos, forma de pagamento entre outros.
Se seu produto tem pouca concorrência e é diferente, mas desconhecido, use dados que mostrem porque as pessoas devem comprá-lo. Caso tenha estudos sobre o porquê utilizá-lo, cite-os.
Produtos personalizados ou artesanais têm atributos como serem únicos, produzidos com boa matéria-prima e outros. A história do artesão também surte bons efeitos.
Nem só de características concretas do produto se faz um bom anúncio. Use a emoção quando houver espaço para tal.
Detalhar a descrição é oferecer ao cliente informações completas sobre o produto. Assim, evita perguntas e quebra objeções. No entanto, sempre se coloque à disposição para responder dúvidas dos consumidores. Deixe isso claro em seu texto.
Escolha a melhor categoria para seu produto
Tudo comunica, para o público e algoritmo do marketplace. Por isso, é fundamental categorizar seu produto corretamente.
O ponto de partida é entender como seu público faz as buscas. Um caminho legal para escolher é realizar a pesquisa com a palavra-chave mais forte e observar como os concorrentes das primeiras posições categorizam os produtos.
Dessa forma, as chances de sair na frente, junto a outras dicas, aumentam consideravelmente.
Existe também a possibilidade de colocar o seu produto em 2 ou mais categorias, aumentando assim o alcance do produto para diferentes jornadas que o consumidor fizer dentro da plataforma.
Como por exemplo uma Suplemento vitamínico que pode ser encaixado em duas categorias:
- Esportes e Fitness > Suplementos e Shakers > Suplementos
- Saúde > Suplementos alimentares
Vale ressaltar, sempre que possível evite colocar o seu produto dentro categoria de “outros” pois isso dificulta a pesquisa do seu consumidor na plataforma e faz com que ele possivelmente não encontre o que procura.
Fotos de qualidade e com palavras-chave
Não é segredo para ninguém que as imagens fazem diferença na venda. Um anúncio bem redigido, com as melhores palavras-chave e com técnicas como copy, pode desmoronar quando o cliente visualizar suas fotos e não estiverem à altura.
Uma das questões mais importantes de como anunciar no Mercado Livre e garantir um bom ranqueamento dos seus anúncios dentro da plataforma é seguir as diretrizes orientadas por ele.
O ideal é que a primeira foto cumpra exatamente todas as exigências solicitadas pela empresa. Essas regras para a capa incluem:
- Utilizar um fundo totalmente branco;
- Não utilizar itens extras às fotos como, marcas d’água ou adesivos;
- Não incluir as condições de vendas;
- Garantir que elas estejam nítidas;
- Mostrar um modelo por foto;
- Usar fotos originais com direitos de uso.
A partir da segunda foto você pode ser livre para diversificar as imagens e inseri-las de maneira que possam agregar valor ao produto como, descontos exclusivos ou gatilhos de exclusividade.
Ou em casos de itens de vestuário e móveis, fotos dos produtos dispostos em um ambiente para que o seu cliente tenha uma maior noção espacial e visualize o seu produto mais facilmente.
As seguintes fotos podem ser mais livres, mostrando como ele pode ser utilizado ou as variações de cores ou tamanhos que você oferece ao consumidor.
Outro ponto que pouca gente sabe é incluir a palavra-chave nas imagens. Isso mesmo! Você precisa renomear o arquivo para indicar para o algoritmo do que se trata sua foto.
Antes de subir a foto para o seu a plataforma você precisa renomear o arquivo contendo a palavra-chave sem acento ou caracteres especiais com “, ou : ”, assim a própria plataforma entende do que o anúncio se trata.
Neste caso do exemplo poderia ser renomeado da seguinte forma: fone-sem-fio-bluetooh.
Informe qual seu estoque
Você sabia que dizer “pergunte sobre o estoque” ou “perguntar disponibilidade” vai contra as políticas do Mercado Livre? O marketplace penaliza os anúncios com essas informações e similares. A intenção é proporcionar melhor experiência para o consumidor.
Durante a jornada de compra do seu cliente é preciso que todas as informações necessárias para que ela seja concluída estejam de fácil acesso para que assim ele não tenha nenhum obstáculo ou desmotivação para encerrá-la.
Sendo assim informe a quantidade que aquele produto do anúncio contém dentro de seu estoque. Ou em casos de produtos personalizados, o Mercado Livre recomenda indicar em quanto tempo a encomenda fica pronta.
Atenção ao preencher a ficha técnica
Outro fator para seu anúncio ficar nas primeiras páginas é o preenchimento completo da ficha técnica. O Mercado Livre deixa claro que esse é um dos fatores de ranqueamento, e que deve conter apenas informações reais.
Além de ser avaliado pela plataforma, preencher todos os campos têm como consequência menos perguntas e melhor experiência para o shopper. Dessa forma, o anúncio torna-se mais chamativo.
Tenha um preço competitivo dos seus concorrentes
Segundo uma pesquisa realizada pela startup Preço Certo, cerca de 89% das empresas não sabem precificar corretamente os seus produtos e serviços. Isso pode gerar um problema significativo no faturamento dos negócios senão dada a devida importância.
Existem 2 métodos de precificação mais utilizados no mercado. São eles:
- Precificação baseada na concorrência: O preço praticado pelo concorrente oferece ao vendedor uma base para conhecer se seu produto está acima ou muito abaixo do mercado. Contudo é preciso entender os diferenciais competitivos da sua loja e os objetivos estratégicos que você pretende alcançar. Por conta disso, se basear no concorrente e apenas nele não é a melhor estratégia a ser aplicada. Acompanhe a leitura dos próximos itens.
É muito importante ressaltar que copiar o preço do concorrente, nem sempre é uma boa estratégia. Pois, não dá pra saber ao certo qual a estratégia que ele possui, ou se ele realmente tem algum lucro naquele produto do que outro que ele oferece.
- Margem de contribuição (preço de venda – custos variáveis): Ela se dá de duas formas: 1- obter um determinado percentual de lucro no seu preço de venda 2- um valor nominal que representará o lucro da venda. É preciso entender o quanto cada produto deverá contribuir para o pagamento dos seus custos e com isso formar o preço de venda.
Entender sobre precificação não é uma tarefa fácil, mas necessária. Um planejamento mal feito dessa parte estará reduzindo a vida útil da sua empresa a cada 1% de lucro que você deixar de ganhar em cada venda.
Para saber mais sobre como é feita essa precificação leia mais no nosso ebook: Como precificar seus produtos.
Agora que você já sabe como anunciar no Mercado Livre e como construir um anúncio perfeito, mãos à obra!! E para enriquecer ainda mais o seu conhecimento sobre técnicas e estratégias de vendas no marketplace Mercado Livre confira também o nosso ebook completo e gratuito de 5 Hacks do Mercado Livre!